ha poucos dias começamos a contar aqui no flatout a historia de quase todos os hot hatches da citroen começou la nos anos 80 com uma versao apimentada do citroen visa e ao longo dos anos 1990 a fabricante francesa lançou alguns dos hot hatches mais curiosos ja feitos como o pequeno ax gti um compacto com menos de 100 cv e era o exemplo perfeito de que menos e mais; e o bx 4tc que era um especial de homologaçao do grupo b e acabou sendo comprado de volta pela fabricante por problemas de confiabilidade em direçao aos anos 2000 a citroen passou a focar se menos no exotismo e mais no desempenho bruto seus hot hatches ficaram mais normais mas jamais haviam sido tao potentes com exceçao do ultimo deles o ds3 que trouxe de volta a ousadia no visual e um motor turbo com tecnologia alema vamos entao a segunda e ultima parte da historia dos hot hatches da citroen citroen saxo vts boa parte dos citroen da lançados os anos 80 90 e 2000 compartilhavam plataforma e mecanica com carros da peugeot o saxo lançado em 1996 deixava explicito o parentesco ele era praticamente igual a um peugeot 106 exceto pelo formato dos farois e da grade e do posicionamento da placa na traseira na tampa do porta malas e nao no para choque ele tambem tinha linhas mais arredondadas no interior em linha com a identidade visual da citroen na epoca como quase gemeo do peugeot 106 o saxo tambem ganhou versoes esportivas parecidas a primeira delas foi o citroen saxo vtr equipado com um motor 1 6 8v de 90 cv a 5 600 rpm e 14 mkgf de torque a 3 000 rpm pesando 920 kg o saxo vtr ia de zero a 100 km/h em dez segundos e tinha velocidade maxima de 187 km/h nao eram numeros alucinantes mas pocket rocket tinha a seu favor a experiencia dos franceses com carros de traçao dianteira e o fato de a peugeot ja ter explorado bastante o potencial da plataforma com o 106 rallye lançado em 1994 em 1999 com sua primeira reestilizaçao o saxo vtr ganhou 8 cv no motor o que diminuiu seu tempo de zero a 100 km/h para 9 5 segundos e aumentou sua velocidade maxima para 193 km/h mas a melhor versao do saxo foi lançada em 1997 o saxo vts 16v que como o nome dizia tinha um cabeçote de 16 valvulas no motor 1 6 com 120 cv e 14 8 mkgf o saxo vts 16v era um pouco mais pesado com 935 kg mas a potencia extra compensou a ligeira engorda ele ia de zero a 100 km/h em 7 7 segundos com maxima de 205 km/h o visual de todas as versoes era bem parecido com para lamas ligeiramente alargadas rodas de 14 polegadas com pneus 185/55 para choques na cor da carroceria com borrachoes pretos e um spoiler no para choque dianteiro chega a ser dificil distingui las so de olhar citroen xsara a citroen decidiu adotar na segunda metade da decada de 1990 uma nova nomenclatura para seus esportivos depois do saxo foi a vez de o xsara adotar a sigla vts o citroen xsara era o sucessor do zx e o visual do carro em formas e proporçoes era evolucionario e nao revolucionario e a plataforma do xsara era realmente uma evoluçao da base usada no zx e no peugeot 306 ele utilizava o mesmo arranjo de suspensao com um sistema macpherson na dianteira e braços arrastados na traseira e tambem tinha o sistema passivo de esterçamento das rodas traserias com buchas que se deformavam nas curvas ainda que de forma menos pronunciada que em seu antecessor e o motor da versao esportiva vts tambem era o mesmo dos zx mais apimentados o 2 0 16v da familia xu calibrado para entregar 167 cv a 7 500 rpm e 19 7 mkgf a 5 500 rpm com cambio manual de cinco marchas o xsara vts ia de zero a 100 km/h em 8 7 segundos e chegava aos 221 km/h https //www youtube com/watch v=46xajss2e w dos hot hatches da citroen que aparecem nesta lista talvez o xsara vts seja o mais conhecido no brasil para onde começou a ser importado ja em 1998 um ano depois do lançamento na frança a partir de 2002 porem começou a ser vendido o xsara vts reestilizado que perdeu o motor de 167 cv e passou a usar um 2 0 16v de 138 cv igual ao do citroen c5 e da minivan xsara picasso citroen c2 vts criado para substituir o saxo o citroen c2 era derivado do c3 e dividia com ele parte da plataforma porem encurtada em cerca de 15 cm como resultado o c2 era mais curto e levava apenas quatro ocupantes sendo voltado a pessoas solteiras e casais descolados; ja o c3 era um carro para cinco ocupantes e podia ser ate mesmo o unico carro da familia isto ajuda a explicar por que a citroen decidiu dar uma versao esportiva apenas ao c2 enquanto os modelos mais simples usavam motores 1 1 1 2 e 1 4 emprestados do c3 o c2 vtr lançado em 2003 tinha um 1 6 16v de 110 cv a 5 750 rpm com 15 mkgf de torque a 4 000 rpm nao muito diferente daquele utlizado pelo peugeot 206 soleil vendido no brasil com isto ele era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 11 4 segundos com maxima de 187 km/h foi apresentado em 2004 o citroen c2 vts que usava uma versao do motor 1 6 16v com 125 cv a 7 200 rpm mesmo com o torque mais baixo de 14 6 mkgf a 3 750 rpm o 0 100 km/h passou a 9 2 segundos com maxima de 199 km/h o visual esportivo era garantido pelas rodas de 16 polegadas e pelo body kit que deixava o c2 mais largo e agressivo a suspensao era mais baixa e firme para garantir que a estabilidade complementasse a maior potencia o cambio tambem recebeu escalonamento diferenciado com marchas mais proximas e a direçao tinha relaçao mais direta mas o citroen c2 vts nao teve sucessor seu substituto o citroen c1 assumia uma personalidade mais conservadora sendo projetado pela psa em parceria com a toyota a versao japonesa era o toyota aygo citroen c4 vts se o sucessor do saxo foi o c2 quem entrou no lugar do xsara em 2004 foi o c4 este sim uma revoluçao em plataforma e design feito a partir do peugeot 307 o c4 tinha formas arredondadas e alongadas e trazia diferenças radicais entre as versoes de duas e quatro portas a versao de duas portas era chamada de coupe e tinha a tampa traseira em dois niveis com as lanternas incorporadas as colunas c a versao esportiva vts usava como base o modelo de duas portas por razoes obvias embora nao tivesse mais suspensao independente nas quatro rodas por questao de custo adotando um eixo de torçao na traseira o c4 vts tinha suspensao mais baixa e firme e um motor 2 0 16v com comando duplo no cabeçote e generosos 180 cv que apareciam as 7 000 rpm e eram acompanhados de 20 6 mkgf de torque a 4 750 rpm com cambio de cinco marchas o propulsor levava o carro de zero a 100 km/h em 8 3 segundos com maxima de 200 km/h foram trazidos alguns poucos exemplares do c4 vts ao brasil pela propria citroen para testes e uso interno e alguns acabaram nas maos de entusiastas no entanto oficialmente nos so tivemos o c4 vtr que tinha o mesmo visual do vts porem motor 2 0 16v de 143 cv citroen ds3 lançado em 2009 este foi o ultimo hot hatch da citroen baseado no c3 de segunda geraçao ele foi o primeiro de uma linha de carros premium a ds que inicialmente era focada em esportividade o motor era o brilhante 1 6 thp desenvolvido em parceria com a bmw um quatro cilindros turbo com comando duplo no cabeçote 165 cv a 6 000 rom e 24 5 mkgf de torque a partir de baixas 1 400 rpm moderados por um cambio manual de seis marchas embora o motor thp tenha se tornado onipresente em diversos modelos do grupo psa e tambem da bmw no compacto e leve ds3 ele era melhor aproveitado conseguia levar os 1 165 kg do carro de zero a 100 km/h em 7 3 segundos com velocidade maxima de 220 km/h o entre eixos curto de 2 464 mm a bem acertada suspensao macpherson na dianteira e braços triangulares sobrepostos na traseira e as rodas de 17 polegadas com pneus 205/45 tornavam o ds3 extremamente agil somados ao visual inusitado da carroceria com a caracteristica barbatana de tubarao nas colunas b eram os ingredientes de um belo pocket rocket e o motor turbinado tinha um belo potencial de preparaçao https //www youtube com/watch v=8wr2jgoblna o ds3 permaneceu em linha ate o fim de 2018 quando a ds ja estabelecida como submarca da citroen anunciou que seu substituto seria um crossover compacto o ds 3 crossback
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