FlatOut!
Image default
Car Culture

Os 35 anos do Mazda Miata

No dia 9 de fevereiro de 1989, a Mazda apresentou ao mundo um roadster inspirado nos esportivos ingleses da década de 1960 que se tornaria um ícone para os entusiastas no mundo inteiro: o MX-5, também conhecido como Miata – ou NA, para quem curte códigos de geração. E ele fez tudo isso sem um motor absurdamente potente, design revolucionário ou tecnologias inovadoras — apenas com tração traseira e foco no prazer de dirigir. Em uma feliz exceção, o Miata atual tem quase as mesmas dimensões que o primeiro, quase o mesmo peso, e a mesma fórmula básica, com motor aspirado, tração traseira e a oferta de câmbio manual (que, convenhamos, e o câmbio correto para o Miata). Na verdade, o Miata pode ser encarado como um dos últimos esportivos verdadeiramente old school fabricados atualmente – e por um preço acessível, diga-se. Fora do Brasil, a cultura do Miata é muito forte. Nos EUA e no Japão, principalmente, o roadster é sinônimo de diversão barata e confiável graças a sua conc