para completar o upgrade de suspensao/rigidez do carro e satisfazer uma vontade que eu sempre tive aproveitei que um amigo estava desenvolvendo barras anti torçao para o 306 pois so temos por importaçao e ajudei ele a calcular uma barra toda em aluminio maciço com perfil sextavado e ajuste de pre carga o resultado ficou muito bom e a barra por ser inteira de aluminio nao necessita pintura e da um destaque bem bacana no cofre lembram que durante a reconstruçao do carro eu troquei os discos por discos originais brembo entao os freios melhoraram mas nao o suficiente uma receita bem popular entre os donos de peugeot e utilizar freios de carros mais atuais da peugeot que acabam por ser plug and play com suporte de pinça igual e disco idem so e preciso trazer o sistema completo minha intençao com o carro sempre foi manter as rodas 15 diante disso o maior freio que eu consigo colocar nelas e o de 283mm que saiu nos 307 c4 xsara vts entre outros comprei as duas pinças dianteiras com pastilhas em um desmanche e os discos novos da fremax ja slotados para limpeza das pastilhas e montei no lugar dos originais de 266mm agora sim a diferença foi brutal freios bem proporcionais ao carro para completar a parte de suspensao e freios nada como rodas novas e pneus novos nao e o pixel aquele amigo que foi buscar o carro comigo no rio de janeiro colocou a venda um jogo de rodas que ate onde sabemos e unico no brasil por se tratarem de rodas raras ate mesmo em seu pais de origem o japao e seu grande diferencial e que alem de bonitas possuem um peso baixissimo de apenas 4 7 kg cada sao rodas modelo final speed fabricadas pela a tech com aro 15 e tala 7 de furaçao original 4x114 porem foram refuradas pelo antigo dono rodrigo perini tambem amigo para equipar um fiesta sport que ele possuia na epoca como nem tudo sao flores o offset dessas rodas e +40 e para que elas servissem no 306 seria necessario alterar para +16 ou seja um espaçador de 24mm sem medo de ser feliz e com a ajuda do amigo camilo porto da dkc garage fizemos os adaptadores com prisioneiros para resolver outro detalhe que me incomoda no 306; a rosca dos parafusos de roda e m 12x1 25 e os parafusos das rodas originais espanam facilmente com qualquer besteira usando estes novos adaptadores o parafuso que prende o adaptador no cubo nao precisa ser removido somente as porcas que prendem as rodas nos prisioneiros do adaptador estes feitos com rosca m 12x1 5 para comprar estas rodas em um negocio de amigos o pixel recebeu como parte do pagamento as minhas rodas originais com pneus kumho ku31 semi novos portanto agora eu precisava de pneus novos hora de testar os achilles atr sport na medida 195x50 que ate agora tem me surpreendido positivamente com bom grip tanto no seco como no molhado para infelicidade da minha mae e de muitas outras pessoas eu sempre gostei de carros e motos barulhentos entao alteraçoes no sistema de escapamento sempre foram item obrigatorio para mim adquiri entao um abafador de inox com saida de 4 polegadas e resolvi que iria refazer o escape inteiro retirar o catalisador o abafador original e o silencioso e substituir tudo por dois abafadores de menores restriçoes qual nao foi a minha surpresa ao realizar que o carro ja nao possuia catalisador troquei todo o escape por um feito em aço carbono com 2 5 polegadas passando por um abafador universal 2 5 polegadas para minimizar a ressonancia interna e entao chegar ao de inox de 4 polegadas durante o processo identifiquei a necessidade de trocar a junta de vedaçao do escapamento com o coletor entao porque nao entao trocar o coletor por um com fluxo harmonico fluxo harmonico sim em linhas rapidas um coletor cujos tubos individuais tenham o mesmo comprimento hidraulico considerando as perdas causadas pelas curvas faz com que os gases que saem de cada cilindro em sequencia cheguem ao ponto de junçao com uma mesma perda de pressao portanto quando eles forem passar do conduto individual coletor ao conduto global escapamento eles nao se choquem com os dos outros cilindros o que evita uma turbulencia aumentando a capacidade de passagem de gases pelo conjunto o coletor de escapamento do s16 nao e harmonico originalmente e portanto um bom ponto a ser melhorado um irmao mais antigo o citroen bx possui uma versao com coletor de escapamento 8x2x1 com comprimentos hidraulicos equivalentes e sua adaptaçao no motor do s16 e relativamente facil foto retirada da internet autor bruno guerreiro na real nao foi bem assim a flange do coletor com o cabeçote muda a fixaçao superior e o angulo de saida do coletor tambem deve ser alterado mas apos algumas briguinhas alguns cortes soldas e plainas o coletor foi modificado para servir e entao apos receber uma manta termica foi montado no carro e o escape finalizado os o cabeçote utilizado de gabarito para adaptaçao do coletor e um cabeçote morto de s16 nao se preocupem para quem nao sabe o cofre do s16 e bem apertado e todas as modificaçoes ou manutençoes sao bem chatas de fazer devido ao empacotamento para facilitar as manutençoes e por conta da barra estabilizadoras superior exigir a retirada do suporte da vareta do capo instalei as molas a gas para abertura e sustentaçao do capo que sao originais do 306 nas geraçoes posteriores em uma dessas numerosas manutençoes o motor de arranque precisou ser trocado e decidi entao que era hora de tirar a bateria do cofre e colocar no porta malas para isso utilizei cabos de 50 mm² tanto para o positivo que vai ate o alternador como para o aterramento que foi feito no proprio cofre utilizando tambem um distribuidor de aterramento de 10 cabos eu sempre tentei traçar metas nas modificaçoes mas nunca consegui cumpri las em sua ordem cronologica e acredito que isso sempre agiu para o melhor o motivo oportunidades eu sou uma pessoa centrada costumo focar nos objetivos planejar mas eu nao resisto a aproveitar uma oportunidade e normalmente se coloco uma coisa na cabeça acabo concretizando isso ocorreu quando vi um cambio de seis marchas do 306 gti 6 a venda aqui no brasil pensei respirei por alguns dias fiz as contas e cheguei a conclusao que sairia mais barato pegar este cambio do que importar um entao comprei quando o cambio chegou ele tinha o suporte quebrado a mesma coisa que havia ocorrido com o cambio do meu carro na batida o thiago ambrosio tambem do forum 306 brasil me doou a carcaça do cambio reserva dele que montei no cambio de 6 marchas e levei para trocar na oficina 3e motors como todo bom frances invoquei meu querido amigo jacques com os dizeres jaques vai tirar o cambio e a embreagem esta com uma mola quebrada coloquemos uma de ceramica da displatec e apliquemos a maior carga possivel na mola prato lembrando que neste carro o acionamento e invertido jaques vamos tirar o cambio vamos aproveitar para instalar um radiador de oleo mas espera ai qual e a conexao a instalaçao de um radiador de oleo gera um local a mais para o oleo passar alem de mais mangueiras dito isto e prudente aumentar a pressao de oleo da bomba sao desnecessarias explicaçoes do que acontece se a pressao de oleo baixar rs esta bomba e regulada por uma molinha de descarga dentro da mesma que pode ser calçada mas para isso tem que tirar o carter o que e muit mais facil de ser feito sem o cambio economia de mao de obra no sistema de radiador de oleo existe a preocupaçao de na estrada o oleo esfriar demais e como o 306 ja possui um radiador de oleo a agua no flange do filtro optei por mante lo pois assim o oleo esquenta mais rapido e caso o radiador a ar esfrie demais o oleo e reaquecido pela agua do radiador original para isso usei um kit de relocamento de filtro e instalei sensores de pressao e temperatura de oleo os mostradores de pressao de oleo e temperatura de oleo no interior foram entao complementados com uma sonda wideband innovate para posterior acerto do motor nas etapas de preparaçao e para fechar o interior a alavanca agora marcava o numero de marchas errado entao optei por trocar o trambulador inteiro por um de engates rapidos e utilizar a manopla do civic type r que tem a mesma configuraçao de marchas pronto carro pronto para a preparaçao efetiva do motor itbs compradas coletor de admissao de bx guardado para adaptaçao das itbs estava somente esperando um fluxo de caixa favoravel para escolha dos novos comandos quando com o uso do carro percebi que a relaçao da primeira marcha do cambio de seis marchas e muito longa em virtude deste cambio ser voltado para desempenho em pista entao com a primeira longa ela se torna util na pista e o escalonamento proximo das demais o que torna o cambio bem esperto; sempre com uma marcha ideal para cada curva sendo que a sexta marcha nao e overdrive e possui a mesma relaçao da quinta do cambio original [gallery columns= 4 link= file ids= 56194 56199 56204 56208 ] conclusao esta relaçao da primeira marcha longa me fez pensar o ideal para este carro seria faze lo turbo pois evita quebras na saida e a transmissao de potencia para o chao fica mais gradual devido a relaçao mais longa da primeira ah porque nao sera turbo mas isso sera assunto de um futuro post quando a conversao de aspirado para sobre alimentado estiver concluida como a vida e uma caixinha de surpresas enquanto escrevia este post e colhia as imagens perdidas pelo computador fiz uma remapeamento da central com a p9 power factory o que resultou em uma subida de giro muito mais rapida digna de um carro com volante aliviado que nao e o caso e me deixou muito feliz a ultima manutençao upgrade que esta para ocorrer no carro antes do começo da preparaçao sobre alimentada acabou de chegar em casa e sera instalada na semana que vem provavelmente quando o post for publicado ja estara rodando no carro eu acredito que as fotos falam por si so no proximo post contarei mais sobre esse upgrade e a preparaçao sobre alimentada ate la ricardo fay project cars #190
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