depois de anos de polemicas suspeitas de fraudes e o temor dos mais receosos de que o circuito poderia fechar o complexo de nurburgring foi oficialmente vendido ontem 11 a um grupo alemao chamado capricorn development o lance de 77 milhoes de euros foi dado nos ultimos minutos do leilao e superou a proposta do grupo americano hig capital tido ate entao como provavel comprador com sua oferta de 70 milhoes de euros alem dos 77 milhoes de euros o capricorn development se comprometeu a investir mais 25 milhoes no circuito a partir de 1 de janeiro de 2015 quando assume definitivamente a administraçao do complexo a frente do grupo esta adam osieka piloto da categoria de vln uma serie de endurance que corre unicamente em nur e ceo da getspeed uma preparadora e fornecedora de peças que ja atua no complexo de nurburgring a venda de nur para um grupo alemao e que ja atua no ramo do automobilismo e um alivio para os fas pois fica claro que nao se trata de um grupo de aventureiros montados em dolares de origem duvidosa algo que sempre e prejudicial para o esporte sendo assim durante a coletiva de imprensa o grupo capricorn anunciou que o automobilismo sera o principal foco de suas operaçoes e que a pista continuara aberta ao publico o parque de diversoes sera transferido para outro lugar e o grupo pretende desenvolver um centro de tecnologia para trazer mais industrias a regiao de nurburgring algo semelhante ao que os ingleses fizeram em silverstone a grande questao contudo e sobre o futuro da formula 1 no circuito gp do complexo bernie ecclestone que tentou comprar nur ja ameaçou realizar o gp da alemanha apenas em hockenheim mas os representantes da capricorn afirmaram que a f1 e o ponto maximo de nurburgring o que nos leva a crer que eles se esforçarao para que o circuito continue no calendario da categoria por que nurburgring foi vendido nurburgring foi criado pelo governo alemao na decada de 1920 e foi mantido por muito tempo com dinheiro publico dos pagadores de impostos alemaes por todo esse tempo qualquer pessoa poderia usufruir do circuito mediante uma quantia relativamente baixa logicamente o custo da manutençao do circuito e alto e nem mesmo a locaçao quase mensal para as fabricas ajudava a manter o saldo positivo especialmente no periodo entre outubro e março quando a regiao começa a esfriar drasticamente a medida em que se aproxima o inverno europeu por isso em 2004 foi apresentado um projeto de revitalizaçao de nurburgring que incluiu a construçao de um complexo formado por hotel centro de convençoes shopping e parque de diversoes a um custo de 200 milhoes de euros para colocar o projeto em pratica foi firmado um acordo entre o governo alemao e a empresa privada nurburgring automotive gmbh formando uma iniciativa de capital misto tres anos depois o custo do projeto aumentou para 215 milhoes de euros e mesmo sob criticas e questionamentos alertando sobre a inviabilidade de operar com uma demanda minima superestimada de 500 000 visitantes por ano em 2008 o banco do estado de rhineland palatinate injetou 85 5 milhoes de euros no projeto a situaçao começou a desandar quando descobriu se uma serie de fraudes em pagamentos de comissoes por estudos tecnicos e obras que nao haviam sido realizadas no final de 2009 a seis meses da concessao do complexo a nurburgring automotive pelo governo alemao descobriu se que a empresa privada nao investira um unico euro na construçao dos predios que foi bancada portanto pelo capital de fundos europeus e do banco nacional alemao apesar dos esforços de varias iniciativas privadas locais o controle do complexo foi passado a nurburgring automotive em maio de 2010 por um contrato de 20 anos e a empresa recebeu um credito inicial de 40 milhoes para começar as operaçoes na mesma epoca tempo foi iniciado um processo para averiguar se houve fraude na concessao de nurburgring como as projeçoes de publico anual foram superestimadas a ausencia de visitantes e a pressao por retorno financeiro levaram a nurburgring automotive a tomar decisoes equivocadas que acabaram se transformando em uma doença financeira degenerativa e incontrolavel como em qualquer shopping ou centro comercial parte do faturamento dos condominos/associados e destinado a manutençao da estrutura que nesse caso inclui o autodromo so que a nurburgring automotive decidiu restringir o uso da pista aos hospedes e clientes de seus proprios estabelecimentos associados que obviamente nao tem estrutura para atender toda a demanda necessaria para encher o caixa da manutençao essa medida inconsequente teve um impacto profundo e prejudicial aos demais negocios do complexo que deixaram de remeter a taxa de manutençao devido a queda do movimento e faturamento para tornar a situaçao ainda mais escandalosa ao realizar o gp de formula 1 a nurburgring automotive recebe fundos do governo alemao que garantem a cobertura das despesas e o lucro dos ingressos mesmo que eles nao sejam vendidos parece ate coisa do brasil a essa altura voce ja deve ter perdido a conta mas nos fomos somando a nurburgring automotive recebeu 524 milhoes de euros em forma de creditos e suspeita se que boa parte dessa fortuna foi desviada para os bolsos dos administradores da empresa e seus associados por isso o governo alemao retomou o controle do complexo para tentar recolocar as coisas nos eixos enquanto nao encontrava um novo parceiro privado para assumir o inferno verde como soluçao emergencial os administradores da nurburgring automotive pediram uma cauçao de 13 milhoes de euros para a comissao europeia que foi negada por ser contra as regras de concorrencia da uniao europeia a empresa tambem nao pode mais pedir ajuda ao governo pois alem de ser considerado um apoio estatal ilegal o estado ja esta sendo investigado pela ajuda anterior assim começaram os rumores de que nurburgring iria fechar quando o governo alemao negou a ajuda a empresa nurburgring automotive tambem exigiu sua liquidaçao para honrar suas dividas a palavra liquidaçao gerou a confusao muitos interpretaram a falencia da empresa como o fim do circuito como se o a sra angela merkel fosse retomar a area e destruir toda aquela estrutura inviavel e imprestavel para construir um parque ou um aeroporto ou qualquer coisa o que faliu foi a nurburgring automotive gmbh a empresa que administrava ou tentava o complexo nurburgring como em qualquer outro processo de falencia os ativos da empresa — ou seja o circuito o hotel o parque de diversoes e o shopping — foram vendidos para saldar parte das dividas como vimos nurburgring e rentavel e nao faltaram interessados a assumir o circuito apesar de tudo o que aconteceu durante a desastrosa concessao o erro da concessao foi superestimar a demanda e assim projetar os gastos e investimentos com base em dados completamente absurdos se foi um golpe para arrancar dinheiro publico ou uma grande lambança administrativa e a investigaçao do governo alemao quem vai dizer enquanto isso podemos comemorar nurburgring esta salvo e nas maos de gente do ramo nao se destroi um mito da noite para o dia [ fotos savethering org bridge to gantry ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.