no final de abril de 2009 bem no meio de um publico e humilhante processo de falencia a general motors corporation se viu obrigada a matar uma serie de marcas foi triste acabar com a saturn e a hummer sem duvida como e sempre matar algo em que pessoas se dedicaram e trabalharam para fazer acontecer por muito tempo mas no frigir dos ovos nao fizeram falta alguma a veneranda oldsmobile ja tinha desaparecido em 2004 basicamente uma marca sem lugar e significado no novo seculo posicionada bem no meio da famosa escadinha de marcas do conglomerado americano chevrolet pontiac oldsmobile buick cadillac em crescente ordem de preço e prestigio perdera se em um mundo em que a propria escadinha perdera sentido hoje voce ainda precisa de uma marca de prestigio uma audi para a sua vw uma lexus para sua toyota para fazer os consumidores gastarem dinheiro de verdade num carro mas todo resto pode ser vendido em uma so marca sem problema algum o tempo da escadinha acabara estranho isso nao antigamente uma marca tinha um significado bem real na maioria das vezes ligado a um so carro; motivo para qual alfred sloan na gm criou a tal escadinha; um carro para cada bolso e proposito mas hoje uma marca tem que ter todo tipo de carro ate porsche ferrari e lamborghini fazem peruas 4x4 altas mas divago; se a morte da oldsmobile e depois a da saturn e a hummer foram pouco lamentadas o mesmo nao aconteceu com outra que morreu naquele fim de abril de 2009 ainda que durasse um ano ate o ultimo ser vendido em meio a falencia ha exatos quinze anos a pontiac esta se foi foi e ainda e lamentada e o que e exatamente um pontiac voltando a escadinha era um degrau acima da chevrolet mas como veremos mais adiante demorou para se fixar alem disso no final dos anos 1950 por exemplo praticamente todo mundo achava que a pontiac ia desaparecer com carros bem menos interessantes que a sua entao pujante irma chevrolet pouca gente via motivo para comprar um carro da marca do indio a chevrolet estava em seu auge e a pontiac no ponto mais baixo de sua historia foi salva por um personagem hoje quase mitologico na industria o entao jovem john zachary delorean ele mesmo o cara que depois ficaria famoso com seu sonho inoxidavel que virou maquina do tempo pelas maos do amalucado emmett lathrop brown ph d o doc brown de de volta para o futuro de lorean era entao um jovem vindo da falimentar packard contratado pelos caçadores de talento de semon bunkie knudsen entao o chefe da pontiac e louco para alavancar sua carreira revivendo a moribunda marca e reviver foi o que fez knudsen com a ajuda de de lorean nos anos 1960 seria diferente e interessante independente e no centro dos acontecimentos evoluiria depois para ser a marca entusiasta de alta velocidade e espirito entusiasta da gm por isso sentimos tanta falta dela tanto tempo depois a melhor forma de contar essa historia e lembrar da pontiac entao e começando daqui de de lorean e os carros que trouxeram a empresa aos holofotes e contar a partir de 12 carros a historia da pontiac vista pelos mais importantes automoveis de sua historia em ordem cronologica sao eles pontiac tempest 1961 1963 se alguem tem alguma duvida de que john delorean sabia se vender basta olhar o paper da sae que ele preparou para apresentar o seu primeiro carro completo e o seu primeiro grande trabalho na pontiac papers da sae para quem nao conhece sao publicaçoes tecnicas normalmente enfadonhas e com varios autores e co autores criados por esta sociedade de engenheiros como forma de se divulgar trabalhos importantes para a comunidade mas nao este [caption id= attachment_362063 align= aligncenter width= 999 ] de lorean na epoca do tempest[/caption] este de de lorean e pura propaganda nao so da marca e do carro que pretendiam renascer a pontiac mas da pessoa que o fez intitulado pontiac tempest um carro sem par tem apenas um autor john z delorean e praticamente um livro com quase 50 paginas cheio de ilustraçoes e detalha o carro desde a sua missao e nascimento como conceito uma obra prima que detalha tudo que se poderia querer saber do carro e uma obvia peça de autopromoçao nao e a toa que seria depois presidente da pontiac em seguida da chevrolet e depois largaria tudo para perseguir seu sonho inoxidavel mas em 1961 nada disso existia a gm sob o comando de ed cole vivia sua mais original era cole era um engenheiro que adorava coisas diferentes e delorean aproveitou para inovar no seu compacto antes disso ser relativamente comum tinha motor dianteiro e traçao traseira via um transeixo manual ou auto la atras; os dois eram ligados por um eixo de pequeno diametro chamado de rope drive ou eixo corda um carda flexivel a suspensao traseira por isso era independente e com a dianteira duplo a sobreposto era independente nas quatro rodas algo rarissimo em 1961 ferraris por exemplo ainda tinham eixo rigido traseiro em 1961 o carro era tambem monobloco uma raridade nos eua https //flatout com br/a estranha ligacao de john de lorean e o porsche 924/ no motor mais coisa diferente era metade do v 8 pontiac e portanto um quatro em linha inclinado a 45 graus facil de ver onde a porsche se inspirou para seu 944; historia que ja contamos aqui opcionalmente podia vir com o v8 de aluminio e 3 5 litros da buick nao foi la o que se pode chamar de grande sucesso mas era avançadissimo e muito interessante cumpriu o seu objetivo pontiac era finalmente algo diferente e unico pontiac gto 1964 1969 delorean era diferente de todos os executivos da gm de entao ao contrario de terninhos e cortes de cabelos identicos e discretos no meio dos anos 1960 o jovem executivo parecia abraçar a contracultura entao em voga cabelos compridos ternos italianos relogios caros ao inves de uma discreta vida familiar em michigan frequentava o mundinho do show biz de los angeles numa empresa onde a postura era tudo delorean esfregava na cara de todos sua personalidade extrovertida https //flatout com br/pontiac gto o inicio da era dos muscle cars/ e como conseguia isso um dos motivos e este carro ao contrario do que se diz as vezes por ai nao foi o primeiro carro medio a receber motor de carro grande mas foi o primeiro carro da gm a fazer isso suplantando um antigo procedimento interno e foi o que o fez com maior pompa barulho e sucesso o gto era basicamente somente um tempest o pontiac medio com um motor 389 cid 6 4 litros do maior dos pontiac o catalina mas foi o seu espirito jovem e o nome de ferrari que o tornou lenda e musica; embalou uma geraçao inteira seu sucesso foi tao grande que depois dele john z delorean podia fazer o que quisesse a revista car & driver ajudou claro sua reportagem comparando o pontiac gto com a ferrari gto ignorava o fato de que o v8 do gto que receberam para o teste era preparadissimo e publicou os resultados um desempenho melhor que o do ferrari como se fosse realidade tanto a revista quanto o pontiac ficaram instantaneamente famosos pontiac firebird sprint 1967 1969 outro carro de de lorean nao pode deixar de ser mencionado sempre tentando dar um gosto europeu a seus carros ele teve a ideia de fazer um motor menor e mais leve que os v8 entao em voga mas avançado e de boa potencia relativa o resultado foi um avançado seis em linha de 3 8 a 4 1 litros sim baseado no bloco chevrolet que voce conhece com comando de valvulas no cabeçote e o primeiro ohc americano pos guerra e contava com uma incrivel novidade o acionamento do comando era via uma correia dentada de borracha hoje de uso muito difundido era entao completa inovaçao o firebird tambem era uma novidade em 1967 a versao pontiac do camaro unica divisao da gm que ganharia uma fora a chevrolet naquela epoca porem cada divisao tinha seus proprios motores e os firebird tinham os v8 pontiac disponiveis tambem em versoes de 5 3 5 7 e 6 6 litros 326 350 e 400 cid alem dos seis em linha sohc o motor vinha em duas versoes a normal de 170 cv e a sprint que contava com maior taxa comando mais bravo e carburador de corpo quadruplo inicialmente com 207 cv 3 8 litros chegou a oferecer em suas ultimas versoes de 4 1 litros a partir de 1967 230 cv o motor tem um pequeno culto a sua volta que admira as qualidades de alta potencia e economia relativa e baixo peso; jay leno famosamente restaurou um firebird conversivel com este motor https //www youtube com/watch v=s5gwswh053y pontiac firebird trans am 1977 este carro na verdade nao e la grande coisa o desempenho sempre a parte mais interessante de um carro americano tinha sido reduzido drasticamente depois das legislaçoes anti poluiçao nos anos 70 a sua decoraçao era cafona com um grande decalque que tentava emular um passaro feito de fogo firebird logo ganhava o apelido de screamin’chicken a galinha que grita o mais veloz dos firebird deste ano tinha um v8 de 6 6 litros e carburador quadruplo e 200 cv; mas esses 200 cv vinham a 3600 rpm basicamente um caminhao mas era ainda respeitavel 0 100 km/h em 6 1 segundos e 240 km/h de final perfeito para ser o batedor de um carregamento ilegal de 400 caixas de cerveja coors de texarcana ate a georgia e no caminho despistar o xerife buford t justice especialmente se voce pretende no meio deste imbroglio ajudar uma deliciosa e jovem sally fields escapar de um casamento arranjado west bound and down baby https //flatout com br/pontiac trans am o muscle car de cinema que salvou os anos 1970/ sim galinha histerica ou nao o filme bandit colocou para sempre os pontiac na mente de uma geraçao inteira de jovens colados na tela da sessao da tarde talvez o mais facilmente reconhecido deles ate hoje pontiac firebird 1982 1992 a terceira geraçao do firebird junto com seu gemeo chevrolet camaro sinaliza uma volta ao alto desempenho agora com comportamento em curvas tambem de primeira com uma estabilidade muito superior as versoes dos anos 1970 os motores foram gradualmente tendo a potencia aumentada a partir de ainda humildes 165 cv em 1982 ate que chegar no incrivel gta de 1989 com o motor v 6 turbo do buick gnx capaz de fazer o 0 100 km/h em menos de 5 segundos mas e outro que esta aqui por estar indelevelmente gravado na mente das crianças e adolescentes dos anos 1980 um trans am 1982 e a base do indestrutivel e inteligente alem de surpreendentemente bem humorado para uma inteligencia artificial kitt a super maquina de michael knight no seriado de tv pontiac j2000 turbo 1984 1988 a versao pontiac do nosso monza ao contrario do seu irmao americano chevrolet cavalier que usava um motor de comando no bloco e valvulas no cabeçote acionado por varetas ohv tinha o mais sofisticado motor do nosso monza com 1 8 litro e comando no cabeçote o motor era exatamente o nosso importado do brasil para os eua mas a mais interessante versao deste motor oferecida aos americanos nao tivemos por aqui equipado com um turbocompressor e injeçao multiponto chegava a 150 cv proximo a potencia do firebird v 8 contemporaneo em 1987 era aumentado para dois litros e 165 cv um monza realmente interessante este; tanto que a envemo vendia a sua frente em fibra de vidro aqui nos anos 1980 para se ter um cosplay de pontiac dos tropicos com um turbo enpro era basicamente a mesma coisa pontiac fiero 1984 1988 o fiero fora concebido como um carro esporte pequeno com motor v 6 central traseiro um corvette mais economico mas acabou sendo lançado apenas com um quatro em linha ohv de 2 5 litros parecido com o do nosso opala o pontiac iron duke duque de ferro preocupados com o clima do mercado no inicio dos anos 1980 os engenheiros da pontiac venderam o projeto internamente como um economico commuter de dois lugares e nao o carro esporte que pretendiam https //flatout com br/o esportivo americano de motor central que nao deu certo/ com o tempo conseguiram lentamente acertar as coisas em 1985 aparecia a versao gt equipada com o v 6 a 60 graus e 2 8 litros da chevrolet e as coisas ficavam bem mais interessantes no seu ultimo ano 1988 era um carrinho esporte bem desenvolvido e interessantissimo [caption id= attachment_362048 align= aligncenter width= 999 ] fiero gt 1988 sensacional no fim[/caption] o fiero inaugurou tambem um metodo novo de construçao onde todos os paineis externos eram de plastico aparafusados numa estrutura de aço estampado isso ajudou sobremaneira o mercado de customizaçao que ate hoje faz replicas de ferrari com base em fieros entre outras coisas apesar de interessantissimo era um metodo caro usado somente mais uma vez no proximo carro desta lista supostamente uma cruza de trans am com minivan pontiac trans sport 1990 1996 a primeira minivan da pontiac nao podia ser uma coisa normal nao nos anos 1990 quando a marca ganhou uma dubia mas interessantissima vista de hoje personalidade exacerbando as caracteristicas esportivas os carros da marca exibiam pneus largos molduras plasticas e spoilers como nunca se viu desde entao https //flatout com br/lumina apv trans sport e silhouette minivan ou aspirador de po/ lançada junto da sua irma chevrolet lumina mpv importada inclusive em alguma quantidade para o brasil e baseada num carro conceito de 1986 teve pouco sucesso mas ainda hoje tem um estilo intergalactico uma deliciosa personalidade datada dos anos 90 e uma praticidade que ainda atraem uma das poucas minivans da epoca que ainda parecem interessantes pontiac grand prix gtp 1991 1996 o cupe grande de traçao dianteira da marca nos anos 1990 nao e algo memoravel por si so mas a versao gtp com seu v 6 de aluminio dohc de 3 4 litros e 215 cv e para mim o apice da pontiac nos anos 1990 pode ser cafona mas vamos encarar os fatos pontiacs sempre tenderam para este lado rodas largas um motorzao e uma cara de mau danada um carro que e emblematico de tudo que tinha de certo e errado com a marca a seu tempo o v6 ainda hoje parece sensacional aspirado girador e acoplado a um transeixo manual ou automatico opcional com potencia reduzida sim e traçao dianteira mas ainda assim um interessante se esquecido capitulo da historia da marca pontiac gto 2004 2006 quando chegou na gm em 2001 uma das primeiras coisas que bob lutz fez foi ordenar a criaçao de um novo gto usando um carro que ja existia na corporaçao essencialmente um holden monaro o nosso omega entao mas em versao cupe duas portas o carro ja era sofisticado derivado dos opel omega de suspensao independente nas quatro rodas e traçao traseira bastou alguns logotipos e o v8 chevrolet ls de 5 7 litros e 400 cv para se tornar um novo gto sua aparencia discreta e a falta de dna do gto original talvez sejam os motivos de seu relativo fracasso no mercado; mas ainda e um carro sensacional mesmo assim e uma parte importante da historia da marca pontiac solstice 2006 2009 outro bebe de lutz outro fracasso mas um carro feito para quem gosta de carro um roadster esporte para ninguem botar defeito motores de 4 cilindros dohc fortes estrutura de aluminio suspensoes independentes lutz fez um carro para ele mesmo ainda acho a versao saturn mais bonita mas o pontiac e o primeiro deles e o mais famoso e contou com uma versao cupe de vida curta mas maravilhosa morreu com a marca em 2009 https //flatout com br/pontiac solstice quando a gm fez um miata/ pontiac g8 2008 2009 a segunda tentativa de trazer o sensacional monaro v 8 australiano para os eua foi muito mais bem sucedida o seda g8 parecia que teria carreira brilhante a resposta inicial foi tao boa que se cogitou trazer a versao picape tambem mas infelizmente nao houve tempo para isso apesar de australiano o g8 parecia um bmw criado por americanos suspensao independente sofisticada nos quatro cantos do carro mas com um leve v 8 chevrolet de grande cilindrada e mais de 400 cv era realmente um carro memoravel e diferente em aparencia com mais dinheiro investido para fazer dele um membro da familia pontiac de entao e nao apenas um monaro com logotipo diferente mas no meio do caminho tinha uma pedra morreu como o solstice junto com a marca na falencia de 2009 justamente quando estava ficando realmente legal de novo bom nada e para sempre descanse em paz pontiac; melhor uma boa lembrança do que um futuro inerte e pasteurizado como parece ser o futuro de muitos hoje em dia
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