no mundo da musica existe um fenomeno conhecido como sindrome do segundo disco quando um artista estreia com um sucesso arrebatador ele acaba gerando no publico uma expectativa muito elevada sobre seu proximo trabalho alguns artistas pressionados nunca mais conseguem atingir o brilhantismo da estreia outros se superam e transformam em arte a pressao — e as dificuldades decorrentes dela — e voltam com um trabalho ainda melhor essa sindrome e comum tambem em outras areas em ingles ela e conhecida como sophomore slump algo como crise do segundo ano em traduçao livre e usada para se referir ao desempenho de atletas e estudantes universitarios e a criatividade de musicos cineastas escritores e desenvolvedores de jogos afinal realizar um grande feito uma vez pode ser um mero golpe de sorte duas vezes talvez seja talento mesmo a mclaren tambem passou por isso melhor dizendo ela ainda esta passando por isso apesar dos carros de rua dos anos 1960 e 1970 seu primeiro carro de rua de verdade foi o f1 apresentado em 1992 e desenvolvido e produzido ao longo dos cinco anos seguintes e ela chegou arrebentando todos os padroes logo de cara nao houve uma linha crescente como a porsche e a ferrari tiveram a mclaren estreou com um carro revolucionario superior a tudo o que havia na epoca em todos os aspectos — ha quem diga por exemplo que ele foi o primeiro hipercarro da historia bem antes do bugatti veyron afinal foi ele o primeiro carro a mostrar que os 400 km/h nao eram apenas um sonho mas tambem uma possibilidade https //flatout com br/a historia do mclaren f1 e de seus recordes de velocidade/ cada aspecto daquele carro era especial desde a forma de projeta lo ate as soluçoes tecnicas e as metas do projeto pela primeira vez um supercarro era pratico a ponto de levar tres ocupantes e sua bagagem o isolamento termico do cofre era feito de folhas de ouro o assoalho externo tinha dois exaustores para gerar efeito solo extraindo o ar para reduzir a pressao sob o carro e ele tinha o v12 mais potente feito para um carro de rua ate entao — o que fazia dele tambem o carro mais potente do mundo em seu tempo e o ajudaria a quebrar o recorde de velocidade maxima entre veiculos produzidos em serie em 1998 depois que um dos prototipos de desenvolvimento atingiu uma media de pouco mais de 386 km/h so 14 km/h abaixo dos 400 km/h https //flatout com br/suspensao do mclaren f1/ o mclaren f1 foi um carro tao revolucionario que logo apos o fim de sua produçao em 1998 o padrao de desempenho dos supercarros novos simplesmente recuou quando o mclaren f1 lm de 680 cv deixou de ser produzido o carro mais potente a venda passou a ser o aston martin vantage v8 le mans v600 de 600 cv ele nao chegava nem perto dos 386 km/h — a velocidade maxima era divulgada pela aston como 320 km/h mas nao houve teste realizado a aceleraçao de zero a 100 km/h era feita em 4 segundos — quase 1 segundo mais lento que o mclaren lamborghini diablo vt porsche 911 turbo ferrari 550 maranello todos precisavam de mais de 4 segundos e nao passavam dos 320 km/h https //flatout com br/quando a aston martin fez o carro mais potente do mundo sem planejar isso/ como o concorde o mclaren f1 foi embora e nao deixou um sucessor o que talvez tenha sido uma boa providencia afinal imagine lançar um sucessor no instante seguinte a saida de cena do f1 ao se unir a mercedes sua fornecedora de motores da formula 1 na epoca e tambem dona de 40% do grupo mclaren a mclaren tirou das costas o peso de fazer um sucessor a altura do f1 o mercedes benz slr mclaren era de fato um mclaren — tanto que era fabricado em woking na inglaterra — mas por direito era um mercedes e ele foi admirado e reverenciado muito mais como um mercedes do que como um mclaren o sucessor de fato do mclaren f1 foi lançado somente 15 anos depois de seu fim na forma do mclaren p1 e novamente a mclaren foi prudente e nao estabeleceu uma conexao direta com o f1 — ele so foi mencionado uma unica vez na nota oficial de lançamento como referencia para o tempo de aceleraçao de zero a 300 km/h do p1 que e 5 5 segundos mais rapido que o f1 ainda que o p1 fosse de zero a 100 km/h e de zero a 200 km/h mais rapidamente que o f1 e que tambem gerasse mais downforce que o f1 a mclaren nao fez esse tipo de comparaçao a unica relaçao estabelecida foi o scoop no teto mencionado como uma homenagem ao f1 a mclaren tambem disse que como o f1 o p1 estava chegando para redefinir os padroes de desempenho e ele realmente fez isso nao passava dos 350 km/h por que a mclaren novamente de forma prudente limitou a velocidade maxima mas juntamente da laferrari e do porsche 918 spyder o p1 foi um dos primeiros a quebrar a barreira dos tres segundos na aceleraçao de zero a 100 km/h alem disso a mclaren fez do p1 um carro diferente do f1 ele nao pretendia ser o legitimo sucessor do f1 mas um novo tipo de supercarro da mclaren — o apice e a inauguraçao da ultimate series planejada como a linha dos carros mais radicais da marca e embora fosse diferente do f1 ele tambem trouxe novas tecnologias como o powertrain hibrido aerodinamica ativa e suspensao ajustavel nao eram exclusividade do mclaren mas nao por atraso no desenvolvimento e sim por que seus concorrentes chegaram as mesmas soluçoes ao mesmo tempo nem sempre voce esta sozinho na pista mas agora em 2024 a mclaren lançou seu novo supercarro o w1 e o colocou como um sucessor do p1 e tambem do f1 — a linhagem 1 como disse a mclaren no material pre lançamento mas depois de vez seus detalhes tecnicos e especificaçoes fiquei com uma grande interrogaçao pairando no ar o que faz dele um sucessor do p1 ou do f1 o fato de ser o topo de linha da ultimate series bem o senna tambem ocupou essa posiçao quando foi lançado assim como o speedtail — que tem ate mesmo a configuraçao de tres lugares do f1 talvez a mclaren devesse ter seguido a estrategia de nao associar nenhum carro diretamente ao f1 como seu sucessor quem sabe uma abordagem religiosa o mclaren f1 e um messias e tudo o que veio e vira depois dele sao seus discipulos que seguem seus ensinamentos e imitam sua passagem na terra o p1 teve a inovaçao o speedtail teve a busca pela velocidade e a configuraçao de tres assentos todos eles tem esse toque divino abençoados pelo f1 mas jamais iguais a ele pois so ele atingiu a perfeiçao pode soar exagerado mas e muito melhor que tentar convencer o publico de que o w1 e um produto com um significado semelhante ao do f1 e do p1 começando pelo nome w1 uma pessima escolha w e a letra da williams um m ao contrario nao ha sequer uma explicaçao convincente para este nome f1 fala por si e p1 significa project 1 — ou seja o projeto numero 1 da marca mas w1 a mclaren diz que o nome w1 celebra o mindset de campeonato mundial world championship dai o w da marca serio mclaren isso foi tudo o que voces conseguiram para explicar a letra da williams no supercarro considerado o sucessor do f1 e do p1 depois o w1 tem um powertrain hibrido mas ele e exatamente igual o do p1 um v8 biturbo combinado a um motor eletrico e mais potente e mais moderno sim mas efetivamente e mais do que vimos ha exatos 11 anos em outubro de 2013 quando o p1 foi apresentado enquanto isso a concorrencia lança motores capazes de girar 10 000 rpm e tem ate motores eletricos de fluxo axial nos planos a mclaren ainda menciona que o v8 embora tenha 4 litros como o v8 dos outros modelos e totalmente novo projetado para ser tao leve quanto potente e que o carro usa soluçoes de baixo peso como suspensao com componentes impressos em 3d para obter a melhor relaçao peso/potencia da historia da marca so que ele pesa 1 399 kg seco o que significa que ele e 4 kg mais pesado que o p1 sim ele e 1 segundo mais rapido que o p1 de zero a 200 km/h 5 8 segundos ante 6 8 segundos e quase 4 segundos mais rapido que o p1 de zero a 300 km/h mas e muito pouco para algo que se propoe a ser um sucessor tao mais evoluido e depois tem o visual do carro mais uma das 12433483245334 variaçoes do tema estetico inaugurado pelo 720s em 2016 ha distantes oito anos sem contar que visto de perfil ele e muitissimo parecido com o senna o que me faz pensar o quanto ha de compartilhamento entre os dois carros um supercarro que se propoe a ser o topo da ultimate series precisa ser bem mais radical do que o w1 e o speedtail por exemplo foi uma grata surpresa com soluçoes ousadas de design e aerodinamica onde esta a novidade o impacto do design do w1 https //flatout com br/mclaren speedtail o sucessor do lendario f1 e um hibrido de 1 035 cv que chega aos 403 kmh/ aqui voltamos ao tema inicial desta pensata quando voce chega ao auge cedo demais as expectativas sobre o que vira depois aumentam para nao correr o risco de fazer um segundo disco decepcionante a mclaren mudou o tema e surpreendeu duas vezes agora sabe se la por qual razao ela trouxe o f1 para o palco e jogou as expectativas la no alto justamente com o carro menos inspirado e com o menor salto tecnologico e de desempenho da ultimate series no fim das contas para manter a analogia o mclaren w1 e um disco e novo com as mesmas musicas de sempre agora tocadas de um jeito diferente e uma banda cover de si mesma
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.