FlatOut!
Image default
Car Culture

961, o Porsche feito para o Grupo B do WRC que acabou disputando as 24 Horas de Le Mans

Esta é uma história de superlativos: o Porsche mais avançado e potente de sua época deu origem a um bólido para a mais extrema categoria da história dos ralis, mas acabou indo competir na corrida de longa duração mais desafiadora do planeta. E ele foi um fracasso, mas isto é só um detalhe. Eis a história do Porsche 961. Sua origem está no Porsche 959, o supercarro da Porsche na década de 1980, o primeiro da linhagem que daria origem ao Carrera GT e ao 918 Spyder. Você pode encontrar tudo o que precisa saber sobre ele no nosso especial, mas aqui vai um resumo: ele foi o primeiro Porsche com tração integral da história, o primeiro carro de rua da marca a chegar aos 300 km/h (isto em 1987), tinha um flat-6 biturbo de 2,85 litros e 450 cv, carroceria em Kevlar e alumínio, raios ocos nas rodas e chegava aos 100 km/h em 3,6 segundos. E ele acabou provando que a concepção do 911, com seu motor boxer pendurado na traseira, ainda tinha muitos anos pela frente — tanto que, em 2015, estamos pir