foto i_am_lee_sam/flickr toyota as pessoas normais associam a fabricante japonesa a sedas confiaveis e confortaveis ainda que meio sem graça o pessoal mais velho e os fas de off roaders lembram logo do classico bandeirante ja os entusiastas preferem lembrar do desempenho do lendario toyota celica no wrc do iconico toyota supra que embala nossa imaginaçao em games de corrida e filmes sobre carros ha mais de duas decadas e claro do toyota ae86 que faz a cabeça dos fas do dorifuto e e neste ultimo item que vamos focar nossa atençao hoje [gt40 content tag= jdm widget= 1 title= aos fas do jdm ] alias vamos ser mais precisos e aproveitar para recapitular o toyota ae86 e uma versao do corolla do anos 80 a unica de sua geraçao com motor longitudinal e traçao traseira e a unica equipada com o motor 4a ge este uma configuraçao especifica do motor a da toyota seu visual bacaninha seu tamanho compacto e suas capacidades dinamicas aliadas o motor 1 6 com comando duplo no cabeçote cheio de potencial lhe garantiram boa recepçao imediata pelos entusiastas e lhe tornaram uma escolha popular como project car desde seu lançamento ate hoje e provavelmente por muitos anos ainda mas para falar do motor 4a ge precisamos primeiro falar brevemente do projeto que lhe deu origem o motor a da toyota começou a ser desenvolvido no fim dos anos 70 para equipar o toyota tercel e o intuito era o de qualquer motor pequeno quando e lançado melhor desempenho menor consumo de combustivel e emissoes de poluentes mais baixas este e o toyota tercel carinha simpatico nao apresentado em 1978 o motor a era oferecido apenas com deslocamento de 1 5 litro 1a com bloco de ferro fundido cabeçote de aluminio com comando simples e carburador de corpo duplo entregava 80 cv a 5 600 rpm e 11 5 mkgf de torque a 3 600 rpm em 1979 vieram as versoes 2a de 1 3 litro e 65 cv e 3a que foi o sucessor do motor 1a e tambem deslocava 1 5 litro porem era equipado com um catalisador e entregava 75 cv os motores 1a e 3a tinham diametro dos cilindros de 77 5 mm e curso de 77 mm totalizando 1 452 cm³ de deslocamento o 2a por sua vez tinha diametro de 76 mm e curso de 71 4 mm para um total de 1 295 mm de deslocamento entao em 1980 veio o 4a o metodo escolhido pela toyota para aumentar o deslocamento do motor fez toda a diferença em seu carater o diametro dos cilindros foi aumentado para 81 mm mas o curso permaneceu em 77 mm deslocando no total 1 587 cm³ se voce tem alguma noçao de mecanica ja deve ter sacado o 4a era um motor superquadrado com diametro maior que o curso dos pistoes o que por natureza ja o tornava um motor girador foram feitas diversas variaçoes deste motor com comando simples e duplo; com 8v 16v ou 20v; carburados e com injeçao eletronica as versoes carburadas entregavam potencia entre 78 cv e 90 cv dependendo da taxa de compressao que variava entre 9 0 1 e 9 3 1 e da presença ou ausencia do catalisador o comando duplo no cabeçote com quatro valvulas por cilindro foi introduzido em 1983 com o motor 4a ge no cofre do toyota ae86 o cabeçote foi desenvolvido pela yamaha com quem a toyota ja havia feito uma parceria antes nos anos 60 com o mitico grand tourer 2000gt e seu motor de dois litros com seis cilindros tres carburadores e 150 cv como uma das mais tradicionais fabricantes de motocicletas do mundo a yamaha manja uma ou duas coisinhas sobre motores giradores e eles capricharam com injeçao eletronica multiponto taxa de compressao de 9 4 1 valvulas dispostas em um angulo de 50° comandos com graduaçao bastante agressiva e coletor de admissao de alto fluxo com dutos maiores o primeiro 4a ge entregava pelo menos 120 cv a 6 600 rpm e 15 mkgf de torque a 5 800 rpm reparou que estes numeros sao bem parecidos com os de alguns motores 1 6 16v modernos pois e o corte de giro ocorria as 7 600 rpm rotaçoes altas para um quatro cilindros naturalmente aspirado e facil confundir o 4a ge com o 4a fe outra versao de 16 valvulas do motor 4a introduzia em 1987 os dois sao bem parecidos olhando de fora contudo o motor 4a fe era mais manso voltado a economia de combustivel e por isso trazia algumas diferenças fundamentais as valvulas ficavam dispostas em um angulo mais fechado e eram menores; o coletor de admissao era bem mais restritivo e a injeçao eletronica tinha calibragem mais contida como resultado o 4a fe tinha 105 cv e girava menos com corte de giro as 6 300 rpm blue top mas vamos voltar ao nosso astro o 4a ge apesar do bloco de ferro fundido era bastante leve com 123 kg a versao com quatro valvulas por cilindro teve tres geraçoes diferentes entre 1983 e 1991 que receberam apelidos de acordo com a cor da inscriçao na tampa de valvulas blue top letras pretas e azuis produzido de 1983 a 1987 red & black top letras pretas e vermelhas produzido de 1987 a 1989 e red & black top letras vermelhas de 1989 a 1991 havia algumas diferenças tecnicas entre os tres red & black top o motor red & black top tinha bronzinas maiores nas bielas e bloco com sete reforços transversais em vez de apenas tres ja o red top utilizava um coletor de admissao direferente dos outros dois com dutos menores que dispensava o sistema de valvulas borboleta empregado nas geraçoes anteriores o sistema era uma forma de compensar a falta de fluxo em baixas rotaçoes ocasionada pelos dutos muito grandes que favoreciam o fluxo em rotaçoes mais altas [youtube id= bqsquq_volq width= 620 height= 350 ] e comum que se pinte a tampa de valvula do motor red top toda de vermelho no japao em 1991 o motor 4a ge ganhou uma nova versao chamada silver top nao era apenas a cor da tampa de valvulas que mudava o cabeçote tambem era completamente diferente com vinte valvulas cinco por cilindro; tres de admissao e duas de escape e taxa de compressao de 10 5 1 o coletor de admissao agora era do tipo plenum com corpos de borboleta individuais e a toyota ainda adicionou seu sistema vvt i para variar a geometria no comando das valvulas de admissao aumentando o rendimento do motor em rotaçoes mais altas era um motor capaz de entregar 160 cv a 7 400 rpm e 16 5 mkgf de torque a 5 200 rpm em 1995 foi lançado o 4a ge black top evoluçao final do motor produzida ate 2000 com taxa de compressao ainda mais alta alem de corpos de borboleta de maior diametro 45 mm contra 43 mm o 4a ge passou a entregar 165 cv a 7 800 rpm com o torque identico ao do silver top existiu ainda o motor 4a gze que foi produzido entre 1986 e 1995 e adicionava a receita um supercharger do tipo roots operando a 0 6 bar fora os pistoes reforçados o motor era identico ao 4a ge 16v mas a sobrealimentaçao garantia potencia similar a da versao de 20 valvulas porem mais torque 160 cv e 21 4 mkgf [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o 4a ge nao era um motor revolucionario mas era muito bem projetado robusto e de manutençao simples com isto ele aceita muito bem modificaçoes naoincomum que se colocasse o cabeçote de vinte valvulas no motor de 16 valvulas ou que se use o 4a gze como base para projetos turbo pois os componentes internos reforçados ja facilitavam bastante o trabalho [youtube id= yiqxt2biwak width= 620 height= 350 ] comparaçao direta de desempenho entre o 4a gze com supercharger e com turbo vamos tomar como exemplo o carro de keiichi tsuchiya o drift king que ja o acompanha a anos a receita empregada no ae86 do piloto japones e eficiente e bastante popular o motor 4a ge foi preparado pela tec art e tem cabeçote de 20 valvulas originalmente era um 16v com comando duplo da toda e injeçao eletronica com essas pequenas mudanças o motor que originalmente entregava pouco mais de 130 cv agora produz 175 cv com limite de rotaçoes ligeiramente maior acima das 8 000 rpm [youtube id= wki_gvjbieg width= 620 height= 350 ] contudo com modificaçoes mais pesadas comandos de graduaçao mais agressiva valvulas mais leves e resistentes componentes forjados e reprogramaçao eletronica nao e tao dificil assim chegar as 10 000 rpm e mais de 200 cv sem qualquer tipo de induçao forçada o cabeçote de 20 valvulas e praticamente mandatorio nesta situaçao mas por sorte a trd divisao esportiva da toyota oferece kits prontos ate hoje sem falar na imensa variedade de preparadoras japonesas especializadas no 4a ge o carro abaixo por exemplo entrega 220 cv a 10 000 rpm [youtube id= ejnzyzbgcf0 width= 620 height= 350 ] ja o video abaixo mostra em detalhes o retrabalho de um 4a ge de vinte valvulas novo comandos polimento dos dutos substituiçao das camisas de cilindro por outras de menor atrito com pistoes mais leves a instalaçao de corpos de borboleta individuais com cornetas o motor pertence ao carro do espanhol jorge azcoitia um sprinter trueno que ja foi a nurburgring nordschleife algumas vezes e ja teve sua historia contada aqui [youtube id= jd 57kg5_rq width= 620 height= 350 ] nao e a toa que alem do ae86 o 4a ge costuma ser muito utilizado em engine swaps seu tamanho compacto favorece por exemplo a instalaçao no pequeno starlet kp61 que apareceu ha pouco tempo aqui no flatout [youtube id= pwr2johycva width= 620 height= 350 ] inspirador nao mas melhor ainda e saber que os ae86 fabricados ate de 1988 ja podem entrar no brasil sugestao do leitor victor
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