depois da genese deste tipo de carro em 1910 com o mercer t35 raceabout o carro esporte nunca mais parou de evoluir a definiçao do carro esporte porem tornou se mais maleavel passando a significar muitas coisas diferentes ao passar dos anos mas o principal o cerne do carro esporte sempre foi imutavel e um carro a vontade em pista e ruas um carro eminentemente controlavel divertido de guiar um carro que coloca o prazer ao volante em direçao agressiva acima de qualquer outra consideraçao; inclusive desempenho final isso e importante entender antes de começarmos a falar de sua evoluçao um carro esporte deve ser um companheiro animado um carro de chassi e freios de primeira mas nao necessariamente rapido claro que mais potencia so ajuda mas nao e o principal o motor tem que ser disposto daqueles que adoram ser explorados ao maximo nao importando se sua potencia seja de 500 ou 50cv um carro esporte e para ser veloz em curvas; em pista; um carro onde o foco e a controlabilidade e a interaçao completa com o piloto velocidade vem mas nao como resultado de potencia um carro esporte deve ser dirigido nao so para transporte; e dirigido por esporte e a expressao maxima do gosto entusiasta pelo ato de dirigir pela uniao homem maquina que o faz uma extensao de nosso corpo e nossas reaçoes como nenhum outro quem nao gosta de dirigir quer apenas isolamento e segurança; quem gosta quer estar no comando quer saber o que esta acontecendo la fora com precisao e quer interagir com a maquina intensamente nao temos supercarros nesta lista voces vao notar nao que tenhamos algo contra eles pelo contrario mas do lamborghini miura de 1967 que inaugurou a categoria ao bugatti chiron que a mantem evoluindo sao carros sensacionais mas mais adeptos a cruzar estradas a altissima velocidade a pratica do grand tourisme hoje muitos deles notadamente porsches e mclarens sao capazes de ir para a pista tambem seguindo a classificaçao tradicional de carro esporte mas sao tao confortaveis e bem isolados que nao cabem muito com esse tipo de interaçao estreita homem maquina que falamos aqui sao mais para gt mesmo carros super rapidos em qualquer situaçao na maioria das vezes mais ate que os esporte mas com o isolamento necessario para conforto irrepreensivel a evoluçao do carro esporte tradicional fez ele tomar varias formas bem diferentes durante os anos num esforço de passar por todas estas formas escolhemos um modelo somente por decada de 1930 a 2020 um carro esporte emblematico de cada decada e assim tentar ilustrar a historia deste que e a mais pura forma de automovel para os de nossa religiao 1930 mg ta midget a serie de carros esporte que conhecemos hoje como os mg t type começou em 1936 como o mg ta teve tento sucesso que foi ate 1955 e mais que isso criou um tipo de carro esporte ainda hoje amado e reverenciado mundo afora o carro esporte ingles este tradicionalmente e um roadster arcaico que usa mecanica de um carro barato de alta produçao e ouro vindo de estrume de vaca com peso mais bem distribuido carroceria leve tipo roadster motores regulados para desempenho e suspensao acertada eram alem de divertidissimos baratos sao esses carros que popularizam o carro esporte mundo afora principalmente no pos guerra viram uma febre mundial [caption id= attachment_301638 align= aligncenter width= 900 ] mg tf 1955[/caption] o mg ta tinha chassi tipo escada estrutura de madeira e suspensoes extremamente rigidas tinha motor ohv do wolseley ten mas com dois carburadores su e comando mais bravo com apenas 1 292cm3 e 50cv era apesar disso leve pequeno e extremamente agil barato e extremamente divertido fez um sucesso imenso depois dele vieram tb tc td e tf ainda com a aparencia classica mas evoluindo constantemente e depois dele mga e mgb continuam a tradiçao bem como copias diversas de marcas diversas daimler dart triumph tr e spitfire austin healey e uma infinidade de outros o apice deste tipo de carro e talvez o lotus seven um roadster esporte ingles com um spaceframe de tubos pequenos soldados pesando quase nada e dando desempenho de gente grande em um carro simples com o seven algo que sobrevive ate hoje 1940 jaguar xk120 no final dos anos 1930 aparecia o bmw 328 um roadster com motor seis em linha moderno carroceria aerodinamica a inedita direçao pinhao e cremalheira e um comportamento mais parecido com 1960 do que com 1930 mas sua carreira e interrompida pela guerra [caption id= attachment_301639 align= aligncenter width= 999 ] bmw 328 1938[/caption] sir william lyons obviamente notou a evoluçao que o 328 representava; mal a guerra acabou e veio a tona sua interpretaçao o jaguar xk120 com um seis em linha dohc de 3 4 litros era o carro mais veloz da epoca capaz de chegar a 200 km/h anos luz na frente de tudo que existia disponivel em 1948 e o inicio da fase de ouro da marca que culmina com o aerodinamico e type de 1962 1950 ferrari 250 gt berlinetta tour de france tdf o ferrari 250 com seu minusculo leve mas extremamente potente e musical v12 sohc de tres litros desenhado por colombo e a base que fez a fama da marca em 1956 aparecia o 250 gt tdf a base para a mais fantastica serie de carros de uso misto rua/pista que ja se viu o tdf era uma berlinetta criada para exatamente o uso classico rua/pista que define o carro esporte tradicional o nome vem do tour de france corrida que ele ganhou tres vezes de 1956 a 1958 setenta e sete carros foram construidos pela carrozzeria scaglietti com base em um desenho pininfarina o motor tinha de 240 a 260cv dependendo da regulagem e carburaçao e o chassi primoroso com pneus radiais pirelli cinturatto dava uma controlabilidade fenomenal o tdf vira o 250 swb de entre eixos menor em 1959 e em 1962 o classico 250gto ainda hoje considerado o melhor carro esporte da historia certamente um marco tanto na ferrari como na historia do carro esporte 1960 porsche 911 a porsche nasceu fazendo carros esporte como os ingleses pegue um carro de alta produçao barato e com base nele faça um carro esporte tambem acessivel no caso o carro barato era o vw; um projeto afinal de contas da empresa porsche tambem mas em 1964 aparecia algo muito diferente o 911 com um seis cilindros contraposto atras era um carro sem nenhuma peça que nao fosse porsche; criado exclusivamente para ser um carro esporte por uma empresa que sabia projetar carros do zero como ninguem nao era um motor fabuloso num chassi de corrida feito a mao como a tradiçao italiana; era um carro esporte projetado inteirinho como tal para ser produzido industrialmente como qualquer outro carro se mostrou alem de uma coisa fantastica para se guiar com seu motor la atras ensinando os seus donos como usar a transferencia de massa a seu favor na direçao esportiva; tambem um carro usavel e confiavel um carro esporte puro sangue sem peças ordinarias mas que funcionava como um vw no dia a dia algo tao poderoso que sua silhueta motor traseiro e nome nunca mais morreram 1970 bmw 2002tii com a chegada dos anos 1970 o automovel passava a ser projetado com atençao a segurança passiva e emissoes de poluentes tambem sucessivas crises de abastecimento e preço de petroleo e aumento do preço de seguro colocavam em cheque os carros esporte o mundo muda o roadster esporte ingles vai definhando ate morrer em 1980 deixando a faixa de preço baixo sem opçao e ai que a bmw faz como a porsche um carro esporte relativamente barato baseado nao numa nova carroceria roadster apenas usando o seda duas portas da marca equipado com seu maior quatro em linha disponivel e injeçao aparece como o 2002tii durante os anos 1970 os clientes de carro esporte migram em massa para sedas esportivos como este e o 2002tii se torna o maior e mais popular exemplo deste novo tipo de carro esporte 1980 o hot hatch nos anos 1980 a tendencia do bmw 2002 evolui ainda mais com o aparecimento de carros ainda mais baratos e praticos mas com desempenho de carro esporte o primeiro golf gti com seu motor 1600 injetado e agilidade impar e o maior exemplo desse tipo de carro que praticamente acabou com o carro esporte tradicional um hatch economico e barato mas com motor mais potente e suspensao bem acertada para curvas desempenho de carro esporte usabilidade de carro normal e seguro baixo principalmente no inicio no japao a toyota vai mais alem uma versao hot hatch quase cupe e um sedazinho baseados em corolla mas com um motor 1600 dohc bravissimo cria o ae86 ao carregar tofu fresco atraves de montanhas em um manga famoso se torna o mais lendario dos carros esporte dos anos 1980 1990 mazda miata em 1990 um renascimento acontece o mazda miata era tudo que fazia o carro esporte ingles sensacional elevado a maxima potencia e perfeiçao e alem disso era um pacote sem contraindicaçoes confiavel duravel teto que vedava intemperies economia de combustivel manutençao minima era literalmente so felicidade um miata de primeira geraçao permanece uma das mais incriveis experiencias ao volante que se pode ter; se fosse feito na italia em baixo volume seria disputado a tapa a preços astronomicos mas o faz com total durabilidade e confiabilidade a um preço baixinho o melhor de dois mundos 2000 honda s2000 o carro esporte do futuro tudo de interessante do miata mas num carro de desenho futurista e moderno que olha para frente e nao para tras em todos os detalhes e um motor que seria o sonho de todo carro esporte desde tempos imemoriais dois litros aspirado 240cv a nada menos que 8600rpm um carro esporte como nenhum outro antes e depois 2010 renault sandero r s o desempenho explode nos anos 2010; e o tempo onde mais de 600cv começam a parecer algo normal e corriqueiro mas os carros ficam maiores mais pesados mais isolados e menos esportivos e uma decada estranha ate o miata nessa epoca fica relativamente maior e mais gordo os hot hatch viram tambem bestas mitologicas superpotentes com turbo de novo aumentando o desempenho disponivel para todos mas agora enormes e pesados tambem o delicado balanço presente nos carros esporte parecia em baixa entao e aqui no brasil que aparece uma lufada de ar fresco o sandero r s pode nao ser o carro mais rapido de sua epoca ou categoria mas e certamente um renascimento dos principios basicos do carro esporte leve agil aspirado e dedicado ao uso em pista apesar de sua carroceria de hatch terceiro mundista e um real carro esporte de berço 2020 morgan cx t a decada mal começou entao e apenas um chute aqui nesta decada uma tendencia que vem se consolidando e a da diversao ao volante se movendo para o fora de estrada existe uma subcultura que transforma porsche 911 em carros safari nos eua e europa o ariel nomad ja a algum tempo e grande sucesso e a picape ford raptor mostrou o quao rapido e possivel andar em terreno acidentado o morgan cx t recentemente mostrado vai um pouco mais alem um carro esporte tradicional na linguagem do mg la na outra ponta da lista mas preparado para o uso mais popular nos anos 2020 a terra sera o primeiro de muitos so o tempo dira mas parece ser um caminho futuro para esta especie de automoveis que tanto nos da alegria e deve permanecer se reinventando sempre no futuro como sempre fez no passado
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