o fato de a maquina nao ser totalmente confiavel faz com que voce se dedique profundamente a ela voce nunca se dedica a algo em que tem total confiança ninguem esta gritando fanaticamente que o sol vai nascer amanha eles sabem que vai nascer amanha quando as pessoas sao fanaticamente dedicadas a crenças politicas ou religiosas ou quaisquer outros tipos de dogmas ou objetivos e sempre porque esses dogmas ou objetivos estao em duvida robert m pirsig a ideia e falar sobre a honda cb77 super hawk mas o motivo de falarmos dela e outro; dificilmente iriamos falar so desta moto por mais importante que ela seja se nao existisse o famosissimo livro que juntou filosofia e manutençao de veiculos automotores sem piada envolvida nao e a toa que o livro e famoso e uma das mais belas e ao mesmo tempo tristes historias ja escritas na verdade nao uma historia linear; e um tratado filosofico sobre a natureza da qualidade o que ela e e o que a palavra realmente significa alem disso a parte triste da historia completa so aparece se voce como eu so a conheceu muito depois de sua publicaçao em 1974 em adendos a ediçoes mais recentes mas de qualquer maneira e uma obra prima filosofica inescapavel zen e a arte de manutençao de motocicletas de robert m pirsig esta completando 50 anos agora em 2024; vale a pena lembrar do livro e da moto que o inspirou o livro tem em seu centro uma viagem de motocicleta que o autor fez com seu filho em 1968 de sua casa em st paul minnesota para petaluma california em todas as suas quatrocentas e poucas paginas nenhuma mençao sobre a marca ou modelo da motocicleta somente que era um dois cilindros paralelo arrefecido a ar confesso que ao ler imaginei uma triumph ou talvez uma honda cb360 mas nao; a moto usada por pirsig e seu filho chis na epoca com 11 anos de idade era justamente uma cb77 super hawk 1966 a moto depois da morte de pirsig em 2017 foi doada ao museu smithsonian por sua viuva [caption id= attachment_305317 align= aligncenter width= 999 ] incrivelmente a moto de bob pirsig sobreviveu hoje esta no museu smithsonian[/caption] smithsonian sim esta ai a prova da importancia do livro o que e mais interessante quando se nota que muito por gente que nem passou do titulo ao avaliar a obra foi recusado por 121 editoras antes de achar uma disposta a publica lo o autor nunca pensou que fosse ganhar dinheiro com ele mas o livro foi um imediato best seller e permaneceu assim por decadas; a tiragem inicial sozinha foi de cinco milhoes de copias tambem foi um sucesso absoluto de critica o new york times comparando a obra com outro classico americano adorado por todos moby dick e tambem um dos pilares da disseminaçao do zen budismo no ocidente durante os anos 1970 o livro e simplesmente uma obra prima de introspecçao no comando de um veiculo uma viagem ao pensamento e as nuances intelectuais da manutençao da independencia da liberdade do que e ser pai e filho sem falar que e uma obra indispensavel para quem tem vontade de definir o indefinivel a qualidade e um livro de aventura sim mas pirsig e um filosofo a obra precisa ser lida com calma e tempo para digestao mas e sensacional se voce se dispor a entende lo https //www youtube com/watch v=0lfbsw 5tak e e esta definiçao de qualidade que faz a moto especifica que ele usou importante foi a qualidade que fez soichiro honda sair em dez anos de um produtor de motores auxiliares para bicicletas para se tornar o maior fabricante mundial de motocicletas e foi a qualidade que o fez em mais dez anos ser a referencia de excelencia tambem em motocicletas a vencer corridas de gp e praticamente acabar com a industria europeia de motos grandes antes dominante e a mais expoente mostra do que a honda era capaz veio em 1961 justamente com esta moto a honda cb77 super hawk e e o motivo disso que vamos decifrar hoje o mundo da motocicleta em 1961 as vezes e um pouco melhor viajar do que chegar ao destino disse pirsig em seu livro nos anos do pos guerra a industria de motocicletas levava essa frase para um lado nao muito divertido sair de viagem chegar ao destino era quase nunca possivel a nao ser que a tal de manutençao de motocicletas fosse mais que uma arte para voce; talvez uma especialidade profissional antes de 1960 uma crosta suja de oleo e poeira que cobria toda a parte mecanica da moto estava embutida na propria natureza do motociclismo esta crosta de sujeira era formada principalmente por meio de uma pelicula de oleo que vazou de vedaçoes ineficientes superficies defeituosas fundiçoes porosas e outros lapsos de precisao na construçao do veiculo a maneira como os fabricantes construiam motocicletas na europa inglaterra e estados unidos as tornavam coisas extremamente precarias nos textos de propaganda diziam que designs testados pelo tempo eram cuidadosamente construidos por artesaos habilidosos traduzido o baixo volume de produçao eternizava designs obsoletos e motos construidas com ferramental muito antigo por gente sem formaçao ganhando pouco e que resultava em motocicletas de qualidade incerta as motocicletas nao eram melhores do que deveriam ser para um mercado pequeno e muitas vezes insular focado em seu pais de origem exportaçoes um pensamento lateral desimportante as vendas eram modestas cerca de 50 000 motocicletas por ano eram vendidas nos eua por exemplo praticamente ninguem pensava que esse mercado iria ou poderia crescer a produçao e as vendas aparentemente alcançaram um equilibrio agradavel para a industria as atitudes dos fabricantes e distribuidores seguiam a regra do tostines isso e o que fazemos entao e isso que vendemos; vendemos quase tudo entao e isso que fazemos as motos podiam vazar e ter problemas de confiabilidade e durabilidade mas os clientes toleram essas decepçoes por que mudar os fabricantes da velha escola eram os mestres do mundo estatico da motocicleta; o presente o passado e todas as suas tradiçoes e nem comçamos a falar da imagem do motociclista nos anos 50 ela era a pior possivel a maioria do publico considerava os motociclistas como gente sem educaçao ou respeito pela sociedade organizada caçadores de emoçao vagabundos nojentos que nunca tomavam banho gente que amava o barulho o perigo e a algazarra esta imagem se consolidara em 1947 quando clubes de motociclistas a maioria veteranos de guerra com muito pouco a perder depois de um conflito onde sofreram traumas incriveis transforma um encontro na cidade de hollister na california em um completo caos movidos pelo alcool os motociclistas nao as motos os 4000 arruaceiros que chegaram de moto na cidade de 2000 habitantes eram demais para os seis policiais da cidade; as reportagens dos jornais criam definitivamente a imagem da motocicleta como um mal o filme the wild one estrelado por um jovem e magro marlon brando baseado vagamente neste evento torna essa imagem definitiva mundo afora [caption id= attachment_375289 align= aligncenter width= 999 ] marlon brando em the wild one estereotipo arruaceiro[/caption] alguns fabricantes de motocicleta tentam timidamente mudar esta imagem no final dos anos 40 a indian divulgou sua nova vertical twin dois cilindros paralelos como a motocicleta do cavalheiro outros fabricantes tentam tornar as motocicletas glamorosas para as estrelas de hollywood mas era uma imagem dificil de vender naquele ambiente hostil mas ai no fim dos anos 1950 apareceu a honda [caption id= attachment_305325 align= aligncenter width= 954 ] honda super cub 1958[/caption] a honda tinha apenas 10 anos de historia quando em 1959 começou seu empenho forte de exportaçao ao ocidente soichiro honda começara com motores auxiliares para bicicletas mas sempre sonhou em motocicletas inteiras; em 1958 aparece a c50 super cub uma walk trough antecessora distante da biz atual a super cub em suas milhares de versoes diferentes se tornaria a moto mais vendida da historia mais de 100 milhoes delas foram feitas muito foi a qualidade da honda ao contrario de todo o resto da industria soichiro honda acreditava que sim podia aumentar o tamanho do mercado e vender em volume alto por isso investe em desenhos novos e modernos de motores e motocicletas e mais importante em ferramentais e maquinas de ultima geraçao para produçao operados por funcionarios bem educados e tecnicamente alfabetizados o pulo de qualidade foi imenso para aumentar o mercado campanhas de propaganda inteligentissimas voce conhece as pessoas mais legais em uma honda hoje um marco na propaganda e marketing mostrava executivos senhoras jovens bem educados policiais padeiros todos aboletados felizes em uma honda super cub em seus afazeres diarios felizes cortando trafego e parando facilmente sem precisar achar vaga as pequenas motos honda sao um sucesso imenso propelindo a empresa a se tornar a maior do mundo mas as motos maiores chamadas de dream por serem a realizaçao do sonho de motos de verdade do entusiasta soichiro ainda nao vendiam bem apesar de igualmente boas e modernas era uma questao de imagem aqui a c70 dream e suas sucessoras em linha com a ideia de alta produçao tinham sua estrutura e ate garfo dianteiro em aço estampado e soldado a ponto como carrocerias de automoveis eram um desenho nada agressivo mais para o lado do formal e simpatico como a super cub no caso de motocicletas grandes nao era o desejo do mercado eram feias bizarras ate falando claro [caption id= attachment_375290 align= aligncenter width= 999 ] honda c70 dream[/caption] mas em 1961 a cb77 super hawk apareceu mostrou o quao rapido a honda pode aprender e reagir outra caracteristica japonesa que levaria ao crescimento de sua industria como um todo era uma questao de atitude a honda no japao ouviu que seu posto avançado na california dizia porque a honda queria construir motocicletas que os americanos gostariam de comprar voce acha que a triumph a moto guzzi ou a bmw faziam isso entao nossas motocicletas sao assim e se nao querem elas azar o seu era a atitude [caption id= attachment_305331 align= aligncenter width= 999 ] a honda cb77 super hawk[/caption] a cb77 de 305 cm³ e sua irma identica cb72 de 250 cm³ foi a primeira nova motocicleta para a qual a american honda contribuiu de forma importante por exemplo o pessoal da american honda pressionou por uma estrutura tubular e garfo telescopico em vez da estrutura de aço estampado e garfo cantilever na dianteira e a honda no japao concordou em parte porque a empresa podia construir produtos recem projetados com rapidez incrivel a honda japonesa estava preparada para vender inovaçao nao tradiçao [caption id= attachment_305329 align= aligncenter width= 999 ] a moto de elvis tambem sobreviveu [/caption] com seu desenho moderno mecanica impecavel de alto desempenho e a imagem de moto responsavel da marca a cb77 mudou tudo seu alto desempenho que conseguia com 305 cm³ um desempenho de 500 ou ate 650 cm³ entao deu imediata credibilidade entre os tradicionais motociclistas e como era completamente confiavel um produto de qualidade tambem se tornou um passo adiante para quem começou numa super cub sozinha mudou a imagem da motocicleta a tornando mais respeitavel mas ainda divertida e bonita a maior prova desse singular efeito cultural dela vem em seguida no filme roustabout de 1964 aqui por algum motivo obscuro chamado carrossel de emoçoes elvis presley fazia o papel de um cantor que arruma emprego num circo em dificuldades chega andando de moto; nao a harley davidson que seria o esperado mas sim exatamente uma honda cb77 super hawk era a imagem perfeita um pouco de rebeldia mas nada dos arruaceiros fedidos e sem respeito a tudo que e correto que andavam de harleys; todo mundo sabia que voce encontrava as melhores pessoas andando de honda afinal de contas e elvis em 1964 definitivamente simbolizava uma boa pessoa se um pouco rebelde e tentador de uma forma eminentemente sexual para as moçoilas ai que calor a moto mas o que e final de contas uma cb77 super hawk era uma moto moderna com quadro tubular motor funcionando como parte da estrutura e garfo telescopico na frente na verdade hoje e considerada a primeira moto moderna; algo que seria familiar a qualquer motociclista atual seus comandos primarios e secundarios e seu comportamento ao rodar eram um arauto do que viria no futuro o motor era de dois cilindros paralelos com 180° de defasagem plano refrigerado a ar com um comando no cabeçote acionando valvulas opostas por meio de balancins a taxa alta de 9 5 1 exigiu uma novidade hoje comum partida eletrica com dois carburadores keihin de 26mm e medindo 60 × 54 mm para um total de 305 cm³ dava 28 cv a estratosfericos para a epoca 9000 rpm o cambio era de quatro marchas e a moto pesava 159 kg seu desempenho era similar as motos grandes de entao acima dos 500 cm³ graças a sua incrivel capacidade de girar alto e suave as motos de entao tinham dificuldade de chagar a 7000 rpm e se o faziam eram as custas de uma vibraçao insuportavel a maioria ficava em torno dos 5000 rpm e aqui estava essa nova honda alegremente girando a 9000 rpm como se isso fosse nada e ainda por cima uma moto que alem de confiavel parecia pronta para durar para sempre coitados dos ingleses disse phil schilling para a cycle world em retrospecto em 1999 a moto foi uma revelaçao no inicio dos anos sessenta a cb77 tinha desempenho das meio litro mas com apenas 305 centimetros cubicos chegava a 100 km/h em sete segundos cravados a caminho de 168 3 km/h de maxima segundo teste desta revista para obter esse desempenho em 1961 a honda teve que comprimir a maior parte da potencia do super hawk em uma faixa estreita que vai de 6000 ate a linha vermelha aos 9200 rpm na epoca chamavam a cb77 de giradora demais tudo so la em cima e eles estavam certos abaixo de 6000 rpm a super hawk puxa tranquila e silenciosa como um plymouth 1950 a cerca de 60 km/h o motor sussurra a 4000 rpm em terceira abrir os aceleradores neste ponto meramente sinaliza para o motor começar a ganhar velocidade deliberadamente as seis mil o motor cruza uma fronteira comando bravo entra em sincronia com os dutos de admissao e escape e a coisa começa a ficar interessante a 7000 rpm o motor e forte e tem muita vontade dos escapamentos e silenciadores vem uma batida dura oca e forte que momentos depois se transforma em um uivo estridente as nove mil rpm o motor atinge sua potencia de pico; as nove e dois a agulha do tacometro toca a linha vermelha as molas se rendem e as valvulas flutuam e fazem barulho sem nenhum dano nem aparente esforço por parte do motor anos passariam ate que nos acostumassemos com isso vindos de um mundo em que tudo acabava em 5000 rpm hoje parece totalmente normal com velocidades em curva acima de 65 km/h a cb77 sempre tem uma marcha que se adapta a estrada e a faixa de rotaçao em uma estrada rural aberta o super hawk tem 3000 rpm e tres marchas segunda terceira quarta para trabalhar a gente tem que ser suave lembrando de que a flutuaçao da valvula em terceira e igual a quase 130 km/h o tambor frontal com sapata dupla e extremamente eficaz para parar a moto ainda assim voce nao quer interpretar mal uma curva perder muita velocidade e pedir uma explosao instantanea de energia para a super hawk ela acelera pacas mas nao explode em potencia nao produzida de 1961 a 1967 a cb77 super hawk e lembrada hoje como a primeira moto esportiva da honda e um modelo de referencia nos avanços da honda nos mercados de motocicletas ocidentais da decada de 1960 uma das motos que definem o padrao para as motocicletas modernas e a moto que abriu o caminho que depois foi trilhado com tanto sucesso oito anos depois de seu lançamento com a fantastica cb750 de quatro cilindros em linha e e mais que isso e um icone cultural https //flatout com br/1986 o ano da honda cbx 750 f/ coda e onde esta a tristeza na historia contada no livro zen e a arte de manutençao de motocicletas uma viagem com seu filho de onze anos numa motocicleta tao emblematica nao podia ser ruim e nao foi e um livro sensacional cheio de ensinamentos e reflexoes de clareza incrivel e que definitivamente fez de nosso mundo um lugar melhor pelo menos para todos que o leram [caption id= attachment_375283 align= aligncenter width= 999 ] robert m pirsig e seu filho chris 1968 [/caption] nao a tragedia acontece muito depois da ultima pagina do livro que acaba bem em 1979 chris filho do autor agora com 22 anos sai de um centro zen em sao francisco onde estudava e durante um assalto recebe uma facada nao resiste ao ferimento e vem a falecer saber disso no fim de um livro dedicado pelo autor a minha familia e de doer pirsig diz e seu livro voce olha para onde esta indo e onde esta e nada faz sentido mas entao voce olha para tras para onde esteve e um padrao parece surgir uma tragedia como a dele podia acabar com a sua vida mergulhando o em desgosto todos entenderiamos isso mas nao; em 1980 ele tem mais uma filha nell e cria la o ajuda a seguir em frente diz ele da vida depois da tragedia o silencio de chris se junta ao barulho do choro de nell e a vida continua nos vencemos as coisas estao melhor agora posso ver isso claramente claro; enquanto tivermos pessoas como ele elas vao sempre melhorar obrigado bob tenho certeza de que a honda cb77 com que viaja hoje com chris em um lugar melhor vai ser absolutamente confiavel mas se der algum probleminha bem; a arte zen de faze la voltar a ativa e justamente a sua praia
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