dizem que nao existe nada mais caro que um mercedes barato e isso ate e verdade mas geralmente e aplicado do jeito errado um mercedes barato que sai caro sao aqueles carros muito abaixo do valor medio com algumas pendencias de revisao como o classico ar condicionado gelando precisa somente de uma carga de gas que e tao facil e simples que o sujeito nao arruma se voce comprar um mercedes usado bem conservado com historico de manutençao e que nao tenha passado por mais maos que uma cg125 1982 e estiver consciente dos custos envolvidos nesta compra voce pode fazer um bom negocio — como os modelos desta lista selecionados por mim com uma pequena ajuda de um tecnico certificado pela propria mercedes benz no brasil nosso parceiro de longa data guilherme bogossian antes de começar ja adianto que voce nao encontrara nenhum modelo amg nao e por que eu nao gosto mas porque esta e uma dica preciosa a amg tem sua aura e voce certamente sera visto de outra forma dentro de um modelo da divisao esportiva so que a capacidade do carro e proporcional ao custo de componentes de desgaste natural discos e pastilhas de freio sao exclusivos da amg; similares somente das linhas de topo da brembo e wilwood lubrificantes sao mais caros e o intervalo de trocas e menor e nao estou falando apenas do lubrificante do motor mas tambem do cambio e do diferencial com os pneus e a mesma coisa estamos falando de pilot sport cup e p zero pra cima depois a menos que voce opte pelo estilo hoonigan para usar um eufemismo voce tera pouco lugar para explorar o potencial de um amg como gostaria ou como o carro merece havera os track days claro mas ja pensou quanto custa ralar um para choque amg numa barreira de pneus por essa razao eu deixei os amg de fora porque a linha mercedes e abrangente o suficiente para que voce possa curtir a propriedade de um mercedes com desempenho mais que satisfatorio sem se preocupar com os custos de um esportivo especializado alem disso aqui vai outra dica das boas as peças de reposiçao originais da mercedes tendem a baratear quando uma geraçao sai de linha enquanto sua sucessora o modelo mais atual estiver em linha esta geraçao anterior tem peças mais acessiveis nas concessionarias — e elas so voltam a subir quando os estoques locais esgotam pois a partir dali elas serao importadas por encomenda dito isso vamos a lista dos meus cinco modelos escolhidos os dois primeiros usam motores v6 e tem uma boa relaçao peso/potencia o e350 coupe e o slk350 sao propostas diferentes um estradeiro para viajar a dois ou com um filho unico e ainda criança o outro e para curtir a subida da serra as estradinhas no fim de semana com a capota aberta nas meias estaçoes o estradeiro e350 2010/2011 este e para quem procura um carro ao estilo gra turismo um estradeiro nato confortavel potente e espaçoso para devorar quilometros sem quebrar as costas rejeitado pelo seu visual pouco ortodoxo para um mercedes este e350 e uma perola perdida na praia nesta geraçao a mercedes matou o clk e o dividiu em dois carros — os dois carros que se uniram para gera lo nos anos 1990 o classe c e o classe e explico o clk lançado em 1998 c208 usava a plataforma leve e compacta da classe c w202 com o visual refinado da classe e w210 na geraçao seguinte c209 foi a mesma coisa a base era o classe c w203 e o visual era do classe e w211 este classe e coupe usa como base o classe c w204 mas o visual e do classe e w212 so que ele e o verdadeiro sucessor do clk como seu codigo c207 [gallery type= grid link= file size= large ids= 256158 256159 256156 ] aqui esta a sacada a mercedes nao vendeu no brasil o c350 coupe e o c250 coupe da mesma epoca esta na faixa de r$ 85 000 a r$ 100 000 porem com um motor 1 8 turbo cgi quatro cilindros de 211 cv o e350 coupe parte dos r$ 85 000 e vai ate r$ 105 000 porem com um v6 de tres litros com 306 cv e nao pense que ele e beberrao o v6 tambem tem injeçao direta e tem consumo misto declarado de 13 km/l o c250 tem consumo misto declarado de 14 km/l na pratica isso significa que voce vai de zero a 100 km/h em 6 5 segundos e chega aos 250 km/h se nao der um jeito de desativar o programa de limitaçao de velocidade maxima e como e um classe e e nao um classe c voce tera amenidades como drl teto panoramico deslizante bancos semi esportivos limpadores de pastilhas de freio cambio automatico adaptativo suspensao adaptativa caixa de direçao com relaçao variavel sistema multimidia ar condicionado de duas zonas e airbags laterais de cortina e de joelhos alem disso ele e um dos raros cupes modernos oferecidos sem colunas b e sem molduras nas janelas voce abre as quatro janelas laterais e tem aquela imensa abertura dos cupes classicos o gentleman driver slk350 2006 a 2008 agora se voce nao faz questao do banco traseiro nessa mesma faixa de preço e possivel encontrar o slk350 porem voce tera que voltar alguns anos ate 2006 ou 2007 o motor tambem e um v6 aspirado de tres litros porem de uma geraçao anterior ao do e350 mesmo assim ainda estamos falando de 272 cv capazes de levar o slk aos 100 km/h em 5 6 segundos com um automatico de sete marchas e a maxima de 250 km/h limitada eletronicamente por ser o modelo de entrada dos conversiveis da mercedes e ja ter quase 15 anos ele nao e exatamente luxuoso nao ha suspensao ajustavel nem caixa de direçao de relaçao variavel e outros equipamentos encontrados em modelos mais convencionais atualmente mas ele ainda tem o cambio automatico de seis marchas com trocas no volante tem ar condicionado de duas zonas e em alguns exemplares acionamento remoto da capota e o aconchegante airscarf que sopra ar quente no seu pescoço nos dias frios depois destes trago duas opçoes familiares da mesma geraçao tambem com propostas diferentes mas com resultados semelhantes um seda/perua e um crossover estes sao para quem tem mais de um filho para quem tem filhos ainda na primeira infancia e precisa de espaço para o aparato infantil ou simplesmente para quem gosta desses formatos de carroceria familia raiz c250 2012 a 2014 lembra da epoca em que o classe c vendia mais que alcool em gel pois e nosso mercado foi inundado pelos mercedes w204 a geraçao anterior da classe c e isso significa que agora voce pode encontrar algumas versoes bem legais por preços acessiveis no mercado de usados o mais interessante deles na minha opiniao e o c250 cgi 2012 a 2014 ja com o facelift e com o motor 1 8 turbo de injeçao direta e 204 cv combinado ao cambio automatico de sete marchas esse conjunto leva o seda do zero aos 100 km/h em 7 4 segundos e se continuar com o pe cravado aos 240 km/h trata se de um modelo que nao sentiu tanto a passagem do tempo tem um bom espaço interno para quatro ocupantes adultos bom espaço no porta malas 480 litros sistema multimidia ar condicionado de duas zonas airbags laterais e de cortina teto solar e cruise control mas ainda nao adaptativo voce encontra os modelos mais antigos por r$ 69 000 e os mais novos por r$ 85 000 caro talvez mas ja viu quanto custa um corolla altis 2015 familia moderna glk220 cdi 2013/2014 quem nao e muito chegado em sedas e prefere a versatilidade dos crossovers aqui vai uma dica bacana para encher com a familia e pegar a estrada o glk220 cdi o modelo e baseado na mesma geraçao do c250 porem equipado com motor turbodiesel 2 1 de 170 cv nao e dos mais esportivos mas estamos falando da faixa de preço do compass diesel — entre r$ 110 000 e r$ 120 000 — ainda que quatro anos mais antigo tem tudo o que o mercedes c250 tem porem com traçao integral — requisito para oferecer o motor diesel no brasil nao e dos mais empolgantes mas zero a 100 km/h em 8 8 segundos e maxima de 205 km/h com consumo combinado proximo dos 15 km/l nao e nada mau por ultimo termino com uma opçao para quem quer algo mais esportivo razoavelmente barato de comprar barato de manter e barato de preparar para uso na cidade e estrada um carro bacana moderno e confortavel para solteiros ou casais sem filhos que tem so um carro para tudo o clc200 kompressor o project car versatil clc200 kompressor 2010 a 2012 o clc200 e um carro que deveria valer menos do que custa no mercado de usados isso porque ele e baseado na geraçao w203 da classe c modificado para se parecer um w204 de dois volumes e isso e evidente na parte de dentro do carro que tem painel e bancos no padrao da geraçao anterior mas isso e so um detalhe por menos de r$ 40 000 voce ja encontra um belo exemplar deste hatchback de traçao traseira com motor sobrealimentado todos os que vieram para o brasil usam o motor 1 8 kompressor com um compressor de polia que o ajuda a produzir 184 cv ja e uma potencia interessante para um carro que pesa cerca de 1 400 kg — vai de zero a 100 km/h em 8 5 segundos e a maxima de 235 km/h mas como ele tem um compressor conectado a uma polia voce pode ganhar potencia apenas modificando o diametro desta polia para alterar sua relaçao com o virabrequim faze lo girar mais produzir mais pressao e aumentar sua potencia os dinamarqueses da kleeman por exemplo produzem o kit 200 k1 que usa um piggyback uma polia de menor diametro uma correia mais longa e um filtro de ar menos restritivo que eleva a potencia dos 184 cv para 215 cv enquanto a brabus tem um kit para elevar a potencia em 46 cv o que coloca seu hatchback na casa dos 230 cv em qualquer caso voce tera um mercedes com o padrao minimo de modernidade e mais de 200 cv para curtir gastando menos de r$ 60 000 e com sorte voce encontrara a versao mais completa com teto panoramico e bancos com revestimento integral de couro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.