Como se sua beleza não bastasse, o Alpine A110 ainda é uma lenda do automobilismo. Em 1973, o esportivo francês tornou-se o primeiro vencedor do WRC, o Campeonato Mundial de Rali, ficando na história para sempre. Claro, ele pode não ter o mesmo reconhecimento de ícones que vieram depois, como o Lancia Stratos, mas há um lugar para ele no panteão dos pioneiros.
De acordo com a própria Alpine, 7.500 exemplares do A110 foram fabricados entre 1961 e 1975, equipados com motores Renault de 1,1 a 1,6 litro. Especialistas na história do esportivo acreditam que o número foi inflado, e que a produção do A110 nunca chegou a tantos carros. De qualquer forma, hoje em dia ele é um carro bastante raro e cobiçado na Europa, dono de um belo legado. Tanto que há quem faça questão de mantê-lo fazendo aquilo que foi criado para fazer.
É o caso de Javi Graña, piloto de hillclimb na Europa. Você sabe do que se trata: no Velho Continente, especialmente no interior, onde há sinuosas estradas nas mont