imagine lançar um produto que foi preterido pelo publico em pesquisas de mercado que precisou ser improvisado para ser lançado e que se tornou digamos obsoleto quase que imediatamente apos seu lançamento um desastre completo nao pois assim foi o lançamento do ford maverick o original nao a picape ele foi exibido junto do taunus alemao e do cortina ingles ao publico brasileiro que adorou o taunus mas como ele era um carro europeu avançado e o brasil era uma roça sem dinheiro credito estradas e com protecionismo fazer um carro daquele por aqui era arriscado por isso a ford decidiu lançar o maverick mesmo ele tinha cofre grande o bastante para colocar os motores que a ford ja tinha desenvolvidos no brasil e ainda tinha uma suspensao traseira simples e igualmente viavel e desenvolvida localmente e como se nao bastasse entregar o oposto do que o publico esperava ainda veio a crise do petroleo tornar os motores impraticaveis o maverick so tomou jeito quando a ford começou a produzir localmente o motor de quatro cilindros ohc na fabrica de taubate/sp onde um dia foram feitos os motores willys nacionais e ai esta a grande sacanagem da ford no brasil o motor 2 3 salvou o maverick mas ele nunca foi chamado de motor taubate o 302 virou o windsor pois vinha da cidade canadense windsor assim como havia o v8 cleveland assim batizado informalmente por vir da fabrica de cleveland/eua mas o 2 3 ohc foi chamado de quatro cilindros do maverick ou entao la fora de lima engine e ate mesmo pinto engine sim pinto — pois ele equipava o ford pinto motor taubate seria demais pelo jeito o motor poderia ate mesmo salvar a reputaçao de taubate outrora terra de monteiro lobato renato teixeira e mazzaropi hoje sinonimo de uma gravida que nao estava gravida e de um parkour que nao era parkour custava chamar o 2 3 de motor taubate dona ford mas divago como diria o mao a questao aqui e que os motores ford sao batizados informalmente com o nome da cidade onde eles eram feitos — ainda que um determinado modelo de motor fosse feito em mais fabricas como e o caso do ford taubate vou chamar assim agora ok que foi feito originalmente na fabrica da ford em lima no estado americano de ohio a cerca de 250 km de detroit ford taubate lima esse motor e chamado oficialmente pela ford de t 88 denominaçao interna ohc ou eao pelo publico a nomenclatura varia de acordo com a aplicaçao nas variaçoes de 1 3 a 2 litros ele e o motor eao tl taunus ou pinto tl vem de taunus in line mas poderia ser taubate lima nao e mesmo ou seja o motor em linha usado no taunus por isso tambem e uma denominaçao europeia nos eua estas configuraçoes de menor deslocamento eram chamadas de pinto porque ele chegou ao pais vindo da europa com 1 8 litro para equipar o ford pinto se voce esta se perguntando por que raios o nome do carro e pinto e simples ele segue a tematica equestre que a ford usou no mustang e no corcel pinto e o jeito que os falantes do espanhol chamam qualquer tipo de cavalo malhado — pinto deriva de pintado continuando nas configuraçoes de 2 3 e 2 5 litros esse motor e conhecido como lima ou ll de lima in line porque foi fabricado nos eua para equipar o pinto e o mustang ii — e depois foi parar no mustang fox body na ford ranger e no merkur xr4i houve ainda uma configuraçao de 2 litros mas ela se diferencia do 2 0 taunus por ser um 2 3 com pistoes de menor diametro e isso faz com que ele tenha 1 990 cm³ em vez de 1 993 cm³ como o europeu uma das formas de diferencia los sem abrir e ver a posiçao do carter no motor 2 0 europeu o reservatorio fica na parte inferior frontal do motor enquanto no americano o carter fica na parte inferior traseira uma curiosidade antes de encerrar o papo sobre este motor o 2 3 turbo do mustang turbo gt de 1983 tambem era um lima — era basicamente o motor 2 3 do maverick brasileiro equipado com um turbo foi dali que veio a decisao da ford em usar um motor 2 3 turbo nos atuais mustang ecoboost e o motor 2 3 turbo do mustang ecoboost foi escolhido para o projeto underdog 3 de sung kang o gemeo perdido do juliano barata han lue de velozes e furiosos como uma referencia a cilindrada do maverick brasileiro que inspirou o projeto viu so eu avisei que o motor 2 3 precisa ser rebatizado como ford taubate ford kent e valencia todo bom fordeiro sabe que todo motor ford e kent apesar do trocadilho sacana isso e uma meia verdade o motor kent nasceu em 1959 mas foi produzido ate 2014 quando o motor zetec rocam deixou de ser produzido no brasil todos os projetos importantes da ford europeia usaram este motor que foi parar ate mesmo nas maos da lotus e influenciou a criaçao do motor mais dominante da historia da formula 1 tudo começou em 1959 no condado de kent onde a ford produziu este motor de quatro cilindros para o seda anglia era um motor diferente de tudo o que a ford havia feito ate entao ele tinha so 1 litro e 39 cv mas a potencia maxima vinha a elevadas 5 000 rpm na epoca era alto ok essa ampla faixa util de rotaçoes era resultado da geometria interna do motor tinha quase 81 mm de diametro de cilindro com um curso de 48 5 mm ou seja era um motor superquadrado — uma caracteristica fundamental dos motores giradores leia mais abaixo https //flatout com br/como a relacao entre diametro e curso define as caracteristicas do motor/ depois do anglia ele equipou o consul classic o consul capri o cortina o corsair o prefect 107e e ainda foi usado pela lotus no seven s2 pela marcos no 1500 gt e pela tvr no grantura em 1962 a lotus usou o kent como base para fazer o motor lotus twin cam que equipou o lotus cortina que dominou o campeonato britanico de turismo tambem foi esta versao que em 1965 foi usada pela cosworth como base para o motor fva que daria origem ao cosworth dfv v8 https //flatout com br/o motor que transformou a cosworth em uma lenda/ em 1967 ele ganhou um novo cabeçote de fluxo cruzado e uma nova vida passou a ser usado pela ford no capri no escort no cortina nos primeiros pinto enviados aos eua e no sierra ainda nos anos 1970 paralelamente a versao de fluxo cruzado o motor kent ganhou uma derivaçao para aplicaçoes de traçao dianteira que seria usada em seu novo subcompacto o ford fiesta essa configuraçao foi produzida originalmente em valencia na espanha onde a ford fez uma fabrica novinha apenas para produzir o modelo ele teve o bloco encurtado para receber o transeixo dianteiro e todo o posicionamento de acessorios foi reprojetado assim nasceu o motor ford valencia este motor foi usado ate meados dos anos 1980 quando foi atualizado para se tornar o valencia hcs de high compression swirl uma variaçao com cabeçote reprojetado para otimizar a queima de combustivel pelo turbilhonamento da mistura ar combustivel na camara de combustao dai o swirl no nome a fim de atender as normas de emissoes europeias sua ultima evoluçao chegou em 1995 quando ele foi transformado no endura e que passou a usar um bloco reforçado e carter de aluminio fundido visando reduzir ruidos e vibraçoes ele tambem ganhou uma nova posiçao de afixaçao do coxim superior e passou a ser equipado apenas com injeçao eletronica multiponto o motor foi usado ate 2002 no ka e no escort europeus o que significa que ele continuou ativo mesmo apos a chegada de sua ultima derivaçao o zetec rocam https //flatout com br/zetec rocam e sigma tudo o que voce precisa saber sobre estes motores ford/ o zetec rocam foi um motor desenvolvido no brasil como uma alternativa barata ao zetec s por isso ele nao tinha bloco de aluminio nem cabeçote multivalvulas suas medidas internas como diametro e curso alem de espaçamento dos cilindros sao derivadas do endura e mas nao ha praticamente nenhum intercambio de peças entre os dois — tal como nao havia entre o valencia e o kent crossflow este motor equipou o focus o ka de segunda geraçao brasileiro e o ecosport de primeira geraçao e so deixou de ser produzido em 2014 quando o fiesta saiu de linha 55 anos depois da estreia do kent alem da produçao em kent e em valencia ele tambem foi produzido em taubate/sp cologne em 1962 a ford decidiu colocar no mercado um motor de quatro cilindros um pouco diferente do que se via ate entao em vez dos cilindros dispostos em linha ou contrapostos eles eram dispostos em v desenvolvido na alemanha pela ford europeia ele foi fabricado para o novo seda de topo da marca o taunus que seria fabricado na unidade da ford em colonia — ou koln ou cologne dai seu nome foi esse o motor v4 usado no conceito mustang i — aquele esportivo de plastico de dois lugares com motor central traseiro que a ford fez inspirado nos lotus antes de desenvolver o conceito do mustang que conhecemos em 1964 tambem foi este o motor que deu origem ao motor conhecido como cologne ou taunus v6 que equipava o taunus preferido pelo publico brasileiro nas clinicas com consumidores que antecederam o lançamento do maverick como era um motor complexo a ford decidiu nao lançar o taunus por aqui e escolheu o maverick o v4 foi desenvolvido originalmente para um carro de entrada que vinha sendo planejado para o mercado americano que seria batizado ford cardinal mas ele acabou sendo transformado no taunus depois que a ford o abandonou e começou a desenvolver o falcon nos eua alem do taunus o motor v4 cologne foi usado pela ford no consul no capri e na transit uma curiosidade e que este v4 ford tambem foi parar nos saab 95 e 96 incluindo as versoes de rali ja o motor cologne v6 foi usado no taunus no granada e no sierra vendido fora do reino unido o v4 tinha deslocamento de 1 2 litro 1 3 litro 1 5 litro e 1 7 litro com potencias de 40 cv 53 cv 60 cv e 65/75 cv respectivamente o v6 partia de 1 8 litro e podia chegar aos 4 litros com potencia variando entre 82 cv 1 8 e 162 cv 4 litros ele ainda teve uma configuraçao usada por utilitarios como o land rover discovery 3 a ford courier mazda que chegou aos 219 cv essex lançado em 1965 o motor essex era outro quatro cilindros com a rara disposiçao de cilindros em v desenvolvido em versoes de alta e baixa compressao a gasolina visando o uso em aplicaçoes de passeio e comerciais — em especial a ford transit que precisava frear o avanço da vw kombi no mercado britanico seu nome vem do condado onde ficava a fabrica da ford que o produziu ao longo dos 12 anos em que foi oferecido https //youtu be/qxyfom5isbk no ano seguinte em 1966 a ford colocou em produçao seu irmao de projeto de seis cilindros que era feito na mesma fabrica e por isso ficou conhecido como essex v6 ambos compartilham o espaçamento dos cilindros e o angulo de 60 graus de separaçao a versao de quatro cilindros tinha deslocamento de 1 7 e 2 litros respectivamente com 74 cv e 92 cv enquanto a versao de seis cilindros tinha deslocamentos de 2 5 a 3 4 litros e potencia variando de 120 cv a 147 cv https //www youtube com/watch v=srllxpoqqou ambos os motores equiparam o zephyr o capri o consul e a transit — sim os tres ultimos usaram o essex v4 e o cologne v4 dois motores parecidos mas diferentes o v4 tambem foi oferecido no corsair enquanto o v6 equipou o zodiac e o granada a tvr tambem usou o motor no primeiro tuscan v6 e nos esportivos da serie m video acima na africa do sul a ford tambem usou o v6 no sierra e no sapphire alem da ford courier de origem mazda windsor talvez o mais conhecido dos motores cidades da ford o windsor e o nome dos v8 de bloco pequeno conhecidos no brasil como v8 canadense como eram chamados os motores 292 e 302 usados no galaxie e no maverick nacionais ambos eram importados da cidade de windsor no canada ao sul sudeste de detroit o windsor foi a resposta da ford ao small block da chevrolet e sucessor do motor y block que tambem tivemos por aqui equipando as picapes da ford e os primeiros galaxie ele foi lançado em 1961 e equipou originalmente a linha 1962 do ford fairlane e do mercury meteor alem do recem lançado shelby cobra o deslocamento original era 221 pol³ 3 6 litros que logo foi aumentado para 260 pol³ 4 3 289 pol³ 4 7 e 302 pol³ 5 0 — este sendo seu deslocamento mais popular o nome windsor nao e oficial e so foi usado a partir do lançamento da versao de 351 pol³ 5 8 litros como forma de distingui lo do motor 351 da familia 335 mais nova e mais eficiente a versao 255 4 2 e um desenvolvimento do final dos anos 1970 criada as pressas para atender as novas normas de emissoes dos eua por isso tambem e a menos popular delas praticamente todos os carros americanos da ford produzidos nos anos 1960 e 1970 foram equipados com o motor windsor incluindo o ford gt40 e o boss 302 cleveland em 1969 a ford decidiu desenvolver uma nova familia de motores de alto desempenho mais sofisticados que o popular windsor a ideia era produzir um motor com 335 pol³ 5 5 com capacidade de variaçao deste deslocamento o primeiro motor desta nova familia foi o 351 5 8 litros como a ford ja produzia um 351 small block na epoca ele ficou conhecido como 351c ou 351 cleveland pois era produzido na planta de motores da ford em cleveland como forma de diferencia lo do motor 351 feito em windsor apesar de ser um v8 de bloco pequeno o motor 335/cleveland tem varias caracteristicas diferentes do motor small block/windsor que vao desde o modo de fundiçao do bloco passando pela posiçao e tipos de velas usados posiçao das valvulas e geometria da camara de combustao voce pode ver todas as diferenças entre eles nesta materia abaixo https //flatout com br/ford 351w vs 351c afinal qual e a diferenca entre um motor v8 windsor e um v8 cleveland/ os motores da serie 335/cleveland foram usados em modelos medios e grandes de todas as marcas da ford nos anos 1970 e nos primeiros anos da decada de 1980 eles deixaram de ser produzidos em 1982 e tambem substituiram o antigo fe de bloco medio em alguns modelos de carros e nas picapes e comerciais leves
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