a segunda guerra mundial foi especialmente cruel com os paises da europa enquanto os estados unidos viveram uma epoca de otimismo e prosperidade nos anos apos o conflito as maior parte das naçoes da europa que foi o palco principal da guerra precisou de um tempo para recuperar se ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] a frança foi um destes paises durante a segunda guerra mais de 1 500 cidades francesas foram bombardeadas e o pais ficou ocupado por quatro anos antes da liberaçao em 1944 mais de 100 000 soldados franceses morreram no conflito outras dezenas de milhares tornaram se prisioneiros de guerra e muitas pessoas foram mandadas para campos de concentraçao entao quando a segunda guerra terminou a frança precisava recuperar se uma das necessidades cruciais era o transporte pessoal e por isso como outros paises europeus a frança ganhou uma serie de carros populares baratos e de manutençao simples sob medida para uma populaçao que estava tentando se reerguer em meio a tudo isto a citroen estava desenvolvendo o compacto 2cv como contamos aqui https //flatout com br/citroen 2cv como nasceu o carro que motorizou a franca/ foi um processo longo e tortuoso que incluiu esconder prototipos dos oficiais alemaes alguns tao bem escondidos que nao foram encontrados ate hoje com isto embora o desenvolvimento do 2cv tenha começado ainda na decada de 1930 ele so foi lançado 1948 o 2cv porem nao foi o unico veiculo que a citroen fez pensando no baixo custo acima de tudo pouco antes de ele ser lançado em 1947 a citroen colocou no mercado a h van conhecida como a kombi francesa seu desenvolvimento teve inicio em 1943 antes mesmo do fim da ocupaçao a citroen na epoca ja se preocupava em como manteria suas atividades apos o conflito quando todos na frança estivessem precisando de dinheiro e lutando para se sustentar era preciso oferecer um veiculo de trabalho que custasse pouco fosse robusto e tivesse manutençao simples alem de oferecer a maior capacidade carga no pacote mais compacto possivel mas a citroen sendo a citroen nao o faria da forma obvia e foi assim que surgiu a citroen h van lançada em 1947 embora fosse um veiculo criado para custar pouco e durar muito sob condiçoes severas a h van tinha suas raizes no veiculo mais caro e luxuoso da citroen o traction avant pioneiro da construçao monobloco aliada a traçao traseira lançado pela marca em 1934 ele utilizava exatamente o mesmo motor que o traction avant um quatro cilindros de 1 9 litro capaz de entregar 58 cv ligado a uma caixa manual de tres marchas o cambio porem ficava a frente do motor e nao atras e existe ao menos uma foto do traction avant com o conjunto invertido que foi usado para testes sim a citroen construiu uma mula usando seu veiculo mais caro para testar uma van de baixo custo e o carro branco da foto abaixo note atras da grade uma parte da carcaça do cambio a opçao por este arranjo teve a ver com o aproveitamento de espaço com o cambio na frente e o motor logo atras posicionado abaixo dos ocupantes era possivel aproveitar melhor o espaço interno deixando o assoalho todo plano pessoas de ate 1 80 conseguiam ficar em pe sem se curvar dentro da area de carga alem disso a distribuiçao de massas deste arranjo era mais adequada para um veiculo com as dimensoes da h van 4 26 m na versao basica e 5 24 m na versao longa com quase dois metros de altura assim como o traction avant a van tinha traçao dianteira o que tambem liberava espaço interno a carroceria monobloco usava paineis de metal corrugado com uma armaçao de metal do tipo box section que aumentava a resistencia sem acrescentar peso isto tambem permitia que o veiculo fosse feito usando maquinas de estamparia das mais baratas e simples em teoria tornando mais facil expandir a produçao sem a necessidade de ferramental especifico era o mesmo principio dos avioes alemaes junker que foram ironicamente a inspiraçao da citroen para o uso de chapas corrugadas apesar da aparencia barata quase industrial a h van tinha diversos outros elementos sofisticados a suspensao por exemplo era independente nas quatro rodas barras de torçao nos dois eixos com quatro amortecedores na frente e dois atras o que tornava a dirigibilidade excelente especialmente na versao mais curta em contrapartida havia outros componentes mais simples compartilhados com companheiros de gama os farois que vinham do 2cv e o velocimetro do traction avant como o estilo nao era extremamente importante neste tipo de carro muito pouco mudou ao longo de quase 40 anos a citroen h van foi produzida entre 1947 e 1981 por outro lado a fabricante ofereceu uma infinidade de configuraçoes para a carroceria a fim de satisfazer todo tipo de necessidade os que levariam apenas carga poderiam comprar um furgao curto ou longo havia tambem versoes de passageiros uma picape e uma interessantissima variante que trazia apenas a cabine esta era enviada para diferentes construtores de carrocerias para transformar se em todo tipo de veiculo camper ambulancia micro onibus food truck carro de bombeiros e o que mais a necessidade pedisse [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 276777 276776 ] em nenhum destes casos o desempenho era destaque a velocidade maxima era declarada em 140 km/h mas na pratica mal passava dos 100 km/h foram introduzidos outros motores ao longo dos anos como um perkins a diesel de 1 6 litro e 42 cv adotado em 1961 um motor a gasolina tambem com 1 6 litro e 45 cv ambos adotados na decada de 1960 disponivel a partir de 1963 e um perkins a diesel de 1 8 litro 50 cv introduzido em 1964 que ajudou a aumentar a carga util de 850 kg para 1 000 kg e foi assim que a h van manteve se ate o fim de sua existencia os apreciadores do modelo gostam de lembrar que a citroen h van foi lançada tres anos antes da kombi e que apesar de a van da volkswagen tornar se um sucesso absurdo e ter uma vida ainda mais longa afinal ela deixou de ser produzida apenas em 2013 quando saiu de linha no brasil de fato a kombi utilizou algumas soluçoes da h van como a construçao monobloco e o mesmo arranjo de suspensao na traseira tambem costuma se citar como vantagem sobre a kombi os motores mais potentes da van francesa a volkswagen tinha um motor boxer de 1 2 litro com pouco mais de 30 cv e capacidade de carga inferior a popularidade da kombi certamente se deve a sua maior presença em mercados internacionais a h van teve mais de 470 000 exemplares produzidos em 34 anos mas a grande maioria foi vendida na frança e na belgica sem grandes lotes exportados para outros paises apesar disto seu visual marcante e sua extrema robustez garantiram que ela marcasse seu espaço como um dos veiculos mais iconicos da citroen tanto que hoje em dia e possivel ate mesmo comprar um kit que deixa a citroen jumper com a cara da h van
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