deu certo trabalho ir buscar a gts no dia combinado a documentaçao ainda nao estava pronta era noite e dada a primeira impressao durante o test drive julguei prudente levar um colega de trabalho como escolta para me auxiliar com eventualidades a puma estava lavada e um pouco melhor apresentavel que durante nosso primeiro contato a vontade de leva la para casa era tanta que decidi arriscar rodar alguns quilometros apesar do licenciamento irregular o lisandro minha escolta que deve estar lendo esse relato conhecia um atalho tranquilo e menos fiscalizado semanas depois eu receberia tres multas por ter cruzado por tres radares infravermelhos de ipva ao longo de sete quilometros paramos lado a lado em um semaforo que ficou sugestivamente vermelho com a primeira marcha engatada e ao sinal verde tirei o pe da embreagem descobrindo que as travas da capota nao haviam sido presas corretamente em uma fraçao de segundo a capota se soltou do para brisa e presa a armaçao passou por cima da minha cabeça mais rapido que noticia ruim acabou parando no compartimento atras dos bancos mas minha expressao palida a la familia adams agora era irreversivel ainda assustado olho para o carro do lado e vejo minha preocupada escolta abraçada ao volante babando de tanto rir parei em um posto de combustiveis e nao sabiamos quantos litros abastecer o marcador nao funcionava e eu sequer acreditava que havia qualquer boia la dentro o gatilho da pistola nao desarmava no tanque horizontal e no escuro exigiamos atençao redobrada do frentista com receio de transbordar preferi colocar poucos litros de gasolina o resto do caminho seria um martirio diante do medo de pane seca nossa aptidao com o carro era tanta que nem com a ajuda de transeuntes achavamos a posiçao da re tivemos de empurrar o carro para tras sob o olhar curioso de outros clientes manobrei de volta para estrada e extremamente tenso cheguei ao meu predio sem maiores incidentes chegara o momento da verdade eu sabia que meus pais me deserdariam mas era o momento do meu derradeiro ato de rebeldia fincando a bandeira da maioridade e independencia era agora ou nunca minha mae fez uma cara de espanto que logo foi substituida por uma expressao intrigada perguntou se era isso que eu tinha comprado e diante da minha afirmativa surpreendentemente respondeu que bonitinho parece de brinquedo embora aliviado eu sabia que o problema seria realmente meu pai tradicional nao expressou absolutamente nada inerte aguardou interminaveis vinte segundos para abrir a boca sobe e traz minha caixa de ferramentas foi a primeira vez que nos debruçamos juntos sobre o boxer ele me mostrou onde ficava o distribuidor como ao rotaciona lo no proprio eixo se regulava o ponto e me indicou o que era aquilo embaixo do filtro de ar um solex h 30 pic na manha seguinte meu pai desmontou todo o carburador mostrou onde ficava a boia de nivel diafragma gicle de ar bengala e como acertar a mistura atraves dos parafusos me ensinou que para validar o resultado bastava encostar uma folha de papel na ponteira do escapamento caso os deslocamentos da folha provocados pelo ar estivessem uniformes os quatro cilindros estariam queimando em sincronismo caso entre dois ou tres deslocamentos a folha fosse abruptamente sugada pelo escape um dos cilindros estaria com seus tempos de explosao e exaustao irregulares o pai tambem me obrigou a aproximar meu olho da ponteira se ardesse era mistura rica e o parafuso precisava retroceder um quarto de volta apos a regulagem do carburador o motor melhorou bastante optei por uma mistura mais pobre para diminuir os pipocos vw que antes saiam pelo escapamento furado ainda era barulhento mas eu ja nao era mais aquele cometa ambulante levei a gts para o balanceamento e geometria ninguem sabia de que carro tirar a referencia pois nao havia puma gts no sistema na epoca usamos erroneamente os valores da brasilia apesar de incorreto ficou muito bom para quem dirigia um automovel de 1978 como primeiro carro as referencias eram diferentes a famosa folga no setor de direçao nao incomodava ja que eu ainda nao sonhava em descobrir a caixa eletrica com a relaçao direta do civic si a puma nao me assustava mais e iniciei uma procissao de oficina em oficina inicialmente eu era roubado por todo mundo ao perguntar por peças de puma quando descobri com quem a gts compartilhava suas intimidades e passei a perguntar por componentes de fusca corcel e brasilia os valores despencaram seque o incentivo aqui para os antigomobilistas de primeira viagem nao ha mecanica mais barata e facil de manter que volkswagen aircooled a gts nunca em nenhum momento me deu moleza num dia quebrava uma maçaneta de porta na outra o mecanismo de manivela dos vidros sempre havia uma coisa desmontando aqui outra estragando ali mas nao na mecanica o boxer 1600 e seu solequinho funcionavam inabalaveis como um relogio a exceçao chegou veio em um domingo de sol em meio ao transito senti o motor engasgando sem parar tentei leva la para o acostamento sem sucesso parei no meio do trafego inacreditavelmente ninguem buzinou ou reclamou apreciavam a cena com um misto de pena e nostalgia na expressao liguei para meu pai que apareceu logo em seguida pediu meu canivete suiço aposentado e com a ferramenta de abrir latas desaparafusamos a tampa e desmontamos o carburador o pai colocou a palma da mao sobre a cuba tampando as entradas de ar que imediatamente sugaram a pele ao puxar a mao forçando vacuo ouvi o caracteristico barulho de ar sugando solidos e vi sujeira se desprendendo apos misteriosamente ter passado pelo filtro de combustivel meu tanque de combustivel com 30 anos de idade começava a se deteriorar apesar do susto eu estava cada vez mais intimo da pequena conversivel durante um ano usei o carro no dia a dia ia para a faculdade sem capota saboreando o sol apreciava o vento no rosto depois dos 100 km/h e estacionava rapido quando sentia pingos de chuva ha fatos curiosos sobre conversiveis antigos no inverno e muito frio para tomar vento no rosto no verao e muito quente para andar embaixo da lona sem ar condicionado dois homens em um conversivel sao observados com desconfiança um homem com uma mulher em um conversivel atrai comentarios que relacionam o tipo de carro com a presença de uma mulher no banco do carona um homem sozinho em um conversivel atrai comentarios relacionados a inabilidade do sujeito em colocar uma mulher no banco do carona nos semaforos todos os pedintes focam no conversivel e surge preocupaçao em relaçao aos pertences soltos atras dos bancos estacionados na rua conversiveis sempre despertam atençao de gatunos atraidos pela facilidade infantil de abri lo com os braços por entre as frestas da capota absolutamente nada disso me desanimou mesmo com pressao de familiares racionais nunca cogitei comprar um carro normal eu adorava a gts em manhas de chuva eu ignorava completamente a goteira sobre o joelho esquerdo e saia para satisfazer as vontades de meus serelepes pneus traseiros visualizem jeremy clarkson no teste do r8 quando surge o 911 na pista molhada a puma gts 1978 com todos seus componentes mecanicos subdimensionados para uma conduçao realmente esportiva era o unicornio que mencionei no primeiro texto como todo ciclo tem um fim contudo a brincadeira começou a perder a graça certo dia dirigia em pista encharcada debaixo de muita agua pisei forte no freio para desespero dos pneus originais os 670 quilos do carro eram uma pluma para os discos dianteiros que travavam as rodas com a menor pressao no pedal do meio nao bati em ninguem mas o carro passou reto do ponto de frenagem me provocando um choque de realidade segurança e prioridade independente da idade e proposito de um automovel imediatamente mandei refazer todo o sistema de freios e encomendei do japao um par de toyo proxes 4 195/60 r14 e um par de toyo tpt 205/70 r14 o que era para ser um upgrade acabou se transformando em uma injeçao de anestesia o grip absurdo e poder de parada completamente desproporcionais ao resto do conjunto decretaram o fim de uma de minhas mais prazerosas eras automotivas as limitaçoes da minha mecanica se tornaram escancaradamente evidentes apos um ano de daily drive conversivel e muita diversao surgia enfim o pano para manga era chegada a hora de procurar os hps e finalmente pensar em um project car de verdade por rodrigo almeida project cars #76
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