ola a todos meu nome e mateus berti tenho 32 anos moro em canela/rs e venho contar um pouco de como me apaixonei pelo calibra e como manter um classico como ele como muitos daqui sou adorador de carros dos anos 1990 e do tempo em que a chevrolet brasil importava e fabricava carros da opel e tambem podemos lembrar que o jogo gran turismo influenciou muito para essa geraçao de gearhead lembro perfeitamente eu com meus 13 anos isso la em 1995 estava na casa da minha nona quando vejo aquele um carro verde brilhando farois estreitos frente baixa duas portas entrando no portao da casa da minha nona e para minha surpresa meu tio estava ao volante sim ele comprou um calibra em 1995 e depois deste dia o carro nunca mais saiu da minha cabeça e assim rodeava meus pensamentos e quando comecei a jogar gran turismo correndo com meu calibra dtm era uma sensaçao especial e unica de muita alegria melhor ainda quando ganhava dos alfa romeo e das mercedes benz bom depois de 16 anos desde a primeira vez que vi um calibra conversando com meu tio o mesmo que tinha o calibra sobre o meu desejo de ter um desses e sempre pesquisando e obtendo informaçoes sobre o carro e ele me falando dos bons momentos que viveu com o calibra dele e que vendeu em 2001 ele me deu o maior apoio para comprar o meu calibra com uma frase que nunca saiu da minha cabeça nos entusiastas devemos alimentar nosso ego com aquilo que admiramos dai resolvi pesquisar pesquisar e pesquisar e pesquisar os calibras disponiveis no mercado me tornei membro do clube calibra brasil onde encontrei muitas informaçoes uteis dai entao parti para minha busca vi mais de vinte calibras pessoalmente e mais de cinquenta por fotos num periodo de quase dois anos meu objetivo inicial era encontra um calibra branco 1995 com interior todo em tecido acho muito bonito os bancos e forros de portas em dois tons de cor e a cor branca era a cor dos calibras quando iniciou na dtm — depois vieram outras cores como preto prata amarelo mas o branco era o que mais me chamava a atençao o primeiro que fui ver estava na cidade de gravatai/rs 100 km da minha cidade o carro estava anunciado em uma revenda mas ficava com o proprietario entao liguei e falei que queria ver o carro e combinamos as 8 00 do dia seguinte peguei meu carro e sai cedo de casa pra nao ter problema de atraso cheguei na hora marcada o carro nao estava la o gerente da revenda ligava de meia em meia hora para o proprietario do carro depois de esperar duas horas o carro chegou mas vi muitas partes de acabamento faltando tecido de couro dos bancos rachado pintura queimada e quando fechava a porta do carro o teto solar levantava desisti final de semana em florianopolis/sc a 450 km da minha cidade entrei no meu carro fui com a esposa e meu filho curtir um final de semana em jurere e lembrei que tinha um carro anunciado entrei em contato com o proprietario e ele na hora se prontificou a me mostrar o carro fiquei esperando na frente da pousada quando vejo aquele calibra vermelho estacionando e o proprietario muito prestativo e atencioso me informou tudo que tinha feito no carro dai ele me perguntou se eu queria dar uma volta fomos la sentei no banco do passageiro e fui cuidando de cada detalhe as pessoas na calçada virando a cabeça entramos na rodovia para me mostrar como o carro era redondo pisou no acelerador 150km/h que carro que motor voltamos para o hotel por mim ja levava esse mesmo mas nao podia eu tinha mais carros para ver entes de tomar uma decisao que levaria comigo para o resto da vida a busca continuou em curitiba/pr a 717 km da minha cidade encontrei um anuncio que me deixou interessado um senhor de 72 anos vendia seu calibra para comprar um carro popular pro dia a dia entrei em contato com o proprietario ele me deu varias informaçoes e me falou que o carro faltava pouco pra ser um carro de colecionador combinei com ele e fui ver o carro mas esse eu fui de aviao o proprietario estava me esperando no aeroporto e de longe e vi o calibra no estacionamento combinei de levar o carro em uma autorizada chevrolet para fazer uma analise chegando la e olhando o carro com muita atençao vi que o carro ja tinha sofrido alguma colisao frontal e o diagnostico da autorizada foi preocupante varias falhas e sensores sem funcionar voltei pra casa de aviao e sem meu calibra quando estava navegando por sites de venda de carros encontrei um anuncio que me interessou era de um carro de concordia/sc a 423 km da minha cidade entrei em contato com o proprietario que foi muito prestativo e ele sabendo o que estava vendendo me fez uma proposta me traria o carro em um final de semana para que eu olhasse e levasse em meu mecanico de confiança e caso eu nao gostasse do carro ele voltaria pra casa dele sem me custar nada eu pensei e aceitei a proposta dia marcado horario combinado e local ja acertado acordei e fui pro local combinado uma autorizada chevrolet da minha cidade chamada sinoscar fiquei uma hora e meia esperando quando vi um calibra branco passando dali em diante nao tirei mais o sorriso do rosto parecia uma criança ficamos conversando por alguns minutos e ele me entregou a chave pra dar uma volta e levar no meu mecanico entrei no carro com as pernas tremendo igual ao dia que dirigi pela primeira vez dei partida no lendario c20xe e fui dirigindo com muita calma e cuidado pois ja sabia da força do motor levei o carro ate a oficina e la fiquei um bom tempo meu mecanico ficou impressionado com o excelente estado do carro e nao tive mais duvidas e esse que vai ser meu voltei pra sinoscar e fechamos o negocio — ele pegou o meu celta e a diferença paguei em dinheiro foi em 17 de março de 2012 o dia que encontrei e comprei meu sonhado calibra o carro pertenceu de 1995 ate 2007 ao gerente de uma loja da rede chevrolet de chapeco/sc depois em 2007 ate 2012 pertenceu a um gerente de banco da mesma cidade olhando o historico do carro no site do detran la nao consta nenhuma multa em vinte anos ele estava com 122 000 km hoje esta com 140 000 km a primeira coisa que fiz foi levar ao mecanico pra uma revisao basica ja que pretendia viajar com ele o mais rapido possivel a resposta nao poderia ser melhor tudo ok com o carro levei o carro em um amigo pra instalar o som quando descobri que o antigo dono tinha retirado todos os auto falantes do calibra ja que tinha que comprar uns novos optei por comprar com potencia e qualidade de som mandei fazer uma caixa pro porta malas pra colocar um subwoofer de 12 e um modulo pra distribuir potencia para todos os alto falantes ficou muito bom nada de som externo por causa da boa acustica do carro era isso mesmo que eu queria um bom som pra quem esta dentro do carro depois um detalhe que sempre gostei muito placas modelo europeu pesquisei e foi facil encontrar as medidas da placa o dificil era fazer as mesmas ja que as placas do brasil tem uma medida unica e nao podem ser alteradas como eu estava determinado a trocar as placas fui falar com quem as fazia com o antigo padrao la na decada 1990 conversando com ele descobri que ele ainda tem as maquinas e moldes e todo o material para fabricar placas combinamos o valor e uma semana depois elas ficaram prontas depois disso parti para minha primeira viagem com o calibra fui de canela/rs ate a praia de torres/rs cerca de 170 km tudo perfeito e uma viagem que nunca mais vou esquecer pois foi a primeira de muitas outras mas isso e assunto para um proximo post no qual irei entrar em detalhes sobre a manutençao do calibra e a mecanica que muitos pensam ser identica a do vectra gsi — mas na verdade tem suas muitas diferenças ate a proxima por mateus berti project cars #188
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.