ha exatamente 364 dias a mercedes amg apresentava neste mesmo salao de genebra o amg gt concept um cupe de quatro portas derivado do amg gt que apontava suas armas diretamente para o porsche panamera foi um movimento simbolico ao promover seu cupe de quatro portas esportivo a produto exclusivo amg descolando o da linha cls a mercedes disse nas entrelinhas que seu negocio a partir dali nao seria apenas brigar com a audi e a bmw mas tambem com a porsche e a aston martin se a amg vai conseguir e algo que so saberemos quando o novo modelo chegar a linha de produçao e for comparado aos seus rivais mas se depender da ficha tecnica como na epoca do super trunfo ele e uma carta que gostariamos de ter [gt40 content search= amg widget= 1 ] começando do começo ele nao se chama amg gt 4 como achavamos que seria e sim mercedes amg gt 4 door coupe mas voce nao vai chama lo desse jeito porque a amg apresentou tres versoes do carro o gt 63 o gt 63s e o gt 53 apesar das semelhanças com o cls a inspiraçao para o amg gt 4 door coupe vem do irmao amg gt o parentesco fica evidente na silhueta mais truncada na traseira e no capo mais longo que o do cls alem disso o vigia traseiro faz parte da tampa do porta malas o que faz dele um hatchback/fastback mas as semelhanças entre os irmaos param por ai baseado na arquitetura mra — a mesma do classe e e do cls — o amg gt 4 door coupe nao tem o cambio na traseira como o duas portas e nao oferece traçao traseira o gt 53 usa exatamente o mesmo conjunto mecanico do cls 53 o novo seis em linha turbo de tres litros da amg combinado a um motor eletrico de 48 volts para produzir 435 cv e 52 9 kgfm o cambio e automatico de nove marchas com conversor de torque combinado ao sistema de traçao integral 4matic+ com 1 970 kg 10 kg a menos que o cls 53 o gt 53 vai de zero a 100 km/h em 4 5 segundos e continua ate os 285 km/h como comparaçao o cls 53 vai de zero a 100 km/h nos mesmos 4 5 segundos porem tem sua velocidade limitada a 250 km/h e inevitavel pensar que sao carros praticamente iguais diferenciando se sutilmente pelo design e pela abertura do porta malas — ate mesmo o entre eixos de 2 94 metros e igual e isso deixa as coisas um pouco confusas porque o cls perdeu sua versao 63 justamente por causa do amg gt 4 e agora vem a amg e lança um gt com o mesmo conjunto mecanico e o mesmo desempenho do cls 53 sim o amg gt 4 portas precisa de uma versao para encarar as versoes de entrada do panamera e a amg nao poderia simplesmente ignorar seu powertrain de seis cilindros mais moderno mas esperavamos ver um pouco mais de potencia nesta versao afinal o panamera e hybrid tem 462 cv e bem o cls ja e um cupe amg de quatro portas com powertrain hibrido e 435 cv ainda que nao tenha os mesmos reforços estruturais do gt 53 ja os gt 63 e gt 63s entregam ate mais do que esperavamos deste cupe de quatro portas a versao base 63 traz o v8 4 0 biturbo com 585 cv e 81 4 kgfm a 2 350 rpm enquanto o gt 63s gira o botao de potencia ate o 11 e traz ineditos 639 cv e 91 5 kgfm a 2 500 rpm os dois usam o mesmo cambio amg speedshift de embreagem dupla e nove marchas tambem combinados ao sistema 4matic+ alem do motor mais potente o gt 63s tambem usa coxins de motor ativos que se ajustam de acordo com o modo de conduçao para ficar mais macios ou mais rigidos com essas credenciais o amg gt 63 vai de zero a 100 km/h em 3 4 segundos e chega aos 310 km/h enquanto o gt 63s chega aos 100 km/h em 3 2 segundos e segue ate os 315 km/h como comparaçao o gt r vai de zero a 100 km/h em 3 6 segundos e chega aos 319 km/h aqui os gt 63 recuperam a semelhança com os gt de duas portas eles tambem sao equipados com o eixo traseiro direcional e com o diferencial traseiro eletronico de deslizamento limitado bem como os freios com pinças de seis pistoes na dianteira alias as pinças ajudam a diferenciar os modelos do gt 4 portas o gt 63 usa pinças vermelhas enquanto o gt 63s usa pinças amarelas a suspensao dos gt 63 tambem e ajustavel como no gt duas portas porem em vez de coilovers eles usam a suspensao amg ride control+ a mesma do e 63 com bolsas de ar multi camaras outra semelhança e a barra estabilizadora traseira tubular que ajuda a reduzir a massa nao suspensa no gt 53 a suspensao usa molas helicoidais e amortecedores de carga ajustavel e o eixo traseiro direcional e um opcional o parentesco com o amg gt continua na aerodinamica ativa os gt 63 tem aletas ativas na dianteira que ajudam a reduzir o arrasto e a otimizar o arrefecimento de acordo com a necessidade e tambem o spoiler traseiro ativo que dependendo da situaçao pode ajudar a produzir downforce reduzir o arrasto ou atuar como um freio aerodinamico ainda ha um pacote opcional composto por um splitter dianteiro mais pronunciado uma asa traseira fixa com ajuste manual e um novo difusor traseiro isso novamente nos faz pensar sobre o cls se o gt 63 recebeu tecnologias do gt duas portas nao seria o caso de criar um cls 63 sem todos estes recursos de ponta mais proximo do e 63 como sempre foi a mercedes diz que o cls nao ganhou um motor v8 por questoes de espaço no cofre packaging porem como ja vimos o cls usa a mesma arquitetura mra do e63 e do gt 63 e tem a mesma bitola dianteira do e 63 s alem disso o c 63 e um carro significativamente menor que o cls e tambem e equipado com o v8 por dentro o gt quatro portas volta a se distanciar do gt duas portas e se aproxima do cls o painel e praticamente identico com as telas tft integrando o quadro de instrumentos e o sistema multimidia as mesmas saidas de ar circulares e uma divisao horizontal acima do console central alias o console e a maior diferença nessa regiao no gt quatro portas ele e mais inclinado e elevado envolvendo os ocupantes da frente e estabelecendo uma conexao com o gt duas portas a partir dali ele segue elevado ate o banco traseiro que e dividido ao meio pelo console e possivel tambem optar pelo banco traseiro para tres ocupantes; nesse caso o console e encurtado e acaba entre os bancos dianteiros [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 178774 178773 178769 178771 178765 178766 ] por ultimo voce deve lembrar que o conceito do ano passado era um hibrido certo pois bem ele nao era uma antecipaçao do gt 53 e sim do futuro topo de linha do gt 4 door coupe que sera lançado em algum momento dos proximos seis anos ele usara uma variaçao do powertrain do s560e que e um v8 combinado a um conjunto eletrico para produzir nada menos que 805 cv espera se que ele seja batizado gt 73 amg 73 te lembra algo e possa rodar ate 50 km usando apenas eletricidade sera suficiente para ser a carta super trunfo [gt40 content rule= 1 widget= 1 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.