a adaptaçao e a forma como a natureza garante que os seres vivos sobrevivam a diferentes ecossistemas pegue as aves por exemplo por viver no gelo os pinguins tem pernas penas e asas curtas e nao voam como a maioria dos passaros eles se adaptaram a um lugar frio onde a maior fonte de alimento sao os peixes e por isso sao verdadeiros torpedos quando estao debaixo d agua eles trocaram a habilidade de mergulhar nos ceus pela capacidade de voar no mar [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] voce deve estar se perguntando o que isto tem a ver com o vw caddy impressao em 3d ou mesmo com carros em geral simples a adaptaçao tambem pode se aplicar aos carros e esta vw caddy com a estrutura dianteira toda impressa em 3d pode ser o primeiro passo em direçao a um futuro bem interessante para quem curte carros antigos mas esta preocupado com a invasao meio inevitavel dos carros eletricos nos proximos anos ha alguns dias elon musk anunciou que o novo tesla roadster previsto para 2020 vai acelerar de zero a 100 km/h em dois segundos ou menos e tera autonomia de 1 000 km nao foram poucos os que encararam a novidade como a confirmaçao final de que os carros eletricos sao melhores e estao ai para substituir os ultrapassados e imundos carros com motor a combustao interna quem vai querer lidar com estas velharias quando todos os carros tiverem tomadas de energia em vez de tanques de combustivel bem muita gente afinal os carros que funcionam a moda antiga ainda tem entusiastas old school suficientes para garantir sua existencia mesmo que as fabricantes realmente tirem das linhas de montagem os motores com cilindros pistoes comandos de valvulas e todas estas coisas legais e existe gente preocupada em expandir as possibilidades futuras dos carros que temos hoje claro tudo ainda nao passa de conceito mas e algo viavel e ate promissor [youtube id= gavaapkdya0 width= 620 height= 350 ] a empresa alema csi entwicklungstechnik gmbh assim mesmo com letra minuscula foi quem idealizou o projeto 3i print com o objetivo de demonstrar todo o potencial da impressao 3d na industria automotiva eles foram os responsaveis pelo design da estrutura frontal a ser aplicada em uma volkswagen caddy de primeira geraçao a apworks subsidiaria da fabricante de avioes airbus ficou responsavel pela impressao em si enquanto a altair cuidou da programaçao e modificaçao do software de modelagem em nove meses as tres empresas criaram um arranjo frontal completamente diferente para a picape uma estrutura leve rigida e nos proprios termos usados pelo projeto 3i print funcionalmente integrada isto significa que alem de pesar apenas 34 kg a estrutura frontal impressa em 3d e tao firme ou ate mais que o arranjo dianteiro convencional da caddy e ainda cumpre dupla funçao a parte da estrutura que corresponde as torres dos amortecedores e a barra de amarraçao tambem e utilizada como reservatorio para o sistema de arrefecimento a estrutura e feita de aluminio e e impressa por meio da sinterizaçao o metal e pulverizado e moldado a uma temperatura um pouco mais baixa que o ponto de fusao no qual o metal derrete no caso do aluminio a 660 3°c isto causa no material uma alteraçao estrutural a nivel microscopico e possibilita que ele assuma a forma desejada de forma regular ao longo de toda a extensao da peça para definir as formas e medidas da peça de metal foi necessario escanear em 3d toda a estrutura da vw caddy e a partir dos dados escaneados criar uma representaçao poligonal do espaço a ser ocupado pelo novo subchassi impresso pela 3i print da para notar como o formato da peça reduz ao minimo necessario o espaço ocupado pela mesma sustentando os para lamas e a face dianteira de maneira bastante integrada quase como uma estrutura organica o software tambem permite simular a reaçao da peça no caso de uma colisao o que tambem foi levado em conta na hora de desenha la a 3i print diz que a economia de espaço no cofre e uma boa noticia para os entusiastas de carros eletricos pois possibilitaria acomodar melhor as baterias por exemplo no entanto nos conseguimos enxergar outras vantagens mais interessantes aos entusiastas que ver so imagine uma estrutura impressa em 3d como esta porem feita sob medida para abraçar um motor convencional nao parece absurdo pelo contrario manteria as formas originais do carro em um arranjo mais leve e rigido pensando nesta bonita caddy vermelha com rodas bbs ela poderia receber um motor vr6 ou mesmo um tsi de tres cilindros igual ao utilizado no up e em qualquer um dos casos o motor ficaria apoiado em uma estrutura impressa em 3d feita sob medida futuramente toda uma estrutura impressa em 3d poderia ser feita para acomodar uma carroceria classica abrindo espaço para um devaneio aqui nao nos parece absurdo um jaguar e type por exemplo construido desta forma visual classico por fora motor seis em linha refeito do zero e um chassi tubular de aluminio sinterizado impresso em 3d projetado para ser o mais rigido e leve possivel e talvez o mais interessante sem limitaçoes tecnicas por conta do formato das peças diferentemente do que acontece com metodos tradicionais de dar forma ao metal como usinagem forja ou moldagem artesanal [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] e claro que antes de sair por ai dizendo que isto vai acontecer logo e preciso lembrar que a impressao 3d em larga escala ainda e algo distante do nosso dia a dia e naturalmente dos nossos carros tambem e preciso lembrar que estamos trabalhando com suposiçoes alem da barreira tecnica que estamos começando a atravessar ha a barreira cultural muita gente aprecia a parte graxeira da coisa desenhar os componentes testa los descobrir erros tentar corrigi los repetir o processo brincar com barras de amarraçao pontos de fixaçao posicionamento do motor em relaçao ao entre eixos esta parte mais old school mais romantica da coisa aos poucos se tornaria passado em troca teriamos um mundo de possibilidades e impossivel nao ficar meio filosofico quando se trata de uma inovaçao com potencial para mudar significativamente o modo como nos relacionamos com os carros o modo como os fabricamos ou modificamos e nessa hora que a gente precisa lembrar que assim ainda existem carburadores novos quase 40 anos depois da popularizaçao da injeçao eletronica dificilmente os carros que temos hoje vao desaparecer a nao ser que se tornem proibidos mas preferimos nao pensar nisso agora ainda ha que compre vitrolas e discos de vinil na era do streaming nao mas so quem realmente gosta de musica entende onde queremos chegar
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