se voce fosse comprar um carro para ter a vida inteira e rodar com ele ate literalmente nao poder mais qual seria talvez o canadense bill maceachern de 80 anos de idade ainda nao soubesse disto em maio de 1976 mas em seu caso foi o porsche 911 turbo 930 que ele havia acabado retirar na concessionaria hoje o carro marca cerca de 725 000 milhas ou mais de 1 150 000 km no odometro e o numero continua subindo quando bill encomendou seu 911 turbo no fim de 1975 aos trinta e poucos anos de idade o dono da concessionaria em concord ontario disse que ele estava ficando louco a porsche havia lançado o 930 naquele ano para homologar o porsche 934 nas corridas de longa duraçao e os turbos ainda nao haviam sido usados em um 911 de rua era uma tecnolgia nova experimental e que podia dar muitos problemas ele recomendou um porsche 911 carrera s mais docil e naturalmente aspirado no entanto bill lia a respeito dos avanços da porsche com a sobrealimentaçao desde o fim dos aos 1960 ainda restrita as pistas de corrida e a ideia de uma tecnologia que pudesse tornar o motor mais potente sem aumentar o deslocamento e o consumo de combustivel naqueles tempos de crise do petroleo muito lhe apetecia o carro pintado na cor midnight blue foi o primeiro 930 a ser vendido no canada e o de nº 350 da leva inicial de 400 unidades para homologaçao da versao de pista com isto ele acabou se tornando uma cobaia para os turbos de certa forma a porsche o convidou para ser uma especie de beta tester e sua experiencia com o motor turbinado ajudaria a fabricante a identificar possiveis problemas que nao haviam sido identificado nos testes preliminares como resultado nos primeiros milhares de quilometros ele ganhou serviços de manutençao gratis como a troca dos cabeçotes aos 32 000 km para que a porsche pudesse analisar os efeitos da sobrealimentaçao nos cabeçotes que vieram com o carro; um novo turbo aos 40 000 km e depois novamente aos 100 000 km pois os turbocompressores foram ficando melhores e mais duraveis e o motor refeito aos 80 000 km depois de um tempo os serviços começaram a ser pagos por ele mesmo o motor ja foi todo refeito outras tres vezes bill ja passou a maior parte de sua vida com o carro que testemunhou todas as grandes mudanças eu sua vida quando o 911 tinha 4 300 km bill casou se com a namorada lyse aos 6 200 km ele fez sua primeira grande viagem 400 km de ontario a quebec para assistir a uma corrida da trans am acompanhar as provas acabou se tornando um habito e ainda em 1977 ele levou seus filhos aos boxes do piloto canadense ludwig heimrath e lhe perguntou se seria possivel que ele e seus dois filhos o ajudassem com os carros ele deixou facil assim e algumas semanas depois bill lhe perguntou quanto custaria para patrocinar o porsche 934 de heimrath que afinal era a versao de competiçao de seu carro por us$ 2 000 em dinheiro de hoje us$ 8 000 o nome da maceachen deep steam companhia de limpeza de tapetes aberta por bill em 1970 passou a estampar o carro de heimrath [youtube id= l7q7xd6bjps width= 620 height= 350 ] aqui uma observaçao interessante ha alguns meses postamos aqui um video onboard impressionante com o piloto leh keen ao volante de um 934 de 600 cv ultrapassando dezenas de outros carros em uma corrida historica no circuito americano de laguna seca pois bem aquele carro brutal era exatamente o carro que bill patrocinou em 1977 e ainda conserva o nome da maceachern deep steam no para lama dianteiro esquerdo olha so deve ser um orgulho e tanto para bill ate hoje sua companhia cresceu depois disto e seu sucesso ate garantiu que um de seus dois filhos seguisse carreira como piloto o porsche 930 o acompanhou atraves de tudo isto fosse no dia a dia resolvendo questoes relacionadas a seu negocio fosse nos fins de semana pegando a estrada para acompanhar corridas de automoveis ate hoje em circuitos como watkins glen willow springs road america e laguna seca e bem possivel que ele estivesse la quando o video mais acima foi gravado o carro so foi pintado pela primeira vez na decada de 1990 quase vinte anos depois da compra no mesmo tom de azul metalico e as marcas ja acumuladas na pintura desde entao sao ostentadas com orgulho por sorte ter um porsche 911 tao rodado lhe garante certos privilegios bill e relativamente conhecido na comunidade de fas da porsche americanos e com isto sempre tem garantidos serviços de manutençao e fornecimento de componentes quando sofreu seu primeiro acidente em 2009 um suv atingiu o 930 ao lhe dar uma fechada foi questao de apenas algumas horas ate que a oficina conseguisse consertar o para lama o eixo dianteiro e um dos braços da suspensao todos danificados na colisao o mecanico reconheceu o carro de bill e garantiu que ele nao perdesse a corrida para onde estava indo aquela altura o carro ja tinha 850 000 km rodados a marca de 1 000 000 de km veio em 2012 bill levou seu carro para o texas mile evento de velocidade em uma milha e o odometro virou 621 371 milhas durante uma de suas puxadas digno para dizer o minimo nao foi a toa que bill foi homenageado pela porsche quando a empresa produziu seu 1 000 000º exemplar do 911 com uma sessao de fotos e sua historia contada pelo proprio no video abaixo que celebra justamente a longevidade que o nine eleven consegue alcançar se cuidado corretamente [youtube id= vq_ezajdany width= 620 height= 350 ] a historia de bill começa por volta dos 7 25 bill diz que seu objetivo agora e alcançar 1 000 000 milhas em seu porsche 930 o que da mais de 1 600 000 km e temos certeza de que a dupla ainda tem muita estrada pela frente e voce ai preocupado porque seu carro tem mais de 100 000 km
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.