e ae galera bem vindos ao segundo capitulo da historio do uatareu este post sera bem mais longo que o outro e nele vou tentar passar um pouco das minhas experiencias com o diy gostaria de salientar que todas as constataçoes sao de alguem que nunca havia feito nada por conta propria entao voces terao que fazer vista grossa pras gauchadas que eu fiz nao sei se alguem percebeu mas a minha maconha tem o numero da maconha digita ai #420 no google coincidencia isso e o que eles querem que a gente pense buenas para quem nao leu o primeiro post eu terminei comentando sobre um curso de repintura automotiva que eu fiz na minha cabeça era o que eu precisava pra começar a restaurar o pug so faltavam as ferramentas tudo que eu tinha em casa era uma chave de fenda que algum dia alguem usou pra misturar um balde de tinta um martelo e um alicate universal apelidado carinhosamente de moedor de fios durante o curso fiquei de olho nas bancadas de ferramentas dos mecanicos pra ter uma ideia do que eu deveria comprar a outra parte da lista surgiu das ferramentas utilizadas nos tutoriais do youtube compra das ferramentas do dinheiro que havia guardado para começar a obra haviam sobrado aproximadamente r$ 2 000 00 este seria utilizado para comprar desde fita isolante ate uma maquina de solda a unica extravagancia desta lista foi a maquina de solda eu nao precisava dela porque o unico trabalho que ela realizaria seria a solda da barra tranversal que e a barra onde o radiador e apoiado entre as duas longarinas mas como a ideia era ser 100% diy botao do foda se entao comecei a pesquisar sobre solda sim pesquisar porque eu nao sabia nada sobre elas o mais proximo de soldar que eu havia feito ate o momento era unir duas folhas com tenaz entao a busca foi mais ou menos assim digitar solda no google tradutor > digitar welding no youtube > ver qual modelo era mais facil de usar encontrei algumas maquinas mig metal inertgas para hobbystas com arames sem gas uma especie de eletrodo revestido que ao ser derretido liberava um gas automaticamente essas maquinas nao precisavam daquele cilindro enorme de gas que serve para criar uma area de proteçao no ponto onde sera soldado e para iniciar a soldar era so so prender a garra do terra e apertar o botao da tocha facil demais as ferramentas começaram a chegar quase todas compradas na lojadomecanico com br e dutramaquinas com br duas lojas muito boas diga se de passagem nessa epoca começou a bater uma certa desconfiança em alguns familiares eu tinha gastado todo o dinheiro que tinha no curso de repintura e nas ferramentas e o carro continuava atirado em uma garagem certamente muita gente pensou que as ferramentas ficariam pegando po junto com o peugeot entao enquanto nao comprava as peças do peugeot exercitei meus dotes mecanicos no fusca troquei a carburaçao instalei uma igniçao eletronica escape 4x1 refiz todos os freios e instalei um alternador rebaixei pintei as rodas etc foi um baita laboratorio aprendi muita coisa com ele e certamente me deu muito mais confiança pra trabalhar no peugeot [gallery link= file columns= 4 ids= 136190 136191 136192 136193 ] outra coisa que me ajudou demais foi esse forum com certeza salvou um 306 a dica mais importante que eu posso dar pra alguem que vai comprar um carro que precisa de cuidados especiais e participar de um grupo como esse os tutoriais e dicas que eu peguei la foram valiosissimos pra quem tiver interesse vale a pena se cadastrar no service box da peugeot dica do 306brasil la e possivel consultar com o numero do chassi todos os codigos de peças e os desenhos das mesmas ajudam a identificar o procedimento correto de montagem e aquele anel de vedaçao ou parafuso que com certeza faltaria na hora de botar a mao na massa compra das peças lembram dos orçamentos que eram muito caros tinha um motivo fui ate a peugeot da minha cidade champs elysees fazer um orçamento dos itens que eu havia identificado no service box codigo item valor 7901h1 capot do motor 306 n r$ 1 530 41 7401x7 para choque dianteiro r$ 908 60 6204v7 farol completo r$ 830 40 6205v7 farol completo r$ 842 54 7810a6 friso esq r$ 31 98 7810a7 friso dir r$ 32 00 7810a8 emblema r$ 135 93 7804g4 grade dianteira r$ 130 09 7414k3 grade para pedras r$ 164 21 6204v9 farol neblina esq r$ 319 94 6205v9 farol neblina dir r$ 319 94 1308h4 defletor radiador r$ 305 53 125387 conjunto motoventilador r$ 1 299 96 1331ax radiador r$ 1144 31 6455av condensador r$ 1022 15 720941 travessa tranversal r$ 192 00 7136f5 p barro dian esq r$ 52 60 7136f6 p barro dian dir r$ 52 60 total r$ 8915 00 pronto ferrou tudo de novo vou mandar pro moedor esse carro fiquei apenas com alguns itens desta lista para choque frisos emblema grade dianteira defletor do radiador travessa e para barros os outros itens foram comprados em lojas de paralelos htslatarias com br e toulouseimport com br apenas para fins de comparaçao paguei r$ 540 00 no radiador novo e r$ 119 00 nos farois de neblina na hts os farois foram comprados na tunningimports com br e um modelo da junyan com projetores led diurno e angel eyes custaram r$ 760 00 e deram outra cara pro carro muito bem contruidos e embalados os led s estao funcionando ate hoje [gallery link= file ids= 136176 136177 136178 ] a unica peça que ainda nao havia comprado era o capo impossivel de conseguir em desmanches ja que e a primeira peça a ser danificada em uma colisao e pelo valor da cc nao dava pra levar foi ai que eu descobri que com o numero da peça em maos eu poderia consultar o valor de venda sugerido ao consumidor final no site da peugeot e o valor do capo era de apenas r$ 800 00 eu ja tinha levado ferro com todas as peças que eu havia comprado mas o capo nao ia passar mandei um e mail caprichado pro sac da peugeot brasil explicando a situaçao recebi uma resposta logo em seguida e nao muito depois um contato do gerente de peças da champs elysees cc de lajeado ele me explicou que haviam identificado uma falha no cadastro do produto e que o valor correto a vista era de r$ 790 00 constataçoes a parte vale a pena salientar que a champs elysees tem o melhor atendimento ao consumidor que eu ja vi eu troquei mais de 100 mensagens por e mail e fui dezenas de vezes ate la sempre fui muito bem atendido como se estivesse comprando um carro zero diy mecanica iniciando o diy propriamente dito meu primeiro objetivo era arrumar a parte estrutural do carro entao comecei removendo as peças danificadas furando os pontos de solda originais e assim retirando o quadro dianteiro frontal que e composto pelas peças em formato de triangulo suporte e a barra tranversal fiz o melhor que pude tentando desentorar os suportes e prendi a barra tranversal com presilhas plasticas tirei varias medidas da frente do carro usando alguns pontos como referencia pra tentar gabaritar a frente e nao deixar nada torto [gallery link= file columns= 4 ids= 136169 136170 136171 136172 ] entao tive que usar a mig comprei o modelo mig 130 da leetools que veio com arame revestido de 0 9mm a regulagem da maquina fiz com base nos videos do youtube mas sinceramente nao tinha a minima ideia do que estava fazendo a realidade doeu soldar era mais dificil do que parecia mas ficou forte funçao > forma continuei a montagem sem maiores problemas cada dia que trabalhava no carro tirava alguns kilos das costas os farois ficaram muito legais [gallery link= file ids= 136173 136174 136175 ] durante a reforma eu identifiquei varios problemas na suspensao do carro entao dei uma geral nela instalei pivos das bandejas novos r$ 45 00 un bandejas novas r$ 235 00 cada terminais de direçao r$ 35 00 un buchas em pu da aj buchas r$ 220 00 jogo coxim superiores dos amortecedores r$ 55 00 un strut bar que foi viabilizada por um groupbuy do clube 306brasil e amortecedores recalibrados que eu adquiri no fiegenbaum rodas e pneus na minha cidade comprei um jogo de rodas 16 do peugeot 308 na mesma loja e montei elas em pneus jinyu yh12 195/50r16 pra fechar o conjunto faltam as molas do xsara vts elas sao um pouco mais duras e por consequencia acabam levantando um pouco a frente do carro mas quando os amortecedores foram montados ja pensamos nisso e baixamos a posiçao dos pratos onde elas ficam apoiadas e a sway bar da peugeot partner que e 3mm mais grossa parece pouco mas se voces usarem a formula para calcular a rigidez da barra esses 3mm representam mais de 100% de ganho [gallery columns= 4 link= file ids= 136181 136182 136183 136184 136185 136186 136187 136188 ] antes de colocar o carro pra andar consegui resolver um problema antigo acontecia com frenquencia nos 20 dias que sucederam o acidente ele esquentava com muita facilidade e nao teve oficina que resolvesse com a troca do radiador aproveitei para trocar a termostatica r$ 74 43 e todas as vedaçoes das mangueiras quando fiz a sangria do sistema de arrefecimento encontrei um parafuso oco torx na caixa onde a termostatica e fixada problema resolvido graças a um diagrama do servibox terminei instalando o capo e colocando o carro para rodar mesmo depois de quase dois anos parado so precisei drenar o tanque trocar o filtro de combustivel e bater a chave o carro ligou nesse dia muito quente por sinal correu uma gota de suor hetero do meu olho foi emocionante [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 136179 136180 ] encerro o segundo capitulo ate aqui se passaram aproximadamente quatro anos desde a compra do carro e apenas 1 ano com ele andando a vontade de ver ele pronto era cada vez maior por felipe albuquerque de almeida project cars #420
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