esta e uma historia de superlativos o porsche mais avançado e potente de sua epoca deu origem a um bolido para a mais extrema categoria da historia dos ralis mas acabou indo competir na corrida de longa duraçao mais desafiadora do planeta e ele foi um fracasso mas isto e so um detalhe eis a historia do porsche 961 sua origem esta no porsche 959 o supercarro da porsche na decada de 1980 o primeiro da linhagem que daria origem ao carrera gt e ao 918 spyder voce pode encontrar tudo o que precisa saber sobre ele no nosso especial mas aqui vai um resumo ele foi o primeiro porsche com traçao integral da historia o primeiro carro de rua da marca a chegar aos 300 km/h isto em 1987 tinha um flat 6 biturbo de 2 85 litros e 450 cv carroceria em kevlar e aluminio raios ocos nas rodas e chegava aos 100 km/h em 3 6 segundos e ele acabou provando que a concepçao do 911 com seu motor boxer pendurado na traseira ainda tinha muitos anos pela frente — tanto que em 2015 estamos pirando com o novo 911 gt3 ah e ele era o maior rival da ferrari f40 precisamos dizer mais como se nao bastasse o primeiro conceito do 959 se chamava gruppe b o carro foi apresentado em 1983 no salao de frankfurt e sua figura imponente causou uma sensaçao dois anos depois a versao de produçao era apresentada e começou a ter suas 200 unidades fabricadas para homologaçao so que ha um detalhe importante o 959 foi criado para competir no asfalto pois no inicio a ideia da fia para o grupo b era aproveitar o regulamento em corridas de longa duraçao e a porsche pensou em usar a experiencia nas pistas para aprimorar seus carros de rua contudo como todos sabemos o grupo b acabou se tornando uma categoria do campeonato mundial de rali o wrc mas nao era o que a porsche queria no fim das contas a porsche acabou levando o 959 para competir no rally dakar em 1985 e 1986 no primeiro ano as coisas nao correram muito bem — na verdade foi um desastre foram levados para a africa tres carros e nenhum deles conseguiu deixar a linha de largada por problemas mecanicos a redençao veio no ano seguinte quando a porsche venceu a competiçao com direito a dobradinha de rene metge e jack ickx [youtube id= k4hfoi3kqyk width= 620 height= 350 ] foi uma otima maneira de nao inutilizar os 959 preparados para o rali mas a porsche ainda estava determinada em correr no asfalto com o 959 sendo assim ainda naquele ano e paralelamente ao dakar a porsche criou o 961 o 961 era baseado em um porsche 959 de rua — o de chassi nº 10016 e usava um motor muito parecido com o encontrado nos prototipos do grupo c 956 e 962c baseado no motor do 959 um flat 6 de 2 8 litros com dois turbocompressores sequenciais que com um aumento na taxa de compressao entregava 693 cv que moderados por um cambio de seis marchas iam para as quatro rodas — ainda que diferentemente do que acontecia no 959 a maioria da força fosse para o eixo traseiro o sistema de suspensao ajustavel do 959 um de seus maiores trunfos tambem foi mantido no 961 — mas em vez de ser controlado pelo motorista so podia ser controlado pela equipe de apoio nos boxes os freios vinham do 962 e a carroceria foi modificada com paineis ainda mais leves o carro pesava 1 150 kg e um algumas alteraçoes no desenho para entregar mais downforce pintado de branco o 961 estreou nas 24 horas de le mans de 1986 na categoria gtx da imsa ou international motorsports association pois os 200 carros necessarios para a homologaçao no grupo b do wsc ainda nao estavam prontos seu desempenho foi bastante satisfatorio nos primeiros testes sendo o decimo colocado nos treinos livres nas maos de rene metge mas nos treinos de classificaçao o carro ficou em 26º lugar no fim das contas isto serviu para demonstrar seu potencial pois metge e seu colega o tambem frances claude ballot lena conseguiram terminar a corrida em setimo lugar na classificaçao geral de qualquer forma naquele ano a porsche so tinha que comemorar pois o vencedor foi o porsche 962c de derek bell hans stuck e al holbert venceu a corrida depois de uma tentativa frustrada nas 24 horas de daytona ainda em 1986 — o carro nao se deu muito bem com a inclinaçao do oval — o 961 recebeu o esquema de pintura da rothmans com o qual ficou famoso e voltou a le mans em 1987 infelizmente seu desempenho foi pior que no ano anterior nos primeiros testes em maio o carro so ficou com o 16º melhor tempo e nos nunca saberemos se ele poderia ser melhor por causa de um pe frio o canadense kees nierop que bateu seu porsche 962c durante os treinos de classificaçao e se juntou a equipe do 961 para a corrida na volta 199 quando estava na 11ª posiçao nierop rodou com o carro depois de sofrer problemas no cambio na volta para os boxes o carro pegou fogo e precisou deixar a corrida [youtube id= on4n1odnzx8 width= 620 height= 350 ] foi o fim do 961 que depois de 1987 nao tinha mais onde competir o carro que e unico no mundo foi recuperado depois do incendio e levado para o museu da porsche em stuttgart onde permanece ate hoje — ainda que de tempos em tempos saia para esticar as pernas em eventos como o goodwood festival of speed [youtube id= mjsb 1s5xio width= 620 height= 350 ] [ sugestao do leitor gsb ]
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