Em 1976, a Volkswagen sacramentou o conceito de hot hatch ao apresentar ao mundo o Golf GTI. O que os alemães fizeram foi pegar um hatchback que já era bom de guiar e dar a ele um motor mais potente (um 1.6 de 110 cv), suspensão mais firme e um visual mais descolado. Hoje, quase quatro décadas, o Golf GTI é quase uma instituição, e quase toda fabricante de automóveis traz um hot hatch em seu portifólio.
Para celebrar o 40º aniversário do carro (que será comemorado no início do ano que vem), a Volks acaba de mostrar o Golf GTI Clubsport, cujo motor 2.0 TSI foi recalibrado para entregar até 290 cv. O tempo passa, não?
O atual Golf GTI, com seu 2.0 TSI de 230 cv entre 4.700 e 6.200 rpm e 35,7 mkgf de torque entre 1.500 e 4.600 rpm , já é uma bela demonstração do poderio de um quatro-cilindros turbinado moderno, sendo capaz de levar o apimentado alemão até os 100 km/h em 6,4 segundos. No momento, se você quiser algo mais potente, vai precisar dar um salto e escolher o Golf R, com 300 c