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Zero a 300

30 anos do Goodwood FoS | O Cayman GT4 Manthey em Nurburgring | O novo Peugeot 208 e mais!

Bom dia, caros leitores! Bem-vindos ao Zero a 300, a nossa rica mistura das principais notícias automotivas do Brasil e de todo o mundo. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

 

Os 30 anos do Goodwood Festival of Speed

Quando o Festival da velocidade começou em 1993, Charles Henry Gordon-Lennox, o dono do castelo de Goodwood onde ocorre o festival anual, era ainda o Conde de March. O jovem Conde é agora um senhor respeitável de 68 anos de idade, e é o 11º Duque de Richmond. Um Duque é um degrau abaixo de um Rei, lembrando; estamos falando de um cara importante aqui, se considerarmos nobreza hereditária algo importante, como fazem os ingleses.

Mas Charles March é também, graças a Deus, um entusiasta do automóvel. Um que resolveu fazer de seu castelo e da pista de corrida que fica na propriedade (criada por seu avô, Frederick Gordon-Lennox, o 9º Duque de Richmond, em 1948) algo para ser apreciado não somente por ele mesmo e seus amigos.

O circuito, então em desuso , e agora é usado para corridas de clássicos no Goodwood Revival. O Festival of Speed ocorre bem na frente do castelo, efetivamente no quintal do Lorde Duque, e faz parte dele um circuito de “subida de montanha”, na estradinha em frente ao imponente Goodwood House. Um castelo construído por volta do ano de 1600, e que, portanto, tem mais de 420 anos de idade.

Este ano o patrocínio e o tema principal são os 75 anos da Porsche, que encomendou a costumeira estátua artística gigantesca com carros ao ar na frente do castelo, chamado de “Central Feature”. Este ano, a obra de Gerry Judah tem nada menos que seis Porsches clássicos suspensos no ar, sem contar os em esposição no gramado. O evento começou ontem, e vai até domingo. A festa de encerramento, como sempre, tem revoada de Spitfires, fogos de artifício, e God Save The King.

Este ano começou com dois acidentes feios, que felizmente não deixaram vítimas. Primeiro, um Jaguar MK1 dirigido pelo veterano de Goodwood, Grant Williams, perdeu uma roda, que ultrapassou o carro e caiu pulando no meio da multidão; felizmente ninguém se machucou.

Depois, o protótipo Hyundai RN22e, um carro único elétrico com tração nas quatro rodas e 580 cv, obviamente caríssimo como qualquer protótipo, vazou reto numa das curvas do circuito e deu de frente com um muro, passando por entre as clássicas Straw Bales, os fardos de feno. Felizmente, de novo, ninguém se machucou. E hoje foi apenas o segundo dia do evento!

No mais, O festival continua uma maravilhosa festa que merece ser visitada por todo entusiasta pelo menos uma vez na vida. Este ano uma série de carros, como sempre, foram apresentados no evento, alguns deles já aparecendo aqui no zero a 300: a recriação do Bentley Speed Six, o Ariel Atom 4R, o Lotus Emira-AMG, o novo Caterham Project V, o Aston Martin Valour. O Ineos Grenadier Quartermaster também estreou lá, e pudemos ver, pela primeira vez num ambiente real, o novo Singer 911 inspirado pelos Porsche 934/935. Que por sinal, no mundo real parece bem estranho…

Uma festa maravilhosa que desejamos se repita por mais 30 anos. Vida longa ao Goodwood Festival of Speed! (MAO)

 

Este é o novo Ineos Grenadier, a picape “Quartermaster”

O novo Land Rover Defender, se você não reparou, é apenas uma perua, em vários tamanhos. Não há mais as populares picapes derivadas dele. Mas os órfãos desse tipo de carro, não devem chorar: seus pobremas se acabaram-se! A versão picape cabine dupla do Ineos Grenadier, o “Quartermaster”, foi oficialmente lançada no Goodwood Festival of Speed.

Esta é uma das poucas vantagens reais de um chassi separado, falando de forma puramente técnica: cria-se um chassi parrudo, e nele pode se montar inúmeras carrocerias. A Ineos definitivamente parece ter sido mais inteligente que a JLR aqui.

A picape é 305 mm mais comprida em comparação com a perua, e a caçamba tem uma capacidade máxima de carga de 760 kg. Esta caçamba mede 1.564 mm de comprimento e 1.619 mm de largura, o que significa que pode acomodar um pallet europeu padrão, como é o caso da perua também. A tampa traseira pode suportar até 225 kg quando aberta, e a capacidade de reboque é de 3.500 kg.

O resto do carro é o que já conhecemos: os motores BMW seis em linha turbo de 3 litros, 286 cv a gasolina, ou 248 cv a diesel; a velocidade máxima é limitada a 160 km/h, e pode acelerar de 0-100 km/h em respectivamente 8,8 e 9,8 segundos. A transmissão é automática, a tração é nas quatro rodas com reduzida, e os dois eixos são rígidos. O preço ainda não foi divulgado, mas os níveis de acabamento e opções serão iguais aos do Grenadier perua. (MAO)

 

Peugeot lança linha 2024 do 208, mas deixa turbo para depois

O Peugeot 208 ano/modelo 2024 foi apresentado, mas em completo anticlímax: a esperada versão 1.0 turbo vai ficar para depois. Por enquanto sabemos apenas como serão as versões com os powertrains que já conhecemos no carro: o 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 mkgf com câmbio manual de 5 marchas, e o 1.6 aspirado de 120 cv e 15,7 mkgf, com transmissão automática de 6 marchas.

As versões Allure e Griffe, ainda não apresentadas, devem receber o motor Fiat, usado no Pulse por exemplo, com 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 mkgf. O câmbio será o CVT de 7 marchas simuladas. De novidades mesmo, só realinhamento de equipamentos e versões. Nem os preços foram divulgados ainda. Detalharemos tudo quando a Peugeot lançar todas as versões, e os carros ficarem disponíveis, com seu preço divulgado. (MAO)

 

Lamborghini SC63 é arma para Le Mans 2024

Ao contrário da arquirrival Ferrari, a tradição da Lamborghini nas pistas é quase nula. Mas isso parece estar prestes a mudar. Conheça o Lamborghini SC63: o carro de corrida LMDh com a marca do touro.

Não parece nada com um Lambo: como todo LMDh, tem um desenho semi-padronizado. A marca se limita a dar apenas dicas de onde o carro vem, como as luzes em forma de Y, uma tendência recente da marca italiana. O chassi monocoque vem da Liger, já que as regras da LMDh exigem que todos os carros tenham chassis de um seleto grupo de fornecedores.

O motor é específico e sob medida: um V8 de 3,8 litros biturbo. Não foi divulgado sua potência, mas com o sistema híbrido exigido pela categoria, a potência total fica, claro, no máximo permitido de 680 cv.

Os componentes híbridos incluem um gerador no motor e bateria com uma unidade de controle eletrônico Bosch. Uma transmissão compartilhada é usada entre todos os carros LMDh, mas a Lamborghini ajustou as relações dela para melhor atender a seus propósitos, obviamente.

Um carro participará de uma temporada completa no Campeonato Mundial de Endurance da FIA em 2024, e outro vai participar do campeonato IMSA nos EUA. Eles farão parte da equipe Iron Lynx, que já correu com a Lamborghini com um Huracan GT3 Evo 2 no IMSA e na série GT World Challenge Europe. Os pilotos serão Mirko Bortolotti, Andrea Caldarelli, e os estreantes Daniil Kvyat e Romain Grosjean, que vêm da Fórmula 1. (MAO)

 

Porsche 718 Cayman GT4 RS com kit Manthey: 7min e 3 seg em Nurburgring

A “equipe semi-oficial” para fazer tempos em “carros de rua” da Porsche, a Manthey, acaba de mostrar os frutos de seus ajustes já tradicionais nas versões mais radicais dos Porsches. Agora, é a vez do 718 Cayman GT4 RS.

O kit Manthey para o carro adiciona ajustes aerodinâmicos e de suspensão, para fazer do carro já bem radical, um produtor de números milagrosos no circuito de Nurburgring, algo absolutamente necessário mercadologicamente hoje em dia. Basicamente, é criado pela Porsche e comercializado pela empresa “de fora”.

O tempo? A volta em Nurburgring é em 7min03s121s. Isso representa uma melhoria em de mais de seis segundos em relação ao carro sem o kit. A volta recordista foi feita pelo piloto e embaixador da marca, Jorg Bergmeister. O carro tinha pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R.

O kit consiste primeiro de uma nova asa traseira mais larga que a anterior e com laterais maiores. Atualizações também são feitas na tampa traseira do motor com reforços de carbono que podem suportar o aumento das forças aerodinâmicas. A uma velocidade de 200 km/h, este novo setup gera 168 kg no eixo traseiro, contra 87 kg do carro normal. Novas molas ajustáveis 20% mais rígidas, e pastilhas de freio especiais completam o kit.

O Kit Manthey não afeta garantia, e pode ser instalado pelo seu revendedor Porsche; o preço e quando estará disponível, não foi divulgado ainda. (MAO)