bom ja tem um tempinho desde o ultimo texto que foi publicado em 25/02/2017 entao temos um bocado de novidades para contar dos carros o que rolou foi que continuei a procurar detalhes de acabamento do tempra turbo consegui quase tudo que faltava nele mas ainda nao consegui me dedicar a remontar o interior todo porque aqui e sempre meio dificil de sobrar algum tempo livre as vezes achar as peças e sempre apenas metade do problema mas a alegria de achar comprar e levar para casa tudo e saber que nao se vai sofrer mais com algo que nao se tem bem isso nao tem preço de quebra ainda acabei comprando mais um conjunto completo de turbina coletor de escape coletor de admissao completo com bicos corpo de borboleta e mais alguns sensores bem como um raro e completo cambio com direito a semi eixos e homocineticas bom agora ate dar mais umas espancadas sem muito medo ja posso o cambio vai ser objeto de desmontagem e analise completa depois e remontar completamente e boa o cambio que esta no carro arranha em quase todas as trocas de marcha assim conserto o cambio fora instalo e depois reparo o do carro e deixo pronto para qualquer eventualidade ou ate mesmo para ajudar outro carro em dificuldades mas o ponto e que mesmo depois de duas idas a oficina o carro ainda funcionava muito mal nesse meio tempo o gustavo me apresentou a um cara muito competente e gente boa o phillipe da ph motorsports nem teve muito papo levei logo o carro catei tudo o que faltava para fazer o carro ficar 100% original de novo na injeçao o debimetro do alfa salvou despesas maiores e catei filtro de ar e mais uns detalhes duas semanas de internaçao e o carro foi me devolvido como na foto abaixo ligando sempre facil de primeira com lenta frio morno quente depois de andar como deveria ser a injeçao original foi mantida o carro e um carro original sem modificaçoes sem mais pressao e que funciona muitissimo bem ph valeu ai bicho finalmente agora eu posso resolver o resto dos probleminhas de acabamento interno os bicos eu consegui os quatro com um amigo que trocou num marea turbo isso mesmo sao os mesmos injetores ah como e legal ver este cofre limpo com tudo devidamente organizado e funcionando como deve abaixo os extras de reserva antes de mais nada nao vou tratar aqui hoje de nenhum carro novo mas apenas de coisas feitas nos que ja estao aqui ainda que tenha novos habitantes na garagem mas vamos ver coisas mecanicas bem legais os alfa 155 os primeiros a receber atençao foram os 155 ambos com os motores capengas e necessitando de atençao e ainda tinhamos o motor de reserva que veio no alfa 155 bianco aquele que subiu no telhado nada mais legal que abrir todos juntos ao mesmo tempo e retificar todos juntos tirar desmontar e levar para a retifica e tudo facil e lindo durante a desmontagem nenhuma surpresa desagradavel todos os tres virabrequins terminaram retificados a 0 25mm tanto nos mancais fixos quanto moveis nenhuma biela estragada nenhum bloco destruido ou com folga excessiva que impedisse montagem neste quesito apenas o bloco do 155 bianco estava com muita folga nas buchas dos balanceadors e por conta disso ficou um tempo na espera os outros dois surpreendentemente estavam dentro do que se considera ainda aceitaveis assim depois de feita a retifica sai comprei as peças necessarias e providenciei a remontagem dos motores nestes motores tive uma novidade nos outros todos usei sempre as bronzinas que tinha a mao das marcas best frontier e sintermetal vale deixar o registro que todos os motores feitos ate entao o do 145qv do 156 do 155 preto que era do colega de banco e o 1 8 do 145 sairam bons sem problemas de perda de pressao de oleo ou absolutamente nenhum detalhe desabonador ou digno de nota no caso ainda tem uma coisa que aconteceu apareceu um amigo com uma marea weekend turbo preta linda de morrer e queria fazer negocio fiquei interessadissimo no caso a ideia era oferecer no negocio um dos dois alfas ou o 145 1 8 ou o 155 super preto mais uma volta em dinheiro o amigo que ofereceu o carro descartou o 145 e queria o 155 ok liguei pro colega de banco fizemos uma troca de destroca ele ficou com o 145 que por acaso estava ja transferido para o nome dele e o 155 preto eu iria transferir para o meu nome mesmo ou iria direto para o nome do dono da week turbo preta mas nao rolou como ja tinhamos feito a troca e eu tinha a obrigaçao de transferir o 155 preto que ainda estava em nome da antiga dona acabei indo o detran e transferindo o dito cujo para meus dominios bom nesse ponto eu comecei a me autoquestionar sobre se ainda restava alguma sanidade nessa minha podre mente ta eu sei alfa e legal alfa 155 e muito legal mas tres alfas na mesma garagem e meio como que babar na propria gravata nem dodge que eu amo tanto chegou neste ponto e o fim acabei pirei o cabeçao mas tudo bem vamos nessa mas voltando aos motores esses motores dos dois 155 meus e do motor reserva na hora de comprar peças nada de bronzinas que eu ja tivesse usado so da marca takao que todos disseram ser a oitava maravilha do mundo ah e ta bom abaixo o dia que peguei os tres blocos na retifica o do 155 bianco de reserva ainda ia voltar para resolver folga no balanceador nao eu nao vou tentar fazer um 12 cilindros em linha e ainda e facil de ver na frente de quem eles estao motor aqui vai pra retifica as vezes em veiculos legais montei os motores fiz todos os procedimentos de conferencia as operaçoes de retifica foram feitas pelos mesmos funcionarios de sempre eu mesmo em pessoa remontei tudo e depois de tudo pronto e montado notei que ao esquentar a pressao caia muito mais que nos outros motores nao dava zero absoluto nao acendia a luz indicadora de falta de pressao mas estava ruim cheguei a achar que estava ficando maluco ve se pode e liguei os tres 155 juntos ao mesmo tempo e deixei eles esquentarem e fui medindo a queda de pressao na lenta com o aumento da temperatura maluco uma ova na foto abaixo os dois motores durante o processo de montagem dos blocos o de reserva esta mais a frente na ram claro picape as vezes serve de bancada de montar motor tambem alem de levar e trazer da retifica sempre dao aquele apoio na hora da montagem parceirona o 155 preto com bronzinas best sintermetal ou frontier nao baixava de 2 kgfm/cm² com o motor no ponto que o ventilador eletrico acionava lenta normal tudo como tinha que ser ao acelerar a 2 000 rpm mesmo quente se via 4 kgfm/cm² os outros mal passavam de 1 kgfm/cm² e mesmo que acelerasse a 3 000 rpm mal passavam de 2 kgfm/cm² bom pelo menos as bronzinas sao as peças mais baratas desses motores preparar para tirar o carter e trocar elas por baixo mesmo voltando as best sintermetal ou frontier e claro takao nunca mais nem de graça mas isso nao e tudo voltamos ao assunto mais ali na frente e o 155 reserva nao foi montado e na proxima ida a loja troco as takao por outras qualquer obvio tambem que qualquer uso entusiastico nestas condiçoes e absolutamente impossivel mas isso resolvemos mais ali na frente voltando a retifica eu amo ir a retifica e como um paraiso para qualquer entusiasta posso fazer e acompanhar minhas coisas tudo sai como eu quero e eu sou feliz pacas com isso nesse ambiente acolhedor descobrimos que as folgas dos balanceadores do 155 reserva estavam ruins muito ruins tentei achar as buchas mas sem sucesso eu ja tinha tentado fabricar uma que instalamos no 145 qv mas deu ruim na minha busca achei uma imagem e a imagem era relacionada ao site de uma empresa chama js bronzinas opa uma luz no fim do tunel me animei achei o telefone e liguei para eles fui atendido pelo dono sr francisco pensa num cara legal e com boa vontade para ajudar no fim consegui varias buchas e pude brincar um bocado com isso tudo para quem acha que e moleza um aviso nao e o problema e especifico dos alfas com motor 2 0 16v e dos tipo e perua tempra sw com motor 2 0 tanto faz ser 8 ou 16v ambos usam balanceadores que nao existem nos motores dos nossos tempras e claro como e coisa nao muito comum nao se consegue os eixos balanceadores tem tamanhos diferentes no tipo e no alfa mas os rolamentos de apoio nas pontas deles e as buchas centrais sao as mesmas os dos alfas sao algo mais curtos e dos tipo mais compridos nesse meio tempo apareceu aqui um tipo sedicivalvole brotou assim meio que do nada acontece e o motor zoado um colega de banco comprou ele reformou e ao sair com o carro o motor travou assim do nada de graça beleza peguei arranquei o motor e desmontei primeira coisa que notei e que tinha sido retificado a muito pouco tempo pistoes novos medida 0 4mm eixo foi retificado mas estava travado por falta de lubrificaçao bomba de oleo travada comandos de valvula destruidos ok vamos analisar todos os jet oil tapados fecharam os furos no bloco claro este motor antes de ser refeito teve problema de lubrificaçao retificamos o eixo de manivelas nao estragou nenhuma biela para fazer o cabeçote tivemos que trocar os dois comandos e os tuchos mais uma bomba de oleo nova claro mas onde estava o problema nos balanceadores ainda que tivessem trocado os rolamentos nao se atentaram para verificar as folgas ambas as buchas estavam destruidas na mente do outro mecanico fechar o jet oil era a soluçao para a perda de pressao alo alo molecada o motor foi projetado com jet oil antes de tampar eles verifique a real causa da perda de pressao tem mais coisa errada tem bronzinas com folgas buchas destruidas bomba de oleo ruim e por ai vai ou seja nunca e o obvio nunca e o facil e se fosse mole banal nao teria valor o profissional que sabe entender e consertar essas coisas neste ponto com a inestimavel ajuda do francisco e da js bronzinas eu nao tinha mais problema ou quase primeiro notei que tinhamos buchas std 0 25 e 0 50mm notamos que prate das buchas eram todas de aluminio e outras tinham alma de aço analisando o que recebemos fizemos nossas escolhas a folga recomendada era entre 0 07 e 0 10 mm por segurança optei por usar 0 10mm e por precauçao o funcionario que me atende com parte de embuchamento de comando e alinhamento e acerto de mancais e bielas recomendou que nao usasse as buchas 100% de aluminio pois ja tinha experimentado algum problema delas cederem e rodarem no alojamento em situaçoes extremas entao procedi desta forma usamos apenas as com alma de aço e instalamos elas acontece que todos os quatro eixos balanceadores dois de alfa e os dois do sedici estavam bem desgastados entao nao bastava embuchar teriamos que retificar eles tambem e assim fizemos a seis maos para ser mais legal ainda no fim se voce curte algo de verdade nao tem como nao se envolver completamente nas coisas fizemos o embuchamento dos dois blocos medimos as dimensoes das buchas verificamos que sao perfeitas como buchas semi acabadas e que depois de instaladas apresentam variaçao de dimensoes que nao permitem apenas instalar e usar ainda mais por serem em um local de dificil acesso onde rasquetar elas nao e uma opçao entao procedemos ao mandrilhamento das buchas e tivemos que retificar os quatro eixos e depois conferimos e montamos tudo tivemos muito cuidado para tirar bastante das buchas e ainda ter opçao de eventualmente poder fazer mais uma operaçao de retifica e embuchamento de for necessario deixamos os eixos como se fossem 0 25 e as buchas usadas foram as 0 5mm que foram mandriladas e acabadas para a folga desejada como se fossem 0 25mm esta parte foi particularmente legal porque me veio como um procedimento que eu nunca havia feito e ainda por cima repetimos o mesmo procedimento com basicamente as mesmas dimensoes peças e medidas em dois motores distintos abaixo motores na bancada no inicio das operaçoes de retifica o motor que esta em cima e o do tipo 2 0 16v e os eixos que aparecem na imagem sao dele bloco do 155 aguardando a vez mandrilhando as buchas no motor do 155 retificando o eixo balanceador tudo pronto para montagem ou nao depois dessa foto eu descobri a folga nos balanceadores agora tudo certo indo para a oficina onde o carro esta para ser montado quase pronto neste ponto eu tenho que fazer um paragrafo explicativo porque acho ser devido eu estou a um longo tempo envolvido com isso de graxa motores peças e retificas muito tempo tempo demais sempre amei profundamente motores v8 motores norte americanos e tenho encarado toda essa bagunça que narro aqui a todos no pc 400 e sinceramente tenho isso tudo como se fosse uma especie de pos graduaçao em coisas italianas tenho me divertido aprendido vivido muita coisa legal excitante interessante ao extremo tudo completamente diferente diversa do que sempre fiz e onde me sinto completamente a vontade e depois deste periodo vejo que consegui entender me tornar intimo fazer com naturalidade algo eu antes me parecia dificil desconhecido dificil evidentemente sao dois universos distintos antes mexia apenas com carros que eram perfeitos e tipicos representantes de uma escola de engenharia tipica dos eua anos 50 60 e 70 agora em outro mundo ou melhor do outro lado do mundo mexendo com uma escola d engenharia diversa distinta mais recente entendendo claramente que seriam coisas dos anos 80 e 90 diferente diverso sim sem duvida alguma ruim desgostante desagradavel nao nunca o mesmo gosto o mesmo entusiasmo o mesmo querer fazer bem feito de sempre so que em coisas totalmente diferentes e claro com isso resolvido na medida em que vejo claramente que este periodo sabatico e este tempo de aprendizado vai ser parado em breve teremos uma volta a zona de conforto aos v8 e seis em linha made in usa mas com muito mais bagagem e conhecimento acumulado que podem nao ser de nenhuma valia no outro lado do mundo mas que engrandecem e divertem um bocado mas e ai e so isso claro que nao graças ao gustavo aquele elemento da mais alta periculosidade um verdadeiro malfeitor das garagens alheias apareceram coisas digamos inesperadas em meu cafofo o sujeitinho veio aqui ficou bisbilhotando minhas coisas e rapidinho achou dono para um motor chevrolet 151 que tinha aqui sobrando tinha saido de um opala que recebeu um certo tratamento de choque e virou mais um feliz opaloito assim esse motor saiu e entrou um carro e depois outro e eu fiquei tristissimo com tudo isso um absurdo isso nem dormi de tanta preocupaçao primeiro um raro marea 2 4 ano 2000 good boy batido do carro em si falaremos no proximo capitulo mas do motor neste este carro tem um detalhe muito interessante que me deixou de orelhas em pe supostamente tinham comandos de performance nele coisa rara cara e complicada vamos nessa vamos ver do que se trata como houve um acidente e como a bomba de oleo teve uma raspada visivel vamos desmontar tudo em teoria o carro andava a alcool eu detesto alcool nem beber eu bebo quanto mais por no tanque a nao ser claro que eu va usar nitrometano mas isso nao rola aqui e papo para outra hora eu achei coisas estranhas como uma junta de cabeçote muito grossa e ainda que as bronzias estivessem sem interferencia mais de montagem indicando que estavam ja sem condiçoes boas de uso nao estavam estragadas nem as fixas nem as moveis e as arruelas de encosto estavam em otimo estado entao era so montar nao e mesmo as bronzinas de mancal eram metal leve e as de biela nao consegui identificar claro que nao primeiro comprei de novo as bronzinas na medida que estavam as dele supondo erradamente que estava tudo certo so que nao primeiro as de mancal vieram com uma peça defeituosa com falha na aplicaçao do material anti atrito ok monta e mede e travou opa como travou se estava bom com as metal leve advinha a marca takao peguei tudo levei para a retifica e fomos medir primeiro o eixo estava todo errado medida std 60 00mm era 0 25mm logo deveria ser 59 74 no maximo tinha 1 59 76 que fazia travar tinha mais um mancal fixo com 59 75 mais dois com 59 73 um com 59 72 e um o numero 1 estava com 59 71 que legal se nao tivesse travado ia bater na certa alias explica porque as bronzinas estavam zoadas retificamos a 0 50mm e troquei as bronzinas por outras 0 50mm mas de outra marca as de biela foram trocadas porque estava errada a medida do eixo cortamos de 0 50 para 0 75mm e remontamos como nao consegui de nenhuma outra marca foi de takao mesmo mas devidamente conferido biela por biela e uma delas abrimos e invertemos as bronzias e do nada a folga ficou certa tipo nao tem como confiar mesmo todo o resto do motor estava de acordo tudo como tinha de ser e boa parti para remontar tudo e preparar para levar a ph motorsports do meu amigo philipe para que ele faça a ardua tarefa de remontar o carro todo e me devolver funcionando mas tudo isso de consertar o amassado repintar remontar no proximo capitulo abaixo depois dos problemas resolvidos e o eixo devidamente acertado em suas medidas vamos a montagem mas epa o que e isso dois isso dois o vermelho e o 2 4 o cinza e turbo turbo e o mesmo elemento responsavel pelo 2 4 brabo tambem e responsavel por isso apenas vale dizer que eu queria mesmo um turbo ai pintou esse e negociamos o carro tem uns upgrades legais mas estava na pior algo estranho aconteceu e tinha um pistao avariado felizmente pararam antes de coisas piores acontecerem o bloco infelizmente estava encamisado o que desrecomenda mais incrementos de potencia e entao o meu plano e por ele a funcionar de novo e da forma mais simples possivel mais deste novo ocupante da garagem no proximo capitulo por acaso e da mesma cor do outro 2 4 so que e um bad boy foi desmontado coloquei pistoes maiores 83mm de 2 4 ja verifiquei todas as medidas do eixo comprei bronzinas aneis e estou no longo processo de montagem o cabeçote se salvou sem maiores problemas assim que pegar o 2 4 pronto começaremos a montar este turbo com os tres prontos sedici 2 4 aspro e 2 0 turbo sera feita uma pausa na parte italiana da garagem e uma volta as origens ocorrera em breve detalhes e fotos das carangas prontas e funcionando e entao quem achou que nesses oito meses nada estava acontecendo bem nao foi tao simples assim nao e mesmo um abraço por alexandre garcia project cars #400
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.