recentemente minha esposa comprou um vw nivus zero km os nossos dois up e o virtus 1600 manual nos prestaram serviços impecaveis pelos ultimos dez anos e dois deles ainda os prestam para nossos filhos agora entao fomos direto na vw sem muita discussao para comprar um carro novo ela gostou muito do nivus graças a deus mas devo dizer que eu nao e sei o motivo a comparaçao com o virtus 2019 ja com 120 mil km rodados e o problema nao vou me alongar aqui nisso apenas dizer que o carro mais novo turbo automatico e cheio das novas tecnologias que existem para me impedir de ter um acidente tambem me impede de ter qualquer prazer ao dirigir a resposta do acelerador e horrivel o carro anda menos e bebe mais apesar de ter menos espaço interno e ser mais pesado que o virtus basico manual ja descontinuado e tem rodagem mais dura provavelmente por causa de molas e amortecedores mais duros para controlar os pneus e rodas muito maiores e mais pesadas o carro moderno e pior que o antigo isso ja aconteceu nos eua dos anos 1970 os carros ficavam menos potentes e piores em resposta a cada ano por causa das novas normas antipoluiçao daquele pais mas eventualmente nos anos 1980 a tecnologia da injeçao e catalisadores alcançou a necessidade da lei e os carros voltaram a melhorar durante os anos 1970 muita gente reclamava e tentava manter o carro velho rodando entao mais dificil por sua baixa qualidade geral outra coisa que melhorou de novo nos anos 1980 e os muscle car dos anos 1960 com deliciosos v8 enormes dispararam de preço mas a diferença hoje e que diferente dos anos 1970 e 1980 os carros nao parecem ir na direçao do melhor de novo nao o mundo parece decidido a tirar a direçao de nos cada vez mais em favor de computadores e dirigir carro moderno parece cada vez mais algo ruim o futuro se os legisladores conseguirem isso sera ainda pior eletrico e totalmente autonomo e o que querem nao tenha duvida disso mas as noticias de hoje parecem comprovar que o que legisladores querem nem sempre se alinha com o que nos queremos alem do colapso da estrategia eletrica da porsche noticiada no zero a 300 soubemos tambem que no reino unido ja e clara a desacelerarao geral da compra de carros novos claro se os carros mais novos sao caros e piores que os antigos como disse no meu caso do nivus o unico motivo para troca seria que o carro velho bem fica velho e nada confiavel mas hoje em dia os carros se cuidados minimamente bem duram para sempre meus vw de 10 e 5 anos de idade aqui na garagem continuam funcionando como novos e isso nao e exclusividade da minha garagem ou da vw nao vale a pena trocar o que nos leva a segunda noticia de hoje que nos leva a acreditar em alguma mudança futura a de que os preços do lamborghini murcielago com cambio manual dispararam ja valem quase o mesmo que o carissimo revuelto zero km incrivel se pensarmos que o preço dos carros subiu muito desde entao principalmente dos carros de alto nivel deste tipo qual o motivo disso o que e um murcielago que dia do mes e hoje calma meu confuso amigo tudo sera explicado aqui mesmo e agora o lamborghini com um v12 e inevitavel existem poucas coisas que mexem tanto no cerne de todo entusiasta como um supercarro lamborghini com um v12 todo mesmo de gente que compra carro como bibelo de garagem a donos de muscle cars americanos; de donos de carros esporte leves a historiadores; de gente que so tem carro modificado aos ze frisinho a famosa marca parece ser uma das poucas unanimidades mundiais um cara pode ate nao gostar de todos os lamborghini; mas um entusiasta que nao gosta de nenhum lamborghini e uma pessoa que nao conheço https //flatout com br/o primeiro lamborghini/ particularmente tenho para mim que a lamborghini e a melhor historia de todas e sabemos somos uma especie de contadores de historia o mundo e feito por elas de religioes ao meio ambiente o dinheiro e uma historia que acreditamos afinal de contas; e tao ficticio que nem existe mais na forma fisica sao numeros numa tela que indicam como sua vida pode ser levada uma historia forte cria a realidade em que vivemos e nenhuma no mundo do automovel e tao legal quanto o inicio da lamborghini https //flatout com br/dez motivos para amar o lamborghini miura/ mas a lamborghini de ferruccio a que nos deu o v12 mais vocal e descombombulante que existe depois o miura depois o countach em pouco menos de dez anos acabou cedo ja em 1974 o chefe tinha ido embora junto com a maioria do time original da empresa muita gente diz que nada de novo surgiu depois disso mas o fato e que a empresa continuou com seu status mitico e incrivel que uma empresa tao pequena perdida numa vila pequena perto de modena que ate 2003 produzia no maximo 500 carros por ano possa ser tao influente mas e; um lamborghini especialmente o original o supercarro v12 e sempre uma experiencia surreal e o mais importante unica o murcielago e um carro da fase intermediaria da empresa; uma fase ainda artesanal e de baixissimo volume mas uma ja onde os efeitos da audi que comprou a empresa em 1998 ja eram claros um carro de uma empresa que salva pela audi lança seu primeiro carro desta nova fase justamente o murcielago hoje parece o centro da historia um ponto de inflexao uma media quase perfeita do passado latino artistico e o futuro tecnico alemao que hoje vivemos e o murcielago o melhor de todos eles vamos antes de tentar responder isso conhecer ele melhor o novo v12 o grande engenheiro antes da maserati giulio alfieri como sabemos cria um sucessor para o countach no fim dos anos 1980 o carro que seria chamado lamborghini diablo tem uma gestaçao dificil pois em 1987 a empresa e vendida para a chrysler que nunca ajudou muito alem de algum dinheiro e pitacos nao solicitados o diablo era uma continuaçao do countach em tudo do desenho de gandini ao esquema mecanico basico https //flatout com br/mao drives lamborghini diablo/ mas trouxe com ele um novo v12 criado por alfieri o novo v12 era baseado nos motores de 7 litros que desenvolvera para os barcos offshore; alfieri nao era fa de turbocompressores sempre optando por alto deslocamento para obter a potencia que desejava diablo o novo v12 do diablo seria usado por seu sucessor o murcielago tambem entao e interessante pararmos um pouco para definirmos suas caracteristicas basicas diferente do motor anterior de bizzarrini o carter era dividido do bloco no centro do virabrequim; era todo em aluminio sete mancais cada capa segura por quatro parafusos media no lançamento do diablo 87 x 80 mm para um total de 5707 cm³ bem maior que o maior dos countach o v12 do diablo o motor no diablo dava inicialmente 498 cv 6800 rpm e 59 mkgf a 5100 rpm chegaria ate 527 cv a 7100 rpm no diablo se de 1993 em 1999 no diablo gt recebia aumento de deslocamento via curso maior 84 mm para 5992 cm³ para 583 cv mas o maior feito do diablo foi o vt com traçao nas quato rodas permanente e direçao assistida duas novidades neste tipo de carro o cambio do countach virado para frente do carro no meio dos dois ocupantes era propicio a este tipo de arranjo afinal de contas o v12 ja no murcielago o motor era fundido em moldes permanentes de aço e nao em areia como e comum neste tipo de produçao artesanal era um v a 60° dohc com as quatro valvulas por cilindro inclinadas opostas a 30° uma borboleta para cada cilindro admitia o ar e o motor ja tinha injeçao eletronica multiponto em 1990 a audi faz um lambo o lamborghini canto abortado em 1998 finalmente a audi liderada por ferdinand piech que era tambem um fa dos carros de santa agata compra a empresa piech imediatamente cancela o canto desenhado por zagato e proposto sucessor do diablo por odiar seu estilo a principal ofensa era as duas enormes entradas de ar na traseira a traseira do canto zagato a audi imediatamente se dedica a consertar algo que sempre foi problema na empresa a qualidade precisao e tolerancia de construçao lider nisso impulsionada pela liderança de piech a audi rapidamente transformaria os carros de criaçoes artesanais amadoras para veiculos precisamente construidos e checados por maquinas piech despacha um designer da audi para supervisionar o que se tornaria o murcielago o belga luc donckerwolker com nao muito mais que o desenho do audi a2 original em seu curriculo agora teria que andar onde gandini ficou famoso uma grande responsabilidade inicialmente pediram lhe que mantivesse o maximo possivel do defunto canto mas no fim dele so ficaram as estruturas das portas e um carro totalmente diferente donckerwolker diz que manteve as proposçoes do countach diablo mas procurou fazer o carro mais limpo e suave logo descobriu o motivo das horriveis aberturas traseiras do canto a necessidade de ventilaçao na traseira era enorme e lhe tirou o sono como manter o desenho limpo precisando de uma abertura tao grande a ajuda veio de um engenheiro veterano da lamborghini aberturas ativas coisas estudadas antes na epoca do countach assim nasceram as sensacionais asas de morcego as entradas de ar traseiras que abrem somente quando necessarias o projeto l147 alterava tambem o v12 de alfieri para o novo carro sob o engenheiro massimo ceccarani uma das mudanças mais importantes foi a adoçao da lubrificaçao por carter seco que permitiu a reduçao da altura do centro de gravidade do motor em cinco centimetros outra mudança em desenvolvimento desde 1992 por ceccarani foi um coletor de admissao de volume variavel enquanto os comprimentos dos tubos de admissao permaneceram inalterados as valvulas controladas a vacuo nas camaras plenum alteraram seu volume inicialmente se pensou em manter a capacidade de 6 0 litros mas como o novo carro era mais pesado foi tomada a decisao de aumentar a cilindrada o curso foi alongado em 2 8 mm 87 x 86 8 mm para aumentar a capacidade para 6 192 cm³ a taxa de compressao foi mantida em 10 7 1 o novo motor girava mais alto tambem o limitador entrando em açao a 7 800 rpm notavelmente alto para um motor tao grande a potencia maxima de 580 cv foi alcançada a 7 500 rpm enquanto o pico de torque a 5 400 rpm foi de 66 4 mkgf apesar do esquema basico do carro se manter o mesmo do countach diablo com chassi spaceframe multitubo e cambio entre os dois ocupantes tudo era novo o cambio de seis marchas agora nao tinha mais primeira dog leg e tinha um acionamento mais para vw que para trator sim manual o murcielago e o ultimo lamborghini deste tipo a nascer somente manual e o cambio como era desde a epoca do countach ficava debaixo do cotovelo do motorista virado para frente do carro a transmissao com traçao total tambem era nova e desenvolvida com ajuda da audi especialista no assunto o carro tambem melhorou dramaticamente em eletronica ar condicionado e todas essas partes de um carro moderno que eram solenemente ignoradas pelos italianos era um carro onde tudo funcionava milagre mas a audi inteligentemente nao usou peça nenhuma sua no interior por exemplo tudo era caro e exclusivo mas fabricado nos metodos precisos da audi qualidade audi mas nao peças audi um dono de lamborghini nao aceitaria diferente era tambem possivel para gente alta entao raro nos carros italianos; os alemaes nao deixariam que fosse diferente o carro ficou pesado sim aos 1650 kg mas nao quer dizer que ficou mais lerdo e flacido que o diablo pelo contrario era o primeiro lamborghini em mais de dez anos a ter respostas ageis e espertas de um carro esporte mesmo com traçao nas quatro rodas e direçao com assistencia hidraulica duas coisas que melhoraram o diablo mas nao eram la muito bem aceitas em santa agata os mais rapidos diablos eram traçao traseira e sem assistencia de direçao disse a autocar inglesa na epoca na primeira chicane a direçao tambem parece mais honesta e mais nitida a assistencia e bastante sutil e ainda parece que ha muito carro atras de voce ao mudar de uma direçao para a outra mas ha uma precisao e um senso de equilibrio presentes que o diablo nunca teve basicamente o murcielago e subjetivamente mais leve mais agil e mais nitido em suas reaçoes uns bons 30 40 por cento a mais do que o diablo a grande diferença no entanto nao e a rapidez com que voce pode fazer as curvas neste carro mas a sensaçao de serenidade ao faze lo agora e tao agil e imediato em suas reaçoes que pela primeira vez chegaria ao ponto de chama lo de carro esporte de verdade carro esporte como um ferrari 360 modena e um carro esporte considerando que o diablo nunca foi nada alem de uma grande e velho treco que se voce começasse a forçar em curvas simplesmente pediria muito educadamente a voce para parar e se voce nao obedecesse ele te jogava la para o meio do mato mesmo com 1650 kg alem dessa agilidade toda era muito veloz claro; esses lambos nunca decepcionam neste ponto chegava a 332 km/h e o 0 100 km/h era em menos de 4 segundos murcielago morcego em espanhol tambem foi um nome muito feliz se posso aqui dar minha opiniao independente da raça de touros que o inspirou; quase o lamborghini do batman se o batman fosse espanhol como todo lamborghini desse tipo durou bastante de 2001 ate 2010 quando apareceu o aventador o carro ganhou uma sensacional versao conversivel seguindo os passos do sucesso desta versao no diablo o murcielago roadster foi introduzido em 2004 o teto era de lona fixado manualmente e um aviso no para brisa aconselhava o motorista a nao exceder 160 km/h com o teto no lugar um jeito bem italiano de fazer as coisas que a audi em breve iria abolir roadster o teto podia ser dobrado e colocado em uma bolsa de couro fornecida com o carro para armazena lo no compartimento dianteiro quando nao estivesse em uso o roadster pesa 29 kg a mais que o cupe devido a perda do teto e a adiçao de componentes de reforço do chassi; um pequeno peço a pagar pelo privilegio if i can say so myself em março de 2006 a lamborghini revelou uma versao atualizada do murcielago no salao do automovel de genebra o murcielago lp 640 o nome como e tradiçao indicava novo motor ainda que mantido em posiçao longitudinale posteriore que a sigla lp significa ja o 640 significava cilindrada aumentada para 6 5 litros e 640 cv a 8 000 rpm lp 640 o exterior recebeu uma atualizaçao com para choques dianteiro e traseiro novos e entradas de ar laterais assimetricas com a entrada do lado esquerdo alimentando um radiador de oleo um novo sistema de escapamento de saida unica incorporado ao difusor traseiro os bancos tambem foram reconfigurados para proporcionar maior espaço para a cabeça sv finalmente em 2009 aparece a ultima evoluçao do modelo lp 670 4 superveloce que revivia a sigla sv usada pela primeira vez no miura neste carro como o nome diz o v12 de 6 5 litros dava agora 670 cv a 8000 rpm acompanhado de 67 3 mkgf a 6500 rpm o peso do carro tambem foi reduzido em 100 kg atraves do uso extensivo de fibra de carbono por dentro e por fora a revista americana road & track fez o 0 a 96 km/h em 3 1 segundos e quarto de milha em 10 9 segundos a 208 2 km/h a velocidade final era de 343 km/h menos de 300 foram feitos; o plano inicial de 350 unidades foi descartado devido a necessidade da fabrica de abrir espaço para a linha de montagem do seu sucessor o aventador lamborghini murcielago lp 670 4 superveloce o sv mas o original ainda parece o mais belo e equilibrado de todos; um ponto de equilibrio quase perfeito onde a beleza classica de linhas limpas remanescente de um countach original de 1974 se juntava com o motor criado para o diablo e a qualidade audi e um cambio manual decente e facil de usar para fazer o que e talvez o mais desejavel dos lamborghinis e um meio que esquecido ainda que seja o ultimo deles com cambio manual e o primeiro deles com qualidade audi uma receita que alem de deliciosa resulta em um carro ainda perfeitamente usavel em 2025 o que explica perfeitamente sua imensa valorizaçao para quem mirabolantes malabarismos hibridos quando se pode ter a receita original de algo ainda perfeitamente usavel uma liçao para a industria quando o carro moderno parece menos desejavel que o antigo algo esta muito errado de verdade
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