agora que demos inicio a serie de lendas do wrc que nao venceram titulos de construtores podemos consertar uma pequena injustiça e dedicar um post especial a um dos carros mais insanos de uma das eras mais insanas do mundial de rali o lancia delta s4 que competiu pelo grupo b em 1985 e 1986 so tem um detalhe ele nao era um delta como voce ja deve saber o grupo b surgiu quando a fia decidiu que o wrc precisava de carros mais rapidos e potentes para garantir o entretenimento do publico assim as novas regras estipulavam que as equipes poderiam desenvolver carros especificos para a competiçao que nao precisavam necessariamente ser baseados em modelos de produçao contudo as fabricantes deveriam produzir em serie limitada uma versao de rua do bolido de competiçao para que este pudesse ser homologado desse modo a esmagadora maioria das fabricantes decidiu usar ao menos o nome e o visual de seus modelos mais representativos — assim surgiram carros como o renault 5 turbo o peugeot 206 t16 e o audi quattro s1 entre as exceçoes estavam o ford rs200 que tinha nome e visual totalmente ineditos e o antecessor do delta s4 o lancia 037 o 037 foi o primeiro carro de rali da lancia para o grupo b e apesar de dividir a porçao central da carroceria com o lancia montecarlo era totalmente diferente em todo o resto com ele a lancia venceu o mundial de rali em 1983 em uma temporada disputadissima com o audi quattro — que naquele ano deu a hannu mikkola o titulo de pilotos o detalhe e que o 037 foi o ultimo carro de traçao traseira a levar para casa um titulo a lancia ainda competiu com o 037 em 1984 mas naquele ano ficou clara a superioridade da traçao integral — ou melhor do audi quattro que alem de vencer o titulo de construtores garantiu que o sueco stig blomqvist levantasse a taça na competiçao entre os pilotos a lancia precisava reagir e por sorte o 037 ja era uma base excelente em termos de suspensao e dinamica so precisava de alguns ajustes o grupo b foi sem duvida a categoria com regulamento mais liberal do wrc desde que fossem produzidos pelo menos 200 exemplares para uso nas ruas valia tudo nos carros de competiçao a lancia optou por dar ao novo carro uma cara ja conhecida e assim as formas da carroceria eram ligeiramente baseadas no visual do delta ainda que a estrutura tubular de cromo molibdenio fosse virtualmente identica a do 037 o fato e que o delta s4 tem tudo para ser o carro mais insano ja colocado para correr nos estagios de rali por que porque entre as modificaçoes realizadas pela lancia estava o sistema de induçao forçada se com o 037 a lancia havia remado contra a mare ao instalar um compressor mecanico no motor de 1 8 litros o delta s4 deu um passo alem o motor era basicamente o mesmo quatro cilindros com comando duplo no cabeçote projetado por aurelio lampredi mas aqueles italianos malucos decidiram instalar um turbo e um compressor mecanico ao mesmo tempo fazendo do delta s4 um dualcharged como ja explicamos alem do aumento de potencia o sistema dualcharged traz a vantagem de eliminar o turbo lag ao entrar em açao enquanto a turbina nao enchia equipado apenas com o compressor mecanico volumex operando a 0 9 bar o motor do 037 entregava cerca de 350 cv na versao de competiçao com a adiçao do turbocompressor e dois intercoolers no delta s4 a potencia declarada dava um salto e chegava perto dos 500 cv ainda que numeros nao oficiais indiquem numeros ate 800 cv na versao de rua as coisas eram bem mais mansas com cerca de 250 cv a disposiçao do pe direito [youtube id= dsch5m6rhia width= 620 height= 350 ] obviamente nem so de motor vive um carro assim a maior inovaçao do delta era sem duvida seu sistema de traçao integral desenvolvido em parceria com a britanica hewland o sistema trazia um diferencial central que distribuia o torque de forma variavel com algo entre 60% e 75% para o eixo traseiro dependendo da situaçao o cambio era manual de cinco marchas fornecido pela zf a suspensao era independente nas quatro rodas com braços triangulares sobrepostos e amortecedores telescopicos com molas helicoidais alem de barras estabilizadoras na dianteira e na traseira como tudo isto funcionava na pratica assim [youtube id= y irifvkjc width= 620 height= 350 ] vendo o delta s4 acelerando em furia fica ate dificil acreditar que ele jamais venceu um titulo de construtores no wrc nao foi por falta de competencia o carro venceu logo em seu evento de estreia — o rac rally no reino unido em 1985 com o finlandes henri toivonen ao volante o problema e que aquela foi a ultima etapa da temporada e a lancia precisaria esperar ate o ano seguinte para descobrir se de fato havia acertado na formula [youtube id= amcywwu6swg width= 620 height= 350 ] a confirmaçao veio em monte carlo henri toivonen piloto principal da lancia venceu com o s4 — a frente do peugeot 205 t16 e do audi sport quattro s1 segundo e terceiro respectivamente o delta s4 ainda venceu outras quatro etapas naquele ano com direito a dobradinha na argentina e uma vitoria tripla em sanremo na italia o que aconteceu entao que impediu o delta s4 de seguir uma carreira promissora no mundial de rali e conquistar sequer um titulo o fim do grupo b devido a uma sequencia de acidentes fatais em 1986 — um deles envolvendo o proprio lancia primeiro foi a tragedia no rali de portugal quando joaquim santos perdeu o controle de seu ford rs200 matou tres espectadores e feriu outros 30 depois no tour de corse na frança henri toivonen perdeu o controle de seu delta s4 em uma curva fechada o carro capotou e pegou fogo e o piloto finlandes e seu navegador o americano sergio cresto morreram carbonizados [youtube id= eb3fsle2jdi width= 620 height= 350 ] por causa dos acidentes fatais a fia decidiu cancelar o grupo b e colocar um fim prematuro a trajetoria do delta s4 — que acabou com uma mancha em sua reputaçao foi um fim triste mas marcou um recomeço o novo regulamento denominado grupo a exigia que os carros voltassem a ser baseados em modelos de produçao — e a lancia faturou todos os titulos de construtores entre 1987 e 1992 com o delta hf integrale que de fato era um delta mas nos ja contamos esta historia
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