antigamente as fabricantes de automoveis nao davam muita importancia a preservaçao de seu legado para as futuras geraçoes inumeros carros conceito do passado por exemplo apodreceram em galpoes foram vendidos a preço de banana ou simplesmente destruidos eles ja haviam cumprido seu proposito e eram considerados peso morto ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] algo assim e inimaginavel nos dias de hoje muitas companhias como a volkswagen a fiat e a porsche mantem acervos cuidadosamente catalogados e muito bem cuidados com equipes especializadas vem se dedicando a rastrear e recuperar modelos relevantes em sua historia e de vez em quando carros com historias verdadeiramente marcantes retornam a vida e o caso do bentley corniche um prototipo de 1939 que foi destruido nao uma nao duas mas tres vezes e agora 80 anos depois de sua estreia acaba de ser restaurado pelas maos da mulliner coachbuilding a encarroçadora oficial da bentley restaurado alias nao e o termo mais adequado mais apropriado e dizer que o corniche foi reconstruido afinal depois que o carro foi destruido pela ultima vez nao sobrou nada alem do chassi esta historia começa com a ideia de transformar o seda mark v em um carro mais esportivo lançado naquele mesmo 1939 pouco antes do inicio da segunda guerra mundial o mark v era uma evoluçao do bentley 3 5 litre modelo apresentado em 1933 a carroceria era bem parecida mas o chassi era modificado para ficar mais rigido e a suspensao dianteira era diferente em vez do feixe de molas semi elipticas herança da rolls royce o mark v tinha um sistema independente por braços triangulares sobrepostos que era bem avançado para a epoca foram feitos 11 exemplares entre 1931 e 1941 o periodo para encomendas foi bem curto porque com a guerra a bentley precisou dedicar se mais a produçao de equipamentos militares do que a fabricaçao de automoveis e foi justamente por causa da guerra que o corniche sua versao com carroceria aerodinamica perdeu sua chance de existir o bentley corniche tinha a mesma mecanica do mark v que por sinal ja era excelente o motor de seis cilindros em linha e 4 5 litros cuja potencia nao era revelada pela fabricante era acoplado a uma transmissao manual de quatro marchas e o corniche era capaz de atingir os 180 km/h no oval do antigo circuito de brooklands era um desempenho mais que consideravel para um carro do fim dos anos 1930 ajudavam nisso a carroceria que sofria menos arrasto aerodinamico e o chassi mais leve graças ao uso de aluminio em maior proporçao foram feitos dois chassis mas so um deles recebeu a nova carroceria que tinha um caimento mais suave no teto um vao menor entre os para lamas e a porçao central do carro e um bico mais afilado os farois eram integrados a face dianteira coisa que nao acontecia no mark v e tinham formato de gota invertida com um terceiro farol auxiliar proximo do para choque ja o interior era praticamente identico ao do mkv com acabamento em madeira de lei embora o espaço no banco traseiro fosse um pouco menor [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 236576 236573 ] depois dos testes em brooklands que era onde a bentley colocava todos os seus carros para acelerar o corniche foi levado para chateauroux na frança onde a fabricante queria verificar o comportamento do carro em ruas e estradas do mundo real e foi ai que aconteceu a primeira grande tragedia na historia do carro ele foi atingido por um onibus e imediatamente enviado de volta para a encarroçadora mais proxima a vanvooren que ficava em paris para ser consertado por sorte foram apenas danos cosmeticos e em pouco tempo o corniche estava em otima forma outra vez mas certas coisas estao fadadas a nao dar certo no dia 8 de agosto de 1939 sim exatos 80 anos atras um dos pilotos de testes da bentley foi buscar o carro em paris para leva lo de volta a chateauroux ele nao conseguiu nem chegar la no meio do caminho debaixo de chuva ele levou uma fechada e ao desviar do infeliz acertou uma arvore e tombou [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 236566 236568 ] o condutor saiu ileso mas o carro ficou com a dianteira toda destruida o chassi danificado e a lateral dianteira muito amassada foi a segunda tragedia e a unica a ser documentada a partir dai testar o carro sequer era uma preocupaçao a bentley estava se preparando para exibir o corniche no circuito europeu de saloes do automovel primeiro no reino unido depois na frança no entanto em 3 setembro tudo mudou naquele dia oficialmente começou a segunda guerra mundial e todos os planos foram cancelados incluindo os saloes de londres e paris a bentley decidiu entao seguir lentamente com a recuperaçao do carro na medida do possivel separando a carroceria do chassi que foi levado de volta para a fabrica da bentley na inglaterra enquanto o restante do ficou na frança de qualquer jeito o carro teria de esperar ate o fim do conflito para ser apresentado ao publico a carroceria ficou pronta em maio de 1940 e poucos dias depois enviada de volta para a inglaterra de balsa e ai começaram os problemas primeiro o carro ficou retido por questoes burocraticas na alfandega de dieppe cidade do litoral frances inicialmente seriam alguns dias que se tornaram semanas e depois meses e meses entao em agosto novamente de 1942 dieppe foi bombardeada o deposito da alfandega foi completamente arrasado e com ele a carroceria do bentley corniche [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 236575 236578 ] foi em 2009 setenta anos depois dos incidentes que o departamento de classicos da rolls royce na cidade de derby recuperou o chassi que sobrou o outro acredita se ja nao existe mais e começou a fazer uma carroceria nova com a ajuda da encarroçadora britanica ashley & james o trabalho foi todo feito de forma artesanal usando apenas fotos como referencias os esquemas tecnicos ja nao existem mais o trabalho foi concluido na mulliner coachbuilding que atua como encarroçadora sob encomenda para a bentley so agora o corniche ficou pronto e enfim sera mostrado para o publico por enquanto o bentley corniche apenas posou para uma sessao de fotos no entanto daqui a um mes ele sera um dos destaques do salon prive evento voltado a carros classicos de luxo realizado no palacio de blenheim no reino unido de la certamente sera levado com todo o cuidado para a sede da bentley onde devera ficar bem longe de onibus arvores e bombardeiros
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.