eu tinha 11 ou 12 anos quando descobri que as diferenças do portugues de portugal iam alem do sotaque e do uso do infinitivo no lugar do gerundio sem nada para fazer em uma tarde de ferias topei com o livro schifaizfavoire dicionario de portugues do mario prata comecei a ler despretensiosamente e descobri o que eram carrinhas travoes e descapotaveis entre outras curiosidades divertidas e intrigantes [gt40 content tag= salvem as peruas widget= 1 ] nessa mesma epoca la por 1995/1996 começaram a aparecer umas revistas estrangeiras em uma banca perto de casa sai com uma ediçao da auto hoje e me pus a ler a revista lusitana ja conhecendo a terminologia dos tugas quando deparei com uma frase que dizia os travoes sao equipados com sistema anti travagem como assim travoes que nao travam levei alguns segundos ate me dar conta que a revista falava do abs o sistema que impede o travamento das rodas durante uma frenagem algo relativamente novo no mercado brasileiro — e ate em alguns segmentos da europa — naquela epoca apesar desta recencia na adoçao do abs o sistema e uma invençao antiga tao antiga na verdade que precisou esperar a evoluçao tecnologica para ser colocada em pratica e claro que vamos contar essa historia ou voce achava que este post seria sobre os termos automobilisticos de portugal a historia dos freios abs começa ha quase 90 anos em 1929 quando o pioneiro da aviaçao gabriel voisin fez experimentos com sistemas hidraulicos que modulavam a pressao dos freios de seus avioes para reduzir o risco de travamento das rodas durante as aterrissagens ele usava uma aleta que se movia de acordo com a velocidade do aviao em solo para regular a pressao da frenagem era um sistema pouco confiavel mas serviu para mostrar que uma frenagem sem travamento das rodas poderia ser mais eficiente tanto que somente depois do experimento de voisin o alemao karl wessel registrou a patente de um sistema anti travamento e em 1936 robert bosch fez o mesmo com um outro sistema nenhum dos dois contudo chegou a desenvolver um produto pronto para ser adotado em escala foi somente quando dunlop desenvolveu seu sistema que os freios anti travamento se tornaram um padrao na aeronautica e chegaram pela primeira vez aos carros batizado dunlop maxaret o sistema usava um volante inercial para ativar uma valvula de controle de pressao nas linhas de freio o volante inercial era ligado a um tambor ligado a roda ele ficava instalado na parte interna da roda fazendo contato por um disco de borracha o volante era conectado ao tambor por uma embreagem unidirecional em caso de travamento ou deslizamento da roda a razao entre a rotaçao do tambor e do volante aumentava e caso passasse de 60 graus o tambor era empurrado contra uma valvula que liberava o fluido do sistema em um reservatorio para reduzir a pressao no sistema quando a roda voltasse a girar e igualasse a velocidade do volante a valvula era aberta e a pressao na linha de freio voltava a aumentar o sistema podia executar este ciclo de controle de pressao ate 10 vezes em um segundo e podia manter a pressao baixa por ate quatro segundos o maxaret tambem permitiu uma reduçao de 30% no espaço de frenagem reduziu o risco de achatamento da banda dos pneus pelo esfregamento em casos de travagem praticamente eliminou os riscos de estouros e ainda permitiu que os avioes pousassem com segurança em pistas cobertas por gelo ou agua mais ainda a confiabilidade o maxaret o levou a ser desenvolvido para uso em veiculos terrestres em 1958 dez anos apos seu lançamento o road research laboratory do reino unido adaptou o maxaret em uma moto super meteor da royal enfield os resultados foram excelentes a distancia de frenagem tambem foi reduzida em 30% e os riscos de quedas e acidentes decorrentes do travamento das rodas poderia ser eliminado o diretor tecnico da royal enfield contudo achou que o sistema nao teria futuro e por isso descartou sua adoçao no fim das contas foi a royal enfield que nao teve futuro — ela acabou vendida a norton em 1967 e falida em 1971 a atual royal enfield e uma outra empresa mas isso e papo para outra hora o sistema tambem foi usado no ferguson p99 — o primeiro monoposto de corridas com traçao integral — e no jensen ff que chegou a ser oferecido com os freios anti travamento da dunlop e foi na pratica o primeiro carro da historia equipado com abs contudo o abs mecanico do jensen nao era confiavel como o maxaret mecanico hidraulico dos avioes e acabou abandonado ainda nos anos 1960 o abs so foi funcionar do jeito que conhecemos hoje depois do advento do transistor que permitiu a miniaturizaçao dos eletronicos em 1963 a daimler benz começou a trabalhar em um sistema de controle eletro hidraulico para os freios e tres anos mais tarde juntou se a teldix uma joint venture formada pela telefunken e pela bendix na europa que desenvolveu uma versao eletronica analogica do sistema o conceito basico e o mesmo utilizado ate hoje um sensor mede a rotaçao da roda e atua valvulas solenoides no sistema hidraulico dos freios para reduzir sua pressao e impedir o travamento o sistema foi apresentado a imprensa em 1970 como mercedes benz/teldix anti bloc system em uma sessao de testes que mostrou menores distancias de frenagem e maior estabilidade e controle do carro em curvas o problema e que o sistema era eletronico analogico com quase 1 000 componentes o que o tornava caro e pouco confiavel para a produçao em grande escala [youtube id= cmtqlicw6fa width= 620 height= 350 ] paralelamente a isso os americanos desenvolviam suas versoes do abs a ford saiu na frente oferecendo um sistema chamado sure track desenvolvido pela kelsey hayes para o lincoln continental e para o ford thunderbird em 1969 o sistema tinha controle eletronico mas funcionava apenas para as rodas traseiras a chegada do abs ao mercado contudo se deu amplamente em 1971 foi quando a chrysler juntou se a bendix para produzir um sistema computadorizado chamado sure brake que tinha tres canais hidraulicos sensores nas quatro rodas e foi oferecido na linha de 1971 do imperial a gm lançou o trackmaster oferecido nos cadillac e no oldsmobile toronado a nissan juntou se a denso para lançar o primeiro abs eletronico do pais no nissan president e a fiat lançou o antislittamento em seu caminhao 691n1 — o primeiro utilitario com abs todos estes sistemas contudo ainda eram eletro mecanicos complexos e caros — por isso eram opcionais oferecidos apenas em modelos de luxo tinham apenas dois canais ou atuavam somente sobre as rodas traseiras o grande salto aconteceu em 1975 quando a bosch comprou a teldix e investiu em circuitos integrados e tecnologia digital para simplificar o sistema e torna lo mais confiavel em vez de 1 000 componentes o novo sistema da bosch tinha apenas 140 [youtube id= 9igsebsv9rm width= 620 height= 350 ] em 1978 a segunda geraçao do abs da teldix/bosch ficou pronta e foi oferecida no mercedes benz w116 que se tornou o primeiro carro produzido em serie equipado com abs eletronico nas quatro rodas
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