Ok, depois do carro ter sido testado e aprovado no autódromo, apesar dos percalços, o plano poderia continuar. No entanto, qualquer que fosse a preparação escolhida, um item necessariamente deveria ser melhorado antes de mais nada: os freios.
Uma das vantagens dos carros que usaram o motor Família II da Chevrolet é terem o sistema básico de freios (incluindo vários pontos de fixação) praticamente idêntico. Isso quer dizer que Monza, Kadett, Ipanema, Astra e Vectra compartilham diversas peças de freio, incluindo pontos de fixação, o que muitas vezes faz com que o upgrade seja plug-and-play. No caso do Monza, que tem discos de 236mm de diâmetro na dianteira e tambor na traseira, originalmente, a opção inicial foi substituí-los pelos do Vectra GLS 1994 a 1996, que tem discos de 256mm na dianteira e de 260mm na traseira, na furação 4x100. Há ainda, entre os diversos anos e versões de Vectra, tamanhos maiores de discos e pinças, mas com essa configuração, ainda poderia usar as rodas ori