quando contei a historia do motor ford zetec notei que muitos comentarios muitos mesmo — se referiam ao zetec rocam e ao zetec s faz todo o sentido o zetec rocam foi muito mais popular que o zetec no brasil so que o zetec rocam e o zetec s nao sao legitimos motores zetec eles nao derivam do projeto zeta dos anos 1990 e por isso nao tem relaçao nenhuma entre si alem do nome isso porque no inicio dos anos 1990 a grande novidade em tecnologia de motores da ford era o projeto zeta — que acabou rebatizado zetec porque a lancia tinha os direitos sobre o nome zeta em aplicaçoes automobilisticas entao a ford decidiu usar o nome de seu motor mais avançado como marca para todos os seus motores mesmo aqueles que nao tinham relaçao alguma com o projeto foi assim que o cosworth usado pela benetton na f1 acabou batizado zetec r e foi assim que o rocam e o zetec s ganharam seus nomes desta dupla pseudonima o mais antigo e o zetec s nos o conhecemos no brasil em 1996 quando a ford lançou a versao nacional do fiesta de quarta geraçao na epoca ele tinha tres motorizaçoes endura e 1 0 e 1 3 e zetec s 1 4 16v o endura e e uma variaçao do antigo motor valencia que por sua vez foi uma atualizaçao do kent para ser instalada transversalmente no cofre do fiesta lançado nos anos 1970 e produzido em valencia na espanha ja o zetec s foi a primeira denominaçao da familia sigma a mesma que foi usada no focus mk2 no new fiesta e na terceira geraçao do ka este motor por ter sido tao pouco vendido no brasil em sua versao original — somente os fiesta de topo e a courier foram equipados com o zetec s entre 1996 e 1999 — e um tanto desconhecido e por isso sua relaçao com os recentes ti vct passou despercebida o motor sigma a historia do sigma começa no inicio dos anos 1990 paralelamente a do zeta quando a ford precisava de um motor para substituir os antigos valencia/hcs ambos derivados do kent estes eram os motores de menor deslocamento da linha ford variando de 1 2 a 1 7 com a antevisao dos motores com comando de valvulas duplo e variaçao do acionamento das valvulas para os anos seguintes a ford contratou a yamaha para fazer o projeto e economizar tempo e dinheiro com o desenvolvimento a base do motor foi o bloco do seu antecessor o cvh que definiu o diametro e curso dos pistoes alem do espaçamento entre os cilindros mas em vez de um bloco de ferro ele ganhou um novo bloco de aluminio para manter seu peso baixo por cima um novo cabeçote tambem de aluminio e com comando de valvulas duplo e ja pronto para receber sistemas de variaçao do comando de valvulas o motor chegou ao mercado na linha 1995 inicialmente com duas opçoes de deslocamento 1 25 litro de 75 cv e 1 4 de 90 cv — ambos com 16 valvulas este mesmo 1 4 foi o que equipou o fiesta e a courier nacionais entre 1996 e 1999 porem aqui ele tinha 88 cv devido a calibragem para a gasolina com alcool em 1997 quando a ford lançou o puma o cupe do fiesta rival do tigra o zetec s/sigma ganhou uma nova variaçao com 1 7 litro de deslocamento e 125 cv exclusiva deste esportivo o 1 7 usava uma versao modificada do bloco do 1 4 com um cabeçote proprio que tinha comando variavel na admissao guarde esta informaçao porque ela fara mais sentido mais adiante logo no ano seguinte em 1998 veio a versao 1 6 16v de 90 cv que substituiu a antiga 1 4 a linha toda na verdade passou por um upsizing devido ao novo padrao de emissoes da europa o motor 1 25 saiu de linha e foi substituido por uma variaçao de 75 cv do 1 4 e o 1 4 foi substituido pelo novo 1 6 em 1999 o sigma ganhou uma nova variaçao — a mais rara e desejada deste motor ate hoje com a chegada do ford racing puma a versao de alto desempenho do cupe compacto o 1 7 ganhou uma versao preparada de fabrica com 155 cv tanto esta variaçao quanto a de 120 cv eram feita pela yamaha no japao e importada pela ford para a instalaçao na europa como expliquei na materia anterior desta serie tanto o nome zetec quanto duratec identificam nao apenas uma familia de motores mas tambem se tornaram marcas usadas pela ford em todas as suas familias de motores de um determinado periodo em 2001 quando a ford começou a substituir o zetec pelo novo motor derivado do mazda l ela adotou a marca duratec para este e os demais motores assim na europa o sigma abandonou o nome zetec s para se chamar duratec a partir de 2004 a mudança de nome trouxe upgrades que deram mais 5 cv ao 1 4 que chegou aos 80 cv o motor 1 6 ganhou comando variavel na admissao e passou a se chamar duratec ti vct com potencia aumentada para 115 cv embora a versao sem comando variavel tenha sido mantida em produçao com 100 cv e retornou ao brasil em 2009 na segunda geraçao do focus em 2013 a ford começou a substituir o 1 4 por um novo 1 5 tambem batizado duratec ti vct na europa com 112 cv esse foi o motor que estreou no brasil no fiesta mk7 nacional naquele mesmo ano e no ford ka em 2014 a ford ainda fez outras variaçoes do 1 6 ti vct com 110 e 125 cv a partir de 2007 uma versao de 120 cv a partir de 2008 e outra de 105 cv em 2010 e por ultimo a versao de 134 cv ainda na decada passada o sigma passou por uma renovaçao e mais uma mudança de nome ganhando turbo injeçao direta e o nome ecoboost os motores ecoboost 1 5 e 1 6 turbo de quatro cilindros sao evoluçoes do sigma ti vct o sigma no brasil como expliquei mais acima o sigma estreou em 1996 e se despediu pela primeira vez em 1999 ele veio com o nome zetec s e equipou o fiesta clx 1 4 16 valvulas e a courier si versoes de topo dos dois modelos devido a crise cambial do fim da decada de 1990 no brasil iniciada por volta de 1998 a ford optou por nao importar os motores sigma de europa e em seu lugar desenvolveu um novo projeto de baixo custo com base no ferramental do endura e que viria a se tornar o zetec rocam o sigma so voltaria ao brasil em 2009 na segunda geraçao do focus — ainda em sua configuraçao original dos inicio dos anos 2000 — e como ocorreu com o rocam aos poucos começou a ser aplicado ao restante da linha começando pelo fiesta mk7 new fiesta e depois chegando ao ecosport em 2012 e ao ka de terceira geraçao em 2014 em 2018 a ford iniciou uma renovaçao nos motores locais substituindo gradualmente o 1 5 e o 1 6 sigma pelo novo 1 5 dragon de tres cilindros no ka e no ecosport sem nunca ter trazido a versao 1 5 com o comando variavel na admissao com o fim do focus e do fiesta o motor sigma foi aposentado no brasil as variaçoes do sigma no brasil em seus pouco mais de 15 anos no brasil desconsiderando o periodo entre 2000 e 2008 o sigma teve apenas quatro variaçoes locais sao as seguintes zetec s 1 4 16v a gasolina oferecido no fiesta clx de quarta geraçao e na courier pre facelift tinha 89 cv a 5 600 rpm e 12 5 kgfm a 4 500 rpm e taxa de compressao 10 3 1 razoavelmente elevada para um motor a gasolina da epoca deixou de ser oferecido no fim de 1999 quando os dois modelos foram reestilizados e lançaram o zetec rocam no brasil sigma 1 6 16v flex lançado em 2009 na segunda geraçao do focus produzia 109 cv a 6 250 rpm com gasolina e 116 cv a 5 500 rpm com etanol o torque era 15 4 kgfm com gasolina e 16 3 kgfm com etanol ambos a 4 250 rpm no ano seguinte o new fiesta chegou do mexico com uma nova variaçao deste motor tinha 110 cv com gasolina e 115 cv com etanol ambos a 6 250 rpm e 15 8 kgfm /16 2 kgfm sempre a 4 250 rpm em 2012 esse mesmo motor foi adotado na segunda geraçao do ecosport em mais uma variaçao com numeros de potencia e torque diferentes novamente devido ao mapa e coletores proprios do modelo no crossover ele produzia 110 cv a 6 500 rpm com gasolina e 115 cv a 5 500 rpm com etanol o torque era 15 7 kgfm a 4 250 rpm com gasolina e 15 9 kgfm a 4 750 com etanol em todas estas aplicaçoes ele tinha bobina simples e nao era oferecido com o comando de valvulas variavel na admissao sigma 1 5 16v flex em 2013 quando o new fiesta foi nacionalizado ele estreou a versao 1 5 do motor sigma era basicamente o 1 6 flex de 2009 com 0 1 litro a menos de deslocamento com taxa de compressao 11 1 e a potencia nao era muito menor que a da versao 1 6 107 cv a 6 500 rpm com gasolina e 111 cv a 5 500 rpm com etanol enquanto o torque era 14 8/15 kgfm a 4 250 rpm esse motor tambem foi usado na terceira geraçao do ka desde seu lançamento em 2014 ate a renovaçao dos motores da ford em 2018 no subcompacto ele era pouco menos potente com 105 cv a 6 500 usando gasolina e 110 cv a 5 500 usando etanol o torque era basicamente o mesmo 14 6/14 9 kgfm a 4 250 sigma 1 6 16v ti vct flex a ultima variaçao do sigma no brasil tambem veio em 2013 com o fiesta nacional e logo em seguida com a terceira geraçao do focus depois que o 1 5 atingiu os mesmos numeros de potencia do 1 6 16v a ford adotou no brasil uma versao do 1 6 com taxa elevada em um ponto 12 1 em vez de 11 1 comando variavel em tempo na admissao isso elevou a potencia para 125 cv com gasolina e 130 cv com etanol a 6 500 rpm e o torque para 15 4 kgfm a 4 250 rpm e 16 kgfm a 5 000 rpm no fiesta no focus este motor teve sua variaçao mais potente 131 cv com gasolina e 135 cv com etanol ambos a 6 500 rpm o torque era 16 7 kgfm a 3 000 rpm com gasolina e 17 2 kgfm a 5 250 rpm em 2016 foi a vez do ecosport ganhar o 1 6 ti vct como ja havia acontecido na versao sem comando variavel ele era 1 cv mais potente que o fiesta com 126/131 cv a 6 500 rpm e tinha praticamente o mesmo torque 15 4 kgfm a 4 250 rpm/16 1 kgfm a 5 000 rpm o zetec rocam embora o motor sigma tenha equipado mais de 200 000 carros no brasil o motor mais popular da ford nos ultimos anos foi inegavelmente o zetec rocam assim mesmo com o c maiusculo no meio seu nome vem da marca dos motores na epoca de seu desenvolvimento — o fim dos anos 1990 — com o sobrenome sendo uma contraçao de roller finger camshaft que e o termo em ingles para comando com balancins roletados sua principal caracteristica esse motor tem sua historia mal contada na internet a wikipedia que e editada pelo proprio publico lembre se diz que o rocam e uma derivaçao do motor sigma uma suposta versao de baixo custo deste motor ja outras fontes o consideram uma derivaçao do motor kent o que historicamente esta correto o motor zetec rocam vou escrever com o c minusculo mesmo ok foi um projeto novo desenvolvido pela schrik na alemanha com engenheiros da ford do brasil e da alemanha como um motor de baixo custo baseado no ferramental e componentes do endura e entao vendido no brasil e na europa como o endura e foi a evoluçao final do motor kent tecnicamente o rocam e uma derivaçao do kent embora drasticamente modificada ja que usa comando de valvulas no cabeçote e nao no bloco de acordo com um paper assinado pelos engenheiros destas duas filiais da ford o rocam foi desenvolvido para reutilizar os recursos existentes o que determinou as dimensoes basicas do motor como espaçamento entre cilindros altura largura e comprimento do bloco e tambem por uma questao de reutilizaçao dos recursos reduçao de custo e robustez o material escolhido para o bloco foi o ferro fundido o bloco ainda integrou a capa da corrente de sincronizaçao o retorno de oleo a ventilaçao do carter e a carcaça da bomba d agua o cabeçote tambem e exclusivo do rocam e foi desenvolvido com uma liga de aluminio especifica para reduzir o peso do componente o comando de valvulas usa um eixo tubular para reduzir a inercia com cames sinterizados encaixados no eixo eles nao interagem diretamente com os tuchos mas com balancins montados sobre roletes para reduzir os niveis de atrito e otimizar a durabilidade do sistema sem a necessidade de manutençao por esta razao os tuchos sao hidraulicos e auto ajustaveis segundo o paper a ford optou por manter o rocam com duas valvulas por cilindro para reduzir o custo de produçao e otimizar o torque em baixas rotaçoes tambem por uma questao de durabilidade o motor usou uma corrente com tensor hidraulico em vez de correia dentada apesar de ser um projeto de baixo custo a ford o desenvolveu para ter variaçoes com comando variavel e sobrealiementadas a primeira nunca aconteceu nem mesmo na europa onde ele foi vendido como duratec 8v ja a segunda conhecemos no brasil em 2003 quando a ford lançou o fiesta e o ecosport com o motor supercharger o motor foi produzido somente nas versoes 1 0 e 1 6 ambas com oito valvulas como ja citado o primeiro carro a usa lo no brasil foi o fiesta mk5 lançado em outubro de 1999 com o rocam 1 0 substituindo tanto o endura e 1 0 quanto o 1 3 e o rocam 1 6 substituindo o sigma 1 4 16v — ambos com mais potencia que os antecessores o 1 0 com 65 cv superava o 1 3 de 60 cv e o 1 6 superava os 88 cv do 1 4 com seus 95 cv a partir dali ele foi aos poucos avançando na linha ford e equipando os modelos ineditos da marca no brasil ele chegou ate mesmo a ganhar uma versao movida unicamente a etanol que equipou a linha escort em seus ultimos anos em 2003 veio a versao supercharger que usava um compressor roots comprimindo a admissao do motor 1 0 para produzir 95 cv no ano seguinte o rocam 1 6 passou a rodar com alcool ou gasolina com o lançamento da versao flex o 1 0 levou mais tempo veio so em 2006 a carreira do zetec rocam no brasil durou ate 2014 quando o ultimo fiesta de setima geraçao — entao com 12 anos de estrada — saiu da linha de produçao devolvendo o bastao para os motores sigma ironicamente quais as variaçoes do zetec rocam no brasil os motores rocam tiveram ao menos dez versoes diferentes infelizmente os codigos de identificaçao de cada uma destas versoes nao sao muito claros — eles nunca foram divulgados oficialmente e as informaçoes acessiveis nao sao concretas o que encontrei na apuraçao desta materia e que os motores com codigo ca4v sao os 1 0 usados no fiesta mk5 1999 a 2004 os motores com codigo c4c sao os 1 0 que foram usados no ford ka a partir de 2000 os motores l1m sao os 1 6 dos fiesta os cca sao os 1 6 do ka e os ccka foram usados na courier caja sao os 1 0 do fiesta mk6 a gasolina e ccja sao os motores 1 6 do ecosport tambem encontrei que os motores com a letra grega omega ω no final do codigo identificam os motores do fiesta e da courier e os motores com a letra grega lambda λ identificam os motores do ka os numeros apos o prefixo do motor formam sempre uma sequencia de oito digitos sendo o primeiro deles o ano de fabricaçao do veiculo uma forma de separar os tipos de zetec rocam oferecidos no brasil e considerar seu deslocamento sua taxa de compressao e suas curvas de torque e potencia — afinal nao temos a lista completa e exata de prefixos isso seria importante para diferenciar as versoes especificas de cada modelo — por exemplo o focus 2008 usa uma variaçao diferente da courier 2008 ainda que ambos sejam 1 6 flex portanto considerando apenas taxa de compressao e deslocamento temos as seguintes variaçoes do rocam rocam 1 0 a gasolina taxa 9 8 1 65 cv estreou no fiesta em 1999 e foi usado ate 2005 no modelo street mk5 tambem equipou o ford ka de primeira geraçao entre 2000 e 2007 nestes dois modelos a potencia era 65 cv a 6 000 rpm e o torque de apenas 8 9 kgfm a 3 250 rpm rocam 1 0 a gasolina taxa 9 8 1 66 cv este mesmo motor foi usado tambem no fiesta mk6 lançado em 2002 porem com um comando de valvulas admissao e escape diferentes com estas modificaçoes a potencia era 1 cv maior 66 cv porem atingida mais cedo a 5 750 rpm o torque era o mesmo 8 9 kgfm mas a 2 750 rpm rocam 1 6 a gasolina taxa 9 5 1 95 cv tambem estreou no fiesta em 1999 e logo foi adotado pela courier em 2000 este motor tambem chegou ao escort gl a unica versao remanescente do hatchback que estava prestes a ser substituido pelo focus modelo ao qual o 1 8 zetec do escort foi reservado nos tres modelos — fiesta escort e courier — este motor produz 95 cv a 5 500 rpm e 14 2 kgfm a 2 250 rpm este mesmo motor chegou ao ka tambem em 2000 mas reservado aos esportivos ka xr e ka black 1 6 que era um xr de luxo no ka devido ao escape diferente e ao coletor de admissao alem do mapa do motor este 1 6 tambem tinha curva de torque diferente os 95 cv apareciam a 5 500 rpm como nos demais mas o torque maximo de 14 2 kgfm era produzido a 3 000 rpm em vez de 2 250 rpm esta variaçao foi usada ate 2007 quando o ka de primeira geraçao saiu de linha e tambem foi adotada no ka action e ka mp3 apos o facelift do compacto rocam 1 6 a etanol taxa 12 1 1 109 cv pois e o rocam chegou a ganhar uma versao somente a alcool este motor foi oferecido no escort sw entre 2000 e 2003 e tinha 109 cv a 5 500 rpm e 16 5 kgfm a elevados 4 500 rpm o motivo para reviver o motor a alcool foi um certo aumento na demanda por esse tipo de carro na virada da decada motivado pelo aumento do preço da gasolina alem disso o congresso nacional havia aprovado uma lei que obrigava as repartiçoes publicas a comprarem veiculos movidos a etanol a ford entao desenvolveu esta variaçao para abocanhar este nicho ao que parece este motor pode ter sido a base para o rocam 1 6 flex rocam 1 6 a gasolina taxa 9 5 1 98 cv em 2002 com a chegada do novo fiesta o rocam 1 6 que o equipava ganhou mais potencia e curvas de torque e potencia diferentes dos antecessores a potencia passava a 98 cv a 5 250 rpm e o torque subia sensivelmente para 14 4 kgfm porem a 4 250 rpm em vez das 2 750 rpm como antes rocam 1 0 supercharger a gasolina taxa 8 2 1 em 2002 ele chegou no fiesta em 2003 no ecosport ao lado do 1 0 turbo do gol foi um dos primeiros motores downsized do mercado usando como base o 1 0 ele tinha sua taxa de compressao reduzida para receber um compressor roots que produzia ate 0 9 bar com o motor a 6 000 rpm levando a potencia aos 95 cv e o torque a 12 6 a 4 250 rpm este motor foi oferecido somente ate 2006 quando a ford lançou o rocam 1 0 flex rocam 1 6 a gasolina taxa 9 5 1 103 cv ainda em 2003 o motor 1 6 de taxa 9 5 1 foi adotado no focus em sua configuraçao mais potente 103 cv a 5 500 rpm e 14 6 a 2 750 rpm a diferença nos numeros de torque e potencia se deve principalmente ao desenho dos coletores de admissao e escape alem do mapa de injeçao/igniçao do motor rocam 1 6 flex taxa 12 3 1 a primeira variaçao flex do rocam chegou em 2004 no fiesta tinha 105 cv com gasolina e 111 cv com alcool sempre a 5 500 rpm o torque variava de 14 8 kgfm com gasolina a 15 8 kgfm com etanol sempre a 4 250 rpm este exato motor foi adotado no ecosport 2008 esse motor tambem apareceu no focus em 2007 com a mesma potencia usando gasolina mas com 113 cv queimando etanol — com qualquer combustivel a potencia maxima vinha a 5 500 rpm o torque era sutilmente mais alto 15 1 kgfm com gasolina 16 kgfm com etanol — ambos a 4 250 rpm tambem em 2007 a courier passou a ser equipada com esta versao do motor 1 6 flex as rotaçoes de potencia e toque maximos eram os mesmos dos outros modelos mas na picape o motor produzia 103 cv e 14 8 kgfm com gasolina e 107 cv e 15 6 kgfm com etanol em 2009 uma nova calibraçao do motor elevou a potencia com etanol para 109 cv — e assim a courier se manteve ate o fim de sua produçao em 2012 naquele mesmo ano a nova geraçao do ka trouxe uma variaçao de 102/110 cv a 5 500 rpm como nos demais 1 6 dessa epoca mas o torque de 15 kgfm com gasolina vinha a 2 500 rpm enquanto os 15 8 kgfm com etanol so apareciam a 4 250 rpm a ultima variaçao deste motor veio em 2009 quando a ford recalibrou o motor no fiesta para atender as normas de emissoes brasileiras reduzindo sua potencia para de 105 para 101 cv com gasolina a 5 500 rpm e de 111 cv para 107 cv tambem a 5 500 rpm com etanol o torque tambem caiu para 14 5/15 3 kgfm a 4 250 rpm rocam 1 0 flex taxa 12 8 1 foi somente em 2006 que o rocam 1 0 pode rodar com etanol — e apenas no fiesta porque o ka continuou usando somente gasolina ate a chegada da segunda geraçao em 2007 esse primeiro 1 0 flex tinha 71 cv com gasolina e 73 cv com etanol sempre a 6 000 rpm e torque de 9 1 kgfm com gasolina e 9 3 kgfm com etanol sempre a 4 750 rpm em 2009 para atender as regras de emissoes a ford recalibrou este motor e reduziu a potencia com gasolina para 69 cv e o torque para 8 9 kgfm no ka o 1 0 rocam flex produzia 70 cv com gasolina e 73 cv com etanol nas mesmas 6 000 rpm e 9 kgfm e 9 4 kgfm nas mesmas 4 750 rpm https //www youtube com/watch app=desktop&v=weepg5 mmp8 rocam fs1600 1 6 etanol taxa 12 3 1 111 cv esse e um motor que poucos conhecem quando a formula super 1600 foi criada em 2015 para correr com motores ford rocam a ford destinou um lote de motores para a categoria eles tem a mesma especificaçao dos motores flex do fiesta 2006 porem usam codigo e numeraçao proprios e dependendo do estado em que voce estiver nao e possivel registra los em carros de rua pois eles foram homologados como motores de competiçao infelizmente nao encontrei detalhes tecnicos alem dos numeros de potencia e torque 111 cv a 5 500 rpm e 15 8 kgfm a 4 250 rpm e do fato de ele usar pistoes e bielas do motor flex aparentemente trata se apenas de um motor basico do fiesta com numero de serie proprio para nao ser vendido para fora da categoria que foi apoiada pela ford
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.