como se quebra uma valvula ela esta la protegida pelo cabeçote deslizando em sua guia assentada em sua sede normalmente sincronizada com o sobe e desce dos pistoes se essa sincronizaçao sai do compasso o pistao pode atropelar a valvula e verdade mas sera este o unico jeito de quebra la para entender como uma valvula se quebra e preciso entender como elas sao montadas no motor voce certamente sabe que elas se abrem e fecham em sincronia com os quatro tempos do motor mas como elas sao empurradas e retornam como elas ficam fechadas em vez de cair dentro dos cilindros ou serem sugadas pelo vacuo quando o pistao e empurrado para baixo pela combustao a anatomia do trem de valvulas as valvulas sao instaladas em guias no cabeçote que limitam seu movimento horizontal assim elas apenas conseguem se mover verticalmente este movimento vertical por sua vez tambem precisa ser limitado e o que faz isso e o arranjo de montagem da valvula no cabeçote e da mola na valvula e mais ou menos como uma coluna macpherson ha um prato afixado no topo da haste da valvula para limitar a mola na parte superior na parte inferior ha um assentamento no cabeçote que tambem forma a sede de valvula em sua parte posterior as valvulas sao empurradas pelo comando ou arvore de cames mas ele nao as toca diretamente entre os ressaltos cames do comando e as hastes das valvulas ha um componente chamado tucho e ele quem recebe a aplicaçao de força do comando e empurra a valvula para baixo o comando nem sempre toca o tucho diretamente em alguns casos ele move um braço articulado que transfere seu movimento para o tucho esses braços sao os balancins ou balanceiros nos motores com comando no bloco o comando move uma vareta que ativa os balancins para aplicar a força sobre o tuchos https //www youtube com/watch v=ogsn8guxcdq agora conhecendo melhor a anatomia do trem de valvulas poderemos entender como uma valvula pode ser danificada mesmo protegida ali num cantinho do cabeçote como uma valvula se quebra a dessincronizaçao entre o virabrequim e o comando de valvulas e apenas uma das formas de causar a quebra de uma valvula — o pistao sobe com a valvula aberta ele a atropela e tudo vai para o espaço alem desse tipo de dano e possivel ainda que a valvula tenha sua haste riscada ou desgastada que ela seja entortada que ela tenha a cabeça ou a haste fraturada a cabeça desgastada furada ou ovalada desgaste da haste da valvula e o mais silencioso e mais dificil de se perceber porque o motor continua funcionando apesar dele e o problema acontece em uma regiao que exige a desmontagem da valvula para inspeçao este problema acontece por dois motivos irregularidade geometrica ou velocidade excessiva sim o corte de giro se inclui nesse quesito se a guia de valvula estiver desalinhada em relaçao a sede se a haste estiver torta se o diametro da guia for muito grande ou muito pequeno se as valvulas estiverem com folgas nas sedes ou se os retentores de valvulas estiverem desgastados a haste da valvula pode tocar em outras partes causando este desgaste esse problema tambem pode acontecer por velocidade excessiva da valvula — pode ser por uma marcha errada ou por aceleraçao proposital — o que compromete sua lubrificaçao como todo componente lubrificado por oleo no motor o lubrificante forma um filme sobre a superficie que reduz o atrito entre as partes que se tocam quando a velocidade da valvula e muito elevada o lubrificante nao consegue formar o filme devido a instabilidade da superficie entao alguns pontos sem lubrificaçao começam a aparecer causando o contato direto entre a haste da valvula e a guia alem disso pode ocorrer flutuaçao da valvula que pode ser impactada e deformada ha casos em que a formaçao de depositos na cabeça da valvula acaba transferindo sujeira para a haste neste caso as particulas solidas acabam misturadas ao lubrificante causando riscos na valvula e com o tempo um desgaste irregular para prevenir este problema em um motor que nunca foi aberto mas foi usado com frequencia em altas rotaçoes ou atingiu seu limite de giros acidentalmente e preciso verificar todo o trem de valvulas e a cabeça dos pistoes para garantir que nao houve danos aos componentes no caso de motores retificados e preciso verificar o alinhamento da guia de valvulas em relaçao a sede o diametro das guias usar sempre retentores novos e retificar as valvulas de acordo com as dimensoes especificadas pelo fabricante deformaçao da haste da valvula quando ocorre algum impacto da valvula contra o pistao sua haste pode acabar deformada este impacto pode acontecer por varios fatores relacionados a sincronizaçao correia ou corrente pulam um dente ou ate mesmo por uma sincronizaçao mal feita o impacto tambem pode ocorrer devido a flutuaçao da valvula e as consequencias vao desde a fratura da valvula ate a quebra do motor caso a cabeça da valvula acabe quebrada dentro do cilindro [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 288100 288101 ] a prevençao evidentemente e feita com a manutençao das polias tensores e correias e verificaçao da sincronizaçao alem da observaçao dos limites de velocidade do motor quebra da ponta da valvula este problema acontece por sobrecarga da valvula causada por aplicaçao de força de forma nao prevista para a haste acontece quando ha um problema de montagem ou de geometria no caso da montagem se a mola de valvula for assentada incorretamente ela ira aplicar uma força transversal na haste da mola que podera leva la a fadiga metalica com o tempo causando uma fratura fina essa torçao da haste tambem pode acontecer devido a varetas e balanceiros empenados ou retentores desgastados o problema da geometria acontece apos a remontagem do motor quando a valvula e posicionada no angulo errado e acaba forçada contra o retentor da mola o que causa uma quebra abrupta a prevençao deste problema e feita pela verificaçao da montagem e pela adoçao de retentores novos sempre que o trem de valvulas for desmontado quebra da cabeça da valvula acontece quando a valvula colide bruscamente contra o pistao ou quando ela se assenta incorretamente em sua sede devido a presença de um corpo estranho ou entortamento da cabeça a diferença e o tipo de quebra uma fratura fina no caso da quebra por fadiga resultante do entortamento; e uma fratura grossa quando a quebra e rapida causada pelo impacto o impacto acontece por problemas de sincronizaçao do motor ja mencionados anteriormente falha na correia/polias/tensores ou sincronizaçao mal feita ou por excesso de velocidade da valvula enquanto a o entortamento acontece devido a erro de retifica de instalaçao ou acumulo de depositos na sede da valvula desgaste/deformaçao das sedes das valvulas este problema causa falhas na vedaçao das valvulas comprometendo a vedaçao do cilindro nos tempos de compressao e combustao ele tambem acontece pelo desalinhamento entre a guia e a sede mas tambem por causa de modificaçoes no motor ou por uso de combustiveis com baixa propriedade lubrificante as sedes podem se deformar devido a temperatura excessiva na camara de combustao ou no acumulo de calor excessivo nas valvulas — e por isso que algumas valvulas usam preenchimento de sodio em suas hastes outro problema acontece na conversao de motores a gasolina para funcionar com gas natural sem a evaporaçao do combustivel e sem a lubrificaçao adicional pelo combustivel as valvulas atingem temperaturas mais elevadas e podem se deformar ainda e possivel deformar as sedes pelo uso de molas com carga demasiada para a aplicaçao fazendo com que a energia acumulada pela mola ao ser distendida cause um impacto inadequado da valvula contra a sede portanto ao se preparar um motor o retorno da mola precisa ser mais rapido mas ha um ponto de equilibrio entre a velocidade de retorno e a preservaçao das sedes alem desta atençao as molas as demais causas podem ser prevenidas pela verificaçao do alinhamento entre sede e guia pela adoçao de valvulas mais frias e pela utilizaçao de valvulas adequadas a combustiveis gasosos deformaçao da cabeça da valvula esta deformaçao acontece pelos mesmos motivos da deformaçao das sedes temperatura excessiva ou elemento mecanico as causas e efeitos sao os mesmos assim como a prevençao [caption id= attachment_288111 align= aligncenter width= 1365 ] note como a valvula da esquerda esta mais abaulada essa deformaçao impede a vedaçao adequada a valvula da direita nao foi deformada[/caption] furo na valvula mais um problema causado pelo excesso de temperatura a quebra em forma de furo na valvula acontece quando ja ha um outro problema anterior na valvula como deformaçoes que levam a falhas na vedaçao com isso ela reduz o contato com a sede e deixa de dissipar o calor recebido pela combustao o que pode levar ao seu derretimento a restriçao da rotaçao da valvula tambem pode resultar nesse acumulo de temperatura estes dois problemas a falta de contato com a sede e a falta de rotaçao acontecem novamente devido a falta de concentricidade entre a valvula e a sede — seja por deformaçao da cabeça/sede ou por desalinhamento em relaçao a guia — ou por uso de retentores reaproveitados ou ainda por falhas na retifica das valvulas
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