amigos gearheads segue abaixo a quarta postagem do meu pc238 para quem nao ainda nao viu aqui estao a primeira segunda e a terceira postagem com a aparencia do chevette hatch terminada lataria perfeita novas rodas todas as peças do novo motor forjado em maos falei delas no segundo post e devidamente empregado com a vida estabilizada novamente porque nao montar o novo motor coloquei o motor e a turbina que estava instalado no carro a venda e assim que vendesse iria montar o novo motor conversei com o chinho meu preparador e socio da promaster race team a respeito dessa montagem e fui comprando as pequenas peças para a montagem como bronzinas juntas bomba de oleo e demais miudezas e tambem mandei revisar e montar o cabeçote 1 6 ja reservado para o novo motor falei dele no segundo post nesse meio tempo a fueltech lançou a novissima ft500 que trouxe a tao esperada por mim e acredito que todos os entusiastas/gearheads e preparadores do brasil que utilizam os produtos fueltech a funçao de injeçao sequencial ou seja o modulo ft500 injeta combustivel somente no cilindro que esta no tempo de admissao de mistura ar/combustivel e isso possibilita o acerto de mistura de combustivel por cilindro tornando o funcionamento do motor mais fino e eficiente sem diferença entre os cilindros os modelos anteriores da linha ft funcionam como injeçoes multiponto injetando combustivel nos 4 cilindros ao mesmo tempo apenas a titulo de comparaçao existem carros novos 0 km que ainda nao dispoem de injeçao sequencial de combustivel em seus motores sendo grande parte dos mesmos com injeçao semi sequencial ainda com esse lançamento da ft500 pensei comigo porque nao mudar o modulo de injeçao tambem coloquei a venda o meu modulo ft400 e o meu wideband datalogger tambem da fueltech em novembro de 2014 apos todas essas peças vendidas comprei a ft500 e encostei o carro na oficina promaster race team e iniciamos a instalaçao do novo motor como vendi meu wideband datalogger que gravava ate seis sinais junto com a ft400 eu gravava map pressao de oleo e combustivel tps rotaçao do motor e tps eu precisava comprar um datalogger com maior quantidade de gravaçao de sinais e optei pelo pro24 da fueltech que como seu nome diz grava ate 24 sinais ao mesmo tempo com tamanha quantidade disponivel conversei com o chinho e decidimos gravar as seguintes grandezas map pressao de oleo pressao de combustivel contra pressao no escapamento rotaçao do motor tps botao 2 step temperatura do motor temperatura do ar temperatura dos gases do escapamento e as cinco sondas wideband uma em cada cilindro e a sonda total totalizando 15 leituras sobrando nove entradas/canais disponiveis antes de iniciar a instalaçao eletrica da ft500 e datalogger com o motor instalado no cofre mandei o carro de guincho ate a loja de escapamentos para a confecçao do novo coletor tubular de escape sob medida onde o trabalho e totalmente artesanal foi um desafio definir o local das roscas para ficaçao das sondas wideband de cada cilindro no coletor mas no fim deu tudo certo [gallery columns= 4 link= file ids= 95775 95778 95785 95789 ] fabricaçao do coletor de escape e motor e coletor no lugar apos o retorno do chevette pra promaster fui comprando as demais peças e sensores necessarios para podermos ler todas essas grandezas e assim utilizar todos os recursos da ft500 todos os sensores que eu ja utilizada com a ft400 temperatura do ar pressao de oleo e combustivel eu conseguiria reaproveitar com a ft500 e a propria ft500 disponibiliza o sinal de map e rotaçao do motor para o pro24 para a leitura da mistura de combustivel por cilindro comprei mais 04 sondas wideband lsu 4 2 da bosch uma eu ja tinha para monitoramento individual de cada um deles e para condicionar o sinal eletrico gerado por elas e grava las no pro24 optei por comprar 05 condicionadores de sinal da odg modelo x2 que tem uma saida de sinal para gravar no datalogger pro24 para a contrapressao de escape comprei o sensor de pressao siemens vdo igual ao que eu ja usava pra pressao de combustivel para a mediçao da temperatura dos gases do escape eu comprei o termopar tipo k da odg e o condicionador de sinal etm 1 da fueltech para a leitura da fase do comando que determinara ao modulo ft500 em qual cilindro esta na fase de admissao e injetar combustivel utilizamos um sensor de rotaçao hall da fueltech onde a detecçao e feita por um pino que instalamos na polia do comando de valvulas para a alimentaçao de combustivel do motor decidi utilizar mais uma bomba de combustivel mercedes 12 bar onde alterei os pescadores de combustivel do tanque para pescadores maiores um para cada bomba decidi usar duas bombas muito mais por redundancia do que por necessidade ja que somente uma bomba dessas alimentaria os 350 cv dessa forma se uma bomba queimar consigo voltar pra casa normalmente toda a linha de combustivel foi trocada agora foram feitas com mangueiras industriais para 12 bar com conexoes prensadas e com rosca conica desde a saida das bombas ate a entrada da flauta da primeira bancada de bicos injetores onde o retorno de combustivel para o tanque tambem e com a mesma mangueira para regulagem da pressao de combustivel optei por utilizar um dosador 1 1 esferico da marca unique antes utilizada um dosador de membrana os oito bicos injetores que eu utilizava ate entao quatro de tempra 2 0 e quatro de vectra 2 2 ambos retrabalhados se mostraram eficientes ate entao porem por nao saber exatamente que tipo de retrabalho foi feito nem mesmo a vazao total dos mesmos decidi vende los e apos pesquisas comprei bicos de montana 1 8 flex ate 2006 bosch verdes que originalmente tem cerca de 31 lbs e mandei retrabalha los para 45 lbs e os utilizaria na primeira bancada para a segunda bancada comprei os bicos siemens deka de 60 lbs portanto tenho disponiveis 105 lbs de vazao/injeçao de combustivel o que serao suficientes para alimentar ate em torno de 400 cv utilizando o etanol como combustivel para a igniçao do motor decidi abandonar o velho e confiavel distribuidor sistema hall com bobina de tres fios por um conjunto de roda fonica com sensor de rotaçao do fiat palio e utilizando as bobinas individuais por cilindro oriundas de um honda fit 2009 que dispensam a utilizaçao de outros modulos de igniçao que a propria fueltech fornece as velas de igniçao sao as originais de grau 8 dos chevettes com motor a alcool em fevereiro de 2015 finalmente toda a instalaçao do novo motor e todo seu sistema de gerenciamento estava pronto ft500 pro24 e sondas lambdas portanto hora de ligar o motor tive o prazer de ser o primeiro chevette com motor de chevette no brasil a funcionar com a novissima ft500 fizemos um mapa de injeçao e igniçao do zero e em dois dias o motor funcionava perfeitamente em marcha lenta baixas e medias cargas e mesmo com o pe no porao com 0 6 bar de pressao de turbo ja tinhamos um bom acerto incrivel cmo o funcionamento do motor ate mesmo em marcha lenta e mais liso pelo fato da injeçao sequencial apos mais alguns dias o funcionamento do motor estava perfeito e enfim levei o chevette para casa [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 95783 95786 ] instalaçao do novo motor e ft500 finalizada com o chevette pronto levei o mesmo em uma loja especializada em acabamento interno e solicitei que fizessem um novo console para acomodar a ft500 e o datalogger pro24 tinha um emblema chevette original em metal guardado e resolvi usa lo vejam o resultado final [gallery link= file ids= 95790 95787 95788 ] console ft500 com o motor novo funcionando instalaçao e acabamento perfeitos qual a melhor maneira de amaciar o mesmo no feriado de pascoa de 2015 em inicio de abril estava programada uma viagem para ir visitar a minha sogra no interior de parana 450 km de curitiba entao nao tive duvidas vamos de chevette hatch turbo conversei com o paulo chinho meu preparador e somente acionamos a funçao de malha fechada de controle de mistura de combustivel e deixamos o alvo da malha fechada com a mistura mais rica em todas as faixas de rotaçao e tambem regulamos a pressao de turbo para no maximo 0 8 bar conversei tambem com a esposa e fomos nos 04 a familia toda colocar o chevette na estrada que coragem colocar um carro recem montado na estrada numa viagem longa dessas mas para minha felicidade a viagem de ida foi perfeita funcionamento redondo conseguindo rodar perfeitamente a 110 120 km/h carga constante procurei manter a rotaçao sempre entre 3 000 4 000 rpm fora as breves esticadas para efetuar ultrapassagens e subir pequena serra no percurso na viagem de volta tive dois contratempos o primeiro logo que sai da cidade onde o carro começou a falhar mas ainda funcionava bem caracteristimo sintoma de cilindro falhando nesse momento senti falta de ter as leituras das quatro sondas individuais por cilindro na vista ja que tenho essas leituras somente no datalogger pro24 nao tendo acesso instantaneo as mesmas para descobrir qual cilindro estava falhando fui retirando o plugue de cada bobina quando descobri que era a bobina do segundo cilindro que falhava sendo a causa disso a quebra da solda do chicote desse plugue ainda bem que foi somente isso pois onde eu conseguiria uma bobina de honda fit em pleno feriado de pascoa como soluçao alternativa fiz uma nova emenda provisoria e estava resolvido o problema o segundo contratempo foi um pneu furado ja era de noite e acabei passando por algum objeto que fez um corte na banda de rodagem do pneu traseiro esquerdo fiz a troca do pneu instalei o estepe e segui viagem ate curitiba no total nessa viagem rodei aproximadamente 1 100 km com o chevette e seu novo motor e injeçao fiz uma media de 8 7 km/l considerando que ainda rodei dentro de cidades tambem mas maior parte do tempo em estrada acredito que possa melhorar essa media apos o acerto fino do motor e injeçao assim que cheguei de viagem fiz uma troca de oleo e filtro do motor acabei nao citando antes mas utilizei oleo mineral mobil 4t 20w50 mas apos amaciado o motor irei reavaliar qual oleo utilizar ja que furei um pneu na viagem tambem ja fiz a troca dos quatro pneus do carro onde comprei de um amigo um jogo de rodas aro 16 do vectra elegance com pneus toyo proxes 4 medida 205/45 em excelente estado vendi essas rodas do vectra com os pneus que estavam no chevette 185/55 bridgestone sobras do meu honda fit falei no terceiro post rodei aproximadamente 3 000 km entre fevereiro e junho de 2015 contando com essa viagem e fiquei usando o carro somente para ir aos encontros semanais do clube chevetteiros curitiba e eventos automotivos durante esse periodo fazendo uso civilizado do carro e motor com motor amaciado que tal descobrirmos se conseguiremos atingir a meta de 350 cv com ate 2 bar de pressao de turbo hora de ir para o dinamometro novamente e sobre isso que contarei a todos na proxima postagem ate la abraços a todos os amigos gearheads por henrique murakami project cars #238
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