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Zero a 300

Maserati não está à venda | O Lexus LFR flagrado na rua | Vespa Officina 8 e mais!

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“A Maserati não está à venda”

As vendas da Maserati foram uma lástima ano passado. Despencaram nada menos que 57%, para apenas 11.300 carros. E este ano as coisas não melhoraram nada. Na verdade, continuaram a piorar: já há uma queda de 48% nos primeiros três meses de 2025. As vendas fracas levaram a rumores de que a Stellantis poderia vender a marca italiana.

Mas a empresa diz que não, e esta semana, em entrevista para a Reutters, disse categoricamente: “Respeitosamente, a Maserati não está à venda”.

O plano aparentemente é juntá-la com a Alfa Romeo. O que não parece uma boa ideia: duas marcas com problemas somadas não parece resultar em uma de sucesso. Santo Filici, CEO de ambas as marcas, afirma que um plano foi elaborado, mas ainda precisa da aprovação da nova cúpula da Stellantis.

Filici disse à revista australiana Drive que a Alfa Romeo e a Maserati colaborarão no desenvolvimento de novos carros. Uma fusão parece estar fora de cogitação, já que o CEO já afirmou que as marcas ocupam posições diferentes dentro da Stellantis. A Alfa é “premium”, enquanto a Maserati é “luxo”. Se você não entendeu, traduzimos: preço. Significa “caro” e “mais caro ainda”. Mesmo assim, espera-se que as duas empresas consolidem esforços em outras áreas para reduzir custos, “encontrando sinergias onde for possível”.

Maserati vs Ferrari: uma rivalidade esquecida

Parece que há divergências no conselho sobre o que fazer com a Maserati, o que não parece difícil em situações extremas como esta. Alguns supostamente acreditam que a marca tem valor por ser um logotipo de alto luxo reconhecido. Outros acreditam que a Stellantis não tem recursos para apoiar a Maserati enquanto ela luta para renovar sua linha. Ambos tem razão, provavelmente. É necessária uma decisão sobre qual caminho seguir, e nenhuma será agradável para a Stellantis.

O futuro visto de 1970: o Citroën SM

Se puder dar uma sugestão, há uma outra marca no conglomerado hoje com problemas, que no passado que já foi de luxo, e já fez carros junto com a Maserati. Sim, a Citroën. Se é para se juntar com alguém, que sejam esses dois. Deixemos os carros esporte com a Alfa, e o luxo com ênfase em conforto com a Citroën-Maserati. Que tal? (MAO)

 

Edição “Officina 8” homenageia aniversário da Vespa

Em 2026, a Piaggio Vespa celebrará o 80º aniversário. Como é praxe na indústria, é hora de uma série especial limitada. Esta se chama “Officina 8”, e celebra a exclusiva oficina nº 8 da Piaggio, onde protótipos, edições especiais, versões de competição e recordes de velocidade foram criados e testados.

É uma homenagem meio que olha para o próprio umbigo: a tal oficina não é lá muito conhecida aqui fora, mas como na Piaggio era ocupada por gente de talento e entusiasmo pelo produto, e que andava com o nome dela no macacão, se tornou lendária na fábrica. Auto-referencial, sim. Talvez demais?

O fato é que agora a oficina de número 8 é série especial da Vespa Primavera e da Vespa GTV. A Primavera Officina 8 está disponível em toda a gama de cilindradas oferecida pelo modelo: 50 e 150 cm³. A Vespa GTV está disponível apenas em sua mais recente edição de 310 cm³.

Todas as versões serão identificadas por um tom exclusivo de azul, inspirado na cor das ferramentas da Officina 8 e também na cor dos tais macacões famosos. É um tom muito específico de azul médio metálico fosco, e contrasta com detalhes dourado-latão.

A Vespa GTV 310 Officina 8 vem com o farol na parte superior do para-lama dianteiro e um guidão de tubo de aço cromado, toques que supostamente devem lembrar-nos das primeiras Vespa que foram projetadas e montadas na Officina 8. Ambos os modelos vem com uma versão específica do banco, com acabamento em dois tons, realçado por costura dupla e rebites de latão polido. De novo, como nas primeiras Vespas.

Sim, mudanças são apenas estéticas. Mas cada unidade da Vespa Officina 8 vem completa com um kit de boas-vindas, uma lata que contém um livro que reproduz os documentos mais significativos que marcam a longa história da Officina 8. Capacete, corta-vento, moletom, camiseta, luvas de pilotagem e uma prática bolsa traseira que também serve como apoio para as costas, são acessórios também disponíveis, a custo extra; quem não quer ter livery da Officina 8 do capacete às roupas de baixo?

A edição especial estará disponível na Itália em agosto de 2025, a preços que começam com o equivalente a R$ 25.319 para a Officina 8 Primavera 50, e chegam aos R$ 47.891para a Officina 8 GTV 310. (MAO)

 

Toyota Century 2025 vem melhorado

Os carros de luxo extremo todos hoje viraram SUV; é uma função que os SUV cumprem bem, afinal de contas. O Toyota Century, antes uma limousine V12 amada por chefes da yakuza, agora é um SUV gigante também. Um mastodonte de quase cinco metros e meio e duas toneladas e meia de puro luxo, impulsionado pelo trânsito de Tóquio por um motor híbrido plug-in V6 de 3,5 litros e 412 cv, tração integral, e câmbio automático.

Agora, a Toyota o tornou ainda mais especial com um novo recurso: vidros traseiros com escurecimento automático on demand. O sistema pode parecer algo bobo, mas é interessante, pelo menos.

A função de escurecimento tem três estágios para as janelas traseiras e laterais, que podem alternar entre transparente, semitransparente e totalmente opaco. A Toyota conseguiu isso aplicando uma película especial entre dois painéis de vidro laminado transparente em ambos os lados do veículo. O teto solar panorâmico, no entanto, não recebe o mesmo tratamento e utiliza um para-sol elétrico convencional.

O objetivo da Toyota com os vidros com escurecimento era aumentar a privacidade dos passageiros traseiros, obviamente, bloqueando a vista externa sem sacrificar a suave luz natural. No modo opaco, a atmosfera “lembra uma sala japonesa com portas de papel”. Claro que a Toyota não é a primeira a colocar vidros que escurecem automaticamente em automóveis, mas certamente deve ser o sistema mais confiável e durável. Bom, se espera, pelo menos.

O que é bom, pois o Century sempre foi um veículo que se compra para andar no banco de trás, e esta geração parece a mais dedicada a isso. Degraus retráteis elétricos, portas traseiras de ampla abertura, iluminação ambiente, mesas retráteis, superfícies antibacterianas, ganchos para casacos e até mesmo um suporte para sua calçadeira.

Os bancos traseiros vêm com encostos retráteis e apoios para os pés que se dobram para uma posição totalmente plana. Os passageiros traseiros também contam com seu próprio painel de controle e um sistema de entretenimento dedicado com telas individuais, tudo conectado a um sistema de áudio premium com 18 alto-falantes.

O novo recurso de escurecimento dos vidros aumenta o preço inicial em ¥ 2 milhões (US$ 13.600), elevando o total para ¥ 27 milhões no Japão, ou o equivalente a pouco mais de um milhão de reais. (MAO)

 

Flagra americano do que pode ser o novo Lexus LFR

A Lexus parece estar trabalhando um sucessor espiritual para o seu famoso LFA. Agora, parece que um protótipo dele foi flagrado nas montanhas da Califórnia, andando junto com um AMG GT, e vigiado por duas Toyota Sequoia.

As fotos da revista Car and Driver mostram o próximo supercarro da Lexus camuflado, rodando pelas estradas montanhosas perto de Big Bear Lake, Califórnia. Dá para ver as quatro saídas de escapamento, confirmando que há um motor de combustão interna sob o longo capô. Espera-se que o trem de força combine um sistema híbrido com um V-8 biturbo.

O legado do Lexus LF-A

O carro, que provavelmente se chamará LFR, já foi flagrado em testes no Nurburgring, e em Spa-francochamps. No Ring ele usava adesivos amarelos de advertência, o que sugere propulsão elétrica além do motor a combustão. Na época, os olheiros do lugar disseram que o protótipo estava completando a volta no “Ring” em menos de oito minutos.

Acredita-se que a divisão Gazoo Racing da Toyota esteja trabalhando na construção de um novo carro GT3 de competição, algo que foi sugerido em 2022 com um conceito que se parece muito com o futuro “LFR”. Considerando que um protótipo está sendo testado em vias públicas, devemos saber mais sobre o substituto do LFA no ano que vem.

De qualquer forma, é um desenho interessante: baixo, capô enorme sugerindo motor dianteiro, e uma silhueta obviamente radical. Mal podemos esperar para saber mais! (MAO)