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Técnica

Zetec Rocam e Sigma: tudo o que você precisa saber sobre estes motores Ford

Quando contei a história do motor Ford Zetec, notei que muitos comentários – muitos mesmo — se referiam ao Zetec Rocam e ao Zetec-S. Faz todo o sentido: o Zetec Rocam foi muito mais popular que o Zetec no Brasil. Só que o Zetec Rocam (e o Zetec-S) não são "legítimos" motores Zetec. Eles não derivam do projeto Zeta dos anos 1990 e, por isso, não têm relação nenhuma entre si, além do nome. Isso, porque no início dos anos 1990 a grande novidade em tecnologia de motores da Ford era o projeto Zeta — que, acabou rebatizado Zetec porque a Lancia tinha os direitos sobre o nome Zeta em aplicações automobilísticas. Então a Ford decidiu usar o nome de seu motor mais avançado como marca para todos os seus motores, mesmo aqueles que não tinham relação alguma com o projeto. Foi assim que o Cosworth usado pela Benetton na F1 acabou batizado "Zetec R". E foi assim que o RoCam e o Zetec-S ganharam seus nomes. Desta dupla pseudônima, o mais antigo é o Zetec-S. Nós o conhecemos no Brasil

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