fala ai galera beleza demorei mas finalmente tenho novidades sobre meus rc quem esta acompanhando a saga viu que nas ultimas postagens tive alguns problemas com o porsche e planejava um swap para o maveco bom hoje tive algumas mudanças de planos o maveco realmente teve um swap mas tambem trocou a carenagem e virou o porsche e vice versa para entenderem melhor o porsche e na verdade um kyosho fw06 a combustao e tinha como bolha principal a de um porsche gt3rsr e o maveco um tamiya ta05 eletrico que sempre achei meio fraco so que tive alguns problemas financeiros e o kyosho fw06 que ja estava com alguns problemas como vazamento de combustivel problemas com as coroas de marcha desgaste excessivo de pneus decidi que ele merecia um novo lar e um dono que tivesse mais tempo e di$po$i¢ao para cuidar dele nisso conversando com um grande amigo e tambem dono de um project car aqui no flatout acabei negociando com ele mas antes de deixar o kyosho com ele pedi um favor que ele deixasse eu ficar ao menos com a bolha do porsche e ele ficaria com a bolha do maverick mesmo que nao estivesse cuidando tao bem dele ver o pequeno que sempre curti e tambem meu primeiro rc ir embora foi um tanto quanto doloroso foi praticamente como vender o primeiro carro e sei como e esta sensaçao e ele topou ficou com o kyosho com a bolha do maverick e o tamiya ficou com a bolha do porsche e partir de agora o atual dono do kyosho vai contar um pouco do que ele ja fez com ele e sinceramente estou muito feliz em saber que ele esta na ativa novamente geraldo e contigo chegada na minha casa fala pessoal tudo bem bem com o resumo do maycon ai em cima figura a passagem do kyosho para mim como todo r/c que muda de maos ou mesmo passa um tempo parado como ele descreveu precisamos fazer uma revisao completa nele funciona quase que do mesmo modo que um carro de corrida que por mais que esteja em ordem precisa ser revisado por completo para nao ter uma surpresa no futuro ou mesmo um dia de brincadeiras acabarem prematuramente entao neste post sera detalhada a revisao completa dele sendo suspensao completa cambio motor carburador diferenciais amortecedores e conferencia de peças no proximo post sera sobre todo o ajuste dele e tambem confecçao de ferramentas para baratear o custo deste hobby no brasil que tem seu preço relativamente alto mas na negociaçao e pelos posts anteriores o maycon me passou os problemas que o fw06 tinha sendo vazamento de oleo e combustivel cambio sendo moido extremamente rapido muitas vezes em uma puxada e desgaste prematuro do jogo de pneus algo extremamente incomum falando em pneus de borracha entao visto este cenario a melhor opçao e fazer a revisao completa dele por nao aguentar a ansiedade em por para andar antes fiz apenas uma revisao e limpeza leve e o coloquei na pista com apenas uma marcha resultado estraçalhei a primeira marcha e descobri que pneu slick pode ficar careca e dar trabalho na verdade eu confirmei isso entao ele foi encostado e começou o serviço vamos la por partes pneus a primeira peça adquirida foi um jogo de pneus novos a marca escolhida foi a alpha r/c que tem um excelente custoxbeneficio em relaçao aos importados e tem uma qualidade boa nos materiais esse jogo vem ja montado pneu + roda e tem diversos tipos de pneus o pneu escolhido foi duro com insert duro o insert e uma espuma que vai por dentro do pneu substituindo o ar por exemplo modelo de roda escolhida ja que o maveco e preto sim ja as ralei rsrs no caso voce comprar o par de pneus e rodas logo acabei montando um jogo colocando pneus na traseira um pouco mais largo que na diante assim consigo ganhar um pouco mais de aderencia na entrada e saida de curva sem deixar que a traseira queira passar a dianteira notem a diferença de largura em ambos em escala seria algo de 315 na traseira detalhe do pneu slick entao feito isso elimino os pneus velho que ja faziam hora extra pelo problema de desgaste mas somente isso nao resolveria este problema e outro que senti quando andei com ele estava quase sem estabilidade em retas e na curva saia muito de traseira mas isso ja mostrava algo na suspensao dica toda vez que for fazer manutençao em seu automodelo sempre identifique a posiçao do pneu pois como num carro cada ponto tem seu desgaste e se inverter pode trazer problemas de ajuste e de direçao suspensao traseira notem a identificaçao no pneu e a suspensao montada bem agora começa a revisao do fw06 de verdade ela foi desmontada por completa tendo todas as peças separadas para serem limpas lubrificadas trocado oleo e ajustadas novamente suspensao desmontada por completo junto com o diferencial voces repararam os amortecedores eles sao do tipo coilover e estao com molas de dureza media eles apresentavam um pequeno vazamento do oleo deles foi trocado um anel de vedaçao da bengala e com isto resolveu este problema deles notem que ele estava bem sujo de oleo em sua bengala foi feito a limpeza deles trocado o oleo interno e remontado eles voltaram a ter o funcionamento correto e nao ficam mais quicando quando passa em algum obstaculo na pista outro ponto que dei uma atençao especial foi o diferencial essa peça e um tanto quanto esquecida pelo pessoal do hobby nao por maldade mas nao sao muitos que usam oleo no automodelismo entao na hora de abrir ele estava assim o oleo estava bem sujo e muito espesso [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 100324 100325 ] visto isso a primeira coisa foi limpar todas as peças pra ver o estado das engrenagens e se achava po metalico no interior indicando algum desgaste incomum nao tinha nenhum po metalico no oleo e as engrenagens estavam em estado de novas entao vamos seguir com a limpeza peças do diferencial limpas o oleo utilizado na montagem e de 5000 de densidade o mesmo indicado pelo fabricante reparem que ele e incolor nao me pergunte o porque do logo ser disney entao limpeza feita e oleo na mao hora de começar a montagem [gallery columns= 4 link= file ids= 100330 100332 100334 100333 100335 100336 100338 100340 ] diferencial montado mas antes de qualquer coisa a fica que dou gire ele com a mao e veja se tem algum barulho anormal ou mesmo se esta com resistencia ao movimento como e um diferencial aberto veja se vira somente uma das rodas segurando o outro lado com a mao e se esta tudo ok outra dica que dou e quando for montar ele coloque um pouco de graxa nas engrenagens externas alem de diminuir o barulho o funcionamento fica mais suave feito isso vamos deixar ele de lado por enquanto e vamos fazer a limpeza da suspensao e a montagem dela sim repetida mas e para mostrar as peças que compoe ela peças todas limpas escovinha ou pincel e detergente sao suficientes para isso a melhor parte de desmontar e poder limpar a peça individualmente e com isso fazer uma inspeçao de possiveis trincados nela lembram do primeiro post a torre quebrada assim voce pode fazer uma manutençao preventiva e nao ter o problema de quebra na pista ou pista entao vamos para a montagem estao vendo estes dois parafusos repararam neles entao sao para ajustar o alinhamento das rodas traseiras toe in e toe out mas que raios e isso do mesmo modo que se faz nos carros e um ajuste para correçao do alinhamento do carro e tambem para melhorar a estabilidade abaixo vai uma citaçao explicando um pouco o toe in/out tem como funçao melhorar a entrada do carro em uma curva e o ajuste depende muito do carro geralmente em carros que sai muito de frente e necessario colocar um toe in alto na dianteira e na traseira um toe out baixo e vice versa porem chega um ponto em que mesmo aumentando o toe in/out nao faz mais diferença e so vai fazer o carro gastar mais pneu e perder em alta cabe a voce ir aumentando gradativamente e verificando a diferença do carro na pista e ver onde o ajuste de toe in/out nao faz mais efeito o ajuste de toe in/out varia pouco de pista para pista pois depende mais do carro se o carro tende a sair de frente por exemplo nao e uma pista diferente que vai fazer o carro sair de traseira ele sempre vai sair de frente e toe in/out fara sempre o mesmo efeito entao apos achar o ajuste toe in/out ideal para o carro use sempre o mesmo para novas pistas alterando pouco os valores por exemplo em pistas de poucas curvas baixar um pouco o toe in/out e pistas mais sinuosas usar um pouco mais porem os valores sao sempre bem proximos fonte http //boxonline blog br/artigos/artigo_toeinout_caster asp entao visto isso esse ajuste varia de pista para pista e do modo que o piloto anda no caso a agressividade e pneus acabam entrando nesta salada exemplificando o que seria em ambos os casos no meu caso a principio eu deixo a traseira em toe out pois como o caso que citei anteriormente aqui ele tem saido de traseira e isso nao ta sendo nada legal roda ralada mas isso seria um pre ajuste visto que muita coisa pode mudar vista interna dos parafusos de ajuste deixando isso de lado por enquanto ainda nao sera utilizado hora de dar continuidade na montagem e montar a ponta de eixo copinho rolamentos e sextavado que prende a roda nao deixando girar em falso [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 100343 100345 ] montagem da ponta de eixo denis nao lhe e familiar com a lambo pc#225 essa parte feita para a direita e esquerda da suspensao hora de unir ao diferencia que e feito com duas barras de metal e pontas de encaixe parafusadas nele neste momento tomar cuidado para estar montando o lado certo se nao ja viu uniao dos braços inferiores fazendo isso pode ser feita a uniao dos braços superiores estes sao responsaveis pelo ajuste da cambagem das rodas traseiras bem nisto nao tem muito segredo tambem neste momento e colocado os dogbones estes sao os responsaveis em ligar as rodas ao diferencial na foto abaixo da pra dele eles ligados no copinho do diferencial ao copinho’ da ponta do eixo suspensao traseira quase completa so faltando os amortecedores suspensao traseira finalizada entao e deixar de lado por enquanto pois ela ainda nao ira para o chassi entao agora vamos atacar a frente suspensao dianteira a principio grande parte dos ajustes que se tem na traseira tem na dianteira porem neste caso o diferencial muda ja explico o porque e tambem tem os ajustes de direçao entao vamos desmontar caramba e serio que tem tudo isso parece brincadeira mas tem tudo isso de peças escondidas na suspensao ainda na foto nao esteja os parafusos de fixaçao no chassi sao 6 a suspensao dianteira consiste em um duplo a e tem o diferencial bloqueado sem opçao de deixar livre coma peça atual os amortecedores sao iguais os traseiros e usam molas macias nota molas amarelas sao media brancas macias e vermelhas duras eles nao estavam vazando e so precisaram de uma limpeza externa pois o seu funcionamento estava perfeito fora a questao dos braços o ajuste de toe in e toe out funciona do mesmo modo de um carro feitos nos links da direçao e a cambagem muda bem o ajuste sendo similar ao ajuste de toe na traseira loucura nao mas vamos novamente começar pelo diferencial neste caso ele nao usa oleo ou tem engrenagem interna tem um bloco de plastico que trava todo o sistema pode se trocado e colocar um diferencial viscoso igual o traseiro ou mesmo auto blocante porem no momento ainda nao compensa pelo fato de primeiro fazer o acerto da suspensao e ver se necessita de tal upgrade entao vamos a montagem dele [gallery columns= 4 link= file ids= 100353 100354 100355 100356 100357 100358 100359 ] o mesmo cuidado do traseiro deve ter no dianteiro em por a graxa e montagem fazer galeria do mesmo modo que o traseiro deve fazer o teste depois de montado e girar com a mao assim ve se esta tudo ok mas nesse caso o outro teste de segurar um lado pra ver se o outro gira sozinho nao e aplicado porque ser bloqueado diferencial montado hora de partir para a suspensao neste caso a suspensao começa a ser montada no chassi e depois o diferencial e unido a ela entao vamos la os braços da suspensao e a barra inferior na parte inferior da foto vira dois parafusos e 4 peças a mais entao eles sao responsaveis em ajustar o caster da suspensao como assim uma citaçao abaixo passa uma explicaçao bacana a respeito caster e o inclinaçao do bloco da direçao para tras em relaçao a uma linha imaginaria vertical linha amarela quanto mais inclinado para tras mais caster seu carro tera mais caster faz com que o sistema de direçao do seu carro volte com mais facilidade automaticamente para o centro portanto quanto mais caster mais suave sera a direçao quanto menos caster mais agressivo sera a direçao o caster tem maior influencia na direçao nas entradas de curva quando nao se esta acelerando geralmente quando voce usar mais caster devera tambem usar mais cambagem para dentro em contra partida quanto menos caster geralmente se precisa usar menos cambagem para pistas muito esburacadas e soltas e recomendado usar mais caster fonte http //iniciantesautomodelismo blogspot com br/2012/10/como fazer o setup offroad html uma exemplificaçao do que seria o caster a linha amarela e 0° e a vermelha x° bem por enquanto no fw06 ele esta neutro pois como ainda irei fazer o ajuste completo nao preciso me preocupar com isso mas vamos continuar com a montagem chassi limpo literalmente nao parece uma garagem de um gearhead a mesa com o chassi limpo e pronto para receber as peças hora de montar a parte inferior da suspensao dianteira braços fixados e esperando o proximo passo [gallery columns= 5 link= file ids= 100363 100364 100365 100366 100367 ] suspensao montada com a traçao pronta montado a dianteira hora de unir a suspensao traseira tambem ao chassi ta nascendo [gallery link= file ids= 100371 100372 100370 ] bem montada a suspensao hora de montar a direçao neste caso nao tem muito segredo so se atentar para o lado certo do link central e o lado de onde o salva servo e suspensao finalizada e no chassi ja hora entao de começar a mexer na alimentaçao do motor ou seja hora de ver o tanque de combustivel mas isso ficara para o proximo post ate la por maycon tavares e geraldo camara miranda project cars #55
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