uma boa comida deve ter o sabor do que ela e um bom design deve expressar verdades fundamentais sobre o produto em vez disso carros como o scout ev sao uma ficçao intragavel como tofu feito para ter gosto de bife stephen bayley stephen bayley e um escritor e critico gales conhecido principalmente por seus artigos e livros sobre arquitetura e design recentemente na revista car inglesa escreveu uma coluna onde diz que o design de automoveis enfrenta uma crise e que sem saber como dar sabor aos insipidos carros eletricos a industria se perde cada vez mais no ralo da repetiçao retro na mesma semana aparece o bentley exp 15 e um concept car enorme e de altura elevada e meio que um cupe mas com uma frente chapada gigantesca a marca diz que ele inspirara o formato e o estilo da proxima geraçao de carros da bentley começando com seu primeiro eletrico um suv urbano que sera lançado no proximo ano para ficar abaixo do bentayga e uma limousine de 3 portas laterais e hatchback eletrica e alta como um suv nao se pode dizer que e um desenho retro mesmo assim a marca diz que o objetivo principal do novo conceito e apresentar quatro temas de design abrangentes que definirao a linha bentley da proxima geraçao todos os cinco inspirados no carro que talvez e o mais conhecidos dos bentley da era w o o speed six de 1930 com carroceria gurney nutting conhecido como blue train bentley o bentley 6 1/2 litre speed six gurney nutting sportsman coupe blue train o primeiro desses quatro temas e a elegancia vertical da sua parte frontal que e referenciada na face imponente e abrupta do novo conceito um afastamento das faces mais angulares dos carros atuais da bentley a segunda e a linha infinita do capo com longo capo e dlo estreito como se o teto fosse rebaixado a traseira com novo visual com uma nova assinatura luminosa proeminente inspirada no emblema b da empresa e descrita como o escudo de prestigio e inspirada nos porta bagagens traseiros separados afixados nos antigos bentleys o ultimo tema de design comum aos futuros modelos bentley serao as proporçoes de fera em repouso arcos traseiros acentuados como um tigre prestes a atacar ui pelo menos nao e um estilo retro em si apenas inspirado nas proporçoes do blue train bentley um carro de quase 100 anos de idade vamos lembrar o que e interessante as rodas e pneus por exemplo foram diminuindo de tamanho dos anos 1930 ate os anos 1950 1960 para depois crescer de novo; ja passamos das 21 polegadas das rodas de um bentley speed six de 1930 hoje nao sou um analista de design bom o suficiente para avaliar se este design e um sucesso ou nao; se escapa ou nao da armadilha retro mas posso ajudar voce a entender o que e o carro que praticamente um seculo depois de aparecer ainda inspira coisas assim o blue train bentley os bentley de w o e simplesmente incrivel todo o valor toda a veneraçao que se tem da marca bentley vem basicamente de um curto periodo de tempo que vai do inicio da empresa em 1919 e termina quando a rolls royce compra a massa falida em leilao em 1931 um periodo de 12 anos apenas quase exatamente 100 anos atras como algo tao pequeno ha tanto tempo no passado pode permanecer relevante pois e w o bentley entre seus carros aos 80 anos de idade em 1919 o engenheiro water owen wo bentley lança seu carro de quatro cilindros em linha comando no cabeçote acionado por bielas e quatro valvulas por cilindro; o deslocamento deste grande quatro em linha lhe dava o nome era o bentley 3 litre bentley 3 litre apesar de ser criado para carregar carrocerias de luxo nas ruas o excelente carro de bentley acaba nas pistas o primeiro dos caminhoes velozes como dizia ettore bugatti em 1924 a empresa ganha as famosas 24 horas de le mans com um 3 litre mas como sempre acontece em lugares onde o financeiro esta em segundo plano a empresa tem problemas de caixa e precisa de ajuda ela aparece na forma de uma figura incrivel o capitao woolf babe barnato woolf barnato e seu carro de corrida a familia de barnato era imensamente rica principalmente via mineraçao de diamantes na africa do sul wollf barnato ve combate na palestina durante a primeira guerra mundial e a termina com a patente de capitao e disposto a passar o resto de sua vida usando o dinheiro para seu bem estar se torna um esportista e ficaria famoso no automobilismo em 1924 compra um bentley 3 litros que prepara para correr em brooklands e finalmente começa a vencer vira um fa da marca e um amigo de w o bentley e um dos fundadores do grupo de ricos pilotos aristocraticos britanicos conhecidos como bentley boys que preferiam os carros de w o bentley muitos eram ricos e independentes muitas vezes com experiencia no serviço militar e no grupo que recebe o apelido de babe em ironica homenagem a sua constituiçao fisica; era um sujeito grande e pesado bentley 6 1/2 litre spees six corsica saloon 1930 inspirado pela vitoria em le mans e os problemas financeiros da empresa decide ajudar compra a empresa em 1925 e a capitaliza com dinheiro suficiente para que w o continue a desenvolver seus incriveis carros do 3 litre deriva o 4 ½ litre depois aparece o seis em linha 6 ½ litre e por ultimo o magnifico 8 litre anunciado no fim de 1930 era um carro sensacional em todos os aspectos com um seis em linha enorme de oito litros e 220 cv quase inacreditavel entao tanto que diz a lenda os seus concorrentes da rolls royce em derby ficaram realmente preocupados com aquilo o dinheiro que barnato estava disposto a gastar com a bentley eventualmente acaba e a a bentley entra administraçao judicial logo em seguida e comprada por meio de uma fachada justamente pela rolls royce esta nao perde tempo fecha a antiga fabrica de cricklewood e projeta seu proprio bentley para ser produzido em derby os bentley imediatamente foram diferenciados a partir dali como cricklewood bentleys os de verdade e os derby bentley os rolls royce em cosplay de bentley mas nao sem antes terem deixado um legado inimitavel a marca ganharia um total de 5 vezes em le mans o dono da empresa era o piloto em 3 dessas vitorias por incrivel que pareça woolf barnato venceu 3 vezes seguidas a famosa prova de 1928 a 1930 e duas delas com o mesmo carro um speed six tourer chamado old number 6 a empresa ganhou em 1927 tambem com outros bentley boys a dupla dr j dudley benjy benjafield e s c h sammy davis num 3 litre old number 1 duas vezes vencedor de le mans woolf barnato e mais que um piloto e um bentley boy sem ele nada disso teria acontecido a empresa teria parado em 1926 no 3 litre; o dinheiro para o desenvolvimento do 4 ½ litre 6 ½ litre e 8 litre saiu do bolso de babe barnato tao importante para a empresa quanto wo himself mas como se isso nao bastasse criou tambem a lenda que hoje pretende ser revivida a do blue train bentley o 3 litre que venceu em 1924 o inicio de tudo a metafora do trem azul representa uma jornada seja ela fisica ou emocional e a busca por esperança otimismo e transformaçao na vida o roupa nova queria dar o mundo para alguem enquanto seguia num trem azul o lo borges pegava o tal trem azul com sol na cabeça trem na cabeça azul no trem e sei la o que mais mas o trem azul aqui nao e metafora e real a aposta e o trem le train bleu oficialmente calais mediterranee express era um trem expresso noturno frances de luxo que transportava passageiros ricos e famosos entre calais onde desembarcavam vindos da inglaterra e a riviera francesa de 1922 a 1938 gerou uma serie de competiçoes ilegais de velocidade; todo mundo queria bater o trem na viagem de calais ate cannes ou vice versa a famosa pintura de terence cuneo na verdade carro e trem nunca andaram perto um do outro em janeiro de 1930 dudley noble teve a ideia de promover o novo rover light six competindo com o trem azul atraves da frança de st raphael na cote d azur ate calais o rover chegou em calais com ums vantagem de 20 minutos sobre o trem imediatamente se tornou celebridade em março e j p eugster competiu com um alvis silver eagle contra o trem azul e chegou a calais tres horas antes pois bem sentado no bar do hotel carlton em cannes certo dia barnato decidiu que um bentley poderia se sair muito melhor no meio de amigos aristocratas e certamente cheio de brandy na cabeça apostou £ 100 que conseguiria partir junto com o tal trem azul e estar estacionado em frente ao seu gentleman’s club preferido em londres quando o trem chegasse em calais em 13 de março com seu amigo dale bourne no banco do carona ele partiu pouco antes das 18h em seu bentley speed six para provar isso perto de lyon a dupla foi atrasada por uma forte chuva em auxerre perderam tempo procurando um posto de abastecimento mais ao norte encontraram neblina densa e um pneu furou mas mesmo assim pegaram a balsa que atravessava o canal de boulogne as 10h30 e chegaram a londres no inicio da tarde estacionando em frente ao conservative club na rua st james quatro minutos antes do blue train chegar a estaçao de calais as 15h54 barnato recebeu suas £ 100 mas foi multado consideravelmente mais pelas autoridades francesas furiosas por esta mania inglesa de correr em vias publicas todo mundo ja viu as fotos do carro usado para o feito; o incrivel cupe feito sob encomenda para barnato pela gurney nutting um impossivelmente original e elegante monstro fastback de capo gigante e desempenho inacreditavel para seu tempo um vencedor de le mans para as ruas o blue train special so que nao foi com este carro que barnato fez a corrida ein calma que explica se durante decadas presumiu se que o bentley de barnato que venceu a corrida com o trem era o magnifico speed six sportsman coupe com carroceria gurney nutting que voce ve nas fotos ate 2005 o cupe ainda era retratado como o autentico recordista mas nao era outro quadro agora graham turner nao aconteceu uma nova pesquisa revelou a verdade barnato havia atravessado a frança em um seda speed six com carroceria hj mulliner suas anotaçoes se referiam claramente a um seda que transportava galoes de combustivel no porta malas e o cupe nao tinha um de fato barnato recebeu o gurney nutting de duas portas duas semanas depois de realizar o feito e o batizou com toda a inocencia de blue train special em homenagem a sua conquista e o que e o blue train special trata se de um carro especial criado sob encomenda de barnato na base do speed six cerca de um terço dos 6½ litros fabricados eram speed sixes a versao mais potente que ganhou le mans duas vezes eram mais potentes mais taxa carburadores su duplos e comando de valvulas mais bravo tinham 180 cv a 3 500 rpm segundo a bentley em comparaçao com 147 cv do 6½ litre normal as versoes de corrida porem sabemos hoje que iam alem dos 200 cv o cupe gurney nutting e mais curto e mais baixo que o 6½ litre normal do qual e derivado mas ainda assim era incrivelmente imponente com suas imensas rodas raiadas e teto bem acima da cabeça de uma pessoa normal o seis em linha era enorme deslocando 6597 cm³ ou bem mais de um litro por cilindro o curso e ultra longo aos 140 mm e o diametro e de 100 mm e o barulho saudavel e grave que emana dele uma lenda tal como o motor de quatro cilindros anterior o seis cilindros da bentley tinha comando no cabeçote acionado por eixo 4 valvulas por cilindro e bloco e cabeçote em peça unica o que eliminava a necessidade de uma junta de cabeçote o carro tinha freios nas quatro rodas assistidos com tambores aletados os freios dianteiros tinham 4 sapatas dianteiras por tambor operando um dispositivo de compensaçao patenteado o piloto podia ajustar os quatro freios para corrigir o desgaste enquanto o carro estava em movimento o que era particularmente vantajoso durante as corridas o cupe gurney nutting tinha entre eixos de 132 polegadas menor ate que a dos carros de competiçao mesmo assim sempre que se comenta sobre o carro os adjetivos enorme e pesado aparecem mas aos 1814 kg hoje nao parece mais tao obeso assim nao e la muito mais que o peso de um bmw 320i moderno que tem potencia similar barrabas de qualquer forma mesmo se sabendo hoje que nao e exatamente o carro da corrida o coupe continua com sua fama intacta o que e provado pelo novo conceito da marca 100 anos depois a empresa continua procurando ser iluminada pelo calor dos feitos dos bentley boys e seus magnificos bentley especiais uma tentativa futil de engarrafar aquela lenda para coloca la em produçao seriada na minha opiniao impossivel
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