na semana passada ou melhor na semana retrasada top gear uk finalmente chegou a tv brasileira o programa ja havia sido exibido por aqui na bbc world um canal restrito aos pacotes mais caros das operadoras e com uma temporada de atraso mas desta vez quem o esta exibindo e o discovery channel um dos mais populares da tv por assinatura e com um delay bastante aceitavel de apenas quatro meses nos ate noticiamos a estreia do programa no zero a 300 e eu leo fiquei em casa na sexta feira a noite para assistir ao programa na tv mas acabei um pouco decepcionado e com algumas duvidas sobre o tratamento dado ao programa no brasil foi exatamente por isso que decidi escrever este texto top gear e ou ao menos foi o programa automotivo mais popular da historia antes da saida de jeremy clarkson e seus comparsas james may e richard hammond a audiencia do programa era de 350 milhoes de espectadores em todo o mundo sem contar a audiencia que baixa o programa ilegalmente por nao ter acesso aos canais a 23ª temporada foi um fracasso mas com um novo trio as coisas se ajustaram bem como contamos neste post sua chegada a tv brasileira em um canal de grande alcance portanto era algo que merecia a atençao — tanto do publico fa de carros e de programas sobre carros quanto do canal que comprou os direitos de exibiçao do programa mas como disse mais acima fiquei decepcionado com o tratamento do discovery ao programa primeiro a divulgaçao da estreia foi feita pela produtora do programa a bbc worldwide e nao pelo canal por assinatura por algum motivo a nota divulgada a imprensa dizia que o programa estava estreando e que seriam exibidos dois episodios em sequencia; primeiro o programa de estreia da 24ª temporada e depois o segundo programa mas quando o programa começou pontualmente as 22 20 foi exibido o segundo episodio da temporada o que aconteceu como eu descobriria mais tarde a estreia ocorrera na sexta feira anterior dia 7 de julho e nao dia 14 de julho como divulgado sem entender o motivo continuei assistindo ao programa o quadro de abertura era sobre o alfa romeo giulia quadrifoglio verde pilotado por chris harris pelas estradas da escocia e depois na famosa pista do programa onde o jornalista/apresentador desafia o bmw m3 para uma corrida em linha reta que leva o alfa aos 300 km/h eu ja havia visto o programa em março entao estava esperando a parte do quadro onde harris e desafiado por reid a colocar o giulia de lado atraves de uma parede com um buraco no formato do carro mas apos a corrida contra o m3 o programa voltou para o estudio onde o trio recebeu o ator david tennant o 10º doctor who o que esta acontecendo aqui discovery o programa foi editado sim o divertido quadro com o alfa romeo no qual chris harris destroi o para brisa do carro para o delirio do zoeiro rory reid e a hot lap com o stig foram cortados para favorecer a entrevista que tambem foi editada de forma resumida e quase nao fala de carros e a hot lap de um ator que somente os fas brasileiros de doctor who reconhecem pior ficou um grande nonsense no meio do programa ninguem aqui em casa entendeu esse trecho e tampouco foi engraçado porque e too british pra gente o momento no qual chris harris destroi o para brisa do alfa e que o discovery nao mostrou eu entendo que a discovery quer ou precisa transmitir um programa de 50 minutos em 40 minutos com intervalos comerciais mas se voce tem que fazer uma ediçao mais curta do programa que seja cortando as partes desinteressantes e como fazer o compacto de um jogo de futebol mostrando apenas laterais e escanteios e tirar os gols nao faz sentido depois o problema foram os cortes para os comerciais por ser produzido para a tv top gear ja tem suas pausas naturais mas a discovery decidiu fazer uma ediçao espertinha por exemplo na corrida entre o porsche 911 de chris harris e o lamborghini huracan de matt leblanc os apresentadores precisam largar com a capota aberta e chegar com a capota fechada leblanc decide fazer a volta inteira com a capota aberta e deixar para fechar antes de cruzar a linha e por isso arranca na frente em disparada enquanto harris fica parado na largada pois decide fechar a capota antes e fazer uma flying lap para compensar o problema e que so descobrimos isso depois do intervalo comercial porque a discovery achou que seria legal mostrar o huracan disparando e o porsche nao cortando para o intervalo antes de mostrar porque harris nao arrancou um corte desses e como começar a contar uma piada e pedir licença para ir ao banheiro e depois continuar e como separar sujeito de predicado com uma pausa nao e legal e tecnicamente errado porque voce quebra a fluidez da cena como ela foi planejada pelo diretor nao e como congelar a imagem antes da chegada para guardar o suspense e somente um corte esquisito ou voce faz o corte antes ou espera a linha de chegada o corte foi exatamente assim o programa segue desta forma com ediçoes e cortes estranhos e diferentemente do que foi anunciado nao houve dois episodios em sequencia foi apenas um ou melhor 2/3 de episodio se voce considerar 47 minutos reduzidos a 40 minutos com tres ou foram quatro intervalos de tres minutos curiosamente o programa começou as 22 20 porque as 21 30 foi exibida uma reprise de uma reprise de dupla do barulho e isso me leva a outra observaçao a discovery tem o discovery turbo que e seu canal dedicado aos carros motos automobilismo e maquinas afins mas por algum motivo top gear passa no final da sexta de motores o segmento tematico que o canal faz em seu horario nobre certamente tem a ver com o valor da inserçao comercial que deve ser mais alta devido a maior audiencia do discovery channel permitindo que a emissora possa bancar a licença do programa mas sera que nao da para exibir a versao completa no discovery turbo ou ao menos uma reprise sei que tudo isso custa dinheiro e ja senti na pele como o licenciamento em dolares pode ser cruel com um veiculo de comunicaçao que ganha em reais mas vamos la caras voces sao o discovery channel da para fazer melhor que isso nos esperamos mais que isso voces ja merecem aplausos por terem bancado top gear no brasil mas nao estraguem tudo a impressao que tive depois de ver top gear pela primeira vez na tv e que o discovery channel parece nao conhecer o perfil do publico do programa isso ficou claro ao cortar o alfa romeo o alfa romeo giulia com mais de 500 cv como dizia o comunicado a imprensa para priorizar david tennant com a ediçao exotica o programa ficou perdido o primeiro quadro terminou abruptamente a entrevista nao fez sentido algum e o restante seguiu na mesma tocada entao temos um desencontro de informaçoes somado a uma ediçao estranha somada a um certo desconhecimento do seu publico alvo e um horario em que o publico alvo esta chegando em casa ou saindo para a balada ou atendendo compromissos familiares ou simplesmente dormindo para trabalhar no sabado e a receita para o fracasso top gear e audiencia garantida se voce entregar o melhor deles palavra de quem foi um dos primeiros legendadores e tradutores do programa no brasil e conquistou um bom publico apenas falando sobre eles como voces verao nos comentarios deste texto com raras exceçoes as entrevistas sempre foram o ponto fraco do programa para o publico estrangeiro ha muitos convidados conhecidos apenas localmente e o publico quer mesmo e ver os carros motores roncos piadas e cenas incriveis nao uma conversa descontraida com um ator de teatro britanico voce nao esta ansioso pela entrevista com tamsin graig a traduçao esta legal; nao tem nenhuma base de rodas ou volante de direçao cabeça dos cilindros ou qualquer outra bizarrice semantica a dublagem e natural boa de ouvir mas nao cortem o programa de uma forma bizarra como estes primeiros episodios nao subestimem o gosto do publico achando que david tennant e mais interessante que um alfa romeo andando de lado ou que seremos atraidos por uma super entrevista com tamsin graig ou tinie tempah queremos ver um alfa romeo sendo destruido e acelerado e usado e abusado so isso nao estamos pedindo muito estamos
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.