algo que me intriga ultimamente e a forma que a expressao patinho feio vem sendo usada quando alguem diz que um certo carro e o patinho feio da marca esta querendo dizer que ele e um modelo rejeitado pelo publico ou que vende pouco ou que tem alguma caracteristica peculiar negativa que os outros nao tem so que isso esta errado a historia do patinho feio nao trata de rejeiçao mas de identificaçao e descoberta o patinho feio nao era um pato rejeitado ele era um cisne sendo julgado como se fosse um pato ou seja para um carro ser um patinho feio ele precisa nao apenas ser rejeitado mas ser um carro que e rejeitado por caracteristicas que ele nao tem e acima de tudo ele precisa ter qualidades em algum outro contexto por exemplo o vw up pode ser considerado um patinho feio pois ele foi rejeitado como modelo popular aquele carro que visava ser o faz tudo da garagem da familia mas brilhava como um segundo carro da garagem um modelo urbano potente agil seguro e relativamente sofisticado esse tipo de coisa aconteceu com algumas tecnologias ao longo da historia do automovel eram coisas que pareciam superficiais e acabaram rejeitadas mas que no fim das contas so estavam no contexto errado — em alguns casos um contexto tecnologico e temporal errado veja por exemplo as telas sensiveis ao toque as touchscreens elas sao coisa antiga — e qualquer um que tenha usado um caixa eletronico nos anos 1990 sabe disso nos carros elas foram lançadas em 1986 pela buick no recem lançado reatta https //www youtube com/watch v=mezebs4uvuo era uma tela tipo crt tubo de raios catodicos como uma tv antiga sensivel ao toque era monocromatica preta com caracteres iluminados em verde a tela controlava o radio do carro e o sistema de ar condicionado alem de exibir informaçoes dos sistemas do carro um calendario e um alerta de limite de velocidade configurado pelo motorista e so isso o negocio nao deu muito certo porque mesmo tendo se espalhado para o buick riviera ela deixou de ser oferecida em 1990 o motivo rejeiçao do publico que nao gostou de precisar desviar a atençao para operar comandos simples por uma tela sensivel ao toque lembre se estamos falando de 1986 a 1990 telas sensiveis ao toque nao eram usadas em muitas coisas a maior parte do publico jamais havia usado uma dessa avance 20 anos no tempo a apple colocou no bolso de milhoes de pessoas um telefone sem botoes no qual a maioria das operaçoes e feita por toques na tela nao foi o primeiro telefone desse tipo mas foi o mais popular de seu tempo — tao popular que todos os concorrentes fizeram o mesmo e nunca mais os telefones voltaram a ter teclados fisicos e dezenas de botoes a tecnologia portanto nao era um patinho feio ela so estava no lugar e no tempo errado tanto que hoje as telas sensiveis ao toque sao desejaveis em um carro o publico acostumado ao uso de seus smartphones ja tem familiaridade suficiente para usa las em algumas funçoes do carro outra tecnologia que voltou do passado para brilhar no futuro sao os sintetizadores de voz e paineis digitais varios carros usaram isso no passado especialmente nos anos 1980 e 1990 no brasil a miura usava alertas de voz sintetizada em seus carros no reino unido o mg maestro tinha o talking dash na frança a renault colocou um comando de voz no laguna de primeira geraçao https //www youtube com/watch v=gh8ori8jdca tudo muito divertido por cinco minutos uma coisa e voce brincar com isso como se fosse michael long na super maquina outra coisa e conviver com isso toda vez que abrir a porta do carro e claro que nao deu certo e logo essa tecnologia quase infantil foi esquecida ate que os comandos de voz dos assistentes digitais entraram em cena no começo era a siri depois veio o ok google a microsoft fez a cortana a amazon fez a alexa e a ibm fez o watson quando os assistentes foram adotados no carro adivinhe o que aconteceu os carros voltaram a falar e mais eles agora conversam com voce https //www youtube com/watch v=4vtjknoio3u os proprios paineis digitais foram algo que acabaram rejeitados em determinado momento para retornar triunfalmente mesmo nos carros mais simples o corvette c4 tinha um em 1984 assim como o kadett gsi em 1993 mas nao o corsa gsi em 1996 o astra cd tambem nao teve nem o omega fittipaldi mas o chevrolet sonic e o onix de primeira geraçao tiveram e agora com as telas tft todos os carros tem o seu quer mais uma tecnologia rejeitada que voltou com tudo sistema de esterçamento ativo do eixo traseiro eles surgiram nos carros japoneses nos anos 1980 primeiro no nissan skyline r31 e depois no honda prelude 4ws mas ninguem alem deles manteve esse negocio https //www youtube com/watch v=xea1g6kdpow ah sim voce vai falar do catt da peugeot e citroen mas vamos usar o bom frances aqui aquilo nao era um sistema de esterçamento das rodas traseiras era um sistema passivo de variaçao da geometria que como um dos efeitos esterçava as rodas traseiras nao havia um mecanismo ativo como nos carros japoneses alem disso quanto mais velhas as buchas bem nao preciso continuar certo https //www youtube com/watch v=bjb9iqv1p54 pois entao ai veio a porsche com o 991 e colocou um sistema ativo na traseira do carro para dar um jeito na dinamica inerente a posiçao do motor no lugar errado depois a mercedes fez o mesmo assim como a ferrari e a maserati e todo mundo que precisa de um carro extremamente rapido nas pistas porta malas na frente e atras o design dos carros tambem tem dessas ja viu o que tem debaixo do capo do mustang mach e e do tesla model s um bagageiro igual ao do fusca da brasilia do fiat 126 do tucker os volkswagen sao o melhor exemplo porque eles tinham bagageiro atras e na frente do carro — exatamente como estes eletricos modernos tem ate isso voltou embora nao fosse exatamente um elemento patinho feio afinal o que permitia que eles tivessem esse bagageiro duplo era justamente o layout mecanico o porsche cayman tambem tem um desse assim como o honda nsx para terminar com algo mais substancial um elemento de design que voltou do passado para choques integrados e na cor da carroceria nos anos 1980 e inicio dos anos 1990 os para choques eram claramente destacados da carroceria e ate complementares ao design hoje voce ja nao sabe mais onde começa e onde termina o para choque de um carro — especialmente com as dianteiras de plastico criadas para atender as normas de proteçao a pedestres so que isso nao e novidade basta olhar para o corvette c3 de 1973 ou para o porsche 924 de 1976 e 928 de 1978 onde começam e onde terminam os para choques
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.