tuning customizaçao personalizaçao sao nomes diferentes para uma mesma pratica modificar seu carro para deixa lo com a sua cara — ou com a cara de alguma vertente automotiva que voce curta existem centenas de acessorios legais e uma infinidade de modificaçoes que voce pode aplicar ao seu carro e claro fica a seu criterio escolher quais quem tem que curtir o visual do seu carro e voce nao os outros agora sabemos que esta questao e subjetiva mas existem algumas modificaçoes de gosto pra la de duvidoso desnecessarias inuteis ou feias mesmo — e nos piores casos ate perigosas algumas delas ja sairam de moda ha tempos mas de vez em quando voce topa com elas por ai outras felizmente sao tao ruins que voce dificilmente ve nas ruas e outras ate sao surpreendentemente populares porque no fim das contas gosto e gosto o caso e que o xuning ainda vive se transformando continuamente e provavelmente mas chega de enrolaçao vamos listar aqui algumas modificaçoes que voce ate tenha curtido ha uns dez anos e outras que vao te fazer pensar cara isso existe mesmo pois e existe teto solar falso ja faz mais de 70 anos que o primeiro carro equipado com teto solar saiu da linha de montagem o mercedes benz 170v que tinha um teto de lona fabricado pela webasto empresa mais famosa do segmento ate hoje ao longo dos anos foram surgindo tetos solares de aço vidro e ate policarbonato — e foram incorporados os comandos a manivela e mais tarde eletricos ha uns 20 ou 30 anos o teto solar era o maior luxo que se poderia ter em um carro no brasil hoje ele e bem mais comum mas ainda nao esta presente nos carros mais acessiveis se o seu carro nao tem teto solar mas voce quer que ele pareça ter um seus problemas acabaram com o revolucionario teto solar falso — uma peça de acrilico instalada sobre o carro que simula um teto solar semi aberto e voce nao paga uma fortuna e nem precisa mexer com a rigidez estrutural do seu carro existe outra variaçao ainda mais cara de pau um adesivo retangular preto brilhante que e colado no teto do carro a peça plastica custa em media r$ 300 o adesivo custa r$ 30 esguichos ou brucutus iluminados lavadores de para brisa os famosos brucutus so servem para isso lavar para brisas eles nao foram feitos para serem vistos tanto que os fabricantes ate dao um jeito de esconde los em alguns modelos entao por que voce iria querer chamar a atençao justamente para eles com luzes neon pois e misterio led strips fitas de led ainda que tenham ficado associados aos modelos da audi graças ao r8 o primeiro carro a adotar farois com led de fabrica foi o lexus ls 600h ao contrario do que se costuma pensar a intensidade dos leds comercialmente viaveis ainda nao e suficiente para que eles substituam lampadas convencionais halogenas ou de xenon sendo assim os diodos emissores de luz costumam ser usados para luzes diurnas ou lanternas dianteiras e traseiras e nao como iluminaçao principal no carro certo elas ficam bacanas no carro errado o conflito entre os leds e as linhas dos farois pode ficar no minimo esquisito [youtube id= u2uhxdruen8 width= 620 height= 350 ] e elas sao baratas — da para comprar uma fita de led de 5 5 metros por menos de r$ 100 e muito led e alguns donos acabam as espalhando por todo o carro nao so os farois conta giros aqui cabe uma observaçao conta giros por si so nao sao xuning — sao componentes essenciais em qualquer carro preparado e sao no minimo bastante uteis em qualquer carro especialmente naqueles com cambio manual para definir a hora perfeita de trocar as marchas estamos falando daqueles conta giros enormes muitas vezes com shift lights que sao instalados por puro apelo estetico quase acompanhados daqueles relogios instrumentos na coluna a algumas vezes as marcaçoes vao ate 11 mil rpm enquanto o motor do carro gira a 6 7 mil rpm ah e as vezes o carro ate ja tinha conta giros de fabrica da para entender cintos de competiçao falsificados ha algumas semanas postamos aqui um guia sobre cintos de competiçao — de quatro cinco ou seis pontos o modo correto de instala los os casos em que eles sao necessarios indicaçoes de uso e ate quais seriam os melhores bancos para usa los tudo porque cintos sao antes de tudo um equipamento de segurança que precisa ser testado e homologado antes de poder ser comercializado infelizmente nada disso impede que se comprem cintos de competiçao falsificados que imitam marcas famosas como a takata mas estao longe de oferecer a mesma segurança tudo em busca de um visual racer mesmo que isto coloque vidas em risco tapete chao de onibus chamar de saudades do transporte publico e meio cruel e preconceituoso mas uma coisa e fato tapetes metalizados com aquela padronagem tipica do assoalho de onibus urbanos nao e bonito ha quase 15 anos — a moda começou em 2001 com o lançamento do primeiro filme da saga velozes e furiosos e continua ate hoje ainda que com menor intensidade pensando bem isso nunca foi bonito nao e mas pelo menos a inspiraçao e nobre os tapetes chao de onibus podem ter sido inspirados tambem pelas chapas de aluminio instaladas no assoalho do piloto em alguns carros de corrida que tinha a funçao de evitar que os pes escorregassem asa traseira vindas dos avioes as asas traseiras passaram a ser usadas nos monopostos de formula 1 na decada de 60 com o objetivo de usar o ar para gerar downforce na parte traseira do carro e consequentemente aumentar sua estabilidade — alem de em muitos casos contribuirem para reduzir o arrasto aerodinamico e desta forma conseguir um carro mais rapido em pouco tempo as asas passaram a ser usadas em carros de rua — e vieram em todos os tamanhos e formas sempre desenvolvidas por engenheiros que realizavam testes em tuneis de vento e circuitos e claro que isto tambem significa que nao demorou para que as asas fossem adotadas como adereço estetico muitas vezes em tamanho exagerado e formatos que nao melhoram em nada a aerodinamica do carro — pelo contrario uma asa instalada sem criterios pode causar desequilibrio aerodinamico e piorar a estabilidade do carro ou ate aumentar o arrasto prejudicar o desempenho e aumentar o consumo de combustivel turbo virtual [youtube id= qbqd1ymzcyi width= 620 height= 350 ] turbocompressores sao uma boa maneira extrair mais potencia de um motor sem recorrer ao aumento de deslocamento — um replacement for displacement se preferir recentemente eles tambem vem ajudando os fabricantes a manter e melhorar o padrao de desempenho de seus carros mesmo empregando motores menores e de maior eficiencia energetica quer fazer seu carro parecer turbinado sem ter que de fato instalar um turbo nele instale um simulador de turbo [youtube id= kdw5jdxwe5a width= 620 height= 350 ] existem os modelos mais simples que sao apitos de metal instalados na saida de escapamento acionados pelos gases do escape ou os mais sofisticados — eletronicos acionados por botoes na manopla de cambio estes permitem que voce faça o carro espirrar a cada troca de marcha para um efeito mais convincente capo com scoops falsos e travas decorativas como os aerofolios as entradas de ar no capo — ou scoops — surgiram funcionais e foram se tornando adereços esteticos com o tempo de inicio serviam para otimizar a refrigeraçao do motor mas tambem para aumentar a admissao de ar frio e garantir um desempenho melhor mas logo foram associadas aos carros esportivos e de corrida e adotados pela galera do tuning muitas vezes sao so apliques plasticos ou buracos feitos em qualquer lugar do capo — e que de vez em quando sao adotadas ate pelas proprias fabricantes ja as travas redondas e cromadas serviam para eliminar o fecho nos carros de corrida reduzindo o peso e aumentando a praticidade na hora de abrir o capo contudo depois do mustang shelby gt500 eleanor de 60 segundos gone in 60 seconds 2000 e velozes e furiosos the fast and the furious 2001 elas se tornaram mais um enfeite — existem travas de plastico com rebites falsos presas com fita dupla face que podem ser compradas por r$ 30 e nem servem para segurar o capo de verdade replicas de rodas famosas calçadas com pneus chineses esta e uma combinaçao perigosa claro sabemos que nem todo mundo tem condiçao de pagar uma pequena fortuna por um jogo de rodas originais ou de uma marca tradicional — como as rodas amg ou bmw ou as fabricadas pela bbs pela enkei e pela oz sendo assim muitos entusiastas que acabam procurando alternativas — as replicas que tem visual quase identico as rodas famosas porem custam muito menos so que como diz o chavao o barato pode sair caro rodas falsificadas nao costumam passar pelos testes rigorosos aplicados pelas fabricantes das originais e estao sujeitas a defeitos de fabricaçao e falhas de projeto alem de quase sempre usarem material de pior qualidade e elas ainda podem prejudicar as fabricantes a bbs por exemplo andou tendo prejuizo por causa de rodas falsificadas e teme o risco de pedir falencia pela terceira vez desde 2007 outro problema sao os pneus chineses — que sofrem do mesmo mal que as rodas duram menos e nao passam por todos os testes aplicados por uma fabricante de pneus tradicional sem falar que muitos dos donos que colocam rodas falsificadas e pneus chineses em seus carros acabam tambem escolhendo tamanhos exageradamente grandes e precisam realizar modificaçoes duvidosas para que elas caibam nas caixas suspensao com molas cortadas e incisoes nos para lamas por exemplo — comprometendo a geometria do sistema de suspensao e a rigidez estrutural do carro enfim e uma ma ideia agora como ja dissemos gosto e subjetivo e o seu conceito de xuning pode ser diferente do nosso — talvez voce seja mais tolerante talvez menos o caso e que queremos saber o que e xuning para voce e que outros exemplos voce consegue lembrar nao deixe de conferir a segunda parte da lista com as sugestoes dos leitores neste link
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.