o maior recall da historia deve afetar pelo menos 53 milhoes de automoveis para se ter uma ideia esse numero e maior do que toda a frota brasileira atualmente temos 45 milhoes de veiculos pior este e um numero parcial dos modelos afetados pelo recall da takata mais especificamente dos deflagradores de airbag da empresa que explodem e espalham estilhaços de metal quando acionados se parece que isso e coisa que nao tem a ver com o brasil nao se engane o recente recall da toyota com 128 615 unidades por aqui mostra que a coisa esta muito mais perto de nos do que gostariamos o problema o airbag funciona pela rapida liberaçao de nitrogenio ocasionada pelo aquecimento de trinitreto de sodio tambem conhecido como azida de sodio o aquecimento e disparado por um detonador acionado pelo sensor de impacto do carro a panela em que ficam o detonador e o trinitreto deve se manter integra e e exatamente isso que nao esta acontecendo com as peças da takata ela explodiu em uma serie de veiculos lançando estilhaços de metal durante a inflaçao da bolsa isso causou lesoes serias em pelo menos 169 pessoas como em stephanie erdman que se acidentou com um honda civic em setembro de 2013 e duas mortes comprovadas [youtube id= dzflonxovoq width= 620 height= 349 ] o primeiro caso conhecido foi em um honda em 2004 mas documentos obtidos pela reuters mostram que a takata teria permitido em 2002 que deflagradores de sua fabrica no mexico tivessem uma taxa de defeitos seis ou oito vezes superior aos limites aceitaveis algo entre 60 e 80 componentes com defeito para cada 1 milhao de peças as causas do defeito ainda nao foram claramente estabelecidas em principio a takata declarou que o trinitreto foi manipulado incorretamente durante a montagem o que fez os deflagradores explodirem devido a pressao excessiva meses depois a empresa culpou os ambientes umidos pelo problema no documento obtido pela reuters a propria empresa dizia que ferrugens soldas mal feitas e ate chiclete deixado dentro do componente foram os motivos em uma carta aberta ao publico shigehisa takada ceo da takata pede desculpas pelos problemas e informa que eles sao causados porque os elementos de controle de umidade do agente gerador de gas nao foram corretamente implementados na manufatura o que provoca o rompimento de um canister do deflagrador quando ele e acionado [youtube id= os2g7r_ebbe width= 620 height= 349 ] o caso e que os recalls foram se estendendo para diversos outros fabricantes segundo o jornal the new york times a takata conduziu testes secretos fora do horario normal de expediente em 2004 para entender a questao os resultados teriam confirmado problemas serios nos deflagradores o que levou a engenharia da empresa a tentar resolve los em vez de avisar as autoridades americanas porem executivos da empresa teriam mandado seus engenheiros destruirem os estudos e qualquer evidencia fisica do problema a takata so admitiu defeitos segundo a reportagem em 2008 quatro anos depois [youtube id= m5xseto1 bm width= 620 height= 349 ] o recall da toyota com os modelos de maior volume tem sido feito em duas etapas na primeira se desativa o airbag e um adesivo e colado para avisar que ninguem deve usar o banco dianteiro do passageiro na segunda sim e que e feita a substituiçao o motivo e simples nao tem tanta peça para ser trocada quando houver disponibilidade a troca propriamente dita acontece mas e preciso evitar o risco e essa foi a forma que a toyota encontrou para resolver o problema isso quando o recall era bem menor os casos envolveriam modelos feitos entre 1999 e 2008 o numero mais recente de unidades envolvidas e de 33 8 milhoes de automoveis so nos eua veja a lista completa aqui e 19 milhoes em outros paises e entre estes outros paises esta o brasil por aqui nessa epoca poucos veiculos brasileiros vinham equipados com airbags normalmente so os modelos mais caros dispunham do equipamento alem dos importados de todo modo varias empresas ja convocaram recalls por aqui relacionados ao defeito alem da toyota a nissan ha poucos dias chamou 75 unidades do pathfinder para correçao so que nos eua a empresa precisara corrigir 1 milhao de unidades entre elas o maxima de 2001 a 2003 e o sentra de 2002 a 2006 no brasil os dois modelos tiveram vendas modestas mas vale a pena ficar de olho em 2014 a honda convocou civic e cr v para reparos no componente a takata e uma das maiores fornecedoras de airbag do mercado brasileiro em 2012 ela foi premiada como a melhor fornecedora da volkswagen em 2014 a produçao do cruze nos eua foi suspensa exatamente por problemas nos airbags fornecidos pela empresa japonesa e bem possivel que o modelo brasileiro use o mesmo componente os chevrolet montana e agile tiveram em 2014 um recall por motivo parecido pode ser que nao esteja diretamente relacionado ao defeito reportado agora mas as semelhanças nos deixam com a pulga atras da orelha como no recall que a nissan convocou para march new march e versa nos eua modelos da bmw chrysler e ford tambem estao envolvidos procuradas honda bmw chrysler nissan vw e ford disseram que ainda estao apurando os fatos e so dentro de alguns dias poderao se pronunciar sobre modelos feitos ou vendidos no brasil que eventualmente tenham sido afetados pelo problema renault peugeot e citroen tambem foram procuradas e devem nos dar retorno a respeito do uso de produtos da takata nos proximos dias a fiat informa que seu fornecedor de airbags e a trw o que a isenta do problema em todos os veiculos produzidos ou importados para o brasil a gente mantem voces informados mas podem apostar o maior recall do mundo ainda tem chances de crescer um bocado
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