FlatOut!
Image default
História

Motores Lendários: o primeiro V12 BMW

Nossa história de hoje, inevitavelmente começa no carro que apresentamos ontem, o BMW 700, aquele pequeno “Porsche” em escala 1:2 que a BMW lançou em 1959, e que a ajudou a sobreviver como empresa. Isso porque o “Barão” Alex Von Falkenhausen chegou a desenhar um pequeno motor quatro cilindros em linha de 1 litro, arrefecido a líquido, OHC e deitado para um lado para ficar mais baixo, para ser usado num “BMW 1000” baseado no 700, que nunca aconteceu. Mas este motor acaba se tornando uma lenda por si mesmo: virou o 4 em linha “1500” do “Neue Klasse” de 1962, o carro que é o template de todo sedã BMW até hoje. Este motor OHC com válvulas opostas por balancins e comando acionado por corrente ficaria famosíssimo como um 4 em linha. Mas realmente elevou a BMW para outro patamar quando virou um seis em linha em 1968: o seis “grande” da BMW, código M30. De 1968 até o