e bem conhecido o fato de que alem dos eua o ford galaxie tambem foi fabricado no brasil na verdade o grandalhao da ford e um dos classicos mais queridos na historia da industria automotiva brasileira e ontem dia 16 de fevereiro de 2017 completaram se 50 anos do inicio da produçao nacional do ford galaxie primeiro carro de passeio fabricado no brasil pela companhia americana claro houve o ford modelo t nos anos 1920 mas ele nao era fabricado aqui apenas montado com componentes importados ele tambem foi o maior carro produzido no brasil em dimensoes 5 33 metros de comprimento dois metros cravados de largura e 3 02 metros de entre eixos mais do que isto ele era o full size da ford nos eua o que significa que ele era um carro grande ate mesmo para os padroes americanos nosso galaxie era baseado na terceira geraçao do modelo americano lançada por la em 1965 e produzida ate 1968 por aqui ele foi fabricado ate 1983 ate entao era comum que os automoveis feitos no brasil fossem projetos estrangeiros e alguns deles nem sofriam tantas alteraçoes em relaçao aos que lhes deram origem [youtube id= 6lnp8jmz3oq width= 620 height= 350 ] o galaxie de 1967 era um caso visualmente era identico ao galaxie seda americano em visual e mecanica o motor era um v8 small block da familia y block com deslocamento de 4 5 litros e 164 cv nos eua alem do galaxie ele foi usado no mercury cougar e tambem no ford thunderbird no brasil havia sido utilizado antes pela picape f100 com o passar dos anos o galaxie foi ganhando novas versoes e motores mais potentes primeiro em 1969 uma versao de 4 8 litros apresentada no galaxie ltd com 190 cv e logo estendida para a versao de entrada rebatizada como galaxie 500 em 1976 foi a vez do luxuoso landau cujo nome era justificado pela capota revestida em vinil com adornos nas colunas posteriores inspirados pelas carruagens conversiveis do inicio do seculo xx ele tinha o mesmo v8 canadense de cinco litros e 199 cv brutos do maverick gt naquele mesmo ano o galaxie brasileiro ganhou uma cara so sua a carroceria seguiu sem alteraçoes em suas linhas gerais mas a dianteira passou a contar com farois circulares dispostos na horizontal e as lanternas traseiras agora vinham em dois conjuntos de tres retangulos ficando mais baixas e longas e foi assim ate 1983 quando o galaxie saiu de linha no brasil pois os preços dos combustiveis ja nao eram compativeis com o antigos motores v8 carburados o motor nunca foi completamente adequado ao peso do galaxie que chegava perto dos 1 800 kg mas velocidade nao era exatamente o apelo do enorme seda no brasil ele precisava de um rodar silencioso acabamento de primeira e espaço interno de sobra e tinha tudo isto la fora porem tambem existiram versoes bem interessantes do galaxie e e claro que a gente vai falar delas encare como nossa homenagem ford fairlane galaxie skyliner a primeira geraçao do ford galaxie foi lançada em 1958 e ainda estava na era banheiras americanas cheias de cromados com pintura de duas cores e rabo de peixe na traseira mas ele nao era bem um galaxie a verdade e que todos os carros daquela epoca eram meio parecidos e muitas vezes ganhavam versoes com nomes diferentes estas em alguns casos eram tratadas como modelos separados mesmo que nao fossem por isto a primeira geraçao do galaxie era na verdade uma versao do ford fairlane seu motor mais potente era um v8 de 5 7 litros 352 pol³ capaz de entregar 300 cv mas o que o primeiro galaxie tinha de mais bacana era o teto rigido retratil automatico do galaxie skyliner que se dobrava para caber no porta malas claro mal sobrava espaço no porta malas e o mecanismo que permitia tal manobra era caro e complicado ele e um dos unicos conversiveis com banco traseiro e capota automatica na historia do automovel e foi o unico ate 2006 quando foram lançados o pontiac g6 conversivel o peugeot 206 cc e o volkswagen eos o acionamento da capota era demorado levava quase tres minutos e e algo bem curioso de se ver [youtube id= 6lnp8jmz3oq width= 620 height= 350 ] ford galaxie starliner na transiçao entre as decadas de 1950 e 1960 os estados unidos estavam em polvorosa com a chamada corrida espacial a disputa entre eua e uniao sovietica pela liderança nas exploraçoes espaciais que começou em 1955 e culminou em 1969 com a chegada da espaçonave americana apollo 11 a lua [youtube id= oelqkywttge width= 620 height= 350 ] talvez por isto a ford parecesse tao obcecada por termos de conotaçao espacial depois do galaxie skyliner em 1960 foi a vez da dupla starliner e sunliner o galaxie maneirou na opulencia e assumiu uma aparencia um pouco mais clean e um tanto futurista uma tendencia de design que se disseminou nos primeiros anos da decada que começava o sunliner era o conversivel de topo agora com uma capota de tecido muito mais simples barata e eficiente ja o starliner era o mais legal seu teto hardtop tinha uma enorme janela traseira curva e colunas finas que tornavam seu aspecto bastante atraente o motor de base era o mesmo v8 de 352 pol³ e 300 cv usado pelo skyliner da geraçao anterior mas em 1962 passou a ser disponivel um novo v8 390 6 4 litros de 375 cv galaxie 7 litre no fim das contas podemos dizer que a terceira geraçao do galaxie lançada em 1965 e a mais legal de todas e e facil entender por que foi nesta geraçao que o galaxie se tornou um icone da nascar e foi esta a geraçao fabricada no brasil alem disso estamos falando do inicio da era de ouro dos v8 americanos e o grandalhao da ford tambem estava incluido nesta para começar enquanto tivemos apenas o seda de quatro portas os eua tiveram o conversivel o cupe fastback o cupe hardtop tambem alem disso a terceira geraçao do galaxie foi a primeira a trocar a arcaica suspensao traseira por feixe de molas por um arranjo de eixo rigido tree link mais moderno e eficiente [youtube id= i1gbgomxdjc width= 620 height= 350 ] prova de que as coisas realmente estavam muito legais era o galaxie 7 litre apresentado em 1966 baseado no na versao de topo xl ele tinha um v8 big block de 428 pol³ ou voce adivinhou sete litros com tuchos hidraulicos quatro carburadores e taxa de compressao elevada para 10 5 1 o motor entregava 425 cv e 66 3 mkgf de torque e fazia do 7 litre o galaxie mais potente de todos esteve disponivel apenas em 1966 como fastback ou conversivel e teve 11 mil unidades vendidas yellow banana e foi no ano de 1966 que o galaxie fez fama na nascar a maior categoria do automobilismo americano e ele foi importantissimo ele marcou a volta da ford a nascar e de certa forma ajudou a salvar a categoria da extinçao por falta de publico aconteceu porque naquela epoca as fabricantes pareciam nao ter limite para o quanto de potencia conseguiam extrair de seus enormes motores v8 os organizadores da nascar perceberam que alem de tornar as corridas nos ovais ainda mais perigosas alguns motores como o v8 hemi da chrysler eram tao potentes que a competiçao ficava injusta [youtube id= 07e7rqakkwq width= 620 height= 350 ] um galaxie 7 litre da nascar acelerando em goodwood no reino unido primeiro o v8 hemi foi banido o que levou a chrysler a se retirar da nascar em protesto no ano de 1966 foi a vez de a ford pedir para sair da competiçao pois a organizaçao proibiu que seu novo motor 427 cammer que tinha este nome porque tinha um comando em cada cabeçote e nao apenas um comando no bloco de ser utilizado o fato de a potencia estimada ser de algo entre 500 cv e 600 cv certamente teve algo a ver com isto [youtube id= ljyuqej0e30 width= 620 height= 350 ] o caso e que a ford estava testando o motor cammer em prototipos do galaxie e nao deixou de faze lo mesmo depois da proibiçao pelo contrario eles colocaram o galaxie para correr na nascar com a condiçao de que pudessem fazer o carro como quisessem mesmo sem o motor cammer o resultado foi o curioso yellow banana um galaxie meio torto com carroceria amarela que se mostrou muito competente nos ovais justamente por causa do seu formato era um galaxie 1963 com a carroceria toda modificada em nome da aerodinamica a inclinaçao do capo foi tao acentuada que o para choque cobria uma parte dos farois o teto foi rebaixado entre 8 e 12 cm depende da fonte e o para brisa inclinado para tras em pelo menos 20° estas modificaçoes permitiam que o carro cortasse o ar de forma mais eficiente ja os paineis da carroceria na traseira foram inclinados para cima de modo a agir como um grande aerofolio e melhorar o downforce a suspensao tambem recebeu modificaçoes com o lado esquerdo do carro cerca de 8 cm mais baixo do que o direito para compensar a inclinaçao da pista deu resultado em sua estreia o yellow banana se classificou em terceiro e liderou a prova ate a metade da corrida contudo a certa altura o cubo de uma das rodas dianteira quebrou e o carro bateu no muro depois do acidente o galaxie recebeu uma nova carroceria com as linhas convencionais e competiu em ovais de terra por alguns anos antes de desaparecer do mapa em 2001 foi comprado pela edelbrock que o restaurou totalmente e o mantem em seu acervo enquanto isto o ford gt40 dominava as 24 horas de le mans com um 427 side oiler derivado diretamente do galaxie da nascar e tambem acabou se tornando um sucesso nas dragstrips made in australia a terceira geraçao do galaxie tambem foi produzida na australia mais ou mesmo da mesma forma que no brasil aproveitando quase integralmente o projeto americano com componentes locais assim como aconteceu aqui o galaxie australiano foi vendido apenas como seda de quatro portas exceto que ele tinha o volante do lado direito claro a produçao começou logo em 1965 pouco depois que uma pequena leva de seis carros foi montada na australia em regime ckd o carro era oferecido com motores v8 small block de 289 pol³ 4 7 litros ou 390 pol³ 6 4 litros no total 3 124 unidades do galaxie foram fabricadas entre 1965 e 1968 depois disto os carros começaram a vir importados dos eua e passavam pela conversao para mao inglesa ate 1972 mais 1 766 unidades do galaxie foram convertidas e o galaxie finalmente saiu de linha na australia
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