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Zero a 300

Zero a 100 em menos de um segundo | O fim do sonho Z4 Coupe | Maserati GranCabrio e mais!

Bom dia, FlatOuters! Bem-vindos a mais uma edição do Zero a 300, nossa seleção diária com tudo o que está rolando de mais importante no universo automobilístico para você não ficar rodando por aí atrás do que interessa de verdade. Gire a chave e acelere com a gente!


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Começa a temporada 2024 do Rally Clássico São Paulo

A temporada do Rally Clássico São Paulo 2024 começa este sábado, dia 2 de março, com o Rally Dream Car Museum. A largada será no restaurante Frango Assado do km 34 da Rodovia dos Bandeirantes, as 9:00 h; a chegada no Dream Car Museu em São Roque. Mais de 70 carros são esperados, nesta verdadeira exposição de antigos ambulante.

O FlatOut estará presente, com o Chevette azul da Equipe Trifoglio, pilotado pelo MAO, junto com seu navegador, o Gui Moreira. O Rallye de Regularidade é uma prova automobilística na categoria R.A.I.D. (Regularidade Absoluta em Itinerário Desconhecido) e que tem como objetivo desenvolver a capacidade de Piloto e Navegador em manter médias horárias pré-estabelecidas e seguir o roteiro até o destino final da prova.

Não exige experiência tão pouco conhecimento sobre o assunto, basta um piloto e um navegador com um carro antigo com mais de 30 anos ou um colecionável se o ano de fabricação for posterior a 1993. Para ser piloto basta ser motorista habilitado e a idade mínima para o navegador é de apenas 12 anos. Hoje, com os App de navegação, ficou realmente simples aprender; ainda que um pódio requeira bastante prática e dedicação. E um pouco de sorte!

É uma forma sensacional de se tirar o carro da garagem e viajar por estradas diferentes e sensacionais, escolhidas a dedo pelo pessoal que organiza a prova, e que não falha em espantar a gente. Além disso, é competição séria: uma chance de aprender um esporte motor diferente, e quem sabe um dia, ser um campeão.

Há categorias para todos. A PRÉ-Guerra é para carros fabricados até 1950; Históricos vão de 1951 até 1970, Super Colecionáveis de 1971 até 1980, Clássicos de 1981 até 1990, Futuros Clássicos de 1991 até 2000, e finalmente, a Super Turismo aceita carros de 2001 até 2014. Há uma categoria PRO, para veículos com equipamentos de navegação integrados.

Ainda a tempo para inscrição (no site rallyclassico.com.br), mas mesmo que você não for participar, vale a pena aparecer na largada ou chegada para ver os carros, assistir a largada, e conversar com o pessoal que participa. O clima é de festa para os de nosso credo, e é sensacional. (MAO)

 

Zero a 100 em menos de 1 segundo?

Confesso que estou até cansado de falar sobre o Tesla Roadster de segunda geração. Comentado desde o fim do Roadster original, o primeiro Tesla, foi “lançado” oficialmente em 2017, visando lançamento em 2020. Já estamos em 2024, e achava que nunca mais ia ouvir falar deste assunto. Mas estava enganado.

Elon Musk foi ao seu Twitter X para dar algumas atualizações interessantes para o Tesla Roadster. De acordo com ele, a versão de produção do carro esportivo acelerará de 0 a 60 mph (96 km/h) em menos de 1 segundo. Disse também que esta é “a parte menos interessante”. E, é claro, o carro ainda está no futuro: o lançamento do Tesla Roadster foi novamente adiado, desta vez para 2025.

Vocês lembram que antes já tinha um objetivo impressionante de 1,9 segundos na mesma prova de aceleração; talvez hoje isso pareça pouco. Musk disse também que “Nunca haverá outro carro como este, se é que você pode chamá-lo de carro”. E mais: garante que a empresa “mudou radicalmente os objetivos de design” do carro esporte elétrico.

Provavelmente brincando (nunca se sabe falando deste moço), Musk disse também que a aceleração será alcançado graças a um “pacote de opções SpaceX”, que deverá incluir “cerca de 10 pequenos foguetes dispostos perfeitamente ao redor do carro”. Musk deu a entender que esta tecnologia pode até permitir que o carro voe. Sei que é piada, mas eu, particularmente, não ri. Sorry. Mas já que estamos fazendo piadas sem graça, certamente o novo Roadster será um foguete! Há,sláp! (MAO)

 

Conheça o Maserati GranCabrio

A Maserati mostrou a esperada versão conversível do seu GranTurismo. É o Maserati GranCabrio, com teto tradicional de lona elétrico, que se abaixa completamente em apenas 13,9 segundos, e sobe em 14,1 segundos, mesmo andando, desde que a velocidades abaixo de 50 km/h. A capota é oferecida em várias cores também, incluindo azul, vermelho escuro, preto e dois tons de cinza.

Há também um daqueles cachecóis virtuais a ar, o “aquecedor de pescoço” para os ocupantes dos bancos dianteiros. Ar quente sai diretamente dos assentos também em três velocidades ajustáveis, o que mostra como somos diferentes do primeiro mundo.

No mais, o GranCabrio é igual ao seu irmão fechado. Isso significa 542 cv do V6 “Nettuno”, um biturbo de 3 litros. A transmissão é automática de oito velocidades, e a tração, traseira. O conversível é 100 kg mais pesado, resultando num desempenho apenas ligeiramente inferior. O 0-100 km/h se dá em 3,6 segundos, e o carro é capaz de 315 km/h, apenas 5 km/h a menos que o cupê.

No lançamento, o Maserati GranCabrio 2024 estará disponível apenas na versão Trofeo. Os preços não foram anunciados ainda, mas um cupê hoje começa em US$ 190.000 (R$ 944.300) nos EUA. (MAO)

 

BMW cancela versão de produção do Z4 Coupe

Todo mundo lembra so sensacional o conceito Z4 Coupe, mostrado no Concorso d’Eleganza Villa d’Este do ano passado. Lembrava o antigo Z3 coupe, e fazia do roadster Z4, finalmente algo interessante, diferente, e desejável de verdade. Sua produção parecia que era algo inevitável, uma decisão que não precisava nem engajar os serviços de um cérebro. Uma coisa simples e barata, que elevaria o status de todo Z4.

Mas parece que a miopia da indústria referente a coisas que podem fazer muito mais que apenas vender muito, continua. O BMWBlog relata que os executivos da empresa cancelaram os planos de produção do carro. De acordo com fontes da publicação, a BMW chegou ao ponto de construir business case para o veículo que incluía a produção de 50 carros a US$ 250 mil cada. Mas o plano foi cancelado. Claro: é o tipo de coisa que precisa de um chefe dizendo: ok, não é lucrativo, mas faça. Não existem mais, aparentemente.

O Z4 Coupe era ainda mais bonito que o Z3 que lhe inspirou. Era a chance de se reeditar um pouco do brilhantismo da marca nos anos 1980 e 1990, que parece para sempre perdido em um monte coisa irrelevante e sem graça. Mas que vende bem pacas! Parabéns aos envolvidos. (MAO)

 

Um Pegaso Z102 a venda

O assinante do FlatOut se lembra do Pegaso. Uma sensacional Ferrari espanhola dos anos 1950, praticamente desconhecida, mas que brilhou forte enquanto existiu, e é uma lenda sussurrada pelos entusiastas desde tempos imemoriais.

Pegaso: o cavalo alado da Espanha

O Pegaso é criação do arqui-inimigo juramentado de Enzo Ferrari, que o chamava de “Lo Espagnolo”, quando ambos trabalhavam na Alfa Romeo: Don Wifredo Pelayo Francisco de Borja Ricart y Medina, ou apenas Wifredo Ricart. Enzo tinha tanta raiva dele que o eternizou em sua biografia errado de propósito: era Wilfredo Ricard. E, lendo o tomo, se imagina que provavelmente era descendente de uma longa linhagem de vampiros espanhóis!

Mas os carros que criou “para treinar seus técnicos” na estatal de caminhões Pegaso ainda são um legado sensacional. São raríssimos: menos de 100 foram produzidos de 1951 até 1958, e ainda menos deles sobreviveram.

A especificação é maluca para a época, muito acima de qualquer Ferrari: Motor V8 DOHC de alumínio dianteiro, transeixo traseiro, suspensões sofisticadíssimas. Famosa também é a posição das marchas no câmbio: um espelho exato do usual.

E agora, um deles aparece a venda. É um dos 18 carros com carroceria de Jacques Saoutchik. Foi um dos dois carros escolhidos para serem exibidos no stand da Pegaso no Salão Automóvel de Paris de 1954. Restaurado duas vezes desde então, é um antigo concorrente de Pebble Beach, e a casa de leilões Broad Arrow espera encontrar um novo lar para ele. As partes interessadas devem ter entre US$ 750 e 900 mil em dinheiro em mãos.(MAO)