no ultimo post voces conheceram o meu project car na sua encarnaçao original e descobriram que ele foi quase destruido estamos em um ponto onde o carro estava parada na garagem ha meses cor ja decidida daytona gray matte audi rs6 peças sendo compradas e por falar em peças alem daquilo que e o original tal como parachoques presilhas parabarro etc ja havia a intençao em começar a adquirir itens de alto desempenho uma vez que ja havia a decisao de seguir com o caminho de um carro para track day [gt40 content tag= salvem as peruas widget= 1 ] um ponto importante e o estado que o carro se encontrava na garagem visualmente estava bem afetado mas mecanicamente quase nada ocorreu se considerarmos que apenas a roda traseira esquerda foi amassada e um dos braços da suspensao traseira foi entortado logo praticamente todos os esforços se voltaram para funilaria e pintura [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 198088 198090 198091 198093 198094 198095 198096 198097 ] tomei a decisao de fazer com uma oficina que ja havia tido alguma experiencia com serviços menores entretanto apos cerca de 3 meses de trabalho muita massa e pouco progresso resolvi remover o carro de la e seguir a indicaçao de um amigo que me mostrou alguns trabalhos de um funileiro que ele utilizava ha muito tempo que viria a se tornar uma pessoa de muita confiança com o carro nas maos do romarinho o tal funileiro a primeira coisa que ele deixou claro foi o pessimo nivel de trabalho da oficina anterior indicando como motivos exatamente aqueles que me levaram a remover o carro de la muita massa e pouco progresso a primeira ordem dele foi relativamente extrema sob a condiçao de nao fazer o trabalho preciso de uma traseira intacta imediatamente e com algumas pesquisas encontrei um wrx sw batido de frente e fiz a aquisiçao porçao traseira conforme recomendado o trabalho que se segue e as imagens a seguir sao fortes entao se seu estomago e fraco ao ver um paciente na mesa de operaçoes recomendo discriçao [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 198099 198110 198109 198108 198107 198106 198105 198104 198103 198102 198101 198100 ] como e possivel notar toda a porçao traseira com exceçao do assoalho e teto foi substituido antes mesmo de pensar naquele papo de alargar os paralamas como no sedan que eu citei no primeiro video o objetivo aqui era deixar o carro estruturalmente como era originalmente um ponto importante tambem foi que o assolho foi totalmente corrigido com os pontos de solda removidos com isso ao efetuar o trabalho de cyborgue no assoalho outras partes nao foram afetadas uma vez que este estava ja desconectado das laterais e indiretamente do teto a oficina anterior sequer teve esse cuidado na verdade ate mesmo os vidros nao tinham sido removidos outro ponto importante e que o trabalho completo de funilaria com todo esse trabalho de troca da traseira toda a funilaria na frente e alinhamento de todas as partes durou aproximadamente entre 20 e 25 dias [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 198111 198112 198113 198114 198115 198116 198117 198118 198119 198120 198121 198122 198123 198124 198125 198127 ] com o carro com a funilaria pronta enviei o para uma oficina de alto nivel em pintura com todo o aparato de alto nivel como laboratorio de cores proprio colorista estufa etc para aplicar o daytona gray mate como pode ser visto nas fotos abaixo [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 198128 198129 198130 198131 198132 198133 ] carro pintado e ja devolvido em casa agora era iniciar todo o trabalho de montagem do interior acabamentos parachoques etc lembrando que toda a desmontagem e montagem foi feita por mim com aquele velho medo que temos de os acabamentos serem destruidos nesse processo nas oficinas de funilaria inclusive por ser um modelo que certamente nao esta dentro da lista dos que mais frequentam as oficinais cada aspecto da montagem foi feito usando o completissimo manual de serviço desde itens mecanicos itens de acabamento sempre respeito torque onde se aplicada [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 198134 198135 198136 198137 198138 198139 198140 198141 198142 198143 198144 198145 198146 198147 198148 198149 198150 198151 198152 198153 198154 198155 198156 198157 ] aproveitei para fazer algumas manutençoes como troca de fluido kit completo da correia sincronizadora bomba d’agua correias de acessorios e outras coisas menores [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 198158 198159 198160 198161 198162 198164 198165 198166 198167 198168 ] depois de todo o trabalho de montagem na garagem da minha casa a recompensa foi a ida ao encontro nacional clube subaru 2015 para compensar quase 2 anos com o carro parado paralelamente a montagem comecei a idealizar o projeto do ponto de vista de track car eu sabia que certamente ele teria que ser composto por tres fases e o motivo para essa divisao e bem simples dinheiro eu possuia algumas outras coisas importantes na vida que me impediam de focar esforços financeiros 100% nisso entao a melhor coisa ao inves de deixar o carro parado ate ter toda a grana era efetuar a divisao em fases de modo que cada fase pudesse ser concluida com sucesso sem deixar nenhum setor do projeto com execuçao parcial o que poderia comprometer a segurança confiabilidade e qualidade do brinquedo ao observar os mais diversos projetos nao apenas no nicho dos subaru mas nas mais diversas tribos tais como vag honda mitsubishi etc e com muitissima força e claro na tribo subarista notei uma tendencia interessante e muito modista potencia muita potencia o maximo de potencia possivel e o mais interessante potencia das formais mais irresponsaveis que se pode imaginar inclusive em carros de track day a necessidade de planejamento financeiro me forçou a ter que ficar um bom tempo observando os projetos surgirem serem montados e quebrarem muitas vezes eu nao entendia as vezes quase caia na armadilha de que e normal quebrar mesmo porque foi preparado mas com o tempo comecei a notar que muitas vezes sobra dinheiro e falta paciencia e fiquei com o passar do tempo feliz em saber que no meu caso era o contrario lol com muito tempo e pouca grana planejei bastante e fechei tudo em exatamente tres fases como ja adiantei segurança alivio de peso e somente por ultimo pensar em modificar potencia/torque isso certamente iria trazer alguns resultados interessantes mesmo com potencia original e quem sabe ajudar a outros tambem notarem que com paciencia e buscando conhecimento e possivel ter um carro muito divertido que tras resultados sem sequer adicionar um unico hp criando um track car a primeira coisa que eu tinha que fazer era lidar com a necessidade de baixo custo por conta disso descartei desde o inicio qualquer modificaçao no power train que e basicamente composto pelo motor e sistema de traçao isso desde o inicio seria mantido do ponto de vista de potencia e torque intocados isso porque esse era exatamente um erro muito comum na maioria dos projetos executar o famoso kit padaria sem muita preocupaçao com sistema de arrefecimento capacidade de lubrificaçao e ate mesmo em coisas mais obvias como suspensao e freios um outro aspecto que aprendi de projetos que deram errado foi que apos investir em potencia notavam que os freios e a suspensao eram insuficientes itens determinantes para um bom desempenho em track day ou seja indispensaveis somado a isso a conta basica de relaçao peso potencia decidi que o primeiro aspecto que iria atacar seria a suspensao nessa area e considerando o foco em track car e baixa prioridade para uso na rua optei imediatamente por um setup ja agressivo para molas e amortecedores com o uso de coilovers em um balanço de custo beneficio optei pelo modelo street flex da tein com ajuste de dumping e rebound unificados ajuste de altura e spring rate e camber plate na dianteira optei tambem por adicionar ao pacote o kit edfc sigla para eletronic damping force controller que me permite trabalhar toda a gama de ajustes de damping/rebound do painel do carro desde ajustes fixos e manuais a ajuste automatico pela dinamica do carro onde o controle percebe atraves de um acelerometro se o carro esta acelerando freiando ou fazendo curva em mais de um vetor simultaneo permitindo ajustes imediatos em cada um dos amortecedores de forma independente e possivel ter uma visao pratica desse opcional neste video no youtube [youtube id= d8t7_jpn6rs width= 620 height= 350 ] um aspecto basico e tambem adicionado ao pacote de melhorias na suspensao foi a adoçao de buchas de poliuretano ou pu para todas as partes da suspensao dianteira e traseira aumentando a rigidez e contribuindo para a reduçao da rolagem lateral em curva alem de melhorar a resposta dos comandos em curva somando a um kit de ajuste de caster conhecido como anti lift kit ou alk as buchas de pu contribui tambem para a reduçao no movimento de empinar que o carro tende a ter nas aceleraçoes mais bruscas que no caso de um track car ocorre principalmente nas saidas de curva ou qualquer ponto de retomada de velocidade contribuindo sensivelmente nos milesimos e na melhoria do controle nesses momentos [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 198186 198187 198188 198189 ] adicionei ainda no pacote de suspensao e dinamica do conjunto um kit de barra triangular traseira anti torçao que se utiliza de 3 pontos de fixaçao para reduzir a torçao do monobloco na parte traseira unindo o centro inferior do assoalho as duas torres dos amortecedores traseiros contribuindo ainda mais para a melhora da resposta da traseira do carro principalmente nas tomadas de curva essa barra torna inclusive a tarefa de trail braking sensivelmente mais responsiva uma barra anti torçao tambem foi adicionada na dianteira [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 198190 198191 198192 198193 ] os modelos gd/gg do wrx de 2001 a 2007 contam com um sub frame em u na porçao dianteira onde a parte aberta do u fica entre o motor e o cambio e a parte fechada abaixo da minifrente para reduzir a flexao da porçao aberta e contribuir para a reduçao da rolagem da porçao dianteira foi adicionada uma barra anti torçao inferior item original da rarissima versao s203 e finalmente a alteraçao que no meu entendimento e a mais sentida e com maior efeito na dinamica de curva a adoçao de barras estabilizadoras mais grossas em conjunto com bieletas de aluminio com buchas de pu onde efetuei a alteraçao das originais de 17mm para versoes de 25mm essa e na minha opiniao a modificaçao de entrada na parte de suspensao se voce quer alterar algo e sentir imediatamente e explicitamente as mudanças a resposta aos comandos no volante e mais imediata e a tarefa de apontar o carro nas entradas e saidas de curva mais efetiva digamos que o delay entre voce pedir e o carro responder e muito menor somando todas essas alteraçoes o comportamento em curva e extremamente diferente muitos carros de rua inclusive os subaru sao famosos pelo seu comportamento de sub esterço uma vez que e uma resposta mais segura para o cenario de uso no transito mas e nocivo ao cronometro quando falamos de track day esse setup que ainda nao esta exatamente finalizado deixou o carro bem neutro com um toque de sobre esterço que e muito agradavel e extremamente util principalmente em curvas de alta um dos itens finais sao barras de suspensao traseiras ajustaveis dando um grande leque de ajuste de cambagem o que ira aumentar a velocidade em curva [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 198195 198196 ] outro fator que eu quis melhorar foi a segurança do motor atacando principalmente no sistema de arrefecimento que ja e otimo no ej205 e no sistema de lubrificaçao foram alteraçoes bem simples mas que aumentam a segurança do conjunto em uso agressivo e que nao serao descartadas quando o motor sofrer upgrade de potencia/torque o primeiro ponto foi alterar todas as mangueiras do sistema de arrefecimento para um conjunto de silicone melhorando a durabilidade e em conjunto uma valvula termostatica com abertura em 68 graus celsius contra os 76 celsius originais da primeira abertura adicionei tambem um item que nao esta presente em muitos projetos com mais do que o dobro da potencia original e que e mandatorio mesmo nos casos de potencia original que fazem track day ou que possuem modificaçoes significativas na suspensao que tornam o carro mais agressivo em curvas um baffle plate que previne a falta de oleo ou o famoso oil starvation dos motores boxer quando muito exigidos em curvas o oleo tende a ir para a lateral fazendo o pescador sugar ar o que pode ser fatal certas curvas como a curva da vitoria no aic curva do lago pinheirinho e dependendo do caso laranja e curva do sol em interlagos sao exemplos praticos de cenarios onde a falta de oleo certamente vai ocorrer no motor boxer se voce faz uso no minimo de coilovers muito pior se adicionar slicks [youtube id= g67wqvwfcmg width= 620 height= 350 ] e basicamente o mesmo caso para o tanque de combustivel ja que nesse modelo o pescador e unico e central nesse ultimo item importei mais uma vez de um modelo especial dessa vez do spec c um anti surge tank original para prevenir a falta de combustivel em curva [youtube id= 5m hyryiqkc width= 620 height= 350 ] o ultimo item do pacote foi um jogo de rodas enkei forjadas pelo famoso processo m a t modelo nt03+ black edition nas medidas 18x9 5 com offset +40 justificando aqui os paralamas alargados da versao sedan alem do belissimo visual e claro nas pistas calçando slicks 265/645/18 apesar de ainda faltar os braços traseiros ajustaveis dei como concluida a fase 1 que tinha como maior objetivo dar mais chao [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 198197 198199 198200 198201 198202 198203 ] um dos ultimos itens antes do primeiro track day foi a confecçao tailor made de um difusor traseiro em fibra de carbono para reduçao do efeito paraquedas que o parachoque traseiro provoca [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 198204 198205 198206 198207 198209 198210 198211 198212 ] no terceiro e ultimo post irei falar sobre a segunda fase onde iniciei um trabalho de alivio de peso e e claro os preparativos para o inicio da fase 3 ainda em planejamento e com certeza e mais importante falar das participaçoes desde o primeiro track day em 2015 ate os mais recentes em 2018 e todo o aprendizado ate aqui obrigado por deivid de foggi project cars #492
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