no brasil as motos de baixa cilindrada de 125cc a 160cc sao vistas por muitos como simples ferramentas de trabalho claro da para se divertir com elas mas a robustez mecanica a manutençao baixa e a economia de combustivel sao consideradas suas maiores qualidades quem busca uma moto mais sofisticada deve partir para as maiores e mais caras ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] em outros paises porem existem as fun bikes motocicletas de baixo custo com motor pequeno porem de projeto mais sofisticado e construçao mais caprichada que nao precisam ser polivalentes capazes de fazer tudo ate porque quem quer fazer tudo acaba nao fazendo nada de forma perfeita como o pato que sabe andar voar e nadar mas nao e o melhor em nenhuma das tres coisas nos ultimos anos uma dessas fun bikes fez bastante barulho no mundo das duas rodas a honda grom que virou queridinha de motociclistas iniciantes nos estados unidos apesar do jeitao de moto de brinquedo a honda grom e uma motocicleta de verdade dizem que ela vai muito bem em uso urbano e divertidissima longe do asfalto e pode ate ser usada em viagens curtas o motor e um monocilindrico de 124 9 cm³ e 10 cv que ligado a uma caixa de quatro marchas e capaz de levar a grom ate os 90 km/h ou seja falar em zero a 100 sequer faz sentido aqui a grom e construida como uma underbone ou seja sua estrutura nao e muito diferente do que se ve em uma biz brasileira ou nas antigas honda dream com o motor monocilindrico deitado e rodas menores porem a disposiçao dos elementos como tanque banco farol e rabeta e a mesma de uma motocicleta comum e isso que da a grom suas proporçoes de brinquedo quase caricatas ela e curta so 1 76 metro de comprimento parece mais alta do que realmente e o topo do banco fica a apenas 75 cm do chao e passa a impressao de ser uma moto musculosa por causa do tamanho do seu tanque que apesar de parecer grande tem capacidade de apenas cinco litros um adulto montado nela se for mais corpulento fica parecendo um gorila montado em uma motoneta por isso a grom e outros modelos que vieram antes dela sao conhecidas como monkey bikes e incrivel pensar alias que um produto de nicho como a honda grom seja parte de uma linhagem tao antiga e tao iconica as primeiras monkey bikes vem de 1961 quando a honda colocou no mercado a pequena z100 que como o nome sugere era movida por um pequeno monocilindrico de 100cc e quando falamos que ela parece uma moto de brinquedo nao estamos exagerando a honda criou a z100 justamente para ser usada por adultos e crianças que visitavam o tama tech parque tematico da propria fabricante que ficava em toquio e fechou as portas em 2019 a honda z100 era sem surpresa uma das atraçoes mais populares do parque sempre com tanque branco e vermelho esquema de cores ja tradicionalmente associado a honda e nao demorou mais que dois anos para que uma versao civil para uso nas ruas e possibilidade de emplacamento fosse criada a cz100 que foi exportada para a europa em 1963 no ano seguinte a honda lançou no japao a primeira z50 que era basicamente a mesma moto que a z100 porem com metade do motor e trazia um detalhe muito bacana guidao e banco eram dobraveis o que permitia transformar a z50 em um pacote bem compacto para levar no porta malas de um carro ideia que a propria honda aproveitou decadas depois com o city turbo historicamente motos nunca foram sujeitas as mesmas regulamentaçoes de segurança e emissao de poluentes que os carros e por isso a z50 teve uma vida longa e saudavel foi produzida ate 2017 com pouquissimas alteraçoes e ainda deu origem a uma familia interessante de minimotos todas com o mesmo motor quatro tempos com comando no cabeçote 50cc e 4 5 cv o que podia mudar era o cambio com a opçao entre um manual tradicional com tres ou quatro marchas; ou embreagem centrifuga que dispensa o manete de embreagem e tres marchas embora os primeiros exemplares fossem completamente duros sem suspensao nao demorou mais que alguns meses para que a honda começasse a fabricar a z com garfo telescopico na dianteira e em 1974 foi introduzido um sistema de suspensao com dois amortecedores na traseira foi a partir dai que a honda deicidiu criar a versao mini trail que nha pneus maiores e garrudos garantindo que a pequenina fosse capaz de rodar por terrenos que normalmente voce acharia impossiveis para uma minimoto isto ficou ainda mais visivel quando a honda trocou as rodas originais de cinco polegadas por peças maiores de oito polegadas e a ideia foi se espalhando em 1969 a honda apresentou a linha de minimotos st que podiam ter motor de 50cc st50 ou 70cc st60 e pouco tempo depois ganharam uma companheira de 90cc st90 como voce deve ter deduzido elas tinham quadro de metal prensado e eram mais altas e robustas e tambem ganharam versoes trail que fizeram bastante sucesso nos estados unidos https //www youtube com/watch v=rfmzuid1uca o grande barato destas motos era o fato de elas se assumirem como veiculos de lazer e transporte pratico e economico para as cidades e foi isto que manteve a linha z viva ao longo das decadas e permite que voce pegue um exemplar da decada de 1990 e outro da decada de 1960 coloque lado a lado e mal perceba qualquer diferença nao era como se o publico quisesse algo novo e por isso apenas melhorias incrementais fora feitas e muito esporadicamente para se ter ideia foi so em 2008 que a linha z ganhou injeçao eletronica no lugar do carburador e como muitos donos as usam como laboratorio para aprender mecanica ha ate quem prefira comprar um exemplar usado carburado pagando mais do que em um zero quilometro com injeçao descontinuada em 2017 depois que as autoridades japonesas anunciaram novas normas mais restritas para emissoes de motores pequenos que tambem afetaram os kei cars outra instituiçao da car culture do japao a z50 nao deixou sucessor no japao a honda grom acabou pegando seu bastao antecipadamente ao ser lançada em 2014 primeiro na tailandia e seguindo os mesmos principios porem com diversos elementos mais modernos como o garfo invertido na dianteira e a suspensao monochoque que dao a ela um comportamento bem mais agil e maior estabilidade nos estados unidos a grom e um fenomeno e amplamente elogiada como a melhor primeira moto que se pode ter especialmente por causa do preço us$ 4 000 o que da us$ 1 000 a menos que a cb300 a menor moto normal que a honda vende por la e tambem pela facilidade de uso e manutençao pois apesar da cara a grom e uma moto bem simples https //www youtube com/watch v=w7rb1bdgujq nao foi a toa que a honda decidiu trazer de volta a z em 2018 com o mesmo motor da grom e outro nome honda monkey oficializando o antigo apelido e com visual totalmente fiel a original ao contrario da grom que tem uma pegada mais esportiva rodas de 12 polegadas com pneus de perfil mais baixo a monkey manteve ate mesmo os pneus balao originais embora nao precise mais deles com a suspensao com 100 mm de curso na dianteira e 104 mm na traseira e uma pena que no brasil este tipo de moto provavelmente nao fosse encontrar espaço por aqui as motos de 50cc foram uma febre passageira na decada de 1990 elas ficavam um degrau acima dos ciclomotores como a famosa mobylette da caloi e hoje em dia tem um alcance mais restrito as regioes norte e nordeste onde as marchas chinesas reinam soberanas no segmento
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