sete anos depois de sua estreia em 2011 o audi q3 acaba de chegar a sua segunda geraçao que foi apresentada ha pouco pela fabricante o novo q3 ficou maior e mais imponente graças a adoçao da plataforma modular mqb do grupo volkswagen mas tambem ganhou um interior mais descolado e tecnologico alem de novos motores incluindo o 2 0 turbo de 230 cv do golf gti vamos dar uma olhada nele com mais detalhes agora [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o audi q3 era o unico modelo da marca dos quatro aneis que ainda nao usava a plataforma modular da volks com a notavel exceçao do supercarro r8 que compartilha sua base com o lamborghini huracan mas a nova geraçao deu um jeito nisto agora o q3 e maior no geral com 4 48 m de comprimento e 1 86 m de largura ele ficou 9 cm mais longo e 3 cm mais largo o entre eixos tambem cresceu passando a 2 68 m contra 2 60 m do modelo anterior apenas a altura diminuiu em 1 cm passando a 1 58 m mas apesar disto a audi garante que o suv ficou mais espaçoso para a cabeça as pernas e os ombros dos ocupantes agora voce nao precisa de uma fita metrica para perceber que o audi q3 ficou maior a fabricante fez questao de deixar isto bem claro nas linhas do carro que ganhou uma grade maior em forma de octagono com oito barras verticais e uma linha de cintura mais marcada e sinuosa que torna os para lamas visualmente mais largos e confere ao q3 no geral uma silhueta mais robusta os farois ganharam um contorno mais bravo e ficaram proporcionalmente menores na face dianteira remetendo ao audi q8 que e o maior e mais caro suv da linha ja a traseira e mais parecida com a geraçao anterior embora as lanternas tenham ficado um pouco mais afiladas nas extremidades internas isto dito a silhueta geral do q3 e muito parecida com a da geraçao anterior com o caimento da traseira relativamente acentuado e capo curto em relaçao ao habitaculo do lado de dentro tambem fica clara a inspiraçao no q8 e o parentesco com os outros modelos que usam a plataforma mqb a estrutura do painel e um exemplo ele dividido em dois niveis com o cluster de instrumentos e as saidas de ar na parte superior e o console central em preto brilhante que remete ao formato da grade dianteira na parte inferior acompanhado pelos comandos do ar condicionado a audi oferece onze opçoes de cor para o lado de fora do carro e uma seleçao de materiais para o interior que inclui couro nautural e sintetico e de forma inedita alcantara para o painel e para os descansa braços das portas destacando a possibilidade de o material ser tingido em um ousado tom de laranja um dos destaques do interior do novo q3 de acordo com a audi e a modularidade o banco traseiro pode ser deslocado em 15 cm para a frente ou para tras priorizando espaço para os passageiros ou capacidade de carga sendo assim o volume do porta malas varia entre 530 ou 675 litros podendo chegar a 1 525 litros com o encosto traseiro que e tripartido de forma 40 20 40 completamente rebatido o interior conta com um sistema de iluminaçao ambiente que pode ser ajustado em 30 cores diferentes o quadro de instrumentos e sempre digital mesmo na versao basica que tem uma tela de 10 25 polegadas e funçoes controladas pelo volante e nao e o mesmo usado pela vw que fique claro — acompanhado de uma tela de 8 8 polegadas na parte inferior opcionalmente o audi virtual cockpit pode vir com uma tela de 12 3 polegadas para o cluster e uma tela de 10 1 polegadas na parte inferior tao interessante quanto o hardware e o software existe por exemplo a opçao pelo audi connect navigation & infotainment plus que inclui mapas fornecidos pelo google earth e modelos tridimensionais das maiores cidades europeias exibidos no cluster principal para facilitar a navegaçao o novo audi q3 tambem pode ser equipado com cameras panoramicas na frente e na traseira com um angulo de visao de 180° e um assistente de estacionamento que faz o suv entrar e sair sozinho das vagas o suv pode ser equipado com um sistema de som bang & olufsen com surround 3d e 15 alto falantes entregando 680 watts de potencia e a mecanica ao menos no inicio serao quatro opçoes de motor sendo tres a gasolina e uma a diesel todas com quatro cilindros turbo e injeçao direta de combustivel a mais mansa delas e a 35 tfsi com motor 1 5 turbo de 150 cv e traçao dianteira logo em seguida ha a 40 tfsi com motor 2 0 turbo o onipresente ea888 do grupo vw de 190 cv e traçao integral quattro depois o 45 tfsi com o mesmo 2 0 calibrado para render 230 cv e tambem com traçao integral o 35 tdi e o modelo a diesel com motor 2 0 turbo de 150 cv e traçao dianteira ou integral como standard na maioria das versoes foi adotado o cambio s tronic de dupla embreagem e sete marchas mas as versoes de 150 cv a gasolina e a diesel podem vir equipadas com cambio manual de seis marchas [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] segundo a audi o novo q3 oferecera seis modos de conduçao que priorizam conforto economia ou esportividade em diferentes proporçoes os modos modificam as respostas do acelerador e do sistema de direçao as caracteristicas do cambio s tronic e a carga dos amortecedores ajustaveis no caso desta ultima usando informaçoes lidas por sensores nas rodas e tambem dados de aceleraçao lateral observaçao com o pacote estetico s line que traz um visual mais agressivo para os para choques e padrao a suspensao sport com molas e amortecedores mais firmes; acompanhada de assistencia eletrica progressiva para a direçao que fica mais direta a medida em que o angulo de esterçamento aumenta [youtube id= gmniektcpeo width= 620 height= 350 ] a suspensao e do tipo mcpherson na dianteira com sistema four link no eixo traseiro as bitolas sao de 1 584 mm na dianteira e 1 576 mm na traseira ja as rodas variam de acordo com o acabamento externo variando entre 17 a 20 polegadas sendo que estas ultimas sao da audi sport e usam pneus de medidas 255/40 o audi q3 começara a ser fabricado na fabrica de gyor na hungria e as entregas na europa começarao ainda em novembro no brasil a primeira geraçao do q3 continuara sendo produzida em sao jose dos pinhais/pr mas o novo modelo devera começar a desembarcar por aqui ja no inicio de 2019 por ora nao ha previsao de nacionalizaçao mas ele devera ser um dos destaques da audi no salao do automovel em novembro
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.