bom dia flatouters meu nome e guilherme marchetti sou de sao paulo/sp tenho 27 anos e nasci e cresci em uma familia petrolhead como a maioria de voces cresci em cima das motos do meu pai e sempre mexendo quebrando e arrumando os carros novos e antigos sempre fui fa de carros mas entrei primeiro no mundo das motos aos sete anos tive a minha primeira uma yamaha mini enduro 1972 50cc 4 marchas que tinha sido do meu irmao mais velho aprendi a andar de moto nela sempre passava as ferias no litoral norte de sao paulo numa praia tranquila com ruas de terra e foi la onde passava todos os dias das ferias em cima das motos depois veio uma rx 80cc 1980 preparada pra trilha arte do meu pai que sempre foi trilheiro e queria nos levar pra esse mundo escapamento alto para lamas e tanque da yamaha tt depois dessa comecei a seguir o caminho do meu pai e meu irmao para as trilhas primeiro com uma xl 125 depois uma xr 200 uma tornado ai uma suzuki dr 400 e por fim uma yamaha wr 250 ja fiz muita trilha no brasil todo pantanal serra da canastra e por ai vai mas depois ja mais velho entrando na faculdade trabalho e outros interesses acabei deixando as trilhas um pouco de lado como ainda nao tinha carro peguei uma xl 250 ‘82 do meu pai que tinha desde zero e estava largada em casa ha anos ele usou essa moto em trilhas por muito tempo e ela estava bem detonada mas tinha todas as peças originais guardadas foi ai que nasceu meu primeiro projeto que posso detalhar melhor em outra oportunidade foi apenas uma reforma/restauraçao nada de customizaçao e a moto ficou linda temos ela ate hoje com placa preta enfim chega de falar de mim vamos ao que interessa nesse pc ou pb como sempre fui apegado as motos sentia falta de uma para usar na cidade por algum tempo cheguei a pensar em pegar uma hd iron 883 mas logo a ideia saiu da cabeça graças a deus e pensei porque nao fazer a minha moto sou formado em desenho industrial e sempre mexemos e fizemos a manutençao das motos em casa entao algum conhecimento e ferramentas eu tinha assim começou a pesquisa qual moto pegar como fazer quais peças usar e etc e resolvi comprar uma cb 450 dx a nacional dos anos 90 e montar uma cafe racer com ela por que porque sim e uma moto barata de facil manutençao com mecanica confiavel e facil de deixar com um visual dos anos 70 usando peças das irmas mais velhas a ideia era gastar cerca de 10 000 com moto e peças mas como voces sabem um project car/bike nunca fica nos planos de gastos moto comprada estava inteira alguns ate teriam do de cortar e foi ai que montei meu primeiro projeto de customizaçao que tambem posso detalhar melhor em outra oportunidade gastando bem mais do que queria e podia mas usando apenas peças boas na maioria importadas com muita referencia de projetos gringos e apanhando muito pra fazer mas no fim deu certo tentei seguir a risca o visual das cafes dos anos 70 rabeta em fibra de vidro feita por mim mesmo e parte eletrica escondida dentro dela cheguei a tentar levar isso pra frente e trabalhar com isso de fato mas ainda nao deu certo coisa que pretendo retomar mais pra frente como um bom petrolhead sempre vem aquela sede por um desempenho a mais aquela exclusividade e vendo fotos de projetos gringos pensei bora vender essa 450 e ir atras de uma honda four voces que gostam de carros ou motos antigas sabem que as four sao unicas ronco caracteristico motor grande foram as primeiras com motores de 4 cilindros em linha sao as avos das superbikes de hoje mas qual pegar qual ano quanto gastar o que fazer cafe ou brat essa e uma questao importante que define o projeto qual linha seguir afinal primeiro de tudo o que e uma cafe racer tudo começou na inglaterra na decada de 50 60 os jovens ingleses estavam divididos principalmente entre os rockers e os mods de modern os rockers na pegada mais agressiva de velocidade motos preparadas usando as triumph norton bsa e jawa e os mods com um estilo mais classy e suas lambrettas nessa epoca na verdade desde sempre os jovens queriam ver quem era o mais rapido e pra isso apostavam corridas nas estradas de um cafe ate o outro dai o nome cafe racer na epoca ate era um modificaçao comum colocar o motor das triumph que era mais forte no quadro das norton que tinha uma ciclistica melhor ai que surgiram as triton a meta na epoca era fazer as motinhos chegarem nas incriveis 100mp/h velocidade conhecia como the ton dai veio o termo do the ton que era chegar aos 160km/h para se fazer isso a moto recebia upgrade de freios carburaçao cabeçote escapamento mas principalmente alivio de peso tudo absolutamente tudo que nao era necessario para correr era tirado levar garupa esquece pedaleiras recuadas guidao baixo e rabeta para uma melhor aerodinamica e pronto a ideia de uma cafe racer e ser rapida no final da decada de 60 chegaram as honda four e sem exageros mudaram pra sempre a historia do motociclismo mas o que e uma brat brats sao motos japonesas customizadas num estilo low budget algo como uma rat/bobber do oriente mas como la as coisas sao diferentes pode se resumir visualmente uma brat como uma cafe racer para duas pessoas banco longo guidao baixo sem itens superfluos entao decidido seria uma brat coisa que minha namorada ajudou a decidir especialmente por ser uma moto para duas pessoas uma das referencias para o meu projeto e a escolhida foi pasmem a 500 four mas por que a 500 como assim nao a galo wtf foram perguntas que ouvi muito e a resposta e muito simples primeiro na verdade a escolha era uma 550 four nem tanto pelas 50cc a mais na questao do desempenho ela difere muito pouco da 500 a principal diferença entre a 500 e a 550 four e no acionamento da embreagem que na 550 e mais bem resolvido e bem feito e tem um funcionamento melhor e mais suave mas ai entro em outra questao a 550 e mais rara no hue br mais cara e as que voce encontra geralmente estao em muito bom estado em que uma customizaçao desse nivel seria um crime para os puristas resolvido qual moto vamos entao em busca da 500 four qual versao escolhida a k1 ou k model a primeira de todas fabricada no japao de 1971 a 1973 por que essa e mais facil de encontrar por aqui agora a pergunta mais ouvida nesse tempo de escolha/construçao e ate hoje por que nao uma galo pode parecer estranho mas e a pergunta mais facil de responder a galo pra quem nao sabe e a cb 750 four nao e a cbx e o mito e sim uma moto incrivel nao tiro esse merito dela era a mais forte da epoca passava dos 200km/h e como voces sabem nesse meio a irma maior sempre ganha mais fama simplesmente por ser maior mas na minha opiniao a galo e overrated com um olhar critico voce ve que como motocicleta a 500 e melhor a galo e comprida demais pesada demais grande demais larga demais e principalmente cara demais uma moto sem agilidade ruim de curva e de novo extremamente pesada e outra questao e a galo tem carter seco ou seja ela tem um tanque extra para o oleo do motor esse tanque fica na lateral direita da moto sob a tampa lateral com o logo 750 four na minha opiniao nessas customizaçoes no estilo cafe e brat o mais legal e deixar aquele triangulo do quadro da moto abaixo do banco livre e na galo devido ao tanque de oleo seria uma tarefa bem complicada repare no tanque de oleo na lateral o vao abaixo do banco por isso a escolhida foi a querida e elogiada por todos os mecanicos especializados a 500 four menor mais leve mais agil e com mecanica mais resistente e confiavel agora a historia para encontrar a moto e ir buscar fica para a proxima parte valeu ate la por guilherme marchetti project cars #337
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