bom dia pessoal que esta acompanhando a historia do meu eclipse gsx prontos para mais uma parte outubro de 2009 foi a data de hibernaçao do carro nos meses seguintes eu continuava fazendo serviços em varios eclipse — ja tinha passado a cota de 10 clientes fixo por consequencia do meu carro eu tinha virado um mecanico especifico de eclipse alguns eram originais outros preparados um dos recordes de preparaçao foi um eclipse prata que chegou em minha casa certo dia as 7 20 ainda original e saiu as 22 00 com 320 cv prontinho foi um dia muito corrido mas consegui o feito a partir do começo de 2010 eu ja tinha firmado meu nome junto com outros dois ou tres preparadores de eclipse espalhados pelo brasil viramos referencia nacional no mitsumania tinha chegado a hora de começar a traçar o destino do meu carro e muito importante decidir qual o proposito so assim e possivel escolher as peças e montar o projeto especifico a utilizaçao por mais que eu goste de trackday arrancada e qualquer outra atividade automobilistica dificilmente seria possivel construir um carro perfeito para todos os eventos minha decisao foi ter um carro 100% funcional para o dia a dia e alguma diversao moderada todas as peças seriam novas originais ou de performance disso eu nao abria mao mesmo que diminuisse a performance em algum dos casos eu odiava ver carros que precisavam ir de guincho ali passar calor aqui por ter removido o ar condicionado carro fraco de baixa porque tinha comando bravo para desempenho em alta e tudo mais por ser um carro relativamente pesado por volta de 1 400 a 1 450kg e cabeçote 16 valvulas a caracteristica basica e ser um carro mais lento em baixos regimes isso e uma coisa que sempre me incomodou e a primeira coisa a corrigir o segundo quesito que eu nao estava disposto a abrir mao era o spool da turbina vejo varios carros preparados de 350 400 500 cv mas com a turbina enchendo depois dos 4 500 rpm isso e inaceitavel para mim a pessoa desfruta da potencia entre 5 000 e 7 000 rpm — que graça tem isso eu quero me divertir a faixa toda quase todo mundo para nao dizer todo mundo que mexe com carro preparado diz que se voce quer um carro forte nao tem que se preocupar com consumo nao nao e nao eu quero um carro forte e economico isso existe nao e impossivel e muito menos dificil de fazer ok agora vai me dizer que quer um carro flex tambem que pode colocar qualquer combustivel no tanque e o carro acerta sozinho sem ter que mexer em nenhum ajuste as vezes querer e poder eu quero minha ideia era essa so restava começar a comprar as peças o valor da lista ja tinha superado 60% do valor do carro eu nao estava nem um pouco preocupado minha vida foi mudando comecei a viajar bastante para fora troquei o outro carro algumas vezes e aos poucos fui melhorando as ferramentas sempre com a mania de nao confiar mais em ninguem eu tinha decidido que compraria todas as ferramentas possiveis para nao depender mais de terceiros queria fazer tudo sozinho agora vendi a maleta da mayle e comprei um lindissimo jogo completo da craftsman uma obra de arte com todos os soquetes curtos longos sextavados estriados 1/4 3/8 e 1/2 com a escala inteira em metrico e polegadas somado as chaves combinadas de catraca polidas jogo alen bits etc o jogo completo pesa quase 20kg para soldar escapamentos curvas de pressurizaçao suportes e ajustes em geral eu tinha que levar em algum lugar tambem nao preciso mais eu trouxe na mala uma maquina de solda dos eua a inversora das mais modernas que existe com plasma de corte tig ac/dc para aluminio e tudo mais que aparecesse eu estaria apto a fazer a lista se estende em torquimetros micrometros subito digital balança com 0 1g de precisao cortador de aneis de pistao assentamento de valvula de cabeçote parafusadeira ferramenta para trocar retentor de valvulas sem tirar o cabeçote do carro adaptadores exclusivos para troca de correia dentada de forma facil qualquer coisa que facilitasse o serviço eu tinha que ter dentre outras que nem vou me recordar agora [gallery columns= 5 link= file ids= 43338 43337 43336 43335 43334 43333 43332 43331 43330 43329 ] a oficina domestica estava apta a fazer qualquer coisa cheguei a pegar outros carros para serviços leves fiz tambem dois upgrades em um golf gti 2002 de 190 para 312cv com uma turbina hibrida de k04 e k16 e depois o mesmo foi para 400cv com uma k24 este eu tive que construir tudo do zero pois a turbina e invertida em relaçao a original e nada servia fiz intake de inox pressurizaçao com intercooler frontal de aluminio e escape de inox embora eu estivesse bastante conhecido no meio so existiam carros originais ou pouco modificados no meu curriculo eu ainda nao tinha executado nenhum projeto incrivel que pudesse se tornar meu cartao de visita e justificativa para subir o valor do trabalho com habilidade e conhecimento para fazer qualquer coisa em eclipse era hora de traçar o objetivo do meu carro esta seria minha obra de arte nao queria nem saber quanto ia custar quanto tempo ia demorar e quantas horas trabalhadas esse carro ia ter depois de anos na area eu nao via carros impecaveis em todos os parafusos acabamentos e tudo mais estava disposto a fazer o eclipse gsx mais bem montado e famoso do brasil os numeros que faziam meus olhos brilharem eram 400 450 — sim essa era a potencia que eu buscava e junto com isso queria torque um carro gostoso na cidade saida de lombadas foi ai que a palavra stroker entrou aceitei subir o volume de 2 0 para 2 3 litros — 15% a mais de torque e potencia on the fly minha parte de baixo entao ia ser inteira forjada obviamente a segunda alteraçao seria na taxa de compressao a fabrica tem que produzir o carro e dar garantia acaba sendo obrigada a deixar uma folga muito grande no projeto por nao saber para que pais o carro vai que combustivel vai usar dentre outros fatores e isso limita muito o desempenho originalmente ele vem com 8 5 1 isso e muito pouco hoje em dia se ve carros com 9 a 9 5 1 e os mesmos ainda tem folga de projeto meu numero era 10 1 de taxa tinha certeza que seria um carro muito economico e com otimo torque [gallery link= file ids= 43339 43340 43341 ] kit stroker 100mm 2 3l camisas forjadas darton virabrequim eagle 100mm forjado bronzinas forjadas acl race bielas forjadas eagle arp de bloco pistoes forjados stroker cp 85 5mm e 10 5 1 nem tudo sao flores trocar o virabrequim de 88mm para o de 100mm e ganhar 0 3 l e legal porem um curso maior exige que voce gire menos o corte original e por volta de 7 200rpm muita gente gira ate 7 500 agora stroker eu deveria girar 6 500 a 6 800 no maximo 7 000 e com o risco de nao chegar nisso o segredo e o cabeçote nele voce define o comportamento do carro houve uma mudança de projeto da mistubishi entre os eclipse 1992 a 1994 para os 1995 a 1999 a borboleta tinha diminuido de 60 para 52mm os dutos do coletor de admissao e cabeçote tinham diminuido tambem porem tinham curvas de melhor fluidez decidi que faria o swap superior para os primordios do eclipse mais antigo que tinha os diametros maiores obviamente que eu comprei um cabeçote mais velho do que meu proprio carro era e lembrando o primeiro quesito tudo deveria ser novo molas brian crower pratos de titanio tuchos novos rockers novos guias supertech novos valvulas ferrea de aço inox +0 5mm junta mls mitsubishi 86mm comandos crower 264/272 polias fidanza ajustaveis coletor de admissao 1g borboleta 60mm 1g arp li muito a respeito de enquadramento de comando cruzamento de valvulas para carro aspirado e turbo embora eu buscasse um carro legal em baixa se eu enquadrasse os comandos para buscar esse torque e spool com certeza eu ia perder em alta por esse motivo comprei os comandos 264/272 eles fariam o carro melhorar em alta e com as polias eu puxava um pouco do torque e potencia para baixos regimes a preparaçao seria feita na paula faria em sao paulo e incluia trabalho de curvas camara de combustao para remover os pontos quentes retrabalhar a face do cabeçote fechando alguns dutos de agua que nao existem no bloco nem na junta de cabeçote isso melhora a dissipaçao de calor e a rigidez estrutural final eles fazem isso a anos nesses cabeçotes e sempre conseguiram otimos resultados superiores aos originais [gallery columns= 4 link= file ids= 43342 43343 43344 43345 ] nunca fui muito fa de coletor de escapamento de aço inox alguns trincam outros empenam se tivesse que fazer um que nao trinca nem empena ia sair uma fortuna alem de irradiar muito calor no cofre do motor fui atras dos dois mundos comprei um coletor da forced performance ele tem as curvas de um coletor de inox mas e muito parrudo e feito de ferro fundido o coletor caixa quente da turbina e o2 housing sao de ferro fundido tiveram um banho de ceramica e depois pintei com tinta preta fosca vht para 1 200 graus voltando ao segundo quesito spool da turbina minha escolha foi uma turbina que tivesse boa pegada em baixa que se traduz em caixa quente 48 que alimentasse os 2 3l ate 7 000rpm sem passar sufoco caixa fria 60 e nao podia faltar que fosse roletada sendo assim veio uma precision gt3076r hta com 4 de inlet o escapamento nao tinha muito segredo ia ser de tres polegadas de aço inox de ponta a ponta com doi abafadores intermediarios e um abafador final antes de fazer um carro andar mais voce tem que fazer ele parar mais e eu nao podia aceitar nada menos que as quatro pinças brembo do lancer evo 9 com quatro pistoes na frente e dois pistoes atras um swap perfeito no eixo traseiro e apenas um cavalete no eixo dianteiro mandei fazer os quatro coxins do carro sendo os dois de suporte originais e os dois que seguram o torque um pouco mais fortes que o original comprei todo embuchamento novo sendo de pu dos braços da suspensao e de borracha original nos lugares que nao podem ser de pu bieletas terminais de direçao e axiais todos novos tambem resfriar toda nova potencia precisa de um intercooler frontal maior e um radiador novo de maior capacidade com mangueiras novas [gallery columns= 4 link= file ids= 43353 43354 43355 43356 ] alimentaçao e igniçao foram coisas simples de resolver a bobina original e suficiente para mais de 500cv nao precisei mexer em nada comprei cabos de vela taylor e velas ngk bkr9eix as linhas de combustivel filtro flauta dosador e retorno dao conta do recado com folga apenas troquei os bicos pelos precision de 1 200cc e a bomba de combustivel original por uma walbro 255lph conjunto pronto para 500cv [gallery link= file ids= 43357 43358 43359 ] o sistema de gerenciamento vou explicar com mais detalhes posteriormente e o dsmlink v3 construido especificamente para este carro com capacidade de gerenciamento proximo a uma ft500 tendo ainda alguns recursos a mais custando 1/3 do valor nao e necessario alteraçoes em chicotes e sensores apenas a remoçao do chip de dentro da central e instalaçao do novo chip o carro continua 100% original sem nenhuma alteraçao eletrica exceto manometros e sondas novas a serem adicionados com intuito de monitoramento extra um carro de 20 anos tem molas cansadas amortecedores ja moles demais parti para um conjunto de coilover dgr que possui 32 ajustes de carga ajuste de curso e altura do conjunto completo as rodas que eu queria eram do lancer evo x mas o preço medio e r$ 10 000 e eu nao estava disposto a pagar isso comprei as tsuya advan 18x8 que tem o desenho mais proximo possivel das bbs gastando apenas r$ 2 800 a embreagem usa um volante de aluminio aliviado da fidanza por ter a pista removivel sendo facil a troca caso necessario o plato e o disco foram feitos pela displatec em sao paulo enviei o volante novo e recebi o kit completo e pronto para instalar no carro agora com todas as peças na mao e a hora do show no proximo post ate la por cesar mazzocato project cars #146
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