[caption id= attachment_380774 align= aligncenter width= 999 ] alfieri maserati nao e esse alfieri da maserati o assunto de hoje[/caption] nao confundir giulio alfieri com alfieri maserati; o primeiro dedicou 20 anos de sua vida a marca do tridente mas quando chegou la os irmaos maserati carlo bindo alfieri ettore mario e ernesto mario era um artista e o unico que nao faria parte da maserati; sua contribuiçao fica no desenho do logotipo apenas ja tinham voltado para sua bolonha natal e estavam fazendo oscas a segunda empresa que fundaram alfieri ja nao estava nem vivo mais morrera em 1932 [caption id= attachment_380773 align= aligncenter width= 999 ] giulio alfieri de gravata na maserati este e o alfieri importante [/caption] alfieri chegou na maserati em 1953 contratado pelos orsi os donos da maserati desde 1937 em 1939 transferem a empresa para modena a sua cidade e por coincidencia ou nao a casa tambem de enzo ferrari que faria sua fabrica na vizinha maranello no pos guerra alfieri era um grande engenheiro e o criador de todos os maserati do pos guerra ate 1975 mesmo quando a citroen comprou a fabrica em 1968 mantiveram alfieri os franceses o tinham em alta conta e o sentimento era reciproco alfieri usou muito da tecnologia francesa em carros como o bora e o khamsin e segundo ele por decisao propria alfieri foi embora em 1975 a primeira coisa que alejandro de tomaso fez quando tomou posse da maserati foi demitir giulio alfieri o engenheiro foi quem fez a cabeça dos orsi para vender para a citroen e nao de tomaso em 1968; alfieri achava o argentino um aproveitador um oportunista e de tomaso nunca esquecia um desafeto nao e esticar demais a verdade dizer que e giulio alfieri que criou a marca maserati mais que os maserati mais que os orsi sao deles todos os famosos carros de corrida dos anos 1950 e 1960 e todos os carros de rua tambem e seus motores [caption id= attachment_380775 align= aligncenter width= 999 ] o classico v8 maserati[/caption] e de todos os motores que a maserati fez o maior e mais importante e justamente uma criaçao de alfieri o v8 dohc que esteve em carros da marca de 1956 ate 1990 e a fundaçao sobre qual o edificio da marca foi erguido e e por isso que estamos falando dele hoje por meio de dez carros vamos mostrar como criou a fama da empresa em ordem cronologica sao eles 1 450/s 1956 no inicio dos anos 50 a maserati resolveu desenvolver um novo v 8 para usar em competiçoes de carros esporte a ser lançado em 1955 ou 1956 mas a catastrofe de le mans em 1955 fez que o grande v 8 fosse abandonado foi necessario que o milionario italo americano tony parravano demonstrasse interesse no v 8 para uso em indianapolis para que o desenvolvimento fosse retomado no fim isso tambem nao deu certo mas o motor de corrida teria uma longa vida mesmo assim muito pelo carro que a maserati fez para usa lo em seguida criado pelo simples expediente de trocar o seis em linha dohc de tres litros do 300/s pelo novo v 8 o 450/s simplesmente era uma fera; apenas a baixa durabilidade em pista e o gasto excessivo de pneus o impediu de ter mais sucesso se tornaria o mais brutal e ameaçador carro esporte de competiçao dos anos 50 e o mais potente carro de corrida de motor dianteiro ate que o panoz esperante gtr 1 aparecesse em 1997 [gallery ids= 380769 380768 380767 ] o motor e talvez a maior obra prima da marca um v 8 a 90° todo em aluminio fora as camisas de ferro fundido duplo comando de valvulas no cabeçote acionado por um sofisticado trem de engrenagens duas valvulas e duas velas por cilindro em uma camara de combustao hemisferica media 93 8 x 81 mm e 4478 cm³ tinha carter seco magnetos e distribuidores bosch taxa de 9 5 1 e quatro weber 45 idm dava 420 cv a 7200 rpm era um carro minusculo de pouca area frontal; tinha suspenao independente por duplo a dianteira e de dion traseira e quatro freios a tambor claro tinha so 2400 mm de entre eixos e pesava 790 kg; um carro foi cronometrado a 320 km/h pela maserati apenas nove 450s sao criados assegurando seu valor e status no futuro o fim do 450/s em competiçao deveria ser o fim desse v8 entao sem uso mas um rei interveio 2 5000 gt 1959 [caption id= attachment_380772 align= aligncenter width= 999 ] o carro do xa primeiro 5000 gt[/caption] o rei em questao era sua majestade imperial mohammad reza pahlavi o xa da persia pais hoje conhecido como ira para quem nao sabe o xa que seria deposto nos anos 80 pela revoluçao radical islamica do aiatola khomeini criando um regime que perdura ate hoje era um entusiasta do automovel de muito bom gosto que amealhou uma das maiores e mais interessantes coleçoes automobilisticas de todos os tempos https //flatout com br/jaguarati nao a historia do maserati 3500 gt/ o xa tinha um maserati 3500gt criado usando se o motor seis em linha dohc dos carros de corrida 250f e 300/s aumentado para 3 5 litros era um cupe de alto luxo e velocidade mas de construçao deveras simples; um eixo rigido com molas semi elipticas atras e tudo [caption id= attachment_380784 align= aligncenter width= 999 ] allemano a carroceria mais popular do 5000 gt[/caption] o xa gostou muito da personalidade digna e civilizada do 3500gt o primeiro carro da empresa desenvolvido para as ruas e nao as pistas conversando com alfieri o assunto acabou passando pelo 450/s cupe criado para o americano byron staver cuja descriçao muito interessou sua majestade imperial a conversa acaba com um pedido do monarca persa direto a alfieri seria possivel colocar este motor acalmado para o uso civilizado num refinado 3500gt [caption id= attachment_380782 align= aligncenter width= 999 ] bertone giugiaro [/caption] nascia o carissimo e raro 5000 gt os primeiros dois carros receberam um motor pouquissimo alterado em relaçao ao 450/s a taxa de compressao baixou de 9 5 1 para 8 5 1 e usou se um comando menos agressivo em conjunto a um diametro maior dos pistoes de 93 8 mm para 98 5 mm resultando em 4935 cm³ fornecia 340 cv a 5 500 rpm os carros subsequentes eram mais civilizados por meio de um motor totalmente repensado para a nova funçao sumia a o trem de engrenagens que acionava os comandos substituido por corrente o diametro dos cilindros fora reduzido e o curso aumentado agora fazendo 94 x 89 mm e 4941 1 cm³ na admissao saiam os weber de corrida para entrar uma sofisticada injeçao de combustivel da lucas inglesa mecanica esta versao bem mais comum e definitiva do carro tinha 325 cv a 5 800 rpm o carro pesava 1500 kg mas passava dos 280 km/h [caption id= attachment_380785 align= aligncenter width= 999 ] o 5000 gt do agha khan frua[/caption] apenas 34 carros foram fabricados em cinco anos a partir de 1959 e lista de compradores e impressionante o dono da lambretta fernando innocenti depois dono de uma marca de automoveis com seu nome briggs cunningham o agha khan basil read dono do circuito sul africano de kyalami que ficou com o carro do salao giovanni agnelli da fiat o presidente adolfo lopez mateos do mexico e muitos outros talvez o maior classico e o mais lendario carro da marca 3 quattroporte i 1963 hoje sedas de quatro portas realmente supervelozes capazes de acompanhar supercarros italianos sao extremamente comuns mas em 1963 era uma contradiçao em termos algo que ninguem fazia [gallery ids= 380792 380793 380794 ] mas a maserati o fez usando como base o 5000 gt com carroceria frua foi criado uma versao com entre eixos alongado 150 mm para 2750 mm no total e quatro portas era um maserati de quatro portas o quattroporte era na epoca o seda mais veloz do mundo ainda capaz de 250 km/h mesmo com o v8 de diametro de pistoes reduzido para 88 mm o que significava 4136 cm³ e 260 cv em 1969 o motor aumentava para 4 7 litros e 290 cv a transmissao era zf de cinco velocidades ou automatica da chrysler com 3 velocidades o seda grande de cinco metros de comprimento pesava 1650 kg que na epoca era pesadissimo era um carro luxuoso e veloz; mas refletindo quao no passado esta 1963 nao tinha nem direçao assistida nem ar condicionado 4 mexico 1966 basicamente o mexico era uma versao de produçao mais seriada do 5000 gt mas baseado no quattroporte i o entre eixos foi reduzido de 4750 para 2640 mm e o motor de cinco litros do 5000 gt aqui com taxa de 8 5 1 e quatro weber 38dcnl5 dava 290 cv a 5000 rpm [gallery ids= 380800 380796 380798 ] o nome vem do fato que o desenho era inspirado no 5000 gt de adolfo lopez mateos presidente do mexico; e a vitoria de surtees no gp do mexico com um cooper maserati em 1966 este foi mais popular que o 5000 gt por ser mais barato quase 500 deles foram feitos 5 ghibli 1967 os anos 1960 eram os anos do supercarro italiano; depois do ferrari 275 gtb a lamborghini mostrou o miura em 1966 a maserati precisava fazer algo mas maserati sendo o que era entao; aristocratica e teoricamente acima em status dessas start ups ferrari e lamborghini nada de motor central aqui apenas um magnifico cupe desenhado por giugiaro na ghia o chassi era ainda remanescente do 3500 gt de 1957; inclusive a suspensao traseira por eixo rigido e feixes de mola bem controlado e otimo em uso o esquema ultrapassado era suficiente na opiniao de alfieri e continuaria [gallery ids= 380802 380804 380806 ] mas o ghibli tinha dois lugares e era impossivelmente baixo e belo o chassi do mexico foi usado mas encurtado de novo agora para 2550 mm automatico era opcional mas a vasta maioria e manual zf de cinco velocidades o ghibli media 4 6 metros de comprimento pesava 1530 kg e passava dos 280 km/h o v8 aqui era uma versao de 4 7 litros 93 9 x 85 mm 4709 cm³ taxa de 8 5 1 e quatro webers 40 dcnl para 340 cv a 5000 rpm como voces podem reparar as versoes de rua deste v8 de corrida raramente passavam de 5000 rpm era um motor que parecia americano em seu comportamento aspirado de giro livre mas rotaçao maxima limitada e torque em toda rotaçao uma delicia mas bem diferente do v12 ferrari por exemplo menor e mais ardido 6 indy 1969 tecnicamente o indy era o substituto do mexico desenhado e fabricado pela vignale como seu antecessor era outra variaçao e entre eixos aqui 2600 mm para ser um 2+2 em oposiçao ao ghibli de dois lugares era muito mais baixo que o mexico porem 1220 mm ao inves de 1360 mm opcionalmente podia vir com qualquer uma das variaçoes do v8 4 1litros 4 7 litros ou mais tarde 4 9 litros com a versao mais barata e menos potente tinha 260 cv pesava 1500 kg e chagava a 250 km/h foi um grande sucesso para a maserati com mais de mil carros vendidos 7 bora 1971 a maserati perdeu o bonde do supercarro italiano de motor central traseiro ate que depois da compra da empresa pela citroen em 1968 apareceu dinheiro suficiente para investir num carro que nao tivesse herdado os ossos do 3500 gt ate que enfim o bora em compensaçao era mais moderno que toda concorrencia quando apareceu em 1971 o v8 aqui ja uma reliquia dos anos 1950 mas ainda sensacional e potente estava em posiçao longitudinal central traseira acoplado a um transeixo zf de cinco velocidades as suspensoes eram todas por duplo a sobreposto nas quatro rodas e os freios a disco eram acionados pelo sistema de alta pressao da citroen extremamente potente criado com alfieri pegando apenas o que achava de melhor na citroen e na maserati muitos consideram que e sua obra prima o bora tinha 2600 mm de entre eixos e 4335 mm de comprimento apenas; pesava 1400 kg e tinha opçoes de v8 de 4 7 ou 4 9 litros este ultimo com 320 cv a 6000 rpm um classico da marca 8 khamsin 1974 o desenho deste magnifico cupe v8 de motor dianteiro e de marcello gandini e e estupendo completo com traseira em vidro talvez a maior evoluçao do desenho deste tipo de carro o khamsin veio para substituir o ghibli era teoricamente um 2+2; mas apenas teoricamente um carro fabuloso que certa vez encontrei rodando perto de nurburgring tambem era um produto da era citroen com circuito de alta pressao para os freios entre outras coisas tinha suspensoes independentes nas quatro rodas entre eixos de 2550 mm e era pesado aos 1680 kg o v8 era a versao de 4 9 litros aqui com quatro webers 42 dcnf e 280 cv a 5500 rpm o problema e que quando chegou chegou tambem uma aguda crise nos preços de combustivel vendeu pouco mas durou muito ainda era vendido em 1983 9 kyalami 1976 o kyalami e o primeiro maserati lançado por de tomaso depois de ter tomado posse da empresa em 1975 e foi criado de forma pragmatica e nada menos que um cupe de tomaso longchamp mas com o v8 351 cleveland da ford substituido por um v8 da maserati [caption id= attachment_380822 align= aligncenter width= 999 ] o de tomaso longchamp[/caption] os fas da marca ficaram horrorizados; o carro acaba com ma fama e vende pouco mas era interessante com versoes de 4 1 e 4 9 litros com 225 e 280 cv respectivamente faziam do grande cupe de quatro lugares algo bem legal a carroceria era ligeiramente diferente do longchamp e mais bem acabada para guisa de comparaçao media 2600 mm de entre eixos e pesava 1700 kg 10 quattroporte iii 1979 o ultimo carro a usar o venerando v8 de alfieri e a terceira geraçao do quattroporte de tomaso que odiava a citroen e tudo que representava abominava o quattroporte ii na verdade um seda baseado no citroen sm este nao era um enorme carro de luxo com origens na de tomaso como o kyalami o chassi era relacionado ao do kyalami por sua vez derivado do de tomaso longchamp e portanto relacionado ao seda de luxo de tomaso deauville a suspensao dianteira era duplo a sobreposto e o eixo traseiro usava um layout muito semelhante a suspensao traseira independente da jaguar na verdade era copia como todo o deuville inicialmente um diferencial de deslizamento limitado do tipo salisbury foi usado o motor era o 4 9 litros de 280 cv e a transmissao as mesmas zf manual ou chrysler automaticas tradicionais da marca o entre eixos era de 2800 mm e o carro nunca pesava menos de 1800 kg; a versao de ultra luxo e 300 cv royale pesava duas toneladas mas o carro foi um grande sucesso e permaneceu a venda ate 1990 o ultimo lugar naquele ano que se podia comprar zero km um seda de luxo com um motor que nasceu para ganhar a mille miglia 1957 num carro com menos da metade de seu peso uma historia que nao cessa de nos admirar
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