tudo bem pessoal apos relatar a origem do gosto pela preparaçao aspirada e a compra do carro e das peças do motor no primeiro post e a montagem do motor e primeira partida no segundo post neste post escreverei como foi o trabalho para complementar a montagem do carro e tentar colocar a nova potencia no asfalto depois da montagem do motor do carro comecei a pesquisar sobre as opçoes de pneu falando no motor aproveito para complementar uma informaçao do post anterior a potencia aferida no dinamometro foi de 169 cv e 20 24 mkgf de torque nas rodas o que segundo o fator de correçao que o pessoal costuma utilizar corresponde a pelo menos 200 cv e 24 mkgf de torque no motor numeros que garantem a diversao em um carro com menos de 1 000 kg conforme relatado no post#1 eu ja havia comprado um jogo de replicas de rodas bbs novas para instalar no voyage a primeira ideia foi de instalar pneus toyo r888 comecei a pesquisar e nao achei os pneus na medida procurada 195/50 15 pensei entao em comprar o pneus yokohama advan mas achei o preço muito alto como o projeto nao era voltado para competiçoes a diferença de preço para pneus mais comuns nao valeria a pequena aderencia adicional comprei entao um jogo de pneus pirelli phantom com relaçao a suspensao comprei um kit de da empresa black z com especificaçao mista entre rua e pista com regulagem de altura por rosca na dianteira e na traseira este conjunto apresentou um minimo bem minimo mas nao estamos falando de um seda para passear com a familia ok conforto para andar na rua e com traçao suficiente para umas aceleradas foi uma aposta baseada em comentarios da internet e fiquei satisfeito com o resultado para completar estas modificaçoes comprei pela internet um kit de pu com buchas de bandeja barra estabilizadora buchas do agregado e coxins de motor e cambio e meu pai ja adiantou os ajustes necessarios no coletor de escapamento que estava pegando na longarina para ajustar o coletor um amigo do meu pai que trabalha com inox cortou o tubo que pegava na longarina e soldou o novamente com uma nova angulaçao afastando o tubo da longarina ele tambem fabricou o restante do escapamento em tubo de 2 1/4 para complementar o sistema de escapamento foi instalado um jk logo antes do eixo traseiro quando cheguei em maringa para passar somente um final de semana ou seja muito pouco tempo a suspensao e o kit de pu ja tinham sido instalados pelo meu pai aproveitando que o agregado havia sido removido para instalaçao das buchas de pu ele aproveitou para colocar alguns calços entre o agregado e monobloco abaixando o motor em relaçao a lataria foi mais que o suficiente para resolver o problema do capo que nao fechava para andar com o carro faltava somente a instalaçao da sonda lambda wideband e do escapamento que fizemos rapidamente sai para o primeiro teste do carro apos as ultimas modificaçoes e de imediato notei que a melhora na traçao foi significativa agora o carro patinava saindo devagar sem subir o giro apenas em primeira assim que o motor limpava ele destracionava mas em segunda ele ja tracionava novamente apos poucas aceleradas a embreagem começou a subir ate que deixou de transmitir o torque do motor para o cambio achei que havia quebrado o disco de embreagem e removemos o cambio para verificar para nossa surpresa o problema eram os parafusos que fixam o plato no volante que estavam soltos em funçao da diferença de espessura da chapa do plato instalado para o original os parafusos pegaram poucos fios de rosca substitui os parafusos por outros mais compridos e montamos o cambio novamente com o problema resolvido pude dar algumas poucas voltas como o carro no pouco tempo que tive em maringa e a cada volta ia tentando melhorar o ajuste da injeçao programavel retornei para macae novamente e somente em setembro de 2014 em novo periodo de ferias andei com o carro novamente no primeiro fim de semana em maringa dei uma puxada em primeira na quadra da oficina do meu pai e ao tentar subir com o carro na entrada da oficina novamente o torque nao foi transmitido do motor para as rodas seria a embreagem novamente na sequencia sai em viagem com minha esposa e meu pai desmontou o cambio ao longo da semana para achar o problema ilustrado na foto abaixo o diferencial estava com tres planetarias e um pino danificados para permitir andar com o carro novamente meu pai instalou um outro diferencial original que ele tinha na oficina quando voltei da viagem consegui agendar uma tarde para acelerar o carro nos 201 metros da pista de arrancada da cidade o race park mesmo o carro nao tendo sido montado para competiçoes e preciso ir ao lugar certo para acelera lo a tarde na pista foi divertida mas mostrou que o problema da traçao ainda era evidente em primeira utilizando o corte de giro no two step para largar o carro so patinava e ao engatar segunda o giro caia demais outro problema era a segunda que estava dificil de entrar problema ja conhecido desde antes de modificar o motor do carro o video abaixo mostra algumas das puxadas [youtube id= 8rse5nocsns width= 620 height= 350 ] apos varias puxadas o fim da brincadeira ao engatar segunda o giro subiu e nada da força do motor ser transmitida para as rodas resultado de uma homocinetica do lado do cambio quebrada foi necessario voltar com o carro para a oficina na plataforma voltei das ferias e comecei a pensar nas opçoes para a melhoria do cambio a principal delas a instalaçao de um blocante apos muita pesquisa e cotaçoes de preços decidi por uma opçao cara mas a menos propensa a dor de cabeça o blocante de pastilha fabricado pelo bertolloti retornei novamente para maringa na epoca do natal e meu pai ja tinha aberto o cambio substituido algumas engrenagens e sincronizados gastos e montado o cambio novamente aproveitamos para instalar as homocineticas do lado do cambio e os semi eixos do ap 2 0 mais resistentes que os originais do carro quando cheguei ainda faltava montar o diferencial tarefa que concluimos na vespera do natal foi utilizado no cambio o oleo indicado pelo sr humberto bertolloti motul gear competition 75w140 ficamos impressionados com a qualidade de fabricaçao das peças do diferencial que nos faz entender o preço cobrado pela peça a compra do diferencial se mostrou acertada pois o carro manteve uma dirigibilidade adequada quando em curvas e melhorou bem a traçao do carro quando acelerando o carro ja em movimento em março de 2015 voltei a maringa quando tive a oportunidade de fazer mais algumas melhorias a instrumentaçao foi adequadamente instalada lembram se que os manometros estavam soltos em cima do painel assim como a central da fueltech instalei tambem um sensor de temperatura do ar para corrigir as variaçoes de temperatura do ar e manter a mistura adequada fiquei andando com o carro por varios dias seguidos sempre tentando ajustar melhor a regulagem da injeçao com regulagem toda feita em funçao da posiçao da borboleta do sistema de admissao andar diariamente com o carro me motivou a instalar um outro abafador pois o barulho era tanto que apos 15 minutos se tornava muito incomodo foi instalado outro jk apos o eixo traseiro que nao restringiu o fluxo do escapamento e abafou um pouco mais o barulho do carro continuou bem barulhento mas um pouco mais aceitavel para o uso no transito por fim no meu ultimo dia util antes de voltar para casa consegui novamente ir ao race park para acelerar o voyage em um lugar apropriado mesmo com o blocante e os pneus dianteiros com calibragem relativamente baixa o carro ainda patinava muito em primeira ao largar utilizando o corte de giro a primeira precisava ser mais longa para minimizar este problema retirei os dois abafadores para andar na pista com pode ser notado no barulho dos videos que mostram duas puxadas [youtube id= lqk4bilvx3k width= 620 height= 350 ] as modificaçoes feitas ate entao tem se mostrado boas opçoes pois apos varias puxadas pude voltar rodando com o carro sem nenhuma quebra nas mediçoes feitas por um aplicativo do iphone consegui algumas mediçoes na faixa de 5 7 segundos no 0 100km/h que na media ficou em 6 segundos com os 201 metros sendo completados em cerca de 9 segundos pela configuraçao do motor e esperado um tempo melhor que podera ser alcançado melhorando a traçao do carro instalando um cambio escalonado para os 201 metros e finalizando o ajuste fino da injeçao para finalizar as puxadas na pista apareceu a oportunidade de fazermos um teste entre dois esportivos do fabricante alemao um fabricado em 1993 e outro 2013 voyage sport x golf gti um carro 2 0 8v aspirado com cerca de 200 cv e cambio manual contra um carro 2 0 16v turbo com cerca de 240 cv conforme medido nos dinamometros brasil afora e cambio dsg o resultado pode ser visto nos videos abaixo [youtube id= pctawyxvzuq width= 620 height= 350 ] o motorista do golf utilizou o controle de largada mas o golf demora um pouco para sair ao se soltar o pedal do freio e tempo suficiente para o voyage pular na frente e manter a distancia ate o final dos 201 metros ao contrario do que eu esperava o gti nao teve folego para buscar o voyage os videos ate dao a impressao de que o golf esta buscando mas e por causa do angulo da filmagem no momento que escrevo este post entendo que as modificaçoes mecanicas do voyage estao prontas podendo dar por encerrada a etapa de preparaçao do carro objetivo do relato deste project cars falta somente um melhor capricho no cofre do motor a ideia e instalar uma nova tampa de valvulas um novo reservatorio para oleo do respiro e mangueiras tipo aeroquip para melhorar o visual olhando para o futuro ainda pretendo alinhar a carroceira e pintar o carro fiz uma pesquisa de preços mas achei o valor cobrado pelas pessoas mais caprichosas muito caro entao a recuperaçao da lataria vai ficar para depois despeço me deste relato satisfeito com o resultado de anos de pesquisa muita dor de cabeça e um pouco de trabalho este project cars foi o resultado um projeto idealizado desde a infancia quando vibrava com o som dos motores aspirados nas arrancadas do interior do parana se eu tivesse feito o mesmo aporte financeiro em um projeto com motor turbo eu teria um carro com mais que o dobro da potencia e muito mais rapido eu ficaria mais satisfeito de forma alguma o som do escapamento quase sem restriçao a lenta embaralhando e a resposta quase imediata do motor as cutucadas no acelerador sao impagaveis o futuro da propulsao automotiva esta nos motores turbos muito mais eficientes que os motores aspirados mas nunca substituirao a boa e velha musica do motor aspirado girando 8 000 rpm por aluizio drugovich project cars #207 uma mensagem do flatout aluizio seu projeto mostrou como fazemos o possivel para superar as barreiras que aparecem no caminho do sonho do project car mesmo com a distancia e o tempo jogando contra voce conseguiu montar um belo voyage aspirado — e praticamente por conta propria — para curtir ainda mais intensamente o reencontro parabens pelo projeto
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