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Pensatas
Há pouco mais de 15 anos, topei com uma crônica intitulada “A Desinvenção”, na qual um obscuro físico cearense ia a um congresso internacional de físicos para anunciar sua mais recente invenção: a desinvenção do automóvel. A ideia parecia absurda, mas a lista de “benefícios” resultantes da desinvenção era tão boa que empolgou os cientistas de todo o mundo. Ironicamente, a ficção parece ter sido levada a sério por gente grande e as “soluções” de mobilidade anti-carro, miram exatamente em todas as vantagens e benefícios do automóvel. É a desinvenção do carro sendo levada a sério por governos, instituições paragovernamentais e acadêmicos. Mas… por que tem que ser assim? Clique aqui para ler.
Car Culture
Afinal, quais são os carros mais velozes do planeta atualmente?
O Bugatti Chiron é, comprovadamente, o carro mais rápido do mundo – ele conseguiu chegar aos 490 km/h há poucos meses. Mas ele não é o recordista mundial de velocidade: este título vai para o Koenigsegg Agera RS, detentor do recorde desde 2017. Além disso, existem outros recordistas de velocidade, em categorias diferentes. Clique aqui para ler.
As inovações e conquistas da Lancia – e sua melancólica decadência
Pense em um carro do WRC e ele provavelmente será um Subaru ou Mitsubishi, talvez um Audi Quattro ou um Escort Cosworth, até mesmo um Peugeot 205. Mas, a menos que você tenha aprendido a gostar de rali no início dos anos 1990, ele dificilmente será um Lancia. Ainda que a fabricante italiana tenha vencido nada menos que dez vezes — sim: dez vezes — o mundial de rali. Ninguém ganhou tantos títulos de construtores no WRC quanto a Lancia.
Somente os feitos da Lancia no automobilismo seriam suficientes para lamentarmos a posição atual da fabricante. Mas ela também foi uma das fabricantes mais inovadoras — se não a mais inovadora com grande volume de produção. Clique aqui para ler.
História
A história de Ed Roth, lenda da Kustom Kulture e criador do Rat Fink
Não há dúvida de que um dos maiores nomes da Kustom Kulture é o de Ed Roth. Se você faz parte deste meio, o homem é uma lenda. E quem não está por dentro da cultura hot rodder pode não saber muito a respeito da pessoa, mas certamente conhece seu trabalho. Roth possivelmente é mais conhecido pelo personagem Rat Fink, um rato grotesco, com pelos verdes, olhos saltados – ele é quase aterrorizante. Acontece que o Rat Fink é apenas uma parcela do trabalho de Roth. Ele foi um dos principais custom builders de seu tempo, criou alguns dos hot rods mais famosos e ousados da história, e ajudou a definir a estética atual Kustom Kulture. Clique aqui para ler.
King Cobra: o esquecido Shelby de motor central-traseiro
Entre a criação do Mustang Shelby GT350, a fabricação do Shelby Cobra, e seu envolvimento no projeto do Ford GT40, Carroll Shelby encontrou tempo para transformar um carro de corrida inglês em seu primeiro (e único) carro de corridas com motor central-traseiro: o Cooper-Ford Monaco T61. Mas pode chamá-lo de King Cobra. Clique aqui para ler.
A Parati de 200 cv e os outros conceitos “EDP” da Volkswagen brasileira
A estética automotiva da década de 1990 é completamente diferente da que temos hoje. E não estamos falando apenas do design original dos carros, aquele que é criado pelas fabricantes. Tendências de personalização e tuning também mudam bastante – e possivelmente muito mais rápido que o design automotivo em si. É por isso que, hoje em dia, muitos entusiastas acham ridículos os projetos que víamos em “Velozes e Furiosos” ou Need for Speed Underground, por exemplo. Nesse contexto, os conceitos EDP da Volkswagen – especialmente a Parati EDP 200 – podem parecer deslocados no dia de hoje. Na época, eles foram revolucionários. E adiantaram tendências. Clique aqui para ler.
Técnica
Como funcionam os sistemas de injeção dupla de combustível?
Embora alguns fabricantes já tenham decretado o fim dos motores a combustão, ainda teremos um bom tempo com eles antes do domínio elétrico e é preciso desenvolvê-los para torná-los mais eficientes tanto em consumo de combustível quanto no aproveitamento deste combustível. Uma das tecnologias encontradas foi a combinação dos dois sistemas de injeção, criando os chamados “dual injection system” ou simplesmente “injeção dupla”. Clique aqui para ler.
Por que é preciso desmontar a traseira da Ferrari F50 para trocar sua embreagem?
Você certamente já havia visto antes esta foto aí de cima. Ela fez sucesso há alguns anos quando correu a internet mostrando a complexidade de uma mera troca de embreagem na Ferrari F50. É uma imagem impressionante, afinal, ela mostra uma das Ferrari mais raras da história claramente partida ao meio, como se tivesse sofrido um acidente ou mesmo como se estivesse sendo picotada para algum projeto bizarro. Mas porque tudo isso é necessário? Clique aqui para ler.
Clássicos
O guia das versões especiais do Mazda MX-5 Miata | Parte 1: primeira geração (NA)
Lançado há 30 anos, o Mazda MX-5 Miata conseguiu conquistar o coração de milhares, talvez milhões, de entusiastas ao redor do globo sem grandes revoluções. Nós já contamos toda a história do Mazda MX-5 recentemente. Agora, vamos falar sobre as edições especiais, tal qual já fizemos com outros carros icônicos para os entusiastas. Começando pela primeira geração, lançada em 1989, de código NA. Clique aqui para ler.
AutoClásica 2019: veja os clássicos incríveis do maior concurso da América do Sul
Imagine um lugar onde você pode encontrar lendas do WRC, vencedores de Le Mans, clássicos europeus modernos e do pré-guerra, muscle cars americanos e até clássicos brasileiros. Você nem precisa ir a Goodwood ou a Pebble Beach. Na verdade, você nem precisa sair da América do Sul, porque aqui ao lado, na Argentina, acontece um dos mais importantes encontros de carros clássicos do planeta: o AutoClásica. Clique aqui para ler.